Por Emanuel Neri
Você já deve ter visto esta foto aí da esquerda. Embora tenha sido feita ha 52 anos, esta belíssima imagem quase sempre aparece em noticiários de jornais, revistas – ou de televisão.
Esta é uma foto clássica,
do maior jogador de futebol do mundo, o brasileiro Pelé, fazendo aquilo que o
mundo futebolístico chama de “bicicleta”, em um jogo Brasil X Bélgica, em 1965,
no Maracanã, Rio. A histórica imagem, conhecida nos quatro cantos do mundo por seu equilíbrio e leveza estética, é
do fotógrafo Alberto Ferreira. Na época, não havia recursos técnicos que permitisse imagem tão perfeita.
Pois fotos de Alberto Ferreira, entre elas
a “bicicleta” de Pelé, estarão expostas a partir do próximo sábado, dia 11, às 19h,
no Iasnin (Insituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), em São
Miguel do Gostoso. O fotógrafo gostosense Ariclenes Silva, com olhar semelhante
ao de Alberto, também participa da mostra.
Alberto Ferreira, que nasceu
em 1932, em Alagoa Grande (PB), e morreu em Búzios (RJ), em 2007, é reconhecido
como um dos maiores fotógrafos do mundo - e suas fotos já foram expostas em
museus de vários países. A exposição de São Miguel do Gostoso será a segunda deste
renomado fotógrafo em todo o Nordeste - e a primeira no RN.
No Nordeste, as fotos de Alberto
Ferreira haviam sido expostas em João Pessoa, em 2014, ao lado de trabalhos de
outros fotógrafos paraibanos. A exposição de Alberto Ferreira no Iasnin terá
dez de suas mais famosas fotos – algumas sobre a construção de Brasília e outros sobre fatos políticos do Brasil. Outras
dez fotos são de Ariclenes.
Ariclenes acaba de lançar um livro,
“Retrato da Comunidade”, com fotos de moradores de distritos de São Miguel do
Gostoso. Suas fotos farão uma espécie de “contraponto” com as obras de Alberto
Ferreira. A “bicileta” de Pelé, por exemplo, será exposta ao lado de uma foto
de garotos locais jogando bola.
Devido às semelhanças temáticas
entre os dois trabalhos, a exposição receberá o nome de “Memórias Afetivas –
Passado e Presente”. A mostra, gratuita, vai até janeiro. Seu curador é Carlos
Ferreira, filho de Alberto, dono do restaurante “Jangadeiro”, em São José,
próximo a São Miguel do Gostoso.
Esta é uma exposição que você
não pode perder. Alberto Ferreira é uma referência na fotografia brasileira e
mundial. Como fotógrafo, ele trabalhou por mais de 30 anos no Jornal do Brasil, que foi um dos
maiores jornais do país entre os anos 60 e 80. Alberto recebeu inúmeros prêmios
como fotógrafo.
Alberto Ferreira é citado em
uma lista de especialistas que inclui os 28 maiores fotógrafos do mundo, ao lado do também
brasileiro Sebastião Salgado e dos franceses Cartier Bresson e Pierre Verger.
Suas fotos – que tem grande valor de mercado – são negociadas pela Galeria
Lume, de São Paulo.
Alberto recebeu pelo menos
12 prêmios Esso por fotografias editadas por ele – muitas de sua autoria. Outra
foto de Pelé, curvado sobre os joelhos, no primeiro jogo da Copa do Chile, em
1962, lhe deu o prêmio Esso de melhor fotografia. A “bicicleta” de Pelé já foi
símbolo de três Copas do Mundoi – do México, em 1970, do Japão/Coreia do Sul, em
2002, e da Alemanha, em 2006.
A exposição de Alberto Ferreira e Ariclenes
Silva faz parte da programação da Galeria ArteZero, que funciona no Iasnin. O
objetivo da ArteZero é promover arte de qualidade em São Miguel do
Gostoso, priorizando artistas locais.Mas artistas de outros Estados também podemparticipar destas exposições. No mês passado, houve exposição de obras de Felipe Carvalho. Agora é a vez de Ariclenes, junto com Alberto Ferreira.
Veja, nos links abaixo, a
ótima repercussão na mídia sobre a exposição de Alberto Ferreira e Ariclenes Silva em São Miguel do Gostoso.
