domingo, 1 de dezembro de 2013

Polícia tenta moralizar o trânsito de São Miguel do Gostoso, mas vozes do "atraso" se levantam contra



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso - ou pelo menos parte da sua população - tem uma enorme vocação para enveredar pelo caminho do atraso, preferindo seguir pela trilha errada que leva à uma espécie de cidade sem lei.
Quando se tenta moralizar a cidade, fazendo com que a população cumpra as leis, é um Deus nos acuda - e o mundo ameaça desabar sobre quem anda na linha e faz questão de cumprir as leis.
A mais nova manifestação deste atraso é uma onda que surgiu em São Miguel do Gostoso contra a tentativa da polícia de moralizar o trânsito da cidade.
É importante dizer que a maioria da população de São Miguel do Gostoso não se alia à voz do "atraso" na desordem do trânsito. É uma minoria que, infelizmente, abraça este retrocesso, mas que tem poder de influência, especialmente junto a alguns setores da sociedade.
No último mês, houve mais de uma blitz da Polícia de Trânsito, com a apreensão de motos e veículos irregulares que trafegam pela cidade.
É errado fazer isso? Por acaso o trânsito de São Miguel do Gostoso não estava precisando de um choque de ordem, punindo-se aqueles que dirigem em alta velocidade, muitas vezes embriagados, sem habilitação profissional, com motos sob suspeitas de serem roubadas, sem capacetes e com seus canos de escape adulterados?
Vocês perceberam que, depois destas ações da Polícia de Trânsito, praticamente acabou o barulho ensurdecedor provocado por motos com canos de escape adulterados?
Perceberam que diminuíram os “rachas” de motos na cidade e que caiu também a presença de menores dirigindo veículos nas ruas, sempre com o consentimento de seus papais irresponsáveis?
Pois há agora uma reação das vozes do atraso contra estas ações da Polícia de Trânsito.
O comandante da PM da cidade, sub-tenente Édson, foi convocado para depor nesta segunda (2/12), na Câmara Municipal, para explicar de quem partiu a ideia para fazer esta ação moralizadora que tenta por fim ao trânsito maluco e irresponsável.
Parece absurdo, mas tudo isso é verdade. A PM agora vai ter que explicar suas ações na Câmara.
Pois saibam os senhores vereadores – e a população de um modo geral - que quem pediu a ação da Polícia de Trânsito não foi a Prefeitura nem a Câmara Municipal. Foi a maioria da população de São Miguel do Gostoso.
E este pedido foi feito durante a audiência pública, realizada há mais de um mês na cidade, para tratar da questão da segurança pública.
Nesta reunião, muita gente pediu apoio do comando da Polícia de Trânsito para moralizar o trânsito irresponsável da cidade.
Do jeito que estava, havia sérios riscos de atropelamentos e mortes. Vários acidentes já tinham ocorrido (foto), a maioria deles provocados por motos que trafegavam em altíssima velocidade – algumas delas guiadas por menores. Pessoas saíram feridas e até hoje sofrem sequelas destes acidentes.
Os “rachas” na cidade -de motos, automóveis e caminhonetes - eram constantes. As motos passavam sobre lombadas e empinavam a roda dianteira do veículo, correndo o risco de derrapagem  e de atropelarem moradores. É isso que são Miguel do Gostoso  quer?
E o barulho dos canos de motos adulterados, que deixava a população enlouquecida com aquele barulho ensurdecedor? E o trânsito maluco pelas praias urbanas da cidade, que diariamente põe em risco a vida de banhistas?
São Miguel do Gostoso quer continuar convivendo com isso?
Pois na hora em que a Polícia de Trânsito começou a pôr ordem nesta bagunça, parte da cidade – aqueles irresponsáveis de sempre - se levantou contra.
Na semana passada, a rádio da cidade, que é comunitária – ou seja, que devia se envolver com o bem-estar da comunidade - , fez pesados ataques à ação da polícia. Políticos também temem perder apoio com a ação moralizadora dos políciais.
Pois fiquem certos que, apesar da reação, a ação da Polícia de Trânsito vai continuar. A polícia vai continuar apreendendo motos e veículos irregulares.
E mais: a polícia está fazendo um monitoramento diário de todas as motos que andam de forma irregular e com canos adulterados.
Chegou a hora de saber quem é a favor da moralização do trânsito de São Miguel do Gostoso ou quem está do lado do atraso, defendendo o caos que existia antes nas ruas, com inúmeras irregularidades de trânsito a todo o momento, com grande risco para a população.
Este blog defende a lei e pede a moralização do trânsito de São Miguel do Gostoso.
Não dá mais para se aceitar a “barbárie” do trânsito que existia antes. O noBalacobaco está aberto para este debate. Vamos saber quem é a favor ou contra à moralização do trânsito desta cidade.
Veja abaixo post anterior do noBalacobaco falando de blitz anterior da Polícia de Trânsito em São Miguel do Gostoso:

