domingo, 15 de julho de 2018

Lagoa do Cardeiro rompe (ou é rompida) para o mar. Mas moradores fecham a vala para a lagoa não secar


Por Emanuel Neri
Para alegria de uns, e tristeza de outros, finalmente a Lagoa do Cardeiro, em plena área urbana de São Miguel do Gostoso, abriu uma vala para o mar – espontaneamente ou não – e suas águas, em grande parte, acabaram indo embora. É provável que mais da metade das águas da lagoa escoaram para o mar.
O rompimento da estreita faixa de terra que separava a lagoa do mar ocorreu na manhã do último sábado (foto acima). A Prefeitura diz que o rompimento foi natural. Algumas pessoas têm dúvidas. O fato é que o rompimento da lagoa, conhecida por “abertura da barra”, foi um grande acontecimento na cidade, mobilizando pessoas contra, talvez a maioria, e a favor.
No domingo (15/7) à tarde, depois da divulgação deste post, um grupo de moradores foi à lagoa e, no braço, usando pás e baldes com areia, fechou a vala por onde a água estava escoando para o mar. Mais tarde, a Prefeitura colaborou com a operação. Usou uma retroescavadeira para completar o serviço de fechamento da vala. Se isso não tivesse sido feito, é provável que toda a água da lagoa iria escapar para o mar.
Entre a abertura da vala e, depois, seu fechamento pelos moradores, foi mais de um mês com a lagoa funcionando com sua capacidade máxima de armazenamento e suporte de água. O acesso a algumas praias – como Santo Cristo e Cardeiro – ficou bloqueado e houve outras sérias consequências da super enchente na lagoa. A rua da Xepa foi inundada, causando grandes prejuízos  a bares e restaurantes.
É claro que alguma coisa precisava ser feita. Mas, do jeito que ocorreu, foram grandes os danos à natureza. A primeira delas é o esvaziamento quase completo da lagoa, destruindo um dos mais importantes ecossistemas locais e um dos mais bonitos cartões postais da cidade. Houve outros danos ambientais com o escoamento da lagoa.
Depois que a lagoa escoou para o mar, dá para se tirar algumas conclusões em torno da batalha pelo esvaziamento ou não da lagoa. Um deles é a conscientização de moradores locais. Boa parte da população chegou a ocupar o local para evitar o crime ambiental que seria provocado pelo escoamento da lagoa para o mar.
No início da semana passada, os moradores descobriram que pessoas, de  madrugada, cavaram uma vala par esvaziar a lagoa. Munidos de pás, muitos moradores foram ao local, ainda pela manhã e, em pouco tempo, fecharam a vala. Nos dias seguintes, muitos deles fizeram plantão à noite, no local, para evitar o fim da lagoa.
Foi uma luta bonita de conscientização ambiental. Para estes moradores, os responsáveis pela super cheia da lagoa foram os proprietários que construíram seus imóveis – incluindo pousadas e restaurantes – em áreas da lagoa. Para estes, o mais importante era preservar a lagoa como estava, a qualquer custo.
É provável que houvesse outras soluções menos radicais do que a abertura da lagoa, mesmo que tenha sido espontânea, para o mar. O Idema, órgão ambiental do RN, propôs uma espécie de drenagem, com o uso de motores potentes e sifões, para que as águas conseguissem baixar a níveis adequados, sem rompimento.
Mas nada disso foi feito. E aparentemente houve um descuido da Prefeitura com a situação da lagoa.  Se a poder municipal tivesse seguido a orientação do Idema, a lagoa não teria sido aberta, mesmo espontâneamente, para o mar. O mais importante era salvar a lagoa, evitando o pior, o que acabou acontecendo.
Parece mesmo que a Prefeitura dormiu no ponto diante de ações que poderiam ter salvado a Lagoa do Cardeiro. É verdade que, apesar do esforço do secretário de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura, Fernando Castro, ao detectar o problema com antecedência e agir para que a situação não se agravasse, o poder municipal foi lento na adoção de medidas que resolvessem efetivamente a situação crítica da lagoa.
O esvaziamento da lagoa, mesmo sem ser a medida mais adequada, liberou os acessos para as praias. O caso da rua da Xepa, onde a inundação trouxe prejuízos a bares e restaurantes, também foi resolvido. A situação da Xepa  era crítica. Moradores e clientes estavam praticamente impedidos de transitar  por ali.
Agora, que a lagoa escoou para o mar, restam alguns ensinamentos.
Um deles é que a Prefeitura (e aí também inclui administrações anteriores) tem que evitar construções em áreas da lagoa. O outro é a necessidade de iniciativas práticas com mais rapidez e eficiência, como a sugerida pelo Idema, sem esperar pela situação extrema  - quando a força das águas provavelmente forçou o rompimento da lagoa.
Outro importante ensinamento deste episódio é a conscientização ambiental de grande parte dos moradores da cidade, culminando com o fechamento, no braço, no domingo, da vala que havia sido aberta para a água escoar. A batalha em torno da Lagoa do Cardeiro será, sem dúvida, um marco importante nas questões ambientais de São Miguel do Gostoso. Pelo jeito, nada na questão ecológica vai ser como antes.
Uma certeza. A preservação da natureza em São Miguel do Gostoso está em outro patamar. Com a batalha em torno da lagoa, ficou claro que parte da população não vai mais aceitar que crimes ecológicos ocorram na cidade sem que haja resistência.

