quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Serviço de abastecimento de água vai começar a ser feito em São Miguel do Gostoso. Agora a cidade passa a ter água potável e esgotamento sanitário


Por Emanuel Neri
Sabe aquela água que sempre fez falta a São Miguel do Gostoso?
Pois agora esta água está mais próxima de chegar às torneiras de sua residência. Nesta sexta-feira (dia 20/9), as 9h, em frente à Câmara Municipal, na rua Alto Mar, 143, a governadora Fátima Bezerra assinará a ordem de serviço para o início da obra de de abastecimento de água da cidade. 
A previsão do governo do RN é que o abastecimento de água em São Miguel do Gostoso (foto acima), financiado pelo Banco Mundial, será iniciada nos próximos meses e levará 18 meses para ser concluído. A obra será executada pela empresa HL Engenharia Ltda, que ganhou a licitação para realizar este serviço.
Em torno de 10 mil pessoas serão beneficiadas com este sistema de abastecimento de água, em quase mil residências e estabelecimentos da cidade. Este serviço de água vem complementar a obra de saneamento de esgoto, também financiado pelo Banco Mundial, que foi concluído no ano passado.
Com estas dois serviços básicos, São Miguel do Gostoso passar a ser uma das poucas cidades do Rio Grande do Norte a contar com sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. Um sistema depende do outro e ambos serão administrados pela Caern (Companhia de Água e Esgotos do RN).
Atualmente, o abastecimento de água local é feito de forma muito precária.  Grande parte das casas e estabelecimentos comerciais têm poços artesianos. O município tem o SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto), com muitas falhas de abastecimento, e a água não é tratada adequadamente. Com o novo abastecimento, a água será potável e pode ser consumida pela população.
Na obra de abastecimento de água serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões de reais. Outros mais de R$ 25 milhões foram gastos no serviço de esgotamento sanitário. A água para a cidade será captada de poços artesianos na altura do entroncamento da RN-221 com a BR-101, no município de Touros.
De lá, a água virá por dutos até São Miguel do Gostoso. Na cidade, a água será distribuída para residências e estabelecimentos comerciais e turísticos, como supermercados, pousadas e restaurantes. A Caern cobrará uma taxa ao consumido para executar o abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O abastecimento de água em São Miguel do Gostoso é uma reivindicação antiga. Todas as gestões municipais anteriores se empenharam para trazer este serviço para a cidade, mas só agora o governo estadual concretizou este sonho. Abastecimento de água e esgotamento sanitário melhoram a qualidade de vida.
É claro que o serviço de abastecimento de água causará alguns transtornos para os moradores locais. A exemplo do que ocorreu na época do saneamento, ruas e avenidas serão abertas para que os dutos de água possam abastecer toda a cidade. Mas é uma obra que trará muitos benefícios futuramente.
Outras atividades
A população de São Miguel do Gostoso está sendo convidada, pela Prefeitura,  para estar presente ao ato de assinatura do serviço do abastecimento de água, que terá a presença de prefeito e vereadores. A governadora Fatima Bezerra também participara de outras atividades na cidade.
Por volta das 20h desta quinta-feira (19/9), a governadora estará no Iasnin (Instituto e Ação Social Nilo e Isabel Neri) para ver a exposição “Álbum de Família”. Em pouco mais de oito meses de governo, esta é a segunda vez que a governadora visita oficialmente São Miguel do Gostoso. Ela esteve aqui no início de janeiro, logo após sua posse.
Alguns moradores se preparam para fazer outras reivindicações à governadora. Uma delas é a execução do projeto de uma nova estrada ligando a praia do Tourinhos ao distrito dos Morros. A estrada atual passa por trechos da orla marítima, sobre dunas, causando problemas ao meio ambiente local.  
Também há pedidos para que a governadora disponibilize mais policiais para o município e ajude a resolver um dos mais sérios problemas locais: a circulação de veículos automotivos, incluindo quadriciclos, pela orla, causando estragos ambientais, inclusive na milenar falésia da praia de Tourinhos.