20 comentários:

  1. AVISO DA SOCIEDADE NATIVA AOS "IMIGRANTES"

    Preste atenção no que você escreve "Sr. Manel", A cidade não é feita apenas de empresários oportunistas que usa o nome de nossa cidade pra ter apenas lucros. Tenha certeza que aqui ainda mora pessoas simples e que vivem da roça e da pesca, onde ter o pão de cada dia é o essencial. Antes de vocês chegarem, São Miguel do Gostoso era uma vila de pescadores e por esse motivo ficou conhecida como um paraíso de se morar. Se tão incomodado com o nosso jeito de viver que sumam, porque faremos o que for preciso para que ela não se transforme em uma "PIPA", e aqueles que se levantarem contra a sociedade "NATIVA" verá o que é a força de um povo.

    PS:Creio que não esqueceram que certos pousadeiros iam sendo lixados por querer acabar com o carnaval. Saiba "Sr. Manel" que o dinheiro compra tudo,menos a vida de alguém, pois só temos uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês Nativos venderam suas terras paras os de fora e agora querem ser donos da cidade? Antes de você ser nativo a terra era dos indios, então não vem com estória. Só o indio foi o dono e primeiro habitante de Gostoso. Agora Gostoso é de todos. Conheci Gostoso pobre, suja e sem luz e estrada. E não vem querendo ameaçar pousadeiro de ser linxado porque quem fizer isso vai pra cadeia. Espero que você não tenha nenhum parente ou não venda o seu peixe para nenhuma pousada e que não se beneficie do dinheiro deles.
      Salete do Edú

      Excluir
    2. AVISO DA SOCIEDADE DOS INDIOS POTIGUARES AOS NATIVOS

      Não queremos nativos em nossas terras, Gostoso pertence a nós indios e verdadeiros donos dessa terra que era o paraíso antes dos nativos chegarem.

      Sátira é claro meu caro Emanuel para o que esta senhora acima aí escreveu

      Excluir
  2. Emanuel, muito pretensioso esse seu "AVISO DA 'SOCIEDADE NATIVA' AOS IMIGRANTES"! Isso é sim a colocação de algum ou outro ignorante mas não representa a opinião da sociedade nativa. A sociedade nativa, como você diz, também quer ter paz ao andar nas ruas da cidade e não expressa esse pensamento. Por favor, não coloque expressões anti-políticas, preconceituosas e mal educadas como aviso genérico nosso. Merecemos respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ao anônimo aí de cima. Primeiramente, eu sou nativo, nasci em São Miguel do Gostoso, fato pelo qual sinto muito orgulho. Sou também uma pessoa livre para emitir opiniões sobre São Miguel do Gostoso. Tenho um blog, emito minhas opiniões, e ninguém vai evitar de eu manifestar meu ponto de vista sobre a evolução do crescimento da minha cidade, bem como do comportamento desrespeitoso de parte da população. Qual é o mal que existe em alertar a população para a terrível bagunça do trânsito local? Nenhum leitor tem obrigação de ler o noBalacobaco. Se alguém não está satisfeito com o conteúdo do blog, é só não acessá-lo. Mas é importante que alguém alerte nossa comunidade sobre as "vozes do atraso" que tentam parar com a moralização que a Polícia de Trânsito tenta impor aos motoristas irresponsáveis de São Miguel do Gostoso. Quem pressiona órgãos públicos e a própria polícia para interromper o disciplinamento do trânsito - por meio das blitz que têm sido feitas - é porque quer continuar praticando as maiores "barbáries" no trânsito da cidade, pondo em risco a vida da população. Foi a população, sim, quem pediu o fim da irresponsabilidade no trânsito - principalmente de motos que cruzam a cidade em altíssima velocidade e com seus canos de escape alterado. E isso aconteceu na audiência pública sobre segurança pública, realizada na cidade há mais de um mês, com a presença de comandantes da polícia, entre eles o da Polícia de Trânsito. Quem fez este pedido foi a população, cansada de ver "cavalos-de-pau", "rachas", veículos sendo dirigidos por menores e motos rachando os ouvidos de todos com seus canos de escape adulterados. E é esta população quem dá respaldo para que a ação da polícia continue. Quem tiver suas motos "envenenadas" que vá se cuidando, porque a polícia está de olho nestes veículos e pode apreendê-los a qualquer momento. Senhores vereadores, a maioria da população quer a moralização do trânsito. Percebam, portanto, de que lado estão os moradores e o caminho a seguir não é de pressionar a polícia para prosseguir com seu trabalho para "limpar" nossas ruas dos malucos do trânsito. Este blog defende todas as decisões que têm por objetivo fazer com que São Miguel do Gostoso cresça de forma civilizada, siga as leis do país e respeite a população. Esta cidade - e a maioria da sua população que pensa assim - quer viver em paz sem o risco de ser atropelada, a qualquer momento, por motoristas irresponsáveis. Todo o apoio à ação da Polícia de Trânsito e dos policiais do comando da PM de São Miguel do Gostoso.