15 comentários:

  1. A prefeitura nem a de hoje nem a de amanha vai poder fazer mais nada, principalmente após a construção de, não uma mas de, duas estações elevatórias de esgoto DENTRO da lagoa né? Além de uma, na rua da xepa, sobre um manancial.
    Seria muita ingenuidade pensarmos que algo pode ser feito depois desse ato irresponsável.
    Acho lindo a população defendendo a não abertura da barra, mas quando todas as outras ações foram feitas ficaram todos calados.
    Esse é o preço da omissão.

    ResponderExcluir
  2. Vejam os novos acontecimentos da crise da Lagoa do Cardeiro. No domingo à tarde, moradores de São Miguel do Gostoso obstruíram novamente a "sangria" da lagoa para o mar. Usando pás e baldes para carregar areia, estes moradores, que sempre foram contrários à abertura da lagoa, fecharam a vala por onde grande quantidade de água escapava para o mar. Mais tarde, uma retroescavadeira da Prefeitura ajudou na operação, aumentando a altura da barreira para que a água da lagoa parasse de escapar para o mar. Louvável a iniciativa destes moradores. A atitude deles mostra o grau de conscientização ambiental destas pessoas para evitar que um dos principais tesouros naturais da cidade fosse totalmente esvaziado. A lagoa faz parte de importante ecossistema de São Miguel do Gostoso e seu esvaziamento total poderia trazer sérios problemas ambientais. Além disso, a Lagoa do Cardeiro é um dos principais cartões postais gostosenses e sua destruição faria com que a cidade perdesse uma de suas principais atrações turísticas. Como a lagoa passou mais de 24 horas escoando para o mar, seus níveis atuais de água já são considerados adequados, sem causar os transtornos que estavam ocorrendo em alguns bairros de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Vamos esquecer a lagoa e voltar a questão da merenda escolar e da segurança pública do nosso município. Por que até agora nada foi resolvido.

    ResponderExcluir
  4. Não entendo por que tantos fogos essa gestão sempre foi muito alucinada por fogos provocando muito barulho tirando o sossego dos idosos e dos cachorros que ficam muito assustados .enquanto isso estamos com muitos problemas na cidade tais como a falta de segurança, saúde e educação. Tudo entregue às baratas .

    ResponderExcluir
  5. Em São Miguel do Gostoso o nepotismo continua pergunto aos vereadores se vão continuar sem fazerem nada ? Nepotismo é crime.

    ResponderExcluir
  6. Eleições já estão fervendo no RN e no Brasil e uma coisa que me deixa indignada é os filhos dos antigos políticos entrarem na política de forma escancarada. Isso prova o quanto a política é boa para essas famílias o quanto beneficia essas famílias já está na hora do povo bloquear esse tipo de atitude isso é um verdadeiro cartel onde a máquina do dinheiro passa de pai para filho e de mãe para filho. Não votem em Carlos Eduardo para governador pois o vice dele é filho de Rosalba Ciarline prefeita de mossoro. Não votem em Robinson Faria por que acabou com o RN tirou nosso direito de ir e vir por causa da falta de segurança. Atrasou os salários dos nossos policiais dos nossos professores e dos funcionários públicos. Digam não a esses candidatos. Votar é uma responsabilidade muito grande e devemos escolher um candidato que ajudou ao povo do RN. Não acreditem FMI falsas promessas por que todos vão mentir muito vão prometer o impossível. Vote nulo .essa será a melhor resposta.

    ResponderExcluir
  7. bom dia.
    1) sobre as estações e a construção desta obra faraonica do esgotamento sanitário, alem de ser uma obra inaugurada sem operação foi aprovada para sua construção pelo IDEMA a qual hoje é a boazinha.
    2) Titulo de cidadão gostosensse que foi prometido ao dono da empresa que embolsou milhões e outros que nao fizeram nada para merecer.... Sem comentários.
    3) A omissão da populacao
    4) secretarios da prefeitura sao funcionarios da prefeitura, nao existe isso de o secretário avisou e a prefeitura não fez, sr secretário ou outro funcionário peça para sair e por último,
    5)A falta de decisão planejamento e pulso da gestão desta prefeitura em tomar para si estes inteperes naturais.
    O correto e todos, sociedade civil, poder publico, esses vereadores de situação e de oposição, fazermos alguma coisa.
    vamos ajuntar todos pois a lagoa não e minha nem é sua, o município tambem.
    É nosso.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos moradores de Gostoso, que estão atentos. A lagoa realmente é linda e preservá-la, além dos óbvios benefícios ambientais, também é fundamental para a manutenção das belezas naturais que tanto encantam moradores e turistas.

    ResponderExcluir
  9. A bitolaçao por partidos ou candidatos pode atrapalhar na hora de escolher seu candidato a governador, deputado senador vamos fazer um boicote vamos nos respeitar por que nenhum político nos respeitou todos só pensam em ficar cada vez mais rico e piorar a situação do pobre que tem ficado ainda mais pobre não acredite em candidato indicado pelo prefeito nem seus vereadores sabe por que? Por que quem está ganhando com isso são eles que ganham muito dinheiro para sair de porta em porta pedindo votos para eleger esse bando de mentiroso que nunca faz nada pelo nosso município. Eles só vem aqui a cada 4 anos pedi voto.mas nunca vieram saber como está nosso município nunca procuraram saber se aqui o turismo funciona se a saúde está em condições de atender nosso povo se existe merenda escolar para nossos alunos .nem mesmo Fátima bezerra que ganhou o título de cidadã gostosense nunca mais voltou aqui para explicar por que não fez a creche que prometeu. Por isso minha gente de Gostoso nao vote em nenhum político mentiroso e enganador vamos dar o troco pelo nosso abandono.

    ResponderExcluir
  10. Turista chega a Gostoso e não tem nenhuma opção de passeio a não ser de bugyy ou quadriciclo. Secretaria de turismo nao atua como deveria e deixa a desejar. Aqui não temos nenhum ponto onde o turista pegue informações sobre a cidade ou sobre o que fazer para passar o tempo. O donos de pousadas poderiam exigir mais da janielle Linhares por que na campanha foi prometido melhoras nesse setor mas até agora nada foi feito. Precisamos de mais atração turística para agradar o nosso visitante.

    ResponderExcluir
  11. Isso mesmo não temos nenhum um lugar onde o turista possa ter informações sobre a cidade estamos esperando o quiosque que prometeram construir na entrada da praia do cardeiro na praça. Mas até agora não foi feito .temos uma gestão que não está funcionando e isso é preocupante

    ResponderExcluir
  12. Em breve vai começar o passa passa dos vereadores, prefeito os babão em suas casas pedindo votos para os candidatos que estão disputando vagas para governador,senador,deputados estaduais e federais. Que tal a gente bater a porta na cara desse povo que só vem aqui em época de eleição?? Vamos dar o troco

    ResponderExcluir
  13. Pedindo ao senhor secretário de educação e de esportes que preste mais atenção a alguns professores de educação física concursados qye estão ganhando dinheiro sem prestar nenhum trabalho para nossos alunos .moro nos morros e lá não estou vendo nenhum trabalho no esporte acho que já está na hora de pegar no pé desses professores de educação física. Ganhar dinheiro com a cara é crime.

    ResponderExcluir
  14. att Promotoria justiça, policia, prefeitura,em breve rest. c finalidade de uso de drogas, O MACONHÃO, Imagina em que rua!!!

    ResponderExcluir
  15. Alunos deixam de ir para o aulão em Ceará mirim por falta de transporte outros deixaram de ir para um campeonato de handebol na praia do Marco também por falta de transporte. É incrível como o nosso gestor não se preocupa com a educação dos nossos jovens isso é um absurdo . Péssima gestão.

    ResponderExcluir