Veja também dados que contam a história deste renomado fotógrafo brasileiro.
Quero agradecer a ex-prefeita Fafa por nunca ter atrasado meu pagamento na prefeitura durante toda gestão. Vc foi sensata e merece meus parabéns por ter sido uma boa gestora .so te peço uma coisa : nunca mais apóie Renato de Doquinha por que esse homem não respeita nenhum funcionário público.
ResponderExcluireita que agora fafa foi boa...ate parabens... humm..antes nao prestava...kkkkkk
ExcluirÉ verdade, antes os críticos falavam da gestão passada, ora agora tirem suas dúvidas, dona Fátima fez uma boa gestão, pagava os funcionários em dias, a saúde funcionou muito bem, como também os atendimentos na prefeitura, valorizou o salário dos funcionários pois antes na administração passada os garis não ganhavam nem o salário mínimo e com ela passaram a ganhar mais de mil reais, valorizou o salário do Professor pagamento o piso nacional estabelecido pelo governo federal, que antes na administração do ex.Prefeito não valorizou o Professor pagando uma miséria de salário, e finalmente conseguiu várias máquinas para o nosso Município, como também não perseguiu ninguém pois o dinheiro Público é de todos nós, ao contrário de quem já passou pelo poder e simplesmente perseguia as pessoas porque não tinham votado nele, por aí nós eleitores tiramos as nossas dúvidas e chegando as devidas conclusões de quem realmente fez pelo nosso povo.
ResponderExcluirEducação de São Miguel do Gostoso começou e terminou o ano numa grande crise .prefeito e secretário não souberam administrar e levam o ano letivo a terminar bem antes do prazo estabelecido pelo mec. Isso é mais uma prova da péssima gestão que estamos tendo. A prefeitura foi avisada desde de maio que havia uma super lotação nos setores mas mesmo assim continuou desrespeitando a lei de responsabilidade fiscal e agora não consegue pagar os funcionários em dia nem mesmo os concursados. Tudo isso é falta de compromisso com nossos alunos que são prejudicados pela irresponsabilidade do prefeito. As aulas devem começar em fevereiro e só começam em março. Devem terminar em dezembro no dia 27 porém terminam no dia 30 de novembro. Isso causa muitos prejuízos aos alunos que não tem nenhuma culpa da mal gestão que prometeu emprego pra muita gente pra ganhar campanha e agora não tem como pagar a folha de pagamento. Isso nunca havia acontecido nas gestões de João Wilson nem de Miguel nem mesmo de fafa mas Renato de Doquinha não tem noção do que é administração. Só fazendo barbaridades e não respeita a educação do município. Acho que pra acabar com esse problema seria necessário um concurso ou um processo seletivo para educação onde só teria emprego onde houvesse vaga .não podemos deixar que esse absurdo se repita em 2018.nossos alunos merecem respeito e só sabe disso quem realmente valoriza a educação e mais uma vez estamos vendo que esse prefeito não tem respeito com os nossos filhos e netos. Que estudam na rede pública. Precisamos de um prefeito que se preocupe com isso mas infelizmente não temos. Tenho muita vergonha de ser uma cidadã Gostosense pois vejo meu município sendo alvo de uma gestão desastrosa.
ResponderExcluirEducação de São Miguel do Gostoso é assunto do Blog de touros. Já se sabia que o item educação seria um verdadeiro caos por essa gestão descontrolada por que temos um prefeito que não valoriza a educação e um secretário ignorânte no poder .bem diferente da gestão de João Wilson que em sua gestão fez questão de formar alguns educadores assim como na gestão de Miguel Teixeira onde tivemos o início de transporte para as universidades federais de Natal. Eu como educador sempre percebi que nem Nivaldo Batista nem Renato de Doquinha tinham a educação como prioridade é qye eles levariam a ser esse verdadeiro descontrole que está acontecendo. Pena que eles não entendam que a educação é a base de tudo .isso eles não sabem .
ResponderExcluirEssa gestão não tem se preocupado com nada por qye o trânsito na praia continua , os jumentos estão soltos virando os baldes de lixo, as ruas estão sempre tomadas de muito lixo, pessoas estão tendo suas casas arrombadas cadê os governantes os secretários? Tirem a bunda da cadeira e vão trabalhar zelem pelo cargo que vcs tem o final do ano está chegando e gostoso está um verdadeiro caos em todos os sentidos falta tudo inclusive água nas torneiras da população local ninguém faz nada. Que gestão devagar é essa ? Vão ficar olhando para os problemas e vão ficar parado? Sejam conciente e trabalhem por um Gostoso melhor.
ResponderExcluirAtenção responsável pela coleta de lixo. Rua das ostras está precisando de limpeza urgente
ResponderExcluirE tem mais Professores que recebiam seus salários com o dinheiro do fundeb foram tirados da folha para serem pagos com recursos próprios e que iriam dá preferência ao pagamento deles em dias até hoje ainda não receberam seus salários, acho isso mais uma falta de respeito a esses professores que teriam que receber seus salários juntos aos demais professores estão sendo penalizados por decisões erronias e sem nenhuma justificativa do poder Público Municipal.
ResponderExcluirMuitas pessoas estão falando por aí que essa obra de saneamento foi obra de Renato de Doquinha. Quero que fique bem claro que essa obra foi da gestão de Fafa e qye esses babão do prefeito não fiquem iludindo o povo dizendo que é obra de Renato. Também seria bom que o prefeito terminasse a obra da entrada da cidade por que está muito feia as calçadas todas quebradas e com retos de material e também lembrando que as plantas que foram plantadas nos canteiros estão gritando de sede e que a promessa que a prefeitura iria mandar regar foi falsa e as plantas qye iriam dar uma beleza a entrada da cidade vai secar pergunto: vão deixar as plantas morrerem de sede? Cadê o amor a natureza?
ResponderExcluirOi Emanuel gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre o que estão querendo fazer na lagoa do cardeiro soube através de conversa de rua que estão querendo colocar os dejetos do saneamento básico dentro do espaço dessa lagoa que no momento está seca porém em período de inverno se for um inverno bom essa lagoa volta a ter bastante água. Não sei exatamente que tipo de trabalho está sendo feito por lá mas acho que vc Deve procurar saber e se possível divulgar em seu blog Para que as pessoas tenham idéia do que realmente estão fazendo Nessa lagoa.
ResponderExcluirIsso não é verdade. O comentário aí de cima sobre a lagoa do Cardeiro é absolutamente improcedente. A lagoa de contenção do sistema de esgotamento sanitário de São Miguel do Gostoso está sendo feito no fundo da Fazenda Ana Maria, a pelo menos uns 5 quilômetros do centro urbano de São Miguel do Gostoso, E esta lagoa tem licença ambiental e está sendo feito com todos os cuidados ambientais para evitar problemas futuros. Na lagoa do Cardeiro houve recentemente medições e levantamento topográfico com o conhecimento de órgãos ambientais e do Ministério Público. Este serviço não tem absolutamente nada a ver com o serviço de saneamento básico que está sendo feito em São Miguel do Gostoso.
ExcluirObg Emanuel pela informação eu sinceramente estava preocupado com essa notícia mas agora estou sossegado mas observei algumas construções que me parecem muito próximo lagoa. Não sei qual seria o limite.
ResponderExcluirEmanuel acho que estão escondendo de vc mas estou sabendo por fonte segura que na lagoa do cardeiro vai ter uma estação elevatória de dejetos essa informação me foi passada por um dos funcionários qye está trabalhando na obra por isso acho que vc Deve ficar atento por que todos sabem da sua preocupação em manter a natureza intacta por isso devendo está escondendo de vc esse assunto
ExcluirJá começaram a fazer essa obra sim lá na Lagoa do cardeiro.é só ir lá pra conferir. Estão construindo uma estação elevatória e todos querem saber quem vai cuidar dessa obra depois de pronta perguntamos isso por que quando uma bomba do SAAE quebra demora-se tempo para consertar imagina uma bomba grande e de custo alto e como vai ser? Vamos ficar sentindo a fedentina? Vão estragar de vez o turismo .fui até a obra e vi que está sendo construído sim uma estação elevatória.
ResponderExcluirOtimo ver os cabecas de camarao criando a primeira cidade descartavel do planeta. Boa sorte quando nao valer mais nada. ou ja nao vale?
ResponderExcluir