      Excluir
  3. Engraçado é esse ataque dos supostos ''nativos" ao Sr Emanoel Neri que é nativo também com família influente aqui nesta cidade e apenas quer moralizar uma cidade que não precisa ser ''Pipa'' para ser modelo de cidade .Vamos parar de ignorância e ver a educação reinar como um todo,somos uma sociedade pequena e com boa vontade, já acabamos com esses malucos com suas motos barulhentas,vamos em frente :pescadores ,donas de casa,cozinheiras das pousadas,pessoas idosas que precisam descansar à noite e ter um bom sonho dos justos.Vamos em frente Sr.Emanoel , deixando a evolução chegar sem virar uma''PIPA".
    Esse fato da Câmara dos Vereadores pedir para a polícia explicar uma coisa justa que foi pedida pelo povo é uma ''verdadeira piada''!!!!

    Mauricéia Dias

    ResponderExcluir
  4. J. Edson Sub Ten PM1 de dezembro de 2013 19:08

    Os criminosos devem se curvar à lei, e não a Polícia cometer os crimes de omissão e prevaricação para protegê-los. O policiamento local vai continuar agindo em relação aos crimes de trânsito, sim. Não queremos prejudicar ninguém, mas não iremos permitir que irresponsáveis ponham em risco a vida e a integridade física alheias. Não queremos também que de um dia para o outro toda a população esteja habilitada e com seus veículos em dia. Usaremos o bom senso com as pessoas trabalhadoras e ordeiras, mas insistindo sempre para que regularizem sua situação. O Código de Trânsito Brasileiro não exclui São Miguel. Só mais uma: Não mandem ofícios para a PM solicitando autorização para fazer festas e interditar ruas. Quem autoriza ou deixa de autorizar isso é a prefeitura, a PM não tem competência legal para tanto. Mande-nos ofício apenas se acha necessário a presença da Polícia no local. Isso deve ser feito até cinco dias antes do evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sub-tenenente J. Edson está coberto de razão. O Código de Trânsito não exclui São Miguel do Gostoso de suas regras e exigências. Então a lei tem que ser cumprida para todos, doa em quem doer. O comandante da PM em São Miguel do Gostoso diz, de forma muito categórica, em seu comentário acima: "Não queremos prejudicar ninguém, mas não iremos permitir que irresponsáveis ponham em risco a vida e a integridade física alheias". Está certíssimo o J. Édson. Para quem anda fora da lei, desrespeitando o trânsito, pode ficar certo que vai enfrentar problemas com a polícia. A polícia está monitorando - em outras palavras, está de olho bem aberto - para todas as irregularidades de trânsito que estão ocorrendo na cidade, principalmente em relação aos "maluquetes" das motos, que andam em altíssima velocidade, empinando seus veículos e com o cano de escape alterado. Atenção também para os pais que, irresponsavelmente, permitem que seus filhos menores dirijam veículos pelas ruas da cidade.

      Excluir
    2. Obrigado sub-tenente J. Edson. Muito bem colocadas as suas palavras e agradeço o que tem feito. Tenho 2 filhas e tenho medo que algo aconteça com elas no transito aterrorizante de Gostoso. O Sr. terá sempre o apoio da população do bem. Muito obrigado mesmo.
      Adilson

      Excluir
    3. Tambem agradeço o sub-tenente J Edson pela sua determinaçao e pelas suas palavras. As leis tambem devem ser cumpridas em Sao Miguel do Gostoso.
      Elas existem para a segurança de todos.
      E contamos com as autoridades para nos proteger dos infratores.

      Excluir
    4. Sou mais um a agradecer o sub-tenente J Edson. O Sr. honra a farde que veste e ajude-nos a colocar moral nesta cidade.
      Janderson

      Excluir
    5. Parabens tenente continue com esta determinação! O Brasil e São Miguel do Gostoso precisam de mais pessoas como vc!

