quinta-feira, 13 de junho de 2013

Prefeitura faz limpeza em todo o entorno da lagoa do Cardeiro; futuramente, a área será usada para lazer



Por Emanuel Neri
Não há nenhum motivo para que a população fique assustada com o trabalho de limpeza que a Prefeitura está fazendo no entorno da lagoa do Cardeiro (foto), em São Miguel do Gostoso. O mais mais belo cartão postal da cidade deve se transformar, no futuro, em área de uso público.
Tem muita gente reclamando do trabalho que vem sendo feito ali pela Prefeitura. Uns dizem que está havendo desmatamento e que estão sendo cavados buracos para enterrar o lixo. A Prefeitura diz que o trabalho é exclusivamente de limpeza e não afeta o meio ambiente.
No futuro, a ideia da Prefeitura é criar no entorno da lagoa do Cardeiro uma área de lazer. Seriam feitos ciclovia e pista de cooper. Na extensão da lagoa – nas praias do Santo Cristo e Cardeiro - haveria bancos para quem quiser contemplar o belo visual.
Mas esta estrutura deve ficar para uma etapa mais adiante. No momento, o trabalho da Prefeitura limita-se à limpeza. O trabalho foi iniciado pela parte da lagoa que fica no Santo Cristo – depois, a limpeza prosseguirá em direção da praia do Cardeiro.
Parte daquele terreno, que é público, havia sido cercado por um proprietário de terras do Santo Cristo. A Prefeitura conseguiu que ele tirasse a cerca. Depois, iniciou o trabalho de limpeza de toda a área. Havia muito lixo em todo o entorno da lagoa.
Com a cerca retirada, foi iniciado o serviço de limpeza. A Prefeitura diz que uma única árvore, um juazeiro, foi derrubada por causa da presença de cupim. Na limpeza, cobras foram mortas e em algumas áreas houve colocação de piçarra.
Uma coisa é certa. Se ali se transformar mesmo em área pública, haverá mais facilidade para a preservação de todo o entorno daquela lagoa. Hoje há construções que avançam sobre a área pública e há presença de fossas sépticas dentro da lagoa.
Com a área se transformando em espaço público, ficará muito mais difícil a construção de casas e fossas nestas áreas. Além disso, a cidade ganhará ótima área de lazer e de esportes em um dos locais mais bonitos de São Miguel do Gostoso.  
Não tem, portanto, motivo algum para ambientalistas se preocuparem com a deterioração daquela área. A Prefeitura diz que tudo será feito com apoio de órgãos ambientais, como o Ibama e Idema, além do suporte de biólogos e engenheiros ambientais.
Água no Maceió
A Prefeitura também informou que desde ontem (12/6) está solucionado o problema de água no bairro do Maceió. Foi perfurado mais um poço e adquiridos motores para levar água para todo o bairro. O Maceió também vai ganhar uma academia pública.
Esta academia – em área aberta – será construída na praça do Cruzeiro, entre a avenida dos Arrecifes e a rua Arabaiana. Esta academia terá um salão de convivência para ser utilizado por jovens e adultos em atividades recreativas e culturais.
Outra ação da Prefeitura para o Maceió é uma pareceria com a ONG ASLÍRIO para que o Programa de Saúde da Família (PSF), com presença de médicos e enfermeiros,  atue ali três vezes por semana. O Maceió é um dos bairros mais carentes da cidade.  
A Câmara Municipal também vai realizar, uma vez por mês, uma sessão pública com os moradores do Maceió. Os vereadores se reunirão com os moradores para saber suas necessidades. O mesmo tipo de sessão pública será feiro no Santo Cristo.
Outra notícia boa para São Miguel do Gostoso. O Banco do Brasil anunciou que reabrirá na próxima semana seu caixa eletrônico da cidade. O prédio onde este caixa eletrônico funciona foi destruído em uma tentativa de assalto, há cerca de um ano.   
  

27 comentários:

  1. ja se foi o tempo de achar que todas as cobras devem ser mortas, elas poderiam ser capturadas e soltas em algum reserva...

