quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Ongs de São Miguel do Gostoso fazem festas para crianças e teatro ambientado em costumes locais

São Miguel do Gostoso tem um jeito todo especial para tratar suas crianças e adolescentes, em especial as mais carentes. E estes cuidados especiais ocorrem principalmente no final do ano, com festas para crianças tanto na sede do município como nos distritos e assentamentos rurais.
Este ano, entre muitas outras atividades, houve uma festa muito bonita na praia da Xepa, na tarde do sábado, dia 21/12. Nome da festa: "Alegria na Praia". Cerca de 200 crianças participaram ativamente de brincadeiras e competições, ouviram um conserto de flautas (foto), receberam lancheiras com comida e suco e ganharam brindes ecológicos.
A "Alegria na Praia" foi promovida por Ongs da cidade, entre elas Iasnin, Amjus e o grupo de escoteiros Lobo do Mar. Também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e da presidente da Câmara Municipal, Francisca Pinheiro.
É importante registrar também a colaboração do médico Eliel Baracho, irmão de Otoniel Baracho, da Ong Aslírio e que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Eliel e Otoniel acompanharam todo o evento, junto com representantes de outras Ongs, como Iasnin e Amjus.
Além de emotiva, a festa na praia da Xepa foi muito bonita. Era final da tarde e a praia estava belíssima, toda ornamentada com bandeirolas e painéis para a recreação das crianças. Houve corrida de saco, equilíbio de copo, jogo de memória e soltando balões. As crianças adoraram as brincadeiras.
No final da festa, houve sorteio de 25 mudas de palmeiras. É interessante também esta preocupação com o meio ambiente. Com certeza as crianças premiadas vão plantar as palmeiras e cuidar delas. É um bom aprendizado para que estas crianças também aprendam a cuidar da natureza de um um modo geral.
Já nesta quarta-feira, dia 25/12,  a festa vai ser em Santa Fé, um dos assentamentos rurais mais carentes do município. Inúmeras crianças fizeram cartas para uma Ong, que as repassou para moradores de São Miguel do Gostoso. Nas cartas, as crianças diziam o que gostariam de ganhar neste Natal.
Os presentes foram entregues na manhã desta quarta (25). A cada ano escolhe-se um distrito ou um bairro da cidade para a distribuição de presentes a crianças carentes - sempre doados pela população. Em anos anteriores, houve distribuição de presentes na Baixinha, Antônio Conselheiro e em bairros da cidade.
Auto do Natal
Outra grande festa aconteceu nas noites de sábado e domingo, no bairro do Maceió. Foi o Auto do Natal Mambembe em Gostoso, apresentado pelo grupo de jovens do Tear (grupo de teatro "Nós nas ruas"), grupo cultural mantido pelo CDHEC - Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania.
Foi um espetáculo muito bem conduzido pela direção do Tear, que é coordenado por Alex Amaral. O Auto do Natal, que conta a história do nascimento de Jesus, foi adaptado como se estivesse ocorrido em São Miguel do Gostoso. O nascimento de Jesus, por exemplo, ocorreu em uma jangada e não numa manjedoura.
Havia outras adaptações aos costumes locais. Os presentes entregues pelos Reis Magos ao Menino Jesus, por exemplo, eram produtos bastante conhecidos em São Miguel do Gostoso, como renda de labirinto, cajus e outros gêneros alimentícios locais. O público gostou e aplaudiu muito o espetáculo.
Danças regioanis, como pastoril e boi dos reis, também estavam presentes na festa. Os festejos que marcaram o nascimento de Jesus eram formado por grupo de jovens representando estas danças folclóricas. Uma grupo de músicos local, de excelente qualidade, fez a parte musical do Auto do Natal.
Outro fator postivo do espetáculo foi a produção. Figurino estava bonito e bem cuidado. Os personagens usavam roupas bem caracterizadas. Sustentado por lençóis brancos, um anjo descia de uma imensa árvore, em uma praça, para anunciar o nascimento de Cristo. Foi um dos pontos altos da apresentação.
Um belo espetáculo. 
O Tear também aproveitou a festa para lançar mais uma edição da revista "Guajiru", feita por jovens locais e cujo conteúdo é focado na cultura local e nos acontecimentos econômicos e sociais do município. Pousadas, restaurantes, comércio e Prefeitura colaboraram com a revista e com o Auto do Natal.  
Foram grandes acontecimentos, nestes dias, em São Miguel do Gostoso. Tanto nas festas para crianças como em apresentações culturais como o Auto do Natal, as Ongs locais têm contribuído muito para enriquecer socialmente e culturalmente a população local. A cidade agradece por este grande presente.

17 comentários:

  1. Emanuel vc poderia ter Postado o nome do Grupo de escoteiro LOBOS DO MAR 33¤ e o nome do grupo de Teatro do Tear NOIS NA RUA.... assim parece q os grupos nem existem e outra coisa.. Bandinha de musica da cidade vou te contar foi pessimo.. gosto de seus textos mas esse ficou pessimo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois, na minha opinião, a banda foi ótima. fazia tempo que não ouvia uma banda de música tocando. nem sabia que em são Miguel do gostoso tinha pessoas que soubessem tocar aqueles instrumentos. pra mim foi nota 10.

