sexta-feira, 29 de maio de 2020

AEGostoso começa neste sábado (30/5) a ouvir os candidatos a prefeito de São Miguel do Gostoso. Veja sugestões para melhorar turismo e qualidade de vida


Por Emanuel Neri
Principal associação dos empreendedores do turismo de São Miguel do Gostoso (foto da praia urbana), a AEGostoso vai quer saber das propostas dos candidatos a prefeito sobre seus planos para a atividade turística e o futuro do município.
A partir deste sábado (30/5), uma série de debates será feita com os quatro prováveis candidatos que disputarão a eleição este ano. Inicialmente previstas para 4 de outubro, as eleições municipais de 2020 deverão ser adiadas para 15 de novembro ou 6 de dezembro. O adiamento se deve à pandemia do Covid-19.
O primeiro candidato a debater com os empreendedores da AEGostoso, às 11h deste sábado (30/5), será Francisco dos Anjos, o Tiquinho, que concorre pelo MDB. A idéia é realizar outros debates, nas semanas seguintes, com Renato de Doquinha, candidato à reeleição, Miguel Teixeira, e Jubenick, do Solidariedade.
Os candidatos a prefeito serão ouvidos por diretores da AEGostoso. Os debates serão virtuais, por meio de uma plataforma da internet, a Zoom, devido às restrições de reunião com grupos de pessoas. A ideia é que, na sequência de cada debate, seus conteúdos sejam disponibilizados ao público pela interrnet.
O que a AEGostoso quer saber dos candidatos a prefeito de São Miguel do Gostoso?
Documento com as principais reivindicações do setor (abaixo) está sendo enviado aos candidatos. Além de propostas para a melhoria da atividade turística no município, há ainda questões sobre a organização estrutural da cidade, incluindo questões de urbanização e planejamento de São Miguel do Gostoso.
É claro que os candidatos que se comprometerem com as propostas da AEGostoso terão o apoio de seus associados. A atividade turística é responsável pela geração do maior número de empregos do município, além de ser a principal fonte de geração de renda e de arrecadação de impostos.
São Miguel do Gotoso tem atualmente cerca de 150 pousadas e flats, além de  número semelhante de restaurantes, bares e cafés para atenderem os turistas que visitam a cidade. Além disso, o maior movimento do comércio gira em torno da atividade turística.
Pode-se dizer que a economia local, incluindo a atividade de pesca e agrícola, vive principalmente em função do turismo.
O turismo de São Miguel do Gostoso gera mais de mil empregos, entre empregados direto e fornecedores. Por isso o interesse dos associados da AEGostoso em saber o que pensa cada um dos candidatos a prefeito sobre a atividade turística.
Quanto melhor e mais estruturado o turismo, mais desenvolvimento para São Miguel do Gostoso.
Propostas da AEGostoso
Veja, a seguir, as propostas da AEGostoso para os candidatos a prefeito de São Miguel do Gostoso.
1) Regulamentação  do uso de quadriciclos e veículos assemelhados, além de criação de trilhas específicas, fora da área urbana,  para a circulação destes veículos.
2) Proibição do trânsito de veículos automotivos em praias urbanas do município.
3) Uso de comportas ou diques para que a drenagem da Lagoa do Cardeiro seja feita de forma ambientalmente correta.
4) Disciplinamento e organização das barracas (de bebidas e alimentos) da praia do Tourinhos, bem como instalação de equipamentos sanitários adequados.
5) Aprovação de leis municipais que obriguem donos e responsáveis por construções e reformas a retirarem os entulhos das ruas.
6 )Recuperação das calçadas da cidade e disciplinamento de seu uso por comércio regular e ambulantes.
7) Construção de Mercado Municipal para a venda de peixes, produtos agrícolas e hortifrutigranjeiros produzidos no município.
8) Aprovação de lei que proíba queimada de lixo de podas de árvores, além de todo e qualquer material que provoque fumaça.
9) Aprovação de lei que proíba a criação de animais de grande porte (bovinos, equinos e caprinos) em áreas urbanas do município.
10) Criação de área específica, tipo arena, fora da área urbana da cidade, para a realização de festas tipo carnaval e outros grandes eventos.
11 )Elaboração de Plano Ambiental e de sustentabilidade no município.
12) Revisão e atualização do Plano Diretor da cidade com o objetivo de melhorar o ordenamento urbano.
13) Municipalização do trânsito para melhor organização do fluxo de veículos  automotivos nas ruas, além da criação de bolsões para estacionamentos na cidade.
14) Disciplinamento e preservação das praias urbanas da cidade, evitando-se a construção de barracos e bares, além de qualquer outro tipo de edificação.