    ResponderExcluir
  2. Pois é...o comentário do sr. Emanuel Neri mostra como o assunto está sendo tratado por pessoas leigas no assunto...ela cita com orgulho o fato de terem matado cobras...mas as cobras estão ali por um motivo...se chama equilíbrio ecológico...são elas que controlam a proliferação de ratos, sapos, etc...se a população de predadores diminui, a de presas aumenta...e com isso o desequilíbrio atinge diversos níveis da sucessão ecológica...torço de coração também para que essa área de lazer não se torne um depósito de latinhas de cerveja, garrafas de Pitu e embalagens em geral...muito preocupado com isso...

    ResponderExcluir
  3. Será maravilhoso construir uma área de lazer as margens da lagoa do cardeiro, além de ficar ótimo para as pessoas caminharem, servirá de preservação da lagoa e consequentemente a limpeza de toda aquela área, excelente projeto isso demostra a visão e a boa vontade da Prefeita Fafá em trabalhar pela nossa cidade, que tudo venha a acontecer estamos torcendo.

    ResponderExcluir
  4. E a estrada principal será para quando?

    ResponderExcluir
  5. Se a construção desse espaço é para o futuro e,por que não deixarem pra fazer a limpeza quando tudo já estiver bem encaminhado? O mínimo que extraímos da natureza já o prejudica bastante tanto a própria quanto a nós mesmos, sei que a administração atual vem se preocupando muito com o bem estar de Gostoso e, isso é muito bom para a população,mas na minha opinião existe coisas mais importantes a serem resolvidas do que uma simples limpeza da lagoa do cardeiro,sinto muito Emanuel logo você que se preocupa tanto com sustentabilidade,cadê a sua consciência?

    ResponderExcluir
  6. "Na limpeza, cobras foram mortas e em algumas áreas houve colocação de piçarra." Realmente, não há motivo para preocupação dos ambientalistas kkkk. Como não há motivos? As cobras estavam lá no ambiente delas, sem incomodar ninguém. E continuarão sem incomodar desde que não tentem invadir o território delas. Além disso, a piçarra colocada alterou o já frágil ecossistema local, pois certamente soterrou a vegetação existente e agora impedirá que a água infiltre no solo de forma adequada. A árvore derrubada, apesar da presença de cupins, deveria também ser mantida da forma como estava pois não oferecia riscos tendo em vista estar em área desabitada, servindo, ainda, de moradia para a colônia de insetos que agora buscarão outra árvore, ou mesmo as madeiras de alguma casa, para se alojarem. A área da Lagoa do Cardeiro, que na verdade é uma "laguna" por causa de sua ligação com o mar, é extremamente delicada e a melhor forma de preservá-la é deixando-a exatamente como está, apenas retirando o lixo eventualmente jogado por gente mal educada e impedindo a contaminação do lençol freático. Por falar em lençol freático, a prefeitura não vai tomar nenhuma providência contra a construção do posto de combustíveis praticamente às margens da lagoa? Aquela obra é criminosa! O dano ambiental será irreversível caso ocorra mínimo vazamento de combustível. Fora a proximidade com a lagoa, há também muito perto do posto em construção um poço que abastece toda a cidade, que também será contaminado na hipótese de vazamento de combustível, deixando a população inteira sem água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeremias Jose vc conseguiu expressar como poucos o que realmente aconteceu por aqui, nos 2 episódios (limpeza lagoa e posto de gasolina), infelizemente..... retirada das cobras, cupins e piçarro, posto de gasolina,,,,, nossa esse sem comentarios

