segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Bolsonaro e Haddad no segundo turno. Em Gostoso, Haddad vence Bolsonaro e Fátima supera Robinson


Por Emanuel Neri
Como todos já sabem, a eleição para presidente da República vai ter segundo turno, que será realizado no próximo dia 28 de outubro. A disputa será entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
Na eleição do último domingo (7/10), Bolsonaro obteve 46,03% dos votos e Haddad, 29,28%. Com exceção do Nordeste, onde Haddad teve votação expressiva, Bolsonaro ganhou nas demais regiões do país.
No Rio Grande do Norte, também haverá segundo turno. A senadora Fátima Bezerra (PT) obteve 46,17% (748.150 votos), enquanto Carlos Eduardo (PDT) ficou com 32,45% (525.933 votos) e Robinson Faria (PSD), atual governador, obteve 11,85% (192.037 votos).
Em São Miguel do Gostoso
Mas vamos ao resultado de São Miguel do Gostoso. AquiHaddad também ganhou para presidente, com grande maioria sobre Bolsonaro. Fátima Bezerra ganhou para o governo do RN, derrotando por larga margem o candidato do prefeito, Renato de Doquinha, que apoiava Robinson Faria. Carlos Eduardo foi terceiro lugar.
Lembrem-se que muita gente dizia que Bolsonaro ganharia em São Miguel do Gostoso. Não ganhou. Haddad obteve 58,32% do total de votos válidos contra 21,06% de Bosonaro, enquanto Ciro Gomes obteve 13,67%. Na ponta do lápis, Haddad teve 2.092 votos a mais que Bolsonaro e 2.544 votos à frente de Ciro.
Para o governo do Rio Grande do Norte, Fatima Bezerra obteve 50,32% dos votos contra 31,50% de Robinson Faria e  12,64% de Carlos Eduardo. Em valor numérico, Fátima obteve 2.695 votos, enquanto Robinson ficou com 1.697 e Carlos Eduardo com 677 votos. Fátima teve mais de mil votos sobre Robinson.
No Brasil
Não há dúvidas de que Bolsonaro obteve expressiva votação no Brasil. Se não fosse a expressiva votação de Haddad no Nordeste, o presidenciável do PSL teria sido eleito no primeiro turno. É claro que Bolsonaro sai com certo favoritismo para o segundo turno. Mas agora, acreditem, é outra eleição.
Bolsonaro cresceu na reta final da campanha. Ficou claro que parte do eleitorado mais conservador que estava com outros candidatos migrou de última hora para ele. Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo, obteve apenas 4,76% dos votos. Nas pesquisas ele aparecia com mais que o dobro disso.
Todos os demais candidatos do bloco conservador também perderam votos de última hora para Bolsonaro, o chamado “voto útil”. Marina Silva (Rede), que por muito tempo apareceu como segunda colocada na disputa, ficou com apenas 1% dos votos. João Amoedo (Novo) ficou com 2,50% dos votos e Henrique Meireles (MDB), 1,2%.
Ao que tudo indica Bolsonaro chegou próximo ao limite do voto conservador do Brasil. Ficou muito próximo da vitória – se tivesse obtido mais 4% dos votos válidos teria sido eleito. Também vai pesar no segundo turno a rejeição que ele e Haddad carregaram. Dos dois, Bolsonaro tem quase 45% de rejeição.
Mas, como foi dito anteriormente, o segundo turno é outra eleição. Vamos ver as estratégias que Bolsonaro e Haddad (foto acima) vão apresentar a partir de agora. Os dois terão espaços iguais na TV. Ao contrario do primeiro turno, quando sofreu atentado à faca, Blsonaro vai ter agora que mostrar sua cara na TV e debater com Haddad.
A seguir, links de veículos de comunciação nos quais você pode obter mais informações sobre a eleição deste domingo.

9 comentários:

  1. e o prefeito que não é nenhum e nem outro se f----!!com isso Gostoso ficou a ver b--ta, ainda bem que estão tentando terminar o saneamento!!!

    ResponderExcluir
  2. Saneamento qur nem sabemos quando vai ser feitaliano a ligação pra casas .com o governador derrotado agora é esperar. Porém uma derrota merecida pois está fazendo uma péssima gestão. Robinson Faria nunca mais.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando o espaço já que o dono do blog é muito amigo da candidata do PT acho que se ela for eleita vai fazer a creche que prometeu a 5 anos atrás Sera ? ? Se não fizer é por que não tem compromisso com o povo de Gostoso que deu a ela o título de cidadã gostosense o que foi um erro .

    ResponderExcluir
  4. Ministério público de Touros manda polícia prender motos com canos adulterados. Como eu gostaria que fosse também aqui em gostoso. Não aguento mais tanto barulho tanto motoqueiro pinando moto em alta velocidade. Acho que devia ter essa lei aqui em gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos de mais blitz na cidade.aqui tem muita gente com moto sem documentos e sem habilitação temos crianças pilotando motos

    ResponderExcluir
  6. Muito motoqueiro irresponsável pelas ruas de São Miguel do Gostoso. Em alta velocidade e empinado moto

    ResponderExcluir
  7. Prefeito Renato vai apoiar fatima? Como assim ? Ele que tanto falava mal de Fátima?que falsidade é essa ? Já avisando a fatima que não confiar nesse prefeito Renato.

    ResponderExcluir
  8. Atual Prefeito Renato de Douquinha está servindo de gargalhadas dos seus adversários, agora no segundo turno para Governo do Estado ele vai apoiar Fátima Bezerra, cara caia na real, você nunca conseguirá nada se ela conseguir se eleger, oposição é oposição, e aqui todos nós sabemos aquem ela pode ajudar, é assim que tantos políticos se queimam diante do eleitorado, pois já acho que é o caso do atual Prefeito.

    ResponderExcluir
  9. Fatima bezerra eu sei que vai ganhar mas o Haddad não ganha essa eleição. Candidato muito fraco péssimo prefeito de São Paulo. Não agrada .devo confessar que dessa vez o PT vai ter uma pequena quantidade de eleitos e a culpa foi da corrupção que comentaram.

    ResponderExcluir