Por
Emanuel Neri
Vira
e mexe a questão do som abusivo – de carros, de festas e
de bares – é motivo apontado como muito problemático em São Miguel do Gostoso.
Esta semana o assunto voltou à tona.
Na
repercussão sobre a solução que vem encontrando a
comunidade local (leia post anterior neste blog) sobre a questão da segurança
pública, alguns leitores reclamaram do som abusivo, principalmente de carros.
Outros leitores telefonaram ou enviaram mensagens para o autor do blog, reclamando do cada vez mais estridente barulho na cidade. E agora, com o início da campanha eleitoral, esta situação se agravou, com os carros de som de candiatos cruzando a cidade com seus auto-falantes com volume de som insuportável para o ouvido humano.
Outros leitores telefonaram ou enviaram mensagens para o autor do blog, reclamando do cada vez mais estridente barulho na cidade. E agora, com o início da campanha eleitoral, esta situação se agravou, com os carros de som de candiatos cruzando a cidade com seus auto-falantes com volume de som insuportável para o ouvido humano.
Este
blog
já publicou um post (veja link abaixo) sobre carros de moradores locais que
estacionam em lugares públicos da cidade com caixas acústicas com volume altíssimo
– um tremendo desrespeito com a população.
A
cidade precisa urgentemente disciplinar esta
questão. Tanto o som de caixas acústicas de carros como o de bares e casas de
shows – e são muitos na cidade – prejudicam seus vizinhos quando mantêm som
alto, principalmente à noite.
É
um tremendo desrespeito para uma pessoa, que está
na sua casa, ter que aturar a má educação acústica de pessoas que querem mais é
mostrar o som potente instalado em seus veículos.
A
lei brasileira proíbe este tipo de abuso. Ninguém
pode ligar o som em volume altíssimo – seja em carros, bares e nas próprias
residências -, incomodando os vizinhos, que não conseguem descansar por causa
do terrível barulho.
Assim
como
na questão da segurança pública, é importante que a comunidade também se
mobilize contra este terrível hábito da má educação de muitas pessoas em
relação ao abuso do som.
Procurem
o Ministério Público, em Touros, para denunciar estes abusos. Agora, que é
período eleitoral, há até um agravante, porque carros de candidatos invadem as
ruas com som altíssimo.
É
importante que os candidatos a prefeito e vereador baixem o
volume de som de seus carros e só façam propaganda em horário permitido e
seguindo orientações da Justiça Eleitoral, que impede som à noite e em volume
altíssimo.
Tão
importante quanto isso é saber se os candidatos a prefeito –
Fátima Dantas (PMDB) e José Renato (PSD) – estão respeitando os ouvidos do
eleitor. Vale o mesmo para os candidatos a vereador.
Não
é com som estridente que se ganha eleição. Ganha-se eleições
com boas propostas e com a confiança do eleitorado. Reclame e negue o voto aos
candidatos que não souberem respeitar o sossego do eleitor.
Também
é importante que candidatos a prefeito e vereador
se responsabilizem, perante o eleitorado, a respeitar os limites para o uso de
som na cidade. Mais do que fazer campanha de forma comedida, têm também que
abraçar esta questão.
A
disciplina do som e o comprometimento dos candidatos (a
prefeito e vereador) são um fator decisivo para você, que se sente incomodado
com som alto, a fazer sua escolha na próxima eleição.
O
volume do som – de carros, bares, casas de shows e
campanhas eleitorais – tem que ser disciplinado. O futuro prefeito ou prefeita, bem como vereadores eleitos em outubro, têm a obrigação de combater este tipo de
som abusivo, prejudicaial à saúde da população.
Veja, abaixo, link de post anterior sobre som de
carros em São Miguel do Gostoso.
DE fato, o barulho ensurdecedor dos sons nas ruas tira o sossego de qualquer cidadão, ressaltando também a OBRA que está sendo feita no inicio da cidade fora de tempo (JULHO) causando transtorno aos pedestres e usuários na via principal, porque o prefeito não o fez no inicio do ano? politica....