      Excluir
  7. Isto é um absurdo! Matar árvores, animais e ecossistema que já estão ali muito antes da ocupação urbana.. Ignorantes! Porque não se orienta com profissional sério de meio ambiente, sem 'rabo preso político'? Qualquer ação no entorno de qualquer corpo hídrico precisa de 'análise e estudo de carga de impacto ambiental'!! Obviamente, Todo o lixo, resíduos, cimento, areia residual, etc vão parar no fundo da lagoa! Mais um erro com modelo errado de ocupação urbana. Pra inglês ver.. Ser moderno é conservar e preservar e não estrangular e cimentar a lagoa.. modelo burro de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. Emanuel infelizmente neste momento devo me pronunciar e dizer que algumas informaçoes deveriam por vc serem investigadas antes de fazer a materia em questão!!! A limpeza que acredito eu inicialmente teve muito boa intenção por parte da secretaria de meio ambiente, passou "um pouco" do que podemos chamar de limpeza, posso lhe afirmar com toda certeza que arvores sadias, nativas e jovens foram derrubadas.
    Quanto aos bichos, cobras, sapos, timbús, passaros e tantos outros eram habitantes dali e tiveram que se deslocar, para onde?
    Estou ainda digerindo o acontecido e com muita esperança que algo de positivo venha a acontecer, mas por favor averigue os fatos antes de fazer uma materia que será lida por milhares de pessoas em seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela Cravo, é muito comovente a sua preocupação com as cobras e algo mais agora. E muito interessante que até outro dia o empresários que moram perto da lagoa marcavam terreno invadiam a lagoa com cercas e essas pessoas faziam que não estavam vendo nada. Agora a prefeitura resolve fazer "a mesma coisa" só que para uso público e todos se machucam. SERÁ QUE É PORQUE É PARA GARANTIR O USO PÚBLICO?

      Excluir
  9. E o IDEMA nao faz nada?

    ResponderExcluir
  10. E a estrada principal na entrada da cidade,para quando Sra. Prefeita?e aqueles fios deixados pendurados pela TELEMAR na entrada da Ponta do Sto. Cristo(do lado esquerdo para quem chega)?ainda vai machucar alguém e está a ponto de cair nas nossas cabeças,será que tudo fica assim mesmo,entregue às baratas?