      Excluir
    2. o comentário tava bom até a parte que falava da valorização dos grupos. pq as pessoas criticam ao invés de apoiar? a cultura do país já tá uma merda, o indivíduo ainda vem detonar um dos poucos grupos culturais que ainda restam na cidade. apoiar seria bem melhor.

      Excluir
    3. me deixa muito triste o modo como as pessoas não valorizam a arte. esse o mundo que cristo salvou... cheio de gente sem amor no coração.

      Excluir
    4. "eta povo que dar valor a cultura local" já dizia o ditado: santo de casa não faz milagre. se fossem os de fora estariam sendo bajulados, mas são os de casa.

      Excluir
    5. Concordo que o jornalista deveria fazer a pesquisa direito. Mas para mim seu comentário foi mais do que infeliz. Esses garotos da banda resistem a anos, a falta de estrutura, falta de apoio, e não têm nenhum professor ha ANOS. E como o blogueiro explicitou, foi ótima a apresentação da Banda de Musica de São Miguel.

      Excluir
    6. comentário de gente sem cultura é assim mesmo. é por isso que o Brasil tá do jeito que tá. depois reclamam que o governo não apoia a cultura. pra quê? pra não darem valor. não estava lá pra ver a apresentação,mas como quer que tenha sido a gente só tem que aplaudir e incentivar para que continuem, e não ficar falando essas besteiras. por isso alguns optam por fazer o que não presta, porque quando tão fazendo alguma coisa de futuro o povo critica.

      Excluir
    7. acredito que um artista a mais é um meliante a menos...fica a dica.

      Excluir
    8. A banda foi otima.. tdo foi otimo.. nao me entendam mal.. quando falei bandinha foi a forma q foi colocada no texto desse blog... dizer bandinha de gostoso foi pessimo.. e nao a pessimo a banda de musica... agora o texto foi modificado e agora a bandinha como foi descrito antes da edicao virou um grupo de musicos local excelentes... entendeu? E concordo qndo dizem q se fosse de fora seriam bajulados.. ja q foi rdo daki nao dao a minima...

      Excluir
    9. acho q agora faz sentido...

      Excluir
  2. E QUEM FEZ O EVENTO FOI O GRUPO DE ESCOTEIROS LOBOS DO MAR 33º, COM APOIO DAS OUTAS ONGS... TAMBÉM CONCORDO COM O COMENTÁRIO POSTADO ANTERIORMENTE... ALIAS TALVEZ VOCÊ PRECISE FAZER MAIS PESQUISAR ANTES DE ESCREVER ALGO!

    ResponderExcluir
  3. não entendo de música, mas afirmo, com toda certeza, que a "bandinha" não foi nada péssimo. tocaram um clássico de um dos maiores músicos que a humanidade já teve (Bach). imagino que deve ser muito difícil tocar uma música desse nível. a pessoa que fez esse comentário sobre a banda só pode ser alguém um sem cultura. talvez se tivessem tocado o show das poderosas ou leleklek estaria elogiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não entende de música? kkkkk Mas concordo com tudo que você falou.

      Excluir
    2. talvez precisasse entender mais sobre a interpretação da língua portuguesa, pois ninguém afirma que a banda foi péssima até porque foram maravilhosos como sempre são... agora péssimo foi chamar a escola de música de são miguel do gostoso de "bandinha"!

      Excluir
    3. Na verdade a Tarde Recreativa comorando o Natal com crianças da Sede de São Miguel do Gostoso foi realizado pelo Grupo de Escoteiros Lobos do Mar 33º e teve como parceiros o IASNIN, AMJUS(Só Melodia), OASIS, CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (CMDCA) E DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, teve também o apoio de algumas pessoas; Dr. Eliel Baracho, irmão de Otoniel Baracho, sua esposa, Bethania Baracho e Francisca Pinheiro.

      Excluir
  4. Fazer pesquisa que é bom, você não faz. Com exceção dos erros graves, ta tudo ok. Continue assim.

    ResponderExcluir
  5. MENINA QUE MESQUIAGEM DESSES ESCOTEIROS E DO TIQUINHO A MATERIA DE EMANOEL NERI TA ÓTIMA FALOU TUDO CERTINHO INCLUSIVE O TIQUINHO REPETIU O MESMO ESSE CHORORO TODINHO SÓ PORQUE EMANOEL NÃO ESCREVEU QUE A IDEIA FOI DO ESCOTEIRO AGORA O JORNALISTA TEM QUE ADIVINHAR É UMA PIADA MESMO ESSE POVO SÓ CRESCE NO TAMANHO PORQUE ESPIRITUALMENTE TA LONGE VIU GENTE CADE A HULMILDADE O RECONHECIMENTO PODERIA NESSE MOMENTO VCS DOS ESCOTEIRO AGRADECER E DIZER QUE O EVENTO NÃO TERIA ACONTECIDO SEM O APOIO DAS ONGS . NÃO ESCREVENDO NOTA DE ESCLARECIMENTO QUE POBREZA MAIS ISSO É BOM PRA SABER O VERDADEIRO CARATER DESSE TIQUINHO QUE SE FAZ DE BONZINHO DE SINPATICO MAIS UM DIA A MASCARA CAI

    ResponderExcluir