28 comentários:

  1. Governadora tape os buracos na rodovia Touros/ Gostoso. Nós estamos com nossos carros sendo prejudicados por causa da buraqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus queira que tape por que tem alguns que parece uma cratera , nós que fazemos alternativo estamos muito prejudicados os carros quebram rápido e tem alguns locais que tenho que fazer contra mão.

      Excluir
  2. O que se ver nos discursos sempre a mesma coisa, o atual contando dificuldades colocando a culpa nas administrações passadas, todos são assim culpando os outros e muitas promessas.

    ResponderExcluir
  3. Governadora falou que era obrigação do Governo Federal mandar os quase 90 milhões que ela vai receber agora para investir em segurança, coisa que nunca acontece durante os 16 anos de governo do PT.

    ResponderExcluir
  4. É muita hipocrisia desse povo que está se candidatando a vereadora nessa cidade. Tem uma moça que nunca havia ido a igreja católica por que era evangélica. Agora é dentro das duas igrejas isso é um absurdo povo de mente fraca sem a menor noção de política partindo pra politicagem que é bem a cara dos políticos locais.

    ResponderExcluir
  5. Tem até gente que nunca foi a igreja indo pensa que vai enganar o povo. Kkkk acabou o tempo que o povo era besta.

    ResponderExcluir
  6. As crateras ficam cada dia maiores na rodovia Touros/ São Miguel do Gostoso. Cadê o poder público que não faz nada. Cadê a governadora do RN. Será que ela quando esteve aqui em Gostoso viu essas crateras?

    ResponderExcluir
  7. A baderna continua festas em Gostoso so terminan com o nascer do sol. Essa gestão não tem consciência do estrago em deixar a noite toda um barulho infernal com essas bandas e som altíssimo. Falta de respeito com o povo.

    ResponderExcluir
  8. Como prometido as festas vão ate o dia raiar.foi assim que Renato de Doquinha ganhaou as eleições. Nao se preocupou com os trabalhadores ocultos tais como: policia militar, médicos, enfermeiros e toda comunidade que precisa dormi. É um verdadeiro irresponsável.

    ResponderExcluir
  9. Candidata a vereadora de São Miguel do Gostoso chega ao cúmulo da hipocrisia usando imagens de crianças com tratamento de quimioterapia pra se promover. Que falta de sensibilidade que falta de respeito com esses pacientes. Esse tipo de propaganda usando a imagem do paciente só é permitido quando se está fazendo um trabalho para o próprio paciente ou para a instituição da qual o paciente pertence. Nao se pode usar a imagem de uma criança com câncer para se eleger. Isso é desumano e inaceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Absurdo o que essa moça está fazendo

      Excluir
  10. Absurdo vai ser o povo votar nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mas ainda tem gente que não tem sensibilidade e respeito com os doentes de câncer. Por que o que essa moça está fazendo é se promovendo através da desgraça alheia. Só quem sabe o que é um tratamento com quimioterapia pode entender.

      Excluir
    2. Onde está a falta de respeito? Tentar ajudar e ser solidário seria falta de respeito pra vc? Faça algo em vez de criticar quem faz

      Excluir
  11. Vc parece não ser muito inteligente,ao q vejo é uma campanha de arrecadação,que busca a arrecadar lencos através de doações, e pra isso a uma divulgação.

    ResponderExcluir
  12. Eu participei como doadora e não a mal nisso ,o q vi foi muita boa vontade dela de vir a minha casa pegar meu cabelo, mostrando todo seu desejo de ajudar . Só fiquei sabendo q ela está fazendo esse trabalho através das redes sociais dela . Se ela não divulgar como eu ficaria sabendo ? A parabenizo eu sempre quis ajudar doando meu cabelo, e por isso o guardei por meses .fiquei muito feliz em poder ajudar . Espero q ela saiba o quanto me ajudou, e fico feliz de saber q vou ajudar outras pessoas .

    ResponderExcluir
  13. Ha muitos anos existe pessoas que fazem tratamento de câncer em nossa cidade e em nosso município inclusive perdemos algumas crianças vítima de leucemia. O que me deixa indignada é que agora vem uma moça que pretende se candidatar a vereadora e está usando os pacientes promovendo campanha de lenço solidário cabelos para fazer peruca. Olha sinceramente isso é na minha opinião golpe baixo é desumano por que só agora essa moça vem ver a situação dessas pessoas que perderam o cabelo? Por que usar a fragilidade dessas pessoas que estão passando por uma luta contra essa doença tao agressiva ? Por que nunca viu essa situação antes? Será que so agora descobriu que o câncer mata ? Eu quero usar esse espaço para pedi as pessoas que analise muito bem o que essa candidata está fazendo nao se pode usar a imagem dessas pessoas para se eleger. Será que se essa pessoa se eleger vai continuar visitando esses pacientes? Ou vai esquecer esse povo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo com o leitor acima. Acho que por falta de criatividade e capacidade fazer uma campanha voltada para outros objetivos essa candidata está dando uma de solidária e usando essas pacientes para ganhar as eleições. Mas muitas pessoas ja estão achando tudo isso um absurdo uma invasão de privacidade.

      Excluir
    2. Vejo muita má-fé ou ignorância de sua parte. A campanha lenço solidário não é invernico dessa moça, mas sim uma campanha Estadual. Vejo ela na mídia todo ano. Só falta dizer q os nativos de Gostoso não podem participar dessa campanha? Quanta mesquinhez. Em vez de condenar iniciativas humanitárias, participe ou faça uma vc mesma

      Excluir
    3. Pra se eleger candidatos fazem ate promessa a santo .tem ate gente que está frequentando a igreja católica e a evangélica ao mesmo tempo. Eita que a coisa vai esquentar

      Excluir
  14. Em pleno século XXI as pessoas ainda estão usando os templos para fazer política além de também de usar pacientes que estão fazendo tratamento de câncer. Por que também hipocrisia por que tanto desrespeito as essas instituições? Seria falta de capacidade de ganhar eleições sem fingir que estão preocupados com o ser doente com ir a igreja só pra dizer que é filho de Deus???

    ResponderExcluir
  15. E os buracos continuam na rodovia que liga Touros a São Miguel do Gostoso. Governadora nao deu nenhuma resposta a população de Gostoso. Nossos carros estão tendo problemas devido a tanto buraco.

    ResponderExcluir
  16. Fico indignada quando vejo uma criança pilotando uma moto aqui em Gostoso é revoltante ver esse tipo de coisa acontecer e o que mais me surpreende é que os pais autorizam essa atitude dessas crianças. Fico imaginando o tamanho do perigo de um acidente. E prrgunto por que a Polícia militar local permite? Acho muito importante que as blitz voltem para inibir esse tipo de problema que ja é constante em nosso município. Acho um falta de responsabilidade dos pais em permitir um absurdo desses.

    ResponderExcluir
  17. Governadora intensifica a fiscalização em lojas do nosso Estado, aqui em nossa cidade quem trabalha honestamente é prejudicado, agora os cabarés e as bocas de drogas estão as vistas de todos nós, aí não aparece ninguém para combater.

    ResponderExcluir
  18. A fiscalização da secretaria de tributação do RN, continua intensa em nossa cidade, prejudicando muito as pequenas lojinhas da nossa cidade, onde vários pessoas tentam ganhar o sustento de suas famílias, várias lojas de nossa cidade foram multadas por fiscais do Estado com valores abusivos a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  19. Isso mesmo, os governantes só visam arrecadar, enquanto falta saúde e educação de melhor qualidade a todos nós, hoje em nossa cidade existe varios cabarés e pontos de venda de drogas funcionado, isso nenhuma autoridade combate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo toda esquina tem uma boca de fumo e ninguém fecha .mas as lojas dos trabalhadores estão fechando. Quero ver fechar os cabarés de Gostoso que funcionam em meio às residências

      Excluir
  20. Não puxo o saco de nenhum político, e votei na atual Governadora e Prefeito de nossa cidade, mas dizer a verdade é preciso.

    ResponderExcluir