    ResponderExcluir
  11. Emanuel Neri comenta. É natural que pessoas levantem bandeiras pela preservação ambiental. É importante que isso ocorra. Mas também é importante que, no intuito de preservar o meio ambiente, não se fique cego diante de qualquer mudança que traga benefícios para o cidadão. O entorno da lagoa do Cardeiro é um projeto que ainda está sendo planejado. Quando isso ocorrer, o projeto será acompanhado por profissionais especializados, como biólogos, engenheiros ambientais, além de Idema e Ibama. O problema é que as pessoas ficam cegas diante de qualquer notícia que diga respeito ao meio ambiente. Assim acontece em relação à usina de Belo Monte,que vai gerar energia que o Brasil precisa. Ibama e outros órgãos ambientais já deram seu aval para a obra, mas mesmo assim há uma gritaria danada em torno desta hidrelétrica. Imaginem agora se o belíssimo Aterro do Flamengo, no Rio, não tivesse sido feito. Parte do mar foi aterrado para que ali surgisse um dos mais belos parques urbanos do Brasil. Se o Aterro do Flamengo fosse feito agora com certeza haveria protestos enormes contra a aquela obra. O mesmo aconteceu com a Via Costeira, em Natal, que cortou uma faixa enorme de dunas para ligar as praias de Areia Preta e Ponta Negra. Surgiu ali uma das vias urbanas mais lindas do país - de um lado o Oceano Atlântico e, do outro, o Parque das Dunas, a segunda maior área verde urbana do país, só perdendo para a Floresta da Tijuca. Estas duas obras causaram impacto na natureza? Causaram, sim. Mas tudo foi feito para que os danos ambientais fossem os menores possíveis - e o resultados são dois parques belíssimos, com a natureza absolutamente preservada. É o mesmo que pode ocorrer com o entorno da Lagoa do Cardeiro. Deixem o projeto aparecer para, diante de coisas mais concretas, começar o questionamento. Por enquanto, o que se faz ali é a limpeza do entorno da lagoa, para se retirar o amontoado de lixo que foi se acumulando ali ao longo do tempo. Qual o problema disso? É que uma ou outra cobra foi morta? Embora faça parte da natureza, cobra é um bicho peçonhento - muitas delas podem picar pessoas e levá-las imediatamente à morte. Infelizmente São Miguel do Gostoso não tem um Instituto Butantã para recolher estas cobras e evitar que elas ataquem pessoas que passem por ali. O entorno da lagoa do Cardeiro de fato está mais limpo. Alguém é contra a limpeza de áreas públicas da cidade? O trabalho de limpeza da Prefeitura não aterrou trechos da lagoa, como alguns dizem. A piçarra que foi colocada ali foi em áreas que já tinha este tipo de pedra, como na estradinha que liga a via principal da cidade à praia do Santo Cristo. Ótimo que a Prefeitura comece a se preocupar com a lagoa do Cardeiro. Só assim ela será melhor preservada. Por acaso existe a mesma gritaria contra uma casa que está sendo construida na beira da lagoa, do lado esquerdo de quem chega ao Santo Cristo? Isso sim é grave - o esgoto desta casa - e de muitas outras que foram ou estão sendo construída ali - com certeza pode contaminar a lagoa. É fato que as áreas públicas ajudam, e muito, a preservar áreas verdes e lagoas. Por acaso alguém tem dúvida de que, se não existisse o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, aquela bela área verde - que também tem também uma lagoa - já não teria sido destruída pela especulação imobiliária? O projeto de área pública, para uso de pedestres, que a Prefeitura pretende fazer no entorno da Lagoa do Cardeiro pode, sim, ajudar a preservar um dos mais belos cartões postais de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os seguintes trechos da matéria: “É que uma ou outra cobra foi morta? Embora faça parte da natureza, cobra é um bicho peçonhento - muitas delas podem picar pessoas e levá-las imediatamente à morte.”
      Transcrevo a lei dos crimes ambientais, a lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998:
      Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
      Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.
      § 1º Incorre nas mesmas penas:
      I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
      II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
      III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
      § 2º No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
      § 3° São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
      § 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:
      I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração;
      II - em período proibido à caça;
      III - durante a noite;
      IV - com abuso de licença;
      V - em unidade de conservação;
      VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.
      § 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.
      § 6º As disposições deste artigo não se aplicam aos atos de pesca.
      Não importa se é um animal peçonhento ou fofinho, se é uma, duas, ou dezenas, matar animal silvestre é crime. Ponto!
      Obras como via costeira e aterro do flamengo foram feitas em tempo de arbitrariedades e ignorância ambiental. Certamente muitos danos foram causados ao meio ambiente, e ao equilíbrio ecológico. E esses ato, qndo não feito com base em estudos e visando reduzir os danos, esses crimes tem consequências, basta ver a infestação de tubarões q tem em recife hoje, após obras na região do porto, emissários sem plenjamento e etc.
      Um erro, ou um crime ambiental, sempre o será, sejam quais forem os supostos benefícios estéticos.
      Qnto a obra no santo cristo, um erro naõ justifica o outro. Cabe a povo denunciar e a secretaria da prefeitura fiscalizar e embargar.

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu comentário.
      Jean

      Excluir
  12. Não dar para entender certas pessoas, eu sempre andei as margens da Lagoa do Cardeiro e nunca encontrei cobras ou outros insetos, só encontrei muita sujeira e feses de pessoas que fazem naquele local, agora que existe um Projeto do Poder Público Municipal em embelezar toda aquela área fazendo uma área de lazer que vai ser cuidada e toda a manutenção da lagoa que ficará, existe pessoas pessimistas que sempre não são de acordo com o que é melhor para nossa cidade, gente caiam na real, procurem colaborar para o desenvolvimento e não só criticar aquilo quem vem para a melhoria de todos nós, a nossa cidade precisa disso, aos pessimistas deixo aqui o meu recado, a política já passou a tempo, será que vocês não enxergam isso?, as pessoas que realmente querem bem a nossa cidade, nunca irão ser contra obra alguma que venha beneficiar o nosso povo, política se faz com transparência e visão, as críticas são aceitas quando são construtivas, mas viverem todo tempo só criticando procurando destruir isso é muito feio, para pessoas que se dizem políticos.

    ResponderExcluir
  13. acredito que a Srª prefeita deveria pelo menos pensar em retomar a obra da entrada de nossa cidade, isso sim e vergonhoso.

