sábado, 8 de junho de 2013

Bombeiros vão preparar São Miguel do Gostoso para Copa 2014 e para a prevenção e combate a incêndios



Por Emanuel Neri
Toda cidade que cresce tem que se adaptar a normas de vigilância e de combate a sinistros, como incêndios. Para enfrentar este tipo de ocorrência exige-se um esquema de prevenção e combate com eficiência. São Miguel do Gostoso não vai fugir  a esta regra.
Na última quinta-feira (6/6), por iniciativa da  Prefeitura, a cidade recebeu uma equipe do Corpo de Bombeiros. A visita faz parte da preparação da cidade para o chamado Roteiro da Copa de 2014. Mas também tem o objetivo de prevenir a cidade contra incêndios.
Este programa chega em boa hora. Independentemente da Copa do Mundo, que ocorrerá em 2014, São Miguel do Gostoso, que é o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte, deve ter estabelecimentos seguros para seus moradores e turistas. Como preparar a cidade para se evitar incêndios? O caminho mais fácil para isso é a vistoria do Corpo de Bombeiros, que poderá ocorrer de duas formas. Se o estabelecimento for inferior a 150m2, tudo é mais simples: basta vistoria simples do Corpo de Bombeiros.
Se o estabelecimento for superior a 150m2, a vistoria é mais complexa. Um profissional bombeiro é contratado para dimensionar os equipamentos de segurança  – principalmente extintores de incêndio– e só depois disso é solicitada a vistoria.
Neste caso, é feito um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, que inclui o  treinamento de pessoal para enfrentar este tipo de sinistro. Só depois desta etapa, com taxas e gastos mais altos, sai o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
A Fifa exige que as cidades turísticas, como São Miguel do Gostoso, tenham o aval do Corpo de Bombeiros para se credenciar para receber turistas que vêm para a Copa do Mundo. Pousadas, restaurantes e comércio devem se preparar para esta exigência.
Algumas pousadas da cidade já obtiveram o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, exigência do projeto Turismo Melhor, do Sebrae.  Mas esta vistoria precisa ser renovada a cada ano, bem como a recarga de extintores de incêndio.
Mas, independentemente da Copa, é importante que a cidade esteja preparada para evitar incêndios (foto). Por causa disso, a Prefeitura está exigindo a vistoria do Corpo de  Bombeiros para liberar o alvará de funcionamento de estabelecimentos da cidade.
Esta exigência é feita pela Vigilância Sanitária da cidade, subordinada à Secretaria da Saúde. A Vigilância atende a leis e normas federais de programas de combate a sinistros. O controle de combate a sinistros torna-se cada vez mais rígido no país.
Na reunião com os Bombeiros, empresários locais sugeriram que se faça um mutirão para que estas vistorias sejam feitas mais rapidamente. A ideia é flexibilizar a exigência, bastando o protocolo do pedido de vistoria para a liberação do alvará.
O próprio Corpo de Bombeiros sugeriu a flexibilização das exigências da Prefeitura para liberar alvarás para que estabelecimentos comerciais e turísticos da cidade possam funcionar. O protocolo de vistoria será suficiente para liberar o alvará.
Mas este pedido de vistoria tem que ocorrer até o final de junho, quando termina o prazo para que o Corpo de Bombeiros receba estes pedidos. Há uma enorme fila de pedidos para que o Corpo de  Bombeiros realize este tipo de vistoria em todo o RN.   
Por este motivo, Vigilância Sanitária e empresários solicitaram que o Corpo de Bombeiros crie uma espécie de “força tarefa” para agilizar estas vistorias. A Prefeitura formalizará pedido ao comando do Corpo de Bombeiros para este mutirão.
O primeiro passo foi dado. O Corpo de Bombeiros ensinou o caminho para que São Miguel do Gostoso adote rapidamente normas de prevenção e combate a incêndios. Isso é bom para a Copa do Mundo, mas também é bom para a segurança da população da cidade.

18 comentários:

  1. Notícia