15) Execução do  Projeto Linear da Lagoa do Cardeiro, com trilhas e ciclofaixas em seu entorno, com o objetivo de transformar aquele espaço em mais um equipamento paisagístico e ambiental para o lazer de moradores e turistas da cidade.
A AEGostoso entende que, se o novo prefeito adotar estas medidas em seu plano de governo, a cidade terá melhor estrutura de turismo e maior qualidade de vida para os seus moradores.

23 comentários:

  1. A maioria desses pousadeiros nem votam aqui em Gostoso são todos na maioria estrangeiros e adoram críticar o povo nativo sempre falam que somos ignorantes. Sempre soube que tratam nossa gente como escravos. Adoram uma polemica mas não fazem nada pra ajudar os mais carentes em tempos de pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog não concorda com a opinião do leitor acima. Trata-se de uma opinião que não condiz com a verdade. Boa parte dos donos de pousadas estão sim envolvidos com projetos sociais, ambientais e culturais da cidade. É que tem gente que sempre vai ser do contra. Sempre acredita naquela máxima de quanto pior, melhor. E a pessoa que escreveu acima tem, infelizmente, este enviezamento em sua cabeça. Sou de São Miguel do Gostoso e me sinto muiot à vontade de dar meu testemunho nesta questão. E sei, sim, da importância de muitas pessoas que, mesmo não tendo nascido na cidade, se envolvem em projetos que beneficiam a população local.

      Excluir
  2. Eu não conhecia nenhum trabalho social de pousadeiros. Se existe eu não conheço. Mas já vi por mais de uma vez pessoas relatarem que o trabalho em pousada é muito desgastante por que os donos são exigentes. Querem que tudo seja perfeito. E isso acaba trazendo muitos trabalho pra os funciona. Também já ouvi e até discutir com um estrangeiro que falou que o povo daqui demoravam pra aprender as coisas que precisava repetir muitas vezes a mesma coisa.observo que eles querem que os nativos tenham a mesma cultura deles a mesma educação. E por isso que eu falei pra ele que não se pode mudar a cultura de um povo isso é impossível acontecer e que eles precisavam se acostumar com os nossos costumes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Emanuel, onde podemos assistir os debates?

    ResponderExcluir
  4. O Ministro Luiz Roberto Barroso anunciou que levará aos Tribunais regionais eleitorais a proposta de adiar as próximas eleições para prefeitos as datas de 06 de Novembro e onde tiver segundo turno para 06 de Dezembro, portanto para quem está torcendo para que as eleições fossem canceladas fiquem sabendo que esse ano haverá eleições.

    ResponderExcluir
  5. Num momento tão delicado que todas as secretarias de saúde dos municípios estão passando o Prefeito Renato preferiu mudar o Secretário de saúde do nosso Município, colocando uma pessoa sem noção nenhuma numa pasta tão delicada, e vejam que esse cidadão que vai assumir já passou por pelas secretarias de Administração, Planejamento Urbano, Educação e agora na saúde, isso é muito complicado num momento desse, colocar uma pessoa sem conhecimento nenhum, e aliás em nenhuma delas. Péssimo para a saúde do Município.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que a covid 19 entrou em nossa cidade, e foi assim da mesma forma que aconteceu em Touros que hoje está com 113 casos confirmados dentro de poucos dias, são muitos comentários envolvendo a administração pública, eu não estou aqui para puxar o saco de ninguém, votei em Renato mas a verdade tem que dita, no início de tudo houve empenho do poder Municipal, mais isso deixou muito a desejar durante os dias que passam, acontece que a nossa cidade hoje recebe um grande número de pessoas que trabalham nas eólicas, como também, pessoas vindas da cidade de Touros a serviço na nossa cidade, outro fato são as pessoas vindas de Natal procurando a Prefeitura Municipal, e chegando tendo o livre acesso a Prefeitura, é preciso o Poder Municipal tomar ainda em quanto é tempo as devidas providências, o transporte de pessoas todos os dias para a cidade de Touros é um perigo para as pessoas de nosso Município.

    ResponderExcluir
  7. Gente não sei não viu, mas parece que o nosso Prefeito endoidou, como é que que ele tirar a Secretária de saúde colocando uma pessoa que não entende de nada e principalmente na área da saúde, sinceramente nunca pensei que chegasse a tanto, e olha que o novo secretário já passou por quase todas as pastas da Prefeitura, como Administração, Planejamento Urbano, Educação e Controladoria.

    ResponderExcluir
  8. Já estamos com vários doentes aqui em Gostoso sabíamos que isso iria acontecer agora é todos terem consciência e ficarem em casa. Por que aqui em Gostoso a unidade de saúde não tem condições de atender muita gente. Todos sabem disso por que bastava tem uma epidemia de dengue ou de outra virose que já era possível ver o posto lotado imagine agora que além das arboviroses normais ainda temos a covid então vamos ter consciência e ficar em casa.