ResponderExcluirOBRA DA VIA PRINCIPAL:
ResponderExcluirAproveitando o momento, esperamos que essa obra no inicio da cidade, o senhor prefeito, faça CALÇADA para o pedestre transitar com segurança na via, e também CICLOVIA. A quantidade de moto na cidade é IMPRESSIONANTEEEE, medidas simples e barata é só querer fazer, favorecendo qualidade de vida a população, e assim diminuindo a poluição sonora do barulho das motos.
neste domingo teve um cara de um gol vermelho que se dis arquiteto , que
ResponderExcluirfoi tentar impedir, dos evangélicos falar da palavra de DEUS, era 15:00 deste domingo, e esse cidadão não é se quer do nosso estado, embrigado cheio de razão não é assim que se resolve as coisas, os carros de som que fica ligado altas horas por que ele não vai lá impedir, lembre-se sr. arquiteto que não e assim que resolve, espero que vc não faço isso novamente. e que deus abençoe a todos
Não é certo os donos de carros com som potentes ligar em horários incovenientes e com o volume altíssimo, pois não é todo mundo que quer ouvir o mesmo que eles. Quanto aos carros que andam tocando as mùsicas da política, é um pouco chato. Mas aproveitando esse tema, como cidadã quero fazer uma crítica. Quando qualquer um de nós da cidade está fazendo uma festa na nossa casa, os ricos, turistas e donos de pousadas vão denunciar, e a polícia resolve rapidinho. Quando acontece o contrário, nós nativos(ou mais fracos) podemos reclamar que nada é resolvido, ou então somos enrolados. O que está na lei, é para ser cumprido por todos, seja advogado, juís, desembargador, ou um catador de lixo. é preciso repensar as atitudes, principalmente essas pessoas de fora da cidade, que querem mudar tudo, e deixar do geito deles. O certo mesmo é eles se adequarem ao nosso lugar. Exemplo disso é o carnaval que todo ano os donos de pousadas querem acabar por causa do barulho, mas e a população, como fica? Quando se promove uma festa, seja carnaval, são joão, ou simplesmente uma festa numa casa de shows, muita gente ganha com isso. O cabeleleiro ganha, quem vende baganas num carrinho simples como muitas mulheres da cidade fazem ganha, o comerciante ganha, enfim, isso também faz parte do desenvolvimento da cidade, se incomoda é fato, mas muita coisa nos imcomoda nessa vida.
ResponderExcluirE verdade amigo qui em gostoso está ficando complicado para os nativos.tem uma Galera de Paulistas empondo seu estilo de vida sobre os,nativos e esse cara do Gol vermelho tem o apoio de uma parte da elite de Gostoso.esta Cidade e mesmo uma Vergonha de bom a qui só tem o tal deste nome Gostoso.
ResponderExcluirEu nasci em São Miguel de Touros mas não sou nativa não, sou cidadã brasileira, Potiguar e gostosense mas nativa é coisa de india que aqui no Rio Grande do Norte já não existe mais. Só aqui que existe esta palhaçada de nativa. O que é que se ganha em dizer que é nativa? É sim uma palavra depreciativa que não nos acrescenta nada.
ResponderExcluirS. Alves
Emanuel Neri comenta: a questão do som abusivo também envolve carros de propaganda comercial. É comum ver - e ouvir - carros de propaganda fazendo anúncios de produtos e comércio com volume de som absolutamente insuportável. Muitas vezes estes carros de som começam a circular às 7hs da manhã, quando muita gente ainda etá dormindo. E tem propaganda de tudo - de festas tanto em São Miguel do Gostoso como de outras localidades - e até de lojas e supermercados de outras cidades, como é o caso de Touros. É importante que a população cobre das autoridades a regulametação deste tipo de propaganda, limitando-se horários e volume de som para este tipo de anúncio.
ResponderExcluirNão sou contrar som alto, mas em certas horas não dar, é preciso que as autoridades tomem as providências.
ResponderExcluirEmanuel quer que Gostoso seja uma ilha deserta isso só cabe na cabeça estúpida dele , o povo gosta e de festa, tem que fazer barulho mesmo os incomodados que se mudem
ResponderExcluirLI NA TRIBUNA DO NORTE E RESOLVI DIVULGAR, MAS NÃO TENHO CERTEZA SE SERÁ DIVULGADO
ResponderExcluirO Vice-governador e presidente do PSD/RN, Robinson Faria, participou da convenção do Partido Social Democrático que homologou os nomes de Renato de Doquinha e Ednaldo Coutinho, para prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
A chapa é a única de oposição que se apresentou para disputar as eleições contra a continuidade da atual administração. Renato exerce o 2o mandato como vereador no município e atualmente é o presidente da Câmara dos Vereadores.
A convenção do PSD contou com a forte presença de representantes do sindicato dos professores, dos trabalhadores rurais, dos pescadores, além de muitos líderes dos distritos e povoados e comerciantes da cidade, que foram declarar o seu apoio a Renato de Doquinha.
“Renato é jovem e experiente. Mudou a Câmara de Vereadores e sua candidatura tem origem nos movimentos populares. O povo de São Miguel do Gostoso quer mudança e o nome para isso é Renato de Doquinha e o seu vice, que representa os distritos da cidade nesta forte chapa”, declarou o presidente do PSD, Robinson Faria.
queria saber porque o Sr Emanuel não publica coisas boas a respeito de Renato e só fala a favor de sua candidata, tornando esse blog mais democrático e menos tendencioso como vários leitores já disseram
http://www.tribunadenoticias.net/ler.php?idnot=1211
Eu sou daqui e muitas vezes fico incomodado já com muito barulho, como Gostoso é uma cidade onde existe muitos terrenos, logo outras pessoas irão construir clubes em outros locais, de preferencia que sejam afastados principalmente do Centro da cidade, onde funcionam Escolas, Igrejas, Centro de Saúde, seria muito ideal que também tivesse outras opções, afinal quem não gostaria de se divertir em lugares mais desertos ou mesmo com mais espaço, seria legal.
ResponderExcluirNativo quando se fala do povo daqui é mesmo quando o brasileiro se refere a ele mesmo com o termo " tupiniquim' essa é boa tupiniquim de Gostoso, será se fica melhor que nativo? Vai ver se carioca ou paulista diz que é nativo. Povo de Gostoso vamos acabar com esse tom pejorativo que nós mesmos nos chamamos.
ResponderExcluirDarcy
Eu sou é Gostosense, filho desta terra, Nativo ou outros nones isso é caretice, quem é daqui com muita honra somos todos nóz gostosenses da gema.
ResponderExcluirPrimeiramente devo falar do barulho da cidade, festa do povo daki os pousadeiros e os de fora fazem tudoo pra acabar e apolicia ajuda...agora festas deles até riu com isso, certa vez uma festinha ali em Gustavo 2hs e um barulho enorme, ligamos pra policia e o q ela fez: "NADA"...agora seja isso ao contrario...pra bagunçar a festa dagente eles fazem rapidinho...se querem acabar com o barulho comecem primeiro pelos carros da politica...e os de fora q tão se encomodando com isso q saiam...e sim o individuo q falou a respeito do nativo, nativo é uma forma de dizer q somos dakii, nascemos aki e moramos aki e dizer q nós mandamos akii não eles q vem de fora e querem mandar na cidade alheia, e sim o povo dakii gosta muito de festa e naum adianta dizer q icomoda isso e akilo, a tempos existem festas, sons altos e tal e nunca foi reclamado...ai chega esse povinho de fora q acha q pode modificar os costumes da cidade alheia, começou pelo carnaval e assim vai dá continuidade...o o prefeito q era pra fazer algo, parece q tem medo,...porra tu é prefeito tu qm manda né os gringos e pousdeiros naum....ora mais q merda...querer mandar na cidade q naum é deles é de mais....to idignado com essa cidade...ta pura merda...sem nada...já num tem nada e se acabarem com as festas...querem um deserto akii é?
ResponderExcluirREALMENTE EXISTEM MUITOS(FORASTEIROS) AQUI EM SÃO MIGUEL, SE ACHANDO OS DONOS DA CIDADE... VOU CITAR ALGUNS EXEMPLOS...
ResponderExcluirO SENHOR RUI DA CASA DE TAIPA, NÃO QUER QUE PASSE CARROS PROXÍMO Á SUA POUSADA. PARA QUE OS HOSPEDES NÃO SEJAM INCOMODADOS....
A DIVINÍSSIMA ESPOSA DO SENHOR FERNANDO CASTRO( LINISA) NÃO QUER OUVIR BARULHO NENHUM PRÓXIMO Á SUA CASA, PRA NÃO INCOMODAR O SEU SONO...
E MAIS, E MAIS(FORASTEIROS) ACHAM QUE SÓ PORQUE TEM UM POUCO DE DINHEIRO VÃO QUERER MANDAR E DESMANDAR AQUI É.... ESTÃO INCOMODADOS VÃO PRA SUA TERRA( DE VOLTA PRA MINHA TERRA) FICA Á DICA...
JULIANA
Adoreei o comentario Juliana....aonde ja se viw...qm vem de fora q tem q se adaptar, naum o povo daki q tem q se adaptar a ele....
ResponderExcluiresses comentários parece mais uns textos ....................
ResponderExcluirVou contruir um clube nas quebradas de Gostoso não vai pertubar nimguém vai ser clube e Motel, quem quiser curtir vai ser o local ideal muitas festas e muito só love, sei que aqui está precisando e no próximo ano as obras se iniciarão.
ResponderExcluirO clube tem q ser no centro da cidade msm, ponto de encontro da galera...quem porra vai pras quebradas? qm tiver incomodado q saia...ninguem nunca tinha reclamado de som e tal...ai aparecem esse povo q axa q pode mandar na cidade alheia...na vdd axo q manda msm...o prefeito num faz nada..nem o resto da cidade...affz
Excluir