quarta-feira, 26 de junho de 2013

São João de São Miguel do Gostoso resgata tradição de desfile de carroças e faz animado "Forró das Almas"



Por Emanuel Neri
O São João é uma das festas mais tradicionais do Nordeste (foto). Tão popular quanto o Carnaval. A população acende fogueiras em suas portas, faz comida com milho verde, enfeita as ruas e dança animadamente nos forrós e quadrilhas que acontecem em todas as cidades nordestinas.
São Miguel do Gostoso fez um excelente São João. Grande parte das festas foi organizada pela população, mas a Prefeitura colaborou muito na organização dos eventos. E resgatou o desfile das carroças, um ponto alto do São João da cidade.
O desfile das carroças ocorreu no sábado (22/6). Com carroças enfeitadas, o desfile percorreu toda a avenida dos Arrecifes, principal via da cidade, e terminou na praia da Xepa. Foram premiadas as carroças mais enfeitadas e que tinham maior animação.
Participaram oito carroças. A que ganhou era puxada por um enorme boi, que também estava fantasiado. De um modo geral, todas as carroças estavam bonitas e animadas. No próximo ano, deve aumentar o número de carroças neste desfile.
Mas o São João de São Miguel do Gostoso teve inúmeros outras atrações. Ainda no sábado, houve exibição de quadrilhas na praia da Xepa. Depois, uma banda de forró – que também contava com instrumentos elétricos – animou um baile até mais tarde.
No domingo, teve o forró da padaria Eripães, na avenida dos Arrecifes. Pena que este evento também tenha abandonado as bandas tradicionais de forró e optado por uma banda com instrumentos elétricos, que não têm nada a ver com o São João nordestino.
Mas o forrozão de São João mais autêntico foi o realizado na segunda-feira (24/6), na rua que dá acesso ao cemitério mais antigo da cidade. A praça principal dos festejos é montada diante do cemitério. Por isso, a festa é chamada de “Forró das Almas”.
Esta festa é organizada por Tiquinho, que lidera um grupo de escoteiros e participa de várias outras atividades na cidade. São Miguel do Gostoso em peso compareceu a esta festa. Havia comidas típicas e quadrilhas até mesmo de outros municípios.
Toda a rua do cemitério estava decorada. Bandeirolas coloridas de São João estavam em toda a extensão da rua. As quadrilhas estavam animadíssimas. Em uma delas, os papéis se invertiam – homens estavam vestido de mulher e ulheres vestidas de homem. 
Mas a quadrilha mais bonita foi uma que veio de Parazinho, município próximo a São Miguel do Gostoso. Foi a última quadrilha a se apresentar. Apresentou ótima coreografia e as fantasias estavam muito bonitas. Foi muito aplaudida.
No dia 28, dia de São Pedro, tem mais festa. São Pedro é o padroeiro dos pescadores. Por este motivo, os pescadores organizam uma procissão pelo mar, com a participação de inúmeros barcos. Esta festa será realizada na praia do Maceió.
É bom ver São Miguel do Gostoso resgatando sua tradição de São João. Além de ser uma opção de festa para a população local, agrada também, e muito, os turistas que visitam a cidade. O São João deve crescer e fazer parte do calendário turístico local.
Agora é esperar pelo próximo ano, para ver o São João de São Miguel do Gostoso ainda mais animado. Seria nteressante que o desfile das carroças fosse patrocinado por pousadas e restaurantes da cidade, que fariam a decoração de cada uma delas.
Agora um recadinho para quem organiza estas festas. O São João autêntico é aquele cujos forrós são animados com bandas do tipo “pé de serra”, com sanfona, pandeiros e zabumbas. No máximo, há um sistema de caixas acústicas para reproduzir este tradicional som.

16 comentários:

  1. Muito bom os festejos de São João em São Miguel do Gostoso. O arraiá Lirios das Estrelas foi o melhor até agora, bem organizado, bastante animado e todos puderam colocar suas barraquinhas para vender comidas, bebidas etc. A quadrilha mais animada do São João sem duvida foi aszavessas, arrasaram. Parabéns população de SMG que mais uma vez mostrou determinação e organização.

    ResponderExcluir
  2. Q pena que a bandinha* da praia foi uma verdadeira desordem...O cantor cantava o q o tocador não acompanhava! Foi muito triste....Horrível!!!!

    ResponderExcluir
  3. As festa juninas foram muito boas pena que ao terminar a do lirios do mar aconteceu aquela baderna teve até tiro a policia militar nao teve outra alternativa para acalmar os baderneiros que chegaram provocando as pessoas que estavam na calçada de suas casas foi uma coisa horrivel algumas senhoras passaram mal com tanta violençia gostaria que as familias dos adolescentes envolvidos tomassem providençias pois a populaçao nao está disposta a vivenciar tanta briga e bagunça

    ResponderExcluir
  4. Um grupinho de desordeiros queimando o filme da cidade, sujando a imagem da população, estragando as festas mais tradicionais e enterrando o cartão de visita de um município que atrai muitos pela tranquilidade e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão taxando alguns filhos de cidadãos gostosenses como baderneiros. Contudo, vale salientar que quem acusa essas crianças e adolescentes, são, muitas vezes, profissionais educadores e orientadores que se utilizam de projetos e ongs para se aproximar de adolescentes, para aparecerem como lideranças, por meio de projetos que deveriam ter cunho social, para se beneficiar pessoalmente com favores políticos, implorando por uma vaguinha em cargos comissionados na administração municipal. Cuidados voces que estão se aproveitando da ingenuidade desses jovens, e de suas familias para beneficio proprio, essa atitude indevida será cobrada um dia. Mães, prestem atenção a quem confiam a orientação de seus filhos. Vejam se essas pessoas não estão a frente desses projetos não estão em cargos comissionados na prefeitura. Esses tem apenas interesses pessoais, em se destacar, e se utilizam da inocencia dos jovens e de suas familias. o que acontece entre adolescentes, cabe as familias envolvidas resolverem. Fiquem de olho.