    ResponderExcluir
  9. A bagunça tá feita; agora Hugo patrício vai pra secretaria de saúde. Que bagunça é essa? Esse rapaz deve ser polivalente. Já teve 4 secretarias não foi bom em nenhuma em todas deu só vexame. Aqui em Gostoso nao existe ninguém mais capacitado do que Teresa Neri para ser secretária de saúde acho que esse prefeito não entendeu isso. Esse rapaz Hugo não é uma pessoa que saiba conversa com as pessoas por que não tem muita comunicação é muito fechado não tem atitudes não é rápido nas decisões é muito lento e agora com essa doença todos nós sabemos que é preciso ter uma pessoa mais experiente com uma formação na área da saúde ninguém melhor que Teresa Neri pra organizar essa bagunça.

    ResponderExcluir
  10. A Câmara de Vereadores de Natal aprovou a proibição de fazer fogueira na rua neste São João por causa dos infectados com o corona que não conseguem respirar. Até São João poderemos ter um número muito maior de infectados aqui em São Miguel aí eu acho prudente aprovar essa lei aqui na cidade enquanto tem tempo para quando tiver essa fumaça toda não encha o posto de saúde até porque para nebulização tem poucas unidades. Isso é muito Urgente. Alô Prefeito. Alô vereadores. Não espera ter uma calamidade. Natal cumpriu sua parte

    ResponderExcluir
  11. A Câmara de Vereadores de Natal aprovou a proibição de fazer fogueira na rua neste São João por causa dos infectados com o corona que não conseguem respirar. Até São João poderemos ter um número muito maior de infectados aqui em São Miguel aí eu acho prudente aprovar essa lei aqui na cidade enquanto tem tempo para quando tiver essa fumaça toda não encha o posto de saúde até porque para nebulização tem poucas unidades. Isso é muito Urgente. Alô Prefeito. Alô vereadores. Não espera ter uma calamidade. Natal cumpriu sua parte

    ResponderExcluir
  12. As mudanças de secretariado da prefeitura de Gostoso tá igual o troca troca do ministério da saúde do Brasil. A quantidade de erros do prefeito traz mudanças quase que semanais. Na educação, saúde e meio ambiente já houve mudanças isso só aumenta a certeza de que nosso município não está bem administrado

    ResponderExcluir
  13. Votei em Renato na eleição passada, tem até feito algumas coisas mas administrativamente muito mal acessorado

    ResponderExcluir
  14. Dessa vez vou com Tquinho

    ResponderExcluir
  15. Vou votar em Tiquinho, pois o mesmo representa o novo para nós eleitores, os outros já conhecemos, é preciso mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o novo. Foi assim que Renato ganhou as eleições. Era o novo e o liso. Agora é o desastre em administração

      Excluir
  16. Nós somos culpados, porque eleger um cara como Renato de Doquinha Prefeito é trágico para o Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho essa culpa. Por que eu sempre soube que Renato seria um desastre numa prefeitura.

      Excluir
  17. Acho que teria que se candidatar alguém que pensasse no turismo .
    Que melhorasse a estrutura dessa cidade . E que todos empresários que mora aqui na cidade trazer seu voto pra São Miguel. Porque assim teria uma grande maioria nos interesses . Porque se a cidade tiver mais estrutura e mais atração ,teríamos turista o ano todo .
    Aqui na semana nao tem nada .
    Feiras de artesanato ,mercado,eventos de gastronomia . E muito mais.
    Prefeito que apoiasse esses interesses . E os empresários também serem mais unidos.
    Tem que ter mais apoio de cursos
    Capacitação para quem quer trabalha nas pousadas e restaurantes.
    Sem contar que nossa praia principal nao tem muito como turista ficar . Poderia ter um calçadão com quiosques ,ponto de informação para o turista. Assim elea poderiam conhecer mais nossa cidade . A única praia que o turista vai é tourinhos e xepa anoite E pronto . Em um dia eles ja viu tudo .

    ResponderExcluir
  18. Se acontecer mesmo do grupo do ex.Prefeito Miguel Teixeira apoiar Tiquinho para Prefeito aí o bicho pega para a atual gestão do Prefeito Renato, como sabemos o grupo de Miguel é grande, e hoje a candidatura de Tiquinho tira muito voto de Renato, tudo pode acontecer, vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos, e isso é o grande medo do atual prefeito Renato.

    ResponderExcluir
  19. É verdade se isso acontecer, pode se dizer pega o beco atual gestão.

    ResponderExcluir
  20. Boatos nas ruas citam que o apoio do grupo do ex Prefeito Miguel Teixeira ao candidato Tiquinho se tornará uma chapa imbatível, e que a atual gestão torce para que isso nao venha a acontecer.

    ResponderExcluir