segunda-feira, 9 de julho de 2018

Lagoa do Cardeiro atinge seu nivel de água mais alto. Solução tem que ser ambiental, controlada por Idema


Por Emanuel Neri
E mais uma vez a Lagoa do Cardeiro, em plena área urbana de São Miguel do Gostoso, volta a preocupar moradores da cidade e órgãos municipais e  ambientais do Rio Grande do Norte.
Com as chuvas do último final de semana, quando choveu torrencialmente por mais de 24 horas, a lagoa voltou a transbordar. O acesso para a praia do Santo Cristo foi invadido pelas águas, impedindo a passagem de veículos de moradores e de turistas de pousadas e restaurantes daquela praia.
É grave a situação da Lagoa do Cardeiro. Acredita-se que a lagoa nunca tenha chegado a um volume de água tão grande como o atual. Além do Santo Cristo, o acesso à praia do Cardeiro também está prejudicado. A água já invade pousadas, restaurantes e residências à margem da lagoa. Lamentavelmente, muitas propriedades ali tinham invadido ilegalmente as margens da lagoa.
O que fazer para amenizar os problemas causados pela Lagoa do Cardeiro?
Em anos anteriores, ao menor sinal de inundação desta lagoa moradores da região abriram acesso para que a água escoasse para o mar (veja foto acima, com lagoa quase sem água). A lagoa se esvaziava, arrastando em suas águas milhares de peixes e outras espécies marinhas. Era um crime ambiental para o qual muita gente fechava os olhos.
Agora, quando os olhos de órgãos ambientais estão voltados para São Miguel do Gostoso, esvaziar a lagoa é uma alternativa que sequer se pode pensar. Se alguém, como se fazia antes, abrisse a lagoa para o mar, seria multado e processado por órgãos ambientais, como o Idema, que cuida do meio ambiente no RN.
A própria população local, com poucas exceções, também se conscientizou de que a lagoa não pode ser esvaziada. No início desta temporada de chuvas, quando esta possibilidade foi levantada, houve quase um levante na cidade contra a medida. A regra é esta: a lagoa do Cardeiro tem que ser preservada, a qualquer custo.
É claro que as águas da lagoa também não podem impedir moradores de chegarem às suas casas nem turistas de se instalarem em pousadas. O que fazer, então? A Prefeitura tem optado quase sempre por paliativos. Joga areia nos acessos para os carros passarem.  Aí as águas sobem e alagam tudo novamente.
O fato é que, obrigatoriamente, toda e qualquer solução para o problema da Lagoa do Cardeiro passa pela orientação de um órgão técnico e ambiental. E este órgão se chama Idema, que está há algum tempo estudando o problema e já tem um relatório técnico com orientações sobre o que deve ser feito.
Estava prevista para esta segunda-feira (9/7) reunião da Prefeitura local com o Idema, para saber o que deve ser feito. O problema é que a Prefeitura demorou muito para buscar junto ao Idema uma solução deste problema. Para o Idema, pode haver uma espécie de drenagem para baixar as águas da lagoa.
Mas o Idema não admite, em nenhuma hipótese, que se abra a lagoa para o mar, o que antes era conhecido por “abertura da barra da lagoa”. Segundo o Idema, solução como esta causaria enormesdanos à natureza. O Idema também pensa na criação de uma Área de Preservação Permanente (APP) para o local.
Seja como for, a solução para a Lagoa do Cardeiro passa também pelo envolvimento da população de São Miguel do Gostoso. A lagoa é um dos mais bonitos cartões postas da cidade e importante santuário da natureza local. Nada pode desfigurar este paraíso. A preservação da natureza está acima de tudo.
Se você é de São Miguel do Gostoso, alie-se a este movimento para salvar a Lagoa do Cardeiro.  Acompanhe o que a Prefeitura pretende fazer depois de receber orientação do Idema. Não deixe aquele paraíso morrer. A Lagoa do Cardeiro é um dos nossos maiores patrimônios naturais - e tem que ser preservada.  
Abaixo, post anterior deste blog sobre manifestações de moradores locais contra o esvaziamento da Lagoa do Cardeiro. Veja também posição do Idema (nos Comentários) sobre a situação da lagoa.

