terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Réveillon de São Miguel do Gostoso atrai milhares de pessoas; Festa movimenta cidade, turismo e comércio



Por Emanuel Neri
E o réveillon 2015/2016 em São Miguel do Gostoso foi, sem dúvida, o melhor de toda a história da cidade.
São Miguel do Gostoso ficou cheio de gente de todas as partes do Brasil e exterior. Nunca se viu tanto turista na cidade. Todas as pousadas – com exceção daquelas que colocaram seus preços de pacote do réveillon nas alturas – ficaram lotadas. O mesmo aconteceu com bares e restaurantes. Tudo funcionou muito bem na cidade.
O comércio de São Miguel do Gostoso faturou bastante. Supermercados, farmácias, lojas, empórios de bebidas, oficinas mecânicas – tudo mais que dobrou seu movimento em relação a outras datas.  E a Prefeitura do município também contribuiu muitíssimo para o êxito desta grande festa de inicio de ano.
Na noite do dia 31 de dezembro, a Prefeitura organizou um grande show na praia da Xepa, principal ponto de movimentação da cidade. Contratou uma excelente banda, a Perfume de Gardênia, para fazer a festa do réveillon para moradores e turistas. A festa ali foi até de madrugada. Ambulantes de bebidas e comidas venderam muito.   
E a festa na praia da Xepa também foi animada por uma banda local, o Substância Zero, que é liderada por Fabiano Garcia. O ponto alto da festa foi o grande show de fogos de artifício (foto), que demorou mais de dez minutos e marcou, com muita animação, a entrada de 2016. Muita gente aproveitou para ir à praia e dar os pulinhos nas ondas, para dar sorte no novo ano.
Houve ainda muitas outras festas em outros pontos da cidade. Bandas tocaram em bares e em festas particulares, animadíssimas, principalmente em condomínios residenciais. Bares como o Spaço Mix e Jack Sparrow realizaram festas bastante concorridas. Houve ainda ceias especiais em pousadas e restaurantes da cidade.
São Miguel do Gostoso realizou, sim, um grande réveillon. E a data entrou definitivamente no calendário local como uma festa que atrai muitos turistas, movimenta toda a estrutura turística e comércio, gerando empregos e receitas.  A tendência são os réveillons dos próximos anos serem ainda mais movimentado.
Um detalhe positivo. Apesar do grande número de turistas presentes a São Miguel do Gostoso, não houve uma única ocorrência policial mais grave. Prova de que a polícia e a estrutura de segurança local funcionaram muito bem. A população espera que que esta calmaria continua sempre, especialmente no período de alta estação e de verão.
Já há informações de que empresas que organizam grandes festas em espaços públicos, sempre em cidades turísticas, querem também realizar seus eventos em São Miguel do Gostoso. Estas festas, tipo “raves” de música eletrônica, movimentam milhares de pessoas, vindas principalmente do Centro-Sul do país, em especial São Paulo e Rio.
Mas São Miguel do Gostoso precisa pensar se este tipo de festa – que também tem alguns fatores negativos, como a complexidade do evento e o grande número de participantes – é o melhor para a cidade. Festas semelhantes já foram realizadas em Trancoso (BA), Fernando de Noronha (PE) e São Miguel dos Milagres (AL). A população tem que pensar se isso é melhor para a cidade.
Ainda este ano, há grande possibilidade de acontecer um show do Paralamas do Sucesso na cidade. Um dos integrantes da banda, o Bi, que tem casa na cidade,  se comprometeu com a prefeita Fátima Dantas a aproveitar uma turnê da banda ao Nordeste e trazê-la a São Miguel do Gostoso. Se isso acontecer, milhares de pessoas serão atraídas por este show, que tem Herbert Viana como cantor.
Carnaval e Banda da Ribeira
Passado o réveillon, agora vem o Carnaval, que também atrai muita gente para a cidade. A Banda da Ribeira, tradicional banda de Natal que todos os anos abre o Carnaval de São Miguel do Gostoso, se apresentará aqui no dia 23 de janeiro, um sábado. Antes disso, haverá feijoada para arrecadar dinheiro para pagar a banda.
A feijoada para ajudar a pagar as despesas com a Banda da Ribeira será realizada no próximo domingo (10/1), a partir das 13h, na Pousada Vivenda da Terra. O ingresso para a feijoada custa R$ 25,00 para quem comprar antes – no dia, custará R$ 40,00. Os ingressos podem ser comprados em pousadas, restaurantes e bares.
É importante que a comunidade local – e turistas – participem da feijoada para ajudar no pagamento da Banda da Ribeira. A Prefeitura também vai cobrir parte das despesas com a vinda desta banda. Além de abrir o Carnaval local, a Banda da Ribeira atrai admiradores de Natal, o que ajuda a movimentar o turismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário