quinta-feira, 13 de junho de 2013

Livro conta história do primeiro marco colonial e de polêmica sobre o local do descobrimento do Brasil



Por Emanuel Neri
É sempre importante tomar conhecimento da história, em especial quando esta história faz parte das nossas vidas. O primeiro marco colonial português em terras brasileiras foi deixado, um ano após o descobrimento do Brasil, em uma praia de São Miguel do Gostoso.
Este marco, de 1501, chegou ao Brasil na expedição de Gaspar de Lemos, e foi chantado – o termo técnico – na Praia do Marco, a menos de 20km da cidade de São Miguel do Gostoso. Há inúmeros registros e documentos históricos sobre este fato que marca a origem do Brasil.
Depois de chegar à Praia do Marco (foto), a expedição seguiu em direção ao Sul do país para deixar outros marcos – uma pedra em que estão esculpidos símbolos portugueses – ao longo do litoral brasileiro, como Pernambuco, Bahia e São Vicente (São Paulo) .
Pois boa parte desta história, desta vez com olhar bem regional, está sendo contada em um livro de Tânia Maria da Fonseca Teixeira, moradora da praia do Marco que, na verdade, fica na divisa dos municípios de São Miguel do Gostoso com Pedra Grande.
Arraial do MarcoNosso Porto Seguro” é o nome do livro escrito por Tânia, proprietária de uma pousada na praia do Marco. Tânia relata toda a história deste marco, desde sua descoberta até sua retirada para um museu de Natal, em 1974.
Tânia conta que o povoado em que o marco estava localizado foi soterrado e que os moradores locais se dispersaram por duas comunidades – Morro dos Martins e Morros dos Paulo -, ambas em São Miguel do Gostoso. Mas o marco ficou no local de origem.
Até ser levado para Natal, o marco era tido como um símbolo religioso, em torno do qual os moradores locais enterravam seus mortos. Havia romaria até o local para se pagar promessas. O marco, fato histórico, passou a ser chamado de “Santo Cruzeiro”.
Felizmente este foco religioso pertence ao passado. As gerações atuais não mais acreditam no marco como símbolo santo, mas sim como fato de grande relevância histórica, que marca o descobrimento do Brasil e o início da colonização portuguesa em terras brasileiras.
São Miguel do Gostoso e Pedra Grande lideram campanha para trazer de volta o marco para o seu local de origem. Ali, será construído memorial que contará a história deste importante fato da história brasileira. O local deve virar ponto turístico.
Em seu livro, Tânia também aborda a tese do historiado Lenine Pinto. Segundo Lenine, as caravelas de Pedro Alvares Cabral chegaram pela primeira vez à praia do Marco e não a Porto Seguro, na Bahia, como registram os livros de História do Brasil.
Tânia cita vários historiadores que dão, de alguma forma, certa veracidade à tese de Lenine. Questiona, por exemplo, a obra de um historiador Francisco Adolfo Varnhagen (1816-1878), o “inventor” de que o Brasil foi descoberto em Porto Seguro.
Por causa desta tese, segundo Tânia, Varnhagen recebeu o título de “Visconde de Porto Seguro”.
“Nosso esforço é no sentido de compreender, de mediar o diálogo com sensibilidade social”, diz Tânia, no prefácio do seu livro. “Nossa maior ambição é a de, através de novos intérpretes, alcançar uma compreensão mais ampla da nossa história”, afirma.
Além da tese se o Brasil foi descoberto na praia do Marco ou em Porto Seguro, o livro de Tânia é enriquecido por histórias de moradores das comunidades do Marco, Cauã, do Morro dos Martins e do Morro dos Paulo – esta sim a história viva deste livro.   
“Concluiremos ouvindo os nativos da Praia do Marco sobre as suas vivências e a dos seus antepassados, de maneira a mostrar a visão dos próprios protagonistas desta história”, afirma Tânia, cujo livro deverá ser lançado ainda este ano.
Veja, abaixo, link com dados sobre o marco colonial – também chamado Marco de Touros, pelo fato de a praia do Marco pertencer incialmente ao município de Touros - e outras informações sobre a descoberta do Brasil e as expedições colonizadoras.


2 comentários:

  1. Esse Marco Colonial com certeza foi o primeiro chatado em terras Brasileiras na Praia do Marco, e deveria voltar para o seu lugar de origem, agora se tivesse sido em um Estado de maior porte que o nosso, com certeza a história seria diferente, pois todas as evidências demostram que o Brasil foi descoberto no Município de São Miguel do Gostoso, aos contras esse verdadeiro acontecimento os aborrecem, mas na verdade gente, o Brasil nasceu aqui, viva nossa terra.
    Jorge.

    ResponderExcluir
  2. estamos felizes com a ideia de Tania só gostaríamos que os historiadores locais fossem convidados para o lançamento do livro já que nao fomos convidados para a reuniao com Lenine.

    ResponderExcluir