    ResponderExcluir
  14. Muito bem a entrada da nossa cidade e o posto de saúde ambas essas obras foram deixadas pela administração passada, causando um prejuízo enorme a atual administração, que até o momento não pode fazer, agora se pergunta de quem foi a culpa?, ora todos sabem de que foi, mas tenho certeza que a partir do momento em que se acabarem as retenções do FPM que vem sendo feitas desde o início de Janeiro até hoje, a Prefeita irá concluir essas obras, todas essas obras inacabadas e as cotas do FPM, causaram grande prejuízo aos cofres da atual administração, onde poderia com certeza a Prefeita está investindo e muito em outras coisas em nossa cidade e Município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que a prefeita não quer retomar as reformas porque foi a gestão passada que deixou, isso e uma palhaçada caro anônimo defensor da prefeita, você concorda com esse absurdo, ela e a atual prefeita e tem obrigação de concluir qualquer obra que ficou da gestão passada, so lembrando a nossa atual prefeita era vice-prefeita do ex prefeito Miguel Teixeira, você esqueceu.

      Excluir
  15. vejo a obra da praia do cardeiro como uma coisa muita boa pra Sao Miguel ,porem, no momento a entrada da cidade seria uma obra importantissima pois do jeito que está deixa a cidade muito feia com uma impressao de cidade sem administraçao

    ResponderExcluir
  16. Eu não mato cobras nem aranhas ou qualquer animal silvestre. Outro dia apareceu no meu quintal uma aranha caranguejeira, capturei-a e fui jogá-la no mato bem longe. Foi um crime matar essas cobras, elas tem sua função na narureza.

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo sabe que ela foi a vice do Ex-Prefeito Miguel, agora ela só faz essa obra da entra da cidade se ela quiser, pois não é obrigação dela, Prefeito é quem manda, Vice Prefeito não manda nem assina nada, a não ser que ocupe um cargo comissionado, agora tenho certeza que ela irá fazer, digo fazer porque a bonita obra inacabada da entrada da nossa cidade, possa se dizer que ali não tem nada, ninguém sabe aonde foi gasto tanto dinheiro atoa, mas a partir do dia em que os recursos do FPM não forem mais retidos, a nossa Prefeita irá executar toda aquela obra não existente, e com certeza a você anônimo acima, procure se atualizar melhor dos fatos, que em breve você vai passar e presenciar a entrada da nossa cidade muita bonita, como também, o Projeto da construção da área de lazer da Lagoa do Cardeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns para você anônimo, que espécie de ser e vc, para falar que a prefeita so termina a obra se ela quiser, ela tem que terminar e dever dela como administradora de nossa cidade seu idiota.
      pensei que tinha-mós muitos cidadãos críticos e participativos em nossa cidade.... mas so pensei errado..

      Excluir
    2. e dever dela terminar a obra da entrada de nossa cidade seu ser não identificado no planeta, quanta burrice vc escrever isso que ela so termina a obra se quiser... palhaçada isso meu...

      Excluir
  18. vejo que as pessoas estao muito focadas na obra da praia do cardeiro mas é bom lembrar que temos coisas muito mais importantes para se realizar aqui em SAo Miguel por exemplo; melhorar a saúde ,fazer uma coleta de lixo mas eficiente melhorar a educaçao trazendo capacitaçoes para os professores da comunidade e principalmente segurança,isso sim é o que o povo precisa o turismo fica em segundo plano pois uma comunidade sem saúde ,educaçao e segurança nao vai ter desenvolvimento porque todos vao ficar doentes ,vao ficar sem ensino de qualidade e com medo de sair as ruas por causa dos bandidos.

    ResponderExcluir
  19. Pobre Emanuel. Estive aí há dois meses

    ResponderExcluir
  20. vamos pedir a dona Teresa que é secretaria de saúde que mantenha o posto de saúde com medicos pois estive no fim de semana com minha filha que estava doente e nao fui atendida pois nao veio medico nem sabado nem domingo isso é uma vergonha fui a Natal e o medico de me atendeu no posto de saúde do bairro de pajuçara disse que era uma vergonha um municipio tao falado no turismo nao ter medico pra atender urgencia e falou que isso era responsabilidade da gestao atual que nós moradores devia procurar a promotoria do municipio pra fazer uma denuncia

    ResponderExcluir