quinta-feira, 30 de novembro de 2017

UFRN vem a São Miguel do Gostoso para orientar profossores a melhorar nível do ensino básico local



Por Emanuel Neri
1)Como contribuir para a melhoria do ensino público em São Miguel do Gostoso?
2)Como aplicar técnicas eficientes para que professores e alunos ensinem e tenham um melhor aprendizado da língua portuguesa e da matemática?
3)Como criar e ensinar métodos eficazes para combater o analfabetismo?
4)Como conscientizar pais e jovens adolescentes, em especial meninas entre 14 e 15 anos, a evitar a gravidez precoce?  
5)Como difundir práticas de encenação teatral para que jovens tenham maior conhecimento de técnicas de teatro e cinema?
Todas estas perguntas serão abordadas, em momentos e locais diferentes, entre os dias 1 e 3 de dezembro, durante  o 1º Encontro de Arte e Educação de São Miguel do Gostoso. A abertura do evento vai acontecer nesta sexta-feira (dia 1), às 19h, no Centro de Cultura. Mais de 100 professores estarão presentes.
A palestra de abertura do 1º Encontro de Arte e Educação de São Miguel do Gostoso será feita pela professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, diretora do Centro de Educação da UFRN. Especialista em educação, Márcia vai falar de políticas educacionais no Brasil e seu impacto no ensino básico dos municípios.
No sábado e domingo, dias 2 e 3 de dezembro, haverá oficinas simultâneas, sobre diferentes temas ligados à educação básica, nas Escolas Olímpia Teixeira e Ana Ribeiro, e também no Iasnin. Além da Prefeitura, a iniciativa conta com importante apoio da Secretária de Educação de São Miguel do Gostoso e do secretário Nivaldo Oliveira.
São Miguel do Gostoso sai na frente com este tipo de ação conjunta com a UFRN. Poucos municípios do RN contam com este tipo de parceria. Professores  presentes ao1º Encontro receberão diplomas. Além do aprendizado de novas  práticas e técnicas de ensino, os diplomas podem contribuir para futuras promoções destes professores.
Mas o 1º Encontro de Arte e Educação de São Miguel do Gostoso, que se estenderá pelos próximos anos e poderá contribuir de forma significativa para a melhoria do ensino público no município, também vai tratar de vários outros assuntos. Professores da UFRN ouviram professores locais para definir a pauta do encontro.
Por isso o 1º Encontro vai abordar a sexualidade de jovens. Uma das maiores preocupações de professores e especialistas é com a precocidade da gravidez de jovens e adolescentes locais. É comum ver meninas de 14 a 15 anos grávidas. Especialistas da UFRN vão tratar desta questão com pais e professores.  
Técnicos da Secretaria da Saúde também participarão dos debates sobre gravidez precoce de adolescentes locais. A Saúde, bem como a educação, tem papel fundamental no trabalho para que jovens evitem a gravidez precoce. A gravidez de adolescentes é problema sério em São Miguel do Gostoso e fator social desagregador.
Treinamento e arte
As artes, em especial o teatro (na foto, ação cultural no Iasnin) também terá espaço no 1º Encontro. O professor Jefferson Fernandes, da UFRN, comandará oficinas sobre vários temas, incluindo a preparação de um espetáculo, colocação de voz, maquiagem e outras técnicas teatrais. Alunos de teatro da UFRN também participam destas oficinas com jovens locais.
Se você é educador, técnico de saúde, pais ou jovens que trabalham com arte, em especial teatro e cinema, não pode ficar de fora deste importante evento. No futuro, ações com esta podem mudar, para melhor, a educação básica, a saúde  e a criatividade artística de São Miguel do Gostoso.
É muito importante sua presença nas oficinas que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino básico local e também a qualidade de vida dos jovens de São Miguel do Gostoso.

22 comentários:

  1. Qualificação de professores é muito importante mas o mais importante seria ter uma boa merenda escolar e um ano letivo completo e também um salário justo .não adianta qualificar e não dar condições de trabalho a os educadores.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom capacitar porém isso é uma maquiagem todos os educadores sabem o que aconteceu durante o ano todo foi um faz de conta na educação de São Miguel do Gostoso. Não vamos se iludir com essa capacitação por que sabemos que tudo isso vai ficar no papel. Tivemos um ano com merenda de péssima qualidade faltou tudo até mesmo material de limpeza não acredito que uma capacitação vá mudar essa realidade na nossa educação por que quem precisa de reciclagem é o secretário de educação e o prefeito por que foram eles os culpados por essa situação. Aqui temos vários professores com pós graduação com mestrado e com muita experiência o que falta é respeito com esses profissionais que sempre foram penalizados pela gestão atual .por isso digo não adianta fazer cursos se não temos condições de trabalhar dentro de uma escola pública por que lá falta tudo .inclusive respeito aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cidadão (ou cidadã) que fez o comentário aí de cima está equivocado/a. A UFRN é uma entidade extremamente séria e não vem brincar de fazer educação em São Miguel do Gostoso. A UFRN vai estabelecer uma ação conjunta com Prefeitura e Iasnin para melhorar o nível do ensino em São Miguel do Gostoso. Mas quem escreveu aí em cima parece estar querendo mais é criticar ações locais, em especial quando há participação da Prefeitura, com o objetivo de trazer melhorias para a educação do município. Quem escreveu aí em cima parece ser uma pessoa desencantada com a vida, cheia de mágoas, que vai ser sempre do "contra". E também deixa transparecer que é condena a iniciativa porque discorda da atual administração municipal. É fato que a atual gestão municipal enfrenta problemas administrativos, em especial na área de educação. Mas foi muito importante o apoio da Prefeitura - em especial do secretário de Educação, Nivaldo Batista de Oliveira - para que esta grande iniciativa pudesse ser realizada. É hora de parar com esta espécie de "Fla X Flu" na política local - ou seja, tudo que vem do lado com a qual um determinado grupo não apoia vira motivo de críticas e até de ofensas. A Prefeitura foi importante, sim, para que o 1o Encontro de Arte e Cultura possa acontecer em São Miguel do Gostoso. Da mesma forma que são importantes as participações da UFRN e do Iasnin. Por que ser contra uma iniciativa que vai contribuir para a melhoria do ensino básico (e público) no nosso município? Só as cabeças do "contra - aquelas que estão sempre torcendo pelo quanto pior, melhor - discordam de uma atividade educacional de tamanha importância.

      Excluir
    2. Emanuel vc não conhece a verdadeira realidade da educação de Gostoso só quem sabe é quem está dentro das escolas portanto não adianta vc ficar defendendo essa gestão que é uma vergonha para todos nós. Vou te fazer um convite. No próximo ano passe uma semana indo nas escolas ver a realidade vá nas salas de aula visite a cozinha os banheiros e depois vc faz uma matéria no seu blog. Por enquanto vc não pode falar nada .seja professor por uma dia depois vc poderá falar sobre nossa educação.

      Excluir
    3. Não estou criticando o evento só estou lhe dizendo que não adianta capacitar se não temos condições de executar o programa que foi apresentado por que o município não dar condições para isso .entenda que existem pessoas que usam máscaras e o secretário de educação é um deles passou o ano todo maquiando nossa educação. Ninguém é bobo pra não ter visto isso .

      Excluir
  3. Talvez esta seja uma das ações mais importantes já feitas em São Miguel do Gostoso para melhorar o ensino público local. O 1o Encontro de Arte e Educação não se encerra com a ação deste final de semana. Ele terá continuidade nos próximos anos. E deve contribuir para a melhoria do ensino básico (e público) em São Miguel do Gostoso. Há três anos, uma iniciativa do Iasnin trouxe a São Miguel do Gostoso técnicos do Ministério da Educação na tentativa de implantar, no município, projeto em que a comunidade acompanha o ensino público e exige sua melhora junto aos órgãos públicos. Esta iniciativa, liderada pela professora Ivanete Santos, na época no Ministério da Educação,reuniu professor e pais de alunos,durante reuniões no Iasnin, mas a ideia não prosperou. Agora Ivanete, que também atua no Iasnin,é uma das participantes do 1o Encontro de Arte e Educação. Outra pessoa que teve fundamental importância na efetivação deste encontro de educação é a pedagoga Fátima Neri, que é da direção do Iasnin. As oficinas sobre arte também são também de muita importância. Os grupos locais de teatro - entre eles o TEAR, que desenvolve espetáculos da Paixão de Cristo, além dos Autos de Natal e de São Miguel - deve participar desta atividade. Seus produtores e atores com certeza vão aprimorar sua técnica de fazer teatro. Da mesma forma, estas oficinas também são importantes par os jovens que integram o Coletivo Nós do Audiovisual, que integra a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso - e que já produziu 10 filmes exibidos durante a Mostra de Cinema.

    ResponderExcluir
  4. Emanuel antes de falar sobre o que o leitor escreveu seja professor por uns dias aqui nas escolas públicas principalmente no zuza qye ao entrar na escola vc já vai sentir o mal cheiro dos banheiros por falta de material básico de limpeza. Vá também na cozinha e veja qual é o cardápio do dia .depois vc conta como foi sua experiência. Mas vá sem avisar tá ! Por que senão vão fazer uma maquiagem. Eu sou professora a 25 anos conheço muito bem a educação do nosso município e pela primeira vez ela passa por momentos delicados só sabe quem está diariamente convivendo com a situação. A ainda pagamento atrasado todo mês. Vc quer ser professor aqui em Gostoso? Com certeza não. Por isso não fale sobre o que você não sabe .só imagina.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de pedir a senhora Nenem de Lala que mandasse uma equipe varrer a rua das ostras por que após o serviço do saneamento básico ficou muita areia no calçamento e isso está provocando alergias em algumas pessoas que moram naquela rua devido a falta de chuva estamos com a terra muito seca e infelizmente o pessoal do saneamento básico não fez um bom trabalho de retirada da areia. Desde de já agradeço a Nenem de Lala. Pois sei que ela vai nos atender .

    ResponderExcluir
  6. É lamentável a situação da praia da xepa a noite uma escuridão total o descaso com a população local e com o turista é visível e não sabemos por qual motivo a prefeitura ainda não tomou as providências necessárias para iluminar a praia mais visitada por quem vem ou mora em São Miguel do Gostoso. Não sei como pode deixar isso acontecer em plena alta estação. Isso é mais uma prova da péssima gestão do prefeito Renato de Doquinha.

    ResponderExcluir
  7. Praia da xepa precisa ser iluminada prefeitura não está dando prioridade a um bom turismo não poderemos aceitar escuridão em uma praia tão frequentada pela população local e pelos visitantes.

    ResponderExcluir
  8. Após trabalho de saneamento básico as ruas ficam com muita areia seria muito bom se a prefeitura fizesse um trabalho de retirada para diminuir a poeira nas ruas principalmente por que estamos sem chuvas

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vergonha para o povo de Gostoso dessa vez o prefeito não paga a conta de energia elétrica da creche e cosern cortando a energia elétrica. Rua da creche está sem água nas torneiras por que as bombas são ligadas na energia da creche portanto não tem água nas torneiras.

    ResponderExcluir
  10. Prefeito Renato não pagou a conta de luz da creche e deixou to da população sem água por qye as bombas são ligadas na energia da creche. Também estamos sem luz nos poste que ficam no centro do canteiro da rua das ostras. Lamentável essa situação principalmente nesse período de tanto calor onde as pessoas precisam tomar um banho e limpar suas casas o prefeito não tem respeito com esses moradores da rua da creche e das ruas vizinhas .mais uma prova da péssima gestão.

    ResponderExcluir
  11. População clama por água. Devido ao não pagamento da conta energia elétrica a cosern cortou a luz da creche e as bombas dos poços são ligadas na creche agora todos estão sem água e com os potes apagados muita escuridão na rua das ostras. A culpa é do prefeito que não está usando nosso dinheiro de forma correta. Isso nunca aconteceu nas gestões passadas. Parabéns a joao wilson. Miguel e Fafa que tiveram respeito com o povo de Gostoso. Só lembrando ao prefeito que sempre água não se vivi e água é um bem sagrado. Pague a conta da luz seu Renato de Doquinha. Respeite o povo.

    ResponderExcluir
  12. Em pleno verão a população de São Miguel do Gostoso sofre com a falta de água nas torneiras. Prefeito Renato não pagou a conta de luz e a cosern cortou a luz da creche portanto esse motivo não tem agum nas torneiras por que as bombas são ligadas na energia da creche. Isso é uma vergonha para a população de Gostoso. Lamentável essa situação água é um direito de todos os cidadãos.

    ResponderExcluir
  13. Queremos água seu prefeito Renato não poderemos viver sem água pague logo a conta seja responsável não deixe o povo lhe odiar mais do que já está sendo

    ResponderExcluir
  14. É ridículo achar que a ufrn vai melhorar a educação em São Miguel. Típico de quem está completamente afastado da realidade.

    ResponderExcluir
  15. Quem muda a educação de um município é o gestor junto ao secretário de educação. Nao adianta vir a UFRN se tudo vai ficar no papel.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente não temos um gestor que priorize a educação. Nem mesmo um secretário de educação que queira mydar esse desastre que ocorreu no ano de 2017 nao temos pessoas que tenha compromisso com nossos alunos. Por isso não tem como ter mudança pra melhor tudo sera igual ou pior em 2018 por que a ignorância desses gestores públicos é que destrói a educação do nosso município.

    ResponderExcluir
  17. Durante todo o ano de 2017 foi um troca troca de professores nas escolas públicas de ensino de sao miguel do Gostoso. Foi desastroso havia professor de história dando aula de ciências sem ter nenhum conhecimento na disciplina oferecida tinha professor de matemática dando aula de cultura. Um grande caos por isso o resultado do exame de seleção do IFRN foi desastroso. Uma única aluna foi aprovada. E por ser essa aluna filha de professores provavelmente era muito estudiosa e teve a ajuda dos pais .foram mais de 30 alunos escritos e so essa aluna teve aprovação. Os outros que tiveram aprovação sao das escolas privadas de Touros e 2 da escola olimpia Teixeira. Nao existe uma prova maior que essa para se comprovar o desastre nas escolas públicas municipais. Cabe agora o secretário de educação fazer um processo seletivo onde so será aprovado quem realmente é graduado e pós graduado para dar aula isso deve ser feito independentimente de partido político pois o que está em jogo é a nossa educação precisamos melhorar com urgência nosso ensino fundamental precisamos de alunos nos intitutos federais mas pra isso precisamos de bons gestores e secretários de educação que se interessen por uma escola com professores de qualidade. Principalmente na hora de contratar nao se pode contratar um professor de matemática para dar aula de cultura nao se pode contratar um professor que ainda está no primeiro período de uma graduação. É preciso ter responsabilidade nessas contrataçoes para que em 2018 nossa educação melhore isso é uma responsabilidade do secretário de educação. Nivaldo Batista. Nao se pode colocar em sala de aula um professor que nunca foi a faculdade ou seja que so tenha o ensino médio. Isso é crime mas infelizmente fizeram isso em 2017 .espero sinceramente que nossa educação melhore por que se continuar assim teremos nossos jovens sem saberem de nada sem nenhuma perspectiva de vida .educação é um direito e deve ser cumprido e precisa ser de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a leitora acima foi um caos em 2017 professores muito insatisfeito com o salário desistiam do contrato e outros nao tinham condições de assumir uma disciplina do qual nao eram graduados por isso a péssima qualidade de ensino que tivemos no ano de 2017 .sou a favor do processo seletivo por que so fica quem é bom quem tem currículo bom .espero sinceramente que o senhor Nivaldo Batista faça um processo seletivo. Em todas as áreas. Educação. Saúde e outras secretarias.

      Excluir
  18. Seria muito bom um processo seletivo por que evitava de muitas pessoas iriam perturbar o prefeito Renato e o secretário nivaldo por emprego faz um processo seletivo e pronto quem for melhor assume a vaga

    ResponderExcluir