quinta-feira, 9 de maio de 2019

Ajude a presrvar as falésias de Tourinhos. Participe da audiência pública que vai tombar este monumento


Por Emanuel Neri
Se você mora em São Miguel do Gostoso e defende a preservação da natureza do município, não pode deixar de comparecer, nesta quinta-feira (9/5), à Câmara Municipal local, às 19h, para participar da audiência pública que vai discutir o processo de tombamento das falésias do Tourinhos.
As falésias do Tourinhos, formadas por dunas petrificadas há mais de 2 mil anos, é o maior patrimônio natural de São Miguel do Gostoso. Nos últimos anos, aquele monumento vem passando por um processo de destruição, provocado principalmente pelo turismo predatório sobre aquelas falésias.
É comum ver veículos, principalmente bugues, caminhonetes tracionadas e quadriciclos, sobre as falésias do Tourinhos. Pouco a pouco este trânsito irresponsável sobre as falésias vão arrastando grande quantidade de areia e, assim, contribuindo para destruir a principal atração natural da nossa cidade.
Vários blocos das gigantescas pedras que integram as falésias do Tourinhos (foto acima) já desmoronaram. Quem conhece o Tourinhos há mais tempo, percebe que está diminuindo a altura da falésia. Se não forem tomadas providências, rapidamente aquele monumento natural e histórico vai desaparecer.
E é para evitar esta distribuição que parte da comunidade de São Miguel do Gostoso se mobilizou para salvar as falésias do Tourinhos. E o primeiro passo desta batalha será a audiência pública desta quinta. Vereadores, AEGostoso e ONGs estão apoiando o movimento que tem como objetivo salvar o Tourinhos.
A audiência pública desta quinta terá a participação da procuradora Marjorie Madruga, responsável pela questão ambiental na Procuradoria do Estado do Rio Grande do Norte. Além delas, também estarão presentes a esta audiência geólogos da Universidade Feral e do Instituto Federal, o IFRN.   
A procuradora e os geólogos vão falar sobre a importância ambiental, geológica e histórica destas falésias e da necessidade do envolvimento da comunidade de São Miguel do Gostoso para preservar aquele monumento. A audiência pública de hoje será o primeiro passo para preservar o Tourinhos.
A partir desta audiência pública serão adotadas várias medidas para que o Estado do RN tombe e proteja aquelas falésias. Com o tombamento, por exemplo, passa a ser crime, punido por leis, qualquer atitude de pessoas que contribuam para destruir o Tourinhos, como ocorre com veículos, atualmente.
A partir deste tombamento, a Prefeitura local também deve adotar medidas para disciplinar a presença de barracas naquela praia. Atualmente, estas barracas estão instaladas ali sem o menor disciplinamento, inexistindo   controle sanitário de alimentos servidos ali. Faltam banheiros no Tourinho.
O tombamento das falésias do Tourinhos é muito importante para o meio ambiente e para o turismo de São Miguel do Gostoso. Será o ponto de partida para conscientizar a comunidade local para preservar um monumento que, além da sua importância ambiental, também está associada à história local.
Tourinhos recebeu este nome desde o descobrimento do Brasil. Os primeiros portugueses que passaram naquela região chamaram as falésias de Tourinhos por sua semelhança com cabeças de touros. Os portugueses fizeram a mesma associação com outro bloco de falésias existente na praia de Touros.
No caso de Touros, as falésias também serviram para dar o nome ao povoado que se formou ali, hoje transformado no município de Touros. Ao ser emancipado de Touros, São Miguel do Gostoso herdou a praia do Tourinhos, com suas belas falésias. Por isso, Tourinhos também tem importância histórica.
É muito importante que a população de São Miguel do Gostoso se envolva neste processo de preservação de seu principal monumento natural e histórico. E o primeiro passo desta batalha é a audiência pública que vai dar a largada para que as falésias de Tourinhos sejam tombadas e preservadas.
O noBalacobaco sempre defendeu a preservação do Tourinhos. Veja os dois últimos posts deste blog em defesa de Tourinhos e denunciando sua constante destruição.

8 comentários:

  1. É uma pena que um grupo esteja lutando pela preservação do Tourinhos, e que não terão êxito por que não vão encontrar apoio da prefeitura de Gostoso pelo simples fato do prefeito ser um ignorante. Infelizmente essa é nossa realidade. Além de ter uma péssima secretária de turismo que só está interessada em beber cachaça.

    ResponderExcluir
  2. O poder emana do povo. Então vamos sim lutar para preservar o que é nosso. Já fiquei triste demais com nossa querida igrejinha.

    ResponderExcluir
  3. Quando se fala que em Gostoso tudo pode fazer sem respeitar as leis é por que é assim mesmo. Vejam o absurdo que o proprietário do bar bambureca fez: tirou o espaço da calçada por onde os pedestres passam para colocar mesas e cadeiras que coisa mais absurda é essa onde está o secretário de obras? Será que ainda não viu isso ?. Sempre soube que o calçadao foi feito para passagem de pedestres mas infelizmente não estamos tendo esse privilégio. Por que os comerciantes noturno estão usando cadeiras e mesas para impedir a passagem das pessoas. Alem de colocarem seus carros nas calçadas. Isso ocorre diariamente desde do calçadao da esquina do correios ate a pousada mar de estrela além do lava jato que também usa a calçada pra colocar carros isso impede o direito do cidadão poder caminhar na calçada. Cadê o secretário de obras e meio ambiente da cidade????

    ResponderExcluir
  4. O bar Bambureca fecha a passagem de pedestres e ninguém faz nada? Como pode isso? A Av.dos arrecifes está tomada nas calçadas por carros cadeiras e mesas também por carros e quadriciclo e ninguém faz nada. Em alguns pontos temos que andar no meio da rua por que o espaço destinado ao pedestres está ocupado por esses veículos .acho que ja está na hora de arrumar essa bagunça.

    ResponderExcluir
  5. Praia do tourinhos está nessa situação por falta de cuidados e a prefeitura cruza os braços para o problema.

    ResponderExcluir
  6. Poluição sonora bate recorde nas noites em fim de semana em São Miguel do Gostoso. Alguns restaurante da Av dos arrecifes estão agindo de maneira abusiva trazendo bandas de som altíssimo atrapalhando o sono das pessoas que moram próximo ao supermercado vital.nao entendo como essas pessoas tem alvará de funcionamento da prefeitura para fazerem esse tipo de festa na rua todos os finais de semana. Naquela região tem muitos idosos e alguns sem saúde e com dificuldade de dormir e mesmo assim não sao respeitados .fico imaginando como pode o secretário de Meio ambiente permite um absurdo desses .acredito que é por que ele mora bem distante do barulho por isso não o incomoda .mas não se pode aceitar esse absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma verdadeira falta de respeito com os moradores daquela área. Esse bar e restaurante Bambureca está passando dos limites. Além de fechar a rua para pedestres ainda faz som ao vivo altíssimo.

      Excluir
  7. Bares da rua principal de Gostoso nao respeitam a lei do desassossego alheio e deixam som muito alto ninguém dorme .

    ResponderExcluir