domingo, 10 de dezembro de 2017

Recicla Gostoso coleta 28t de lixo, mas ainda é pouco. Ajude São Miguel do Gostoso a reciclar todo seu lixo



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem um programa, importante e sintonizado com os tempos modernos, que precisa contar com mais apoio de quem mora na cidade. E entre estes setores estão especialmente empresários, proprietários de supermercados e lojas, donos de pousadas, de bares e restaurantes.
Trata-se do programa Gostoso Recicla, que já coleta 40% do chamado lixo reciclado da cidade – basicamente plástico, papelão, metal e vidro. Em apenas nove meses deste ano, foram coletadas 28 toneladas deste lixo. Mas a coleta poderia ser muito  mais que o dobro disso caso houvesse maior apoio da comunidade.
São Miguel do Gostoso faz parte de uma elite de cidades brasileiras que coletam seu lixo. Atualmente apenas 20% das mais de cinco mil cidades brasileiras reciclam seu lixo. É ainda muito pouco. Os resíduos reciclados por estas 20% de cidades do pais representam apenas 3% de todo o lixo produzido no Brasil.
E olha que interessante. São Miguel do Gostoso sai na frente ao fazer parte deste bloco de cidades que recicla, ou que tenta reciclar, seu lixo. Mas o que poderia ser um motivo de orgulho da cidade está enfrentando sérios problemas devido à baixa adesão da população. Para que o programa se sustente precisa haver mais lixo reciclado.
Ainda é baixo, por exemplo, o numero restaurantes e pousadas que aderiram efetivamente ao programa. São Miguel do Gostoso é uma cidade turística. Então é de fundamental importância que este setor de negócios colabore com o Gostoso Recicla. Os clientes destes estabelecimentos com certeza vão gostar.
O Recicla Gostoso foi criado por um grupo de moradores da cidade preocupados com a questão ambiental de São Miguel do Gostoso. O mais importante programa ambiental local é estruturado a partir da Associação Cooperativa Gostoso Recicla, que reúne nativos e moradores identificados com soluções para o lixo.
A Associação Cooperativa Gostoso Recicla conta com associados e alguns deles trabalham diretamente na operação de coleta do lixo. Devido à baixa adesão da comunidade, o dinheiro arrecadado com o lixo reciclado não está dando para pagar as despesas do programa.  O programa vive atualmente com grandes dificuldades.
Para vocês terem uma ideia, o dinheiro arrecadado com a reciclagem de lixo dá para pagar hoje menos da metade de um salário mínimo para os cinco moradores que atuam diretamente na operação. Se isso não bastasse, há ainda despesas com energia elétrica, combustível para os veículos do programa, além de outros gastos.
A coordenação do Gostoso Recicla gostaria que pelo menos um salário mínimo fosse pago mensalmente a estes cinco moradores que fazem a operação da coleta e seleção do lixo da cidade. A fonte deste dinheiro vem da venda do material reciclado produzido por residência e estabelecimentos comerciais.
Como falta dinheiro, o Recicla Gostoso se vira como pode. No próximo dia 21 de dezembro, o programa vai realizar um bazar durante todo o dia, na Pousada Mar de Estrelas, para tentar cobrir despesas e pegar pelo menos um salário para quem trabalha na operação. Outras iniciativas semelhantes serão adotadas.
80 toneladas de lixo 
O fato é que o Recicla Gostoso, programa pioneiro e que deve receber apoio de todos, precisa aumentar sua coleta para que o programa se torne auto-sustentável, pagando todas as sua despesas. O Recicla Gostoso calcula que a cidade produz hoje em torno de 80 toneladas de lixo reciclável por ano.
Se a coleta chegasse próximo a estas 80 toneladas de lixo reciclável, a direção do Recicla Gostoso acredita que o programa caminharia com suas próprias pernas. 
Mas pode ser menos. Como apenas 28 toneladas foram coletadas este ano, bastaria que se dobrasse este número para 56 toneladas – e isso já melhoraria muito a situação financeira do Gostoso Recicla. A direção do programa acredita que, para chegar próxima à coleta de 80 toneladas, precisa ter grande apoio da população.
A reciclagem de lixo é uma atividade abraçada hoje por sociedades modernas, preocupadas com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida. O lixo reciclado deixa de ir para o “lixão”, amenizando o problema do acúmulo de lixo nas cidades. Mas São Miguel do Gostoso ainda precisa crescer com isso.
Em 2018, a direção do Gostoso Recicla vai centrar esforços na coleta residencial. O foco inicial do programa foi em pousadas e restaurantes. Mas ainda há descaso. Algumas pousadas e restaurantes misturam garrafas e plástico, por exemplo, com papel higiênico. E este lixo acaba sendo desperdiçado.
O ideal é que o Gostoso Recicla tenha o apoio de todos os estabelecimentos da cidade, sejam comerciais e residenciais. População e empresários tem que fazer sua parte, separando adequadamente o lixo a ser coletado. Se todos fizerem isso, São Miguel do Gostoso sai na frente no modelo de cidade que recicla seu lixo.
Você pode obter mais informações sobre o Gostoso Recicla pelo Facebook Cooperativa Gostoso Recicla ou pelo HTTP://instagran.com/gostosorecicla. Colabore com este grande programa. São Miguel do Gostoso está dando exemplo de que pode administrar seu lixo de forma responsável e ambientalmente adequada.

8 comentários:

  1. Ruas de São Miguel do Gostoso estao com muita areia seria muito bom se o poder público mandasse tirar por que tem causado muita poeira. As obras de saneamento básico trouxeram essa areia pra myito próximo das calçadas. Peço aos responsáveis que mandem fazer uma varredura nessaa ruas .obg

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom que varessem as ruas senhora Nenem de Lala por favor tire essas areias das ruas

    ResponderExcluir
  3. A cada ano o número de alunos aprovados no ifrn diminui aqui em São Miguel do Gostoso. Isso tudo é o reflexo do ensino fundamental que é muito mal aplicado a começar pelas contrataçoes onde se contrata professora de ciências para dar aula de história onde professor de história da aula de ciências. E assim é nosso ensino fundamental também faltando 2 meses para as provas do IFRN a gestão atual cancelou o curso prointec que ajudava aos inscritos fazerem simulados para o dia da prova alegando falta de dinheiro para pagar aos professores mas não dispensou os cargos comissionados que vivem ate hj babando o prefeito. Dessa vez so passou que realmente é bom e teve apoio dos pais que sao professores e ajudaram dando aula aos seus filhos em casa por que se depender desse ensino fundamental local será cada vez mais difícil ter alunos nossos nos institutos federais e esse ano foi a vergonha escancarada so 4 alunos foram aprovados e so 3 pertencia a escola Ana Ribeiro e a outra vinha de uma escola privada de Touros .isso é mais uma prova da péssima gestão que estamos sendo obrigados a suportar. Nao é admissível que em 2018 nossa educação continue assim de péssima qualidade. Que o responsável pela educação faca processo seletivo onde so sera chamado para dar aula quem tiver o melhor currículo. Ai sim teremos uma educação de qualidade. Por que esse ano ate quem nunca foi a uma universidade deu aula para o ensino fundamental. Por isso a grande maioria dos alunos nao tiveram condições de passar na prova do IFRN. É lamentável mas é uma realidade em Sao Miguel do Gostoso .espero que o secretário de educação senhor Nivaldo Batista faça um processo seletivo e escolha os melhores independentimente de partido político ou adversários por que acima de qualquer coisa está a melhoria da nossa educação. Está na hora de mostrar para o povo que vcs estao interessados em mudar para melhor nossa educação. Assim desejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo leitor(a) concordo com vc as escolas do município tem poucos professores qualificados so quem dar uma boa aula sao os afetivos porem os contratados muitos nao tem nem o diploma e outros nunca foram a faculdade. É importante que se faça um processo seletivo para escolher os melhores para fazer da educação de Gostoso uma educação de qualidade por que em 2017 foi um verdadeiro caos .precisa haver uma conscientização por parte do secretário de educação onde o qye importe seja melhorar a educação que se esqueça adversário político e que pense nos nossos alunos. So pode contratar quem tiver um bom currículo com pos graduação. Para assim fazer Nossa educação ser a melhor do mato grande.

      Excluir
  4. População pede socorro essa gestão é a pior qye ja tivemos no nosso município a cada dia mais desrespeito com os funcionários e dessa vez foi com o posto de saúde. Que gestão sem noção é essa quanta gente mal educada e sem respeito ao próximo. Nao dar mais pra suportar está na hora de fazer alguma coisa para tirar esse prefeito e toda a cambada dele por que perderam a noção de tudo péssima gestão.

    ResponderExcluir
  5. Hoje foi divulgado o resultado do exame de seleção do IFRN. Pra nossa surpresa tivemos o seguinte resultado: 4 alunos aprovados de escola privada de Touros. 2 alunos da escola Estadual Olímpia Teixeira e so 1 aluna da escola municipal Ana Ribeiro. Isso quer dizer que: O ensino fundamental do nosso município está tao ruim que so conseguiu aprovar uma aluna para o Instituto Federal de ensino. Isso tudo é o reflexo da péssima gestão e do secretário de educação do município. Por que por questões políticas contratou professores que nem graduados eram e muitos nem faculdade faziam. Esse é o resultado da educação de Gostoso. Por isso sou a favor de um processo seletivo para melhorar a qualidade de ensino no ensino fundamental do município está na hora do prefeito junto com o secretário de educação mudar essa realidade absurda em nosso município nao se pode contratar ninguém so pra agradar em trocas de favores é preciso pensar no futuro do nossos alunos e escolher melhor os professores que vao lecionar em nosssas escolas tanto da sede como dos distritos. Vamos deixar as rivalidades políticas e selecionar o que é melhor pra o ensino fundamental. Espero que o prefeito Renato e Nivaldo Batista mude essa péssima realidade de ensino. 2018 precisa ser diferente.

    ResponderExcluir
  6. Com toda essa gestão descontrolada Renato de Doquinha não ganha nunca mais nem pra vereador. Eu ouço essa conversa todo dia aqui em gostoso todos estao falando a mesma coisa. Eu acho que ele não tem como ganhar uma eleição nunca mais. Renato teve o poder maos mas infelizmente a ignorância nao tem deixado ele administrar .e isso tem feito desse município um verdadeiro caos em todos os setores. Saude , educação assistência social , turismo . Limpeza urbana tudo está sem funcionar

    ResponderExcluir
  7. Em 2017 faltou tudo nas escolas desde de um grupo de professores qualificados a merenda escolar.

    ResponderExcluir