      Excluir
    2. Porém o fato de eles serem filhos de cidadãos gostosenses não os isenta da baderna q causaram, da violência a q estão sujeitando quem atravessa na frente. E ñ esta se acusando esta se afirmando, pq eles foram sim os principais responsáveis pela desordem da festa. Uma vez q esse fato já advêm de uma agressão cometida pelos mesmos a um garoto, um ato de pura covardia. Fica então o recado a todos: quem apanha é que sente as dores, quem bate acaba ficando impune.

      Excluir
    3. Concordo com o anônimo acima, pois na festa de São Pedro, realizada na praia do Maceió, o garoto q foi agredido na semana passada estava lá por alguns instante e a sua boca estava muito inchada, sequela das agressões sofridas. Diante disso nos perguntamos: os filhos dos cidadãos gostosenses ñ vão pagar pelo q fizeram?

      Excluir
    4. Crianças? São dois homens isso sim. Agora a culpa é de quem reclama? Qual é o educador, pescador ou seja lá o que for que não vai se referir num caso desse como baderneiro? Se tivesse alguma criança seria o menino de 15 anos que está a dias só comendo mingau, agua e suco. A mãe desse sim tem o que reclamar. Sei não viu!

      Excluir
  5. Esperamos que a policial em especial o agente da civil Coutinho tome providencias serias contra esses moleques e não deixe a coisa andar solta porque é da família do vice prefeito.

    ResponderExcluir
  6. será que tanto protesto ainda não lhe sensibilizou PREFEITA que a responsabilidade com sociedade e fundamental em uma gestão PUBLICA?
    e que seus indicadores tem que ser respeitados.sabe quais são
    saúde
    educação
    moradia
    assistência social
    saneamento e outros. lembre-se que isso e mais importante do que do algumas concordância ; é assim mesmo, é fazer o que, tudo bem e mais beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. eu nem sou do grupo A nem B mais tá ficando pio do que estava.KKKKKKKkk.

    ResponderExcluir
  8. Concordo anônimo...O negócio tá ficando cada vez pior!
    Acorda Gostosooo!!!

    ResponderExcluir
  9. quero por meio desse blog deixar minha opiniao sobre esses adolescentes que estao vivendo um momento infeliz na vida deles o que tem que ser feito pela duas familias ou mais familias é procurar orientar aos filhos parar com essas badernas e viverem em paz pois todos sao jovens e tem uma vida bacana pela frente porem eu vejo que as maes desses rapazes estao dando apoio a eles continuarem com essas brigas que só vao deixa-los mais violentos e devem parar de ficar colocando culpa em alguns educadores pois isso é uma forma de fugir da responsabilidade em criar os seus filhos cabe a mae de cada um assumir os erros dos filhos e tentar contornar essa situaçao que está passando do limite tenho certeza que nenhum professor ou responsavel por ongs ensina aos adolescentes serem violentos pois o meu filho sempre participou e tem um comportamento muito bom o que nao pode é nao saberem como lidar com os filhos rebeldes e ficam falando bobagem

    ResponderExcluir
  10. senhor secretário porque muitos diretores de escolas dizem que não tenhe ajuda e nem material escolar na secretaria.

    ResponderExcluir
  11. Seria importante você anônimo fazer essa pergunta a Prefeita.

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem que nesse período das festividades Juninas a Prefeitura tenha resgatado um pouco da Cultura, agora gente é melhor cair na real, como é que o poder Público Municipal coloca essas bandas daqui para fazer esses tão sonhados festejos juninos, essas bandas são muito fracas, aí acaba colocando água na fogueira do São João e do São Pedro, deixo aqui o meu recado a Senhora Prefeita que, invista melhor na qualidade dessas bandas tanto no período Junino como também, no período carnavalesco, será que só em Gostoso acontece isso, nós temos espaço para essas festividades, Gostoso é uma cidade Turística, onde todo mundo quer vim aqui participar das festas, agora só falta melhor investimento, estão esperando por quem? espera-se que no próximo ano esse fracasso dessas festas seja derrubado, e façam valer o que o povo espera, principalmente a nossa juventude, na administração passada foi tudo do mesmo jeito a pior, será que estão esperando que a oposição faça, digo com certeza do jeito que estão fazendo faria muito melhor, outra coisa os nossos políticos só aparecem quando se aproxima as eleições, aí gente eles participam de qualquer festa, depois somem, vamos está mais presentes nesses eventos e nessas festividades meus senhores e minhas senhoras.

    ResponderExcluir