      Excluir
    6. Espero que o sub-tenente Edson fique muito tempo com a gente aqui na nossa cidade. Obrigada

      Excluir
  5. Ações de fiscalização tem que ser feita periodicamente, e não esporadicamente motivada por um ou outro fator. A Lei tem que ser cumprida independente de qualquer cidade, situação, e outra, não tenho nada contra os Moto-Táxis, mais na minha humilde opinião todos deveriam ser Habilitados, com seus veículos em dia, andar com capacete tanto para ele como o passageiro e claro, respeitar os limites de velocidade, afinal de contas eles são prestadores de serviços e como tal devem dar bons exemplos.

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas assim como eu gostariam de ter Habilitação e tb ter a moto com o emplacamento em dia, infelizmente o investimento é muito alto pra quem ganha apenas um salário mínimo, gostaria também q a CNH garanti-se q não haveria mais problemas com o transito, pois não é o q eu vejo, tem muita gente com CNH q não tem a mínima condição d trafegar em um transito mais complexo, o Governo Federal deveria tb copiar o estado do Ceará, q lançou o Programa Carteira de Motorista Popular (http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular/807-duvidas-frequentes) ai sim acho q o governo tb estaria fazendo sua parte dando condições para q as pessoas de baixa renda, maioria da população de SMG, tb podesem adquirir sua CNH, pq fiscalizar, aplicar multa, apreender a moto, não vai garantir q todos as pessoas irão conseguir se habilitar, eu não tenho nenhuma intenção de infringir a Lei gostaria de ter condições de cumpri-la.

    ResponderExcluir
  7. O comentário abaixo foi postado por uma leitora que se identificou como Camila Sanches. Parte do comentário foi excluído por citar o nome de um jovem menor (15 anos), neta de uma conhecida senhora da cidade, que continua barbarizando com sua moto, dirigindo em altíssima velocidade, pelas ruas da cidade. Veja o comentário, com o nome do jovem excluído:
    "Estou muito satisfeita com essas blitiz pois melhorou muito nosso transito, mas ainda tem muito pra ser feito. Tem um rapaz (nome foi excluído por ser menor, bem como o da sua avó), que está fazendo as ruas de Gostoso uma pista de motocroos. Ele só tem 15 anos. Eu acho isso um absurdo. Sou totalmente a favor da policia de transito no municipio e acho que as blitiz tem que continuar. Vamos por ordem no transito, doa a quem doer".

    ResponderExcluir
  8. acho um absurdo crianças dirigindo moto aqui em Gostoso a policia precisa coibir esse tipo de ação são menores que andam arriscando a própria vida e a dos outros está na hora dos pais terem conciençia do perigo e proibir que os filhos nao comêta uma infração pois é de pequeno que se ensina a ter respossabilidade

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Excelente artigo e excelente inciativa desta cidade !!! O Brasil parece estar a beira de uma guerra civil e desobediência as leis. O poder público cobre enormes impostos e se omite frente a agressões cotidianas aos cidadãos. O barulho de motos e a maneira como dirigem alguns é algo diabólico e inaceitável, como se a lei se aplicasse apenas aos automóveis e essas pessoas fossem acima de tudo. Esse tipo de atitude beira a psicopatia e é uma minoria que impõem mal estar e perda de audição e irritação a maioria da população trabalhadora, honesta e pagadora de impostos. O que estão esperando os legisladores para normatizar o assunto e dar instrumentos para apreensão e multa de veículos que emitem barulho acima do permitido? Em qualquer país desenvolvido esse tipo de gente andaria por alguns minutos sendo logo apreendidos pela polícia que faz com que a lei seja cumprida. Afinal, o que leva um ser humano em sã consciência a produzir barulho infernal apenas para se locomover? Sequer podemos aprovietar o desenvolvimento dos automóveis que são muito menos poluentes e barulhentos pois alguns indivíduos anulam todo esse progresso apeas por que querem irrtar. Além disso, como é irônico, com tanta legislação ambiental e dificuldades para se aprovar um projeto de construção ou multas e prisão para derubada de árvores, radares que multam excesso de velocidade, etc, um sujeito de má fé pode infringir a lei a o bom senso produzindo poluição sonora e ficar impune. Parabéns pelo artigo e pela iniciativa de uma população corajosa, devemos nos unir para conseguirmos conquistar a cidadania no Brasil !

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa da população desta cidade corajosa ! Devemos nos unir contra essa impunidade no trânsito onde uma minoria de sociopatas irrita a maioria da população. Onde estão os legisladores normatizando a emissão de barulho em excesso por motocilcetas? Onde está a proibição do uso de escapamentos esportivos que servem apenas para perda de audição das pessoas? a lei só serve para automóveis, as motos estão acima do bem e do mal? Imagine se num país desenvolvido esse tipo de atitude iria ocorrer? Ficariam alguns minutos na rua até serem apreendidos. Brasil com tanta burocracia, leis e impostos, onde está o poder público? Muito bom, parabéns !

    ResponderExcluir