sexta-feira, 29 de agosto de 2014

São Miguel do Gostoso vai reformar a praça da praia da Xepa e criar ali espaços para restaurantes e lazer



Por Emanuel Neri
Até o final do ano, São Miguel do Gostoso vai ganhar uma nova área de lazer. Ela ficará no local onde hoje funciona a praça da praia da Xepa (foto), um dos locais mais movimentados da cidade. Tudo ali será reformado e ampliado, com novos jardins, iluminação especial e cinco quiosques que serão utilizados por bares e restaurantes.
A revitalização da praça da Xepa é uma parceria entre três empresas, liderada pela Scheneider, do setor elétrico, e mais a Prefeitura local. Devem ser gastos em torno de R$ 350 mil, com R$ 140 mil sendo pagos pelos cofres municipais. As obras  começam em duas semanas e devem terminar no final do ano.
Praticamente tudo que existe hoje na praça da Xepa será mudado. A quadra de esportes será deslocada para um ponto mais avançado da praça e, em seu lugar, será feito uma espécie de tenda onde ficarão os quiosques que servirão para instalação de bares e restaurantes. Será uma espécie de praça de alimentação.
Outra mudança ocorrerá no local onde hoje funciona um restaurante. Ali será transformado em prédio para abrigar a Secretaria de Turismo e quiosques de informações para turistas e venda de artesanato. O restaurante que hoje funciona ali ocupará um dos novos cinco quiosques da praça de alimentação.
Um dos pontos altos da nova praça será a iluminação, com lâmpadas LED. Será utilizada energia solar para a iluminação de toda a área. A tendência é que a praia da Xepa concentre a maioria dos restaurantes e bares da cidade, transformando-se num dos pontos de grande atração para a visita de turistas.
Novo espaço para festas
Proprietários de pousadas e restaurantes da praia da Xepa se reuniram esta semana como a prefeita Fátima Dantas para serem informados sobre o projeto e as mudanças que serão feitas ali. Estes empresários temiam que o local servisse para festas barulhentas que prejudicassem seus negócios e o turismo local.
Mas a tendência é que muitas das festas que hoje são feitas na Xepa sejam transferidas para um centro de esportes e eventos que está sendo construído próximo a São Miguel do Gostoso pela família Venâncio. Ali vão funcionar campos de futebol, área para outros esportes e arena para a realização de festas.
O barulho provocado por festas na praia da Xepa sempre gerou reclamação de moradores vizinhos, pousadas e restaurantes que ficam nas imediações. Quando há festas ali, há muitas reclamações de turistas que não conseguem descansar por causa do barulho provocado por shows e festas na praia da Xepa.
Acredita-se que, com a construção do centro esportivo e de eventos da família Venâncio, muitas destas festas serão transferidos para aquele novo espaço. O centro dos Venâncio terá um amplo estacionamento interno para carros, além de banheiros e outros equipamentos para atender os visitantes.
A previsão é a de que pelo menos parte do espaço de festas dos Venâncio seja entregue até o final deste ano. Esta área também pode ser utilizada por bares e casas de show de São Miguel do Gostoso que hoje enfrentam problema com vizinhos e pousadas por causa do barulho provocado por suas festas.
É uma boa notícia saber que a praça da Xepa será reformada e modernizada. Mas é importante que a Prefeitura compre a ideia de empresários locais para que o local seja utilizado como um novo cartão postal da cidade, com espaço gastronômico e área de lazer, sem servir para festas barulhentas.
É bem provável que, dos eventos realizadas hoje na praia da Xepa, apenas Carnaval e  festas do padroeiro e emancipação continuem ali. O ideal é que, com o tempo,  estas festas sejam transferidas para outro local, mais afastado da cidade, para não causar transtorno à vizinhança e prejuízos ao turismo.
Veja, abaixo, link com informações sobre o centro esportivo e de eventos que a família Venâncio está construindo na cidade, bem como post deste blog sobre problemas com última grande festa na praia da Xepa.

14 comentários:

  1. amigo, acho q as festa de gostoso deveria,ser na praia da xepa...os donos de pousadas de gostoso,so pensa em dinheiro,..e cada fez ficar mais rico..

    ResponderExcluir
  2. amigos tenha calma ..miguel texeira vai voltar a ser prefeito de gostoso,vc vão ver....

    ResponderExcluir
  3. achei boa a ideia das festas e casa de show irem pra um lugar mas afastado da cidade, ate pq o certo seria as casas de show serem todas fechadas,com gesso, e etcs, elas. ganhariam ate mas, mas por outro lado, è perigo ser afastado demas, ate porque sabemos que são miguel tem crescido e os roubos tem crescido tambem.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso, ja faz 3 dias q esta faltando agua na rua alto mar, sei dessa rua pq moro nela.
    agora pra Valmir, Marco de luiz dodó, e clerio eles não estao nem ai pois na casa deles tem poço, os outros q se exploda.
    Mais campanha pra governo ta bem aí,eles vão vir na casa da gente pedir votos e agente vamos pedir é agua nas torneiras da gente, isso é oque é bom. e não votar nesses corrupitos....

    ResponderExcluir
  5. Nossa e mais uma vez projetos que visam apenas alguns empresários de São miguel do gostoso, alguns donos de pousadas que de 365 dias do ano passam pouco mais de um mês para descanso aqui na cidade ou apenas para querer mudar culturas da cidade reclamando e ignorando a cultura nativa, vejam só "acabou a voz dos nativos", nossa é incompreensivo, você não acha que a tal casa de show fica longe de muitos, se alguns tem carros e motos, ah beleza, mas os outros que tentam se divertir e não tem veículos vão a pé??? Ótimo... Tanta coisa para se preocupar visando o estado que ta a cidade de São Miguel do Gostoso, vão fazer uma reforma não tanto agradável para muitos, alias eu tô inclusa entre esses que não se agradou com a ideia, ainda não resolveram o trafego de veículos nas praias, já querem fazer um avanço desgastante, onde, com certeza com isso vai haver mais e mais trafego de veículos na orla marítima, mas do que adianta "OS NATIVOS NÃO TEM MAIS VOZ!"

    ResponderExcluir
  6. Muito vergonhoso .populacao sem agua eles pensam em lazer.

    ResponderExcluir
  7. é tanta besteira que tão fazendo que na próxima eleição vai ser facil tirar esse povo

    ResponderExcluir
  8. Eita que tantos comentários medíocres, gente o assunto abordado é outro, essa reforma do terminal turístico de nossa cidade só vai deixar engrandecer o turismo local, tudo indica que vai ficar muito bonito, agora é claro tem gente que não vai gostar, só pode, mas com certeza toda população vai gostar, e com certeza vai beneficiar outras pessoas da nossa cidade, gerando renda as famílias e a toda cidade. Parabéns estamos na torcida que tudo der certo.

    ResponderExcluir
  9. Existe um comentário acima que o anônimo diz que o ex-Prefeito Miguel Teixeira vai voltar a ser Prefeito de Gostoso, acho difícil cara, quem não lembra que ele deixou a nossa cidade feita um lixão, desprezou a saúde do Município pois não tinha médicos de plantão nem medicamentos no Centro de saúde funcionou como uma fachada, segurança não existiu, as estradas abandonadas e a Educação também, hoje tem gente que fala ainda, mas temos uma saúde funcionando muito bem, as estradas estão boas pois a atual administração conseguiu máquinas para o nosso Município, o lixão que estava tomando conta da nossa cidade hoje já não existe mais, existe um melhor quadro de policiais em nosso Município e a Educação funcionando muito bem, pois temos uma secretaria filha nossa terra que não mede esforços para andar em todas as Escolas do Município, tomando conhecimento de tudo, os problemas existe sim, pois daqui a 80 ou 100 anos também irão existir do mesmo jeito, pior seria se o nosso Município hoje fosse administrado por pessoas sem noção administrativa nenhuma como temos aqui em nossa cidade que só levam a vida em bebedeiras e outras coisas também, para se administrar um Município não é só eleger qualquer um não, vamos observar as atitudes e comportamento e capacidades de cada candidato, pois pelo contrário muitos Municípios do nosso país hoje vivem no abandono por falta de bons administradores.

    ResponderExcluir
  10. É verdade senhor anônimo, existe sim pessoas que puxam o saco de certos administradores, mas quem sabe da verdade é a população que durante 08 (oito) anos viveram uma péssima administração deixada pelo ex-Prefeito.

    ResponderExcluir
  11. eu discordo com o comentário acima aqui falta muita segurança pois a escola Olímpia Teixeira foi assaltada 3 vezes nos ultimos 4 dias onde está a policia que não encontra esse ladrão ? porque que as autoridades nao fazem nada ?toda a merenda foi furtada e outros objetos e ninguem sabe quem é esse assaltante que quebrou a grades de proteçao e entrou na cozinha da escola po 3 vezes os alunos estão sendo prejudicados peço a policia militar que faça alguma coisa pela escola pois meu filho é aluno e está com medo de haver mais assalto cadê os policias que disseram que iam chegar pra combater os crimes na nossa cidade?vamos agir senhora prefeita a sua cidade não tem segurança faça alguma coisa

    ResponderExcluir
  12. O PT é assim: pão e circo. E o Maceió sem água na torneira

    ResponderExcluir
  13. Emanoel pare de puxar o saco de Dilma e do PT.

    ResponderExcluir
  14. Péssimo plano de fundo. Não consigo ler nada.

    ResponderExcluir