22 comentários:

  1. Posicionamento (ainda não-ofical)do Idema sobre a Lagoa do Cardeiro:
    1)Criar Área de Preservação Permanente (APP) na Lagoa do Cardeiro e todo o seu entorno. A responsabilidade pela manutenção seria do município pelo fato de ser o órgão disciplinador do solo. O Idema pode orientar o município na gestão da preservação da lagoa.
    2)O Idema já elaborou um mapeamento desta APP da Lagoa do Cardeiro com o objetivo de contribuir com a criação de uma unidade de conservação. Entende que a área da lagoa deve ser devidamente protegida em função de suas fragilidades e importância ambiental e ecológica. Uma assessoria técnica do Idema vem cuidando, há algum tempo, deste projeto.
    3)A Prefeitura devia ter solicitado há mais tempo estudos técnicos do Idema sobre a situação da lagoa. Mas isso só foi feito na semana passada, com o agravamento da situação. O Idema vai disponibilizar estes estudos para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso.
    4)O Idema admite uma espécie de drenagem para diminuir o volume de água da lagoa. O município pode procurar a Defesa Civil do RN que também pode avaliar a situação e, se for o caso, autorizar o rebaixamento da lagoa.
    5)O Município deve fazer suas ações na lagoa com o máximo de cuidado e segurança ambiental para não afetar o equilíbrio ambiental da Lagoa do Cardeiro.

    ResponderExcluir
  2. Simples de se resolver é só baixar o nível da Lagoa que não deixará pessoas no prejuízo e tão pouco a lagoa secará.

    ResponderExcluir
  3. Deixem a lagoa em paz .todos os antigos moradores sempre souberam da existência da lagoa e que um dia ela iria acordar e foi o que aconteceu. O problema é que pessoas de fora não foram avisadas sobre a possibilidade de um dia a lagoa crescer e compraram terrenos muito próximo a lagoa do cardeiro. Por isso estão tendo prejuízo e querendo a todo custo secar a lagoa. Como nativa eu não aceito nem vou permitir que destruam a nossa lagoa deixem ela em paz .as pessoas que estiverem incomodadas por favor se mudem mas não prejudiquem a natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa. Lute por isso. A lei ambiental te agasalha. Existe uma APP e nunca foi respeitada. Prefiro vegetação e animais a casas e muros de humanos.

      Excluir
    2. Certa. Lute por isso. A lei ambiental te agasalha. Existe uma APP e nunca foi respeitada. Prefiro vegetação e animais a casas e muros de humanos.

      Excluir
  4. O problema não é a lagoa; o problema é o ser humano que constrói muito próximo da lagoa essa pessoas invadiram o lugar da lagoa. Só está faltando algum doido construir dentro da lagoa. E depois a culpa é da lagoa. Respeitem os limites.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável o que fizeram com 3 alunos do Ana Ribeiro: domingo foi o dia da prova do IFRN em João câmara apenas 3 alunos fizeram a inscrição. A diretora Senhora Edimaria conseguiu o transporte através da prefeitura e o vice diretor acompanhou esses alunos até joao câmara onde seria realizada a prova mas o vice diretor de Forma irresponsável perdeu o horário da prova e infelizmente os alunos não realizaram a prova .isso é um absurdo uma irresponsabilidade desse vice diretor do Ana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  6. Abriram a boca da barra. Isso não pode acontecer .vi agora no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olha gente todo mundo sabe que não é permitido abrir a lagoa do cardeiro, agora temos também que usar o bom senso, existe pessoas que estão sendo prejudicadas, essas pessoas deveriam procurar os orgãos competentes e pedirem para que fosse feito um trabalho que baixasse o nível da lagoa, só assim consequentemente resolveria o problemas das pessoas que estão sendo prejudicadas e que a lagoa continuaria estável com seu bom volume dágua.

    ResponderExcluir
  8. Crime Ambiental. Nesta madrugada, de terça para quarta (11/7), alguém abriu a "barra" da lagoa do Cardeiro para que suas águas escoassem para o mar. Mas parte dos moradores da cidade reagiu, foi ao local e fechou novamente o canal aberto para esvaziar a lagoa. A conscientização de parte da população, de que não se deve abrir a lagoa, é da maior importância. Passou a época em que, ao menor sinal de cheia na lagoa, alguns moradores - e principalmente aqueles que se consideravam prejudicados, exatamente os que construiram casas em áreas da lagoa - abriam o canal da lagoa e as águas escoavam para o mar, rapidamente. Agora isso mudou. A população está consciente de que a lagoa faz parte da natureza de São Miguel do Gostoso. E que nada pode ser feito ali sem a orientação técnica e ambiental do Idema. Abrir a lagoa na marra, sem autorização do Idema, é grave crime ambiental. Os responsáveis podem ser multados e responder a processos devido a esta prática ilegal contra o meio ambiente. Vamos continuar resistindo. E vamos pressionar a Prefeitura para que siga as orientações do Idema para amenizar os problemas causados pela enchente da lagoa, mas sem causar crimes ambientais. Fora isso, tudo o que se fizer ali é crime gravíssimo contra a natureza. Quem tentar abrir, na calada da noite, como foi feito nesta madrugada, a lagoa para o mar, vai ser punido pela população local e por órgãos ambientais como o Idema.

    ResponderExcluir
  9. Vamos ficar de olho nessas pessoas que estão fazendo isso com a lagoa. É preciso saber e entender que a culpa não é da lagoa e sim de quem construiu suas casas suas lojas muito próximo da lagoa. Vamos deixar os órgãos competentes resolverem. E quem for pego abrindo a barra tem que ser preso pois é crime ambiental .

    ResponderExcluir
  10. Emanuel não vamos permitir que façam um crime desses com nossa lagoa. Por favor vamos lutar contra a abertura da barra.

    ResponderExcluir
  11. Obra na praia da xepa causa transtornos para quem mora naquela região. As fossas do banheiro público estourou e tem uma fedentina causando um enorme constrangimento para os moradores e frequentadores da praia alguns comércios fecharam as portas e estão esperando resposta do poder público para resolver a situação. Até a secretária de turismo nao dar nenhuma previsão de quando vão resolver essa fedentina. E quem está sendo prejudicado são os moradores da praia. Além da fedentina tem também o risco de doenças por que a fossas estão abertas além de muita barata e ratos acho que a secretaria de saúde poderia fazer uma visita naquela área. .

    ResponderExcluir
  12. É preciso ter cuidado na hora de comprar terrenos aqui em gostoso todo mundo sabe que o dono do terreno quer vender o corretor de imóvel quer ter seu lucro e não avisa ao cliente que naquele lugar já tinha histórico de cheias de uma lagoa. Agora o problema está formado e não tem nenhuma solução para o caso .enquanto isso os donos de lojas e restaurantes estão tendo prejuízo.

    ResponderExcluir
  13. Enquanto as pessoas estão preocupadas com a lagoa eu estou preocupada com a merenda escolar que já faz um mês que não chega às escolas e creche do município gostaria muito de saber o que o secretário nivaldo Batista está fazendo com a verba que vem todo mês para a compra da merenda .escolar também gostaria de lembrar a ele que merenda escolar é um direito do aluno e que ele está tirando esse direito dos nossos filhos. Já cansada de esperar por resposta irei fazer uma denúncia ao ministério público para saber onde está sendo empregado o dinheiro da merenda escolar .pois já cansei de esperar respostas

    ResponderExcluir
  14. Meu filho foi fazer a prova do IFRN e por irresponsabilidade do vice diretor ele e mais dois alunos perderam o horário e não puderam entrar no ifrn para realizar a prova .foi um constrangimento para quem estudou e sonhar em estudar em uma escola federal. Que vice diretor irresponsável. Merece ter o cargo cassado.

    ResponderExcluir
  15. Já estou revoltada com essa falta de merenda nas creche. Falta de respeito com as crianças. Nivaldo onde vc está botando o dinheiro da merenda?? Responda tenha responsabilidade com o dinheiro público.

    ResponderExcluir
  16. Algumas pessoas aqui em gostoso estão pedindo ajuda para as pessoas desabrigadas de Touros mas não acho correto essas doações serem entregues na casa da pessoa. Acho que deve ser entregue na igreja ou no cras. Por que pode ser que as pessoas queira se aproveitar da situação. Vamos ficar de olho.

    ResponderExcluir
  17. Tem um indivíduo aqui em gostoso metido a projetos sociais que publicou no face que está arrecadado donativos para ajudar o povo de Touros. Eu não entendi por que essas doações devem ser entregues na casa dele??? Acho que por medida de segurança elas devem ser entregues nas igrejas ou em repartições públicas .é assim que fazem em outros lugares.

    ResponderExcluir
  18. E finalmente a lagoa do cardeiro estorou, agora dizer a verdade é preciso, o poder publico do nosso Municipio poderia muito bem ter evitado todo esse blá blá blá que aconteceu, o certo seria baixar o nível da lagoa, hoje essa empresa que fez o saneamento continua em nossa cidade que tem todo o material que seria necessário para baixar o nível da lagoa, faltou açao dos nossos governantes, ou secretariado devagar esse do atual Prefeito.

    ResponderExcluir
  19. se é crime abrir e esses idiotas que fecharam! ela abriu só, então que feche só pela força da propria natureza, e não desses que querem pescar peixes contaminados, tão com fome?

    ResponderExcluir
  20. Sr. secretario de educação tenha sensibilidade com os alunos do IF, pois os mesmo em semana de prova o transporte escolar esta chegando de 8:00 horas em João Camara prejudicando os mesmo, alem do mais a turma que estuda a tarde tem que ir no horário da manha pois não tem carro a tarde e consequentemente os alunos da manha so podem vim as 18:00 quando termina o horaro da tarde, o senhor como educador não acha que esta prejudicando os alunos em uma semana decisiva para o final do simestre.

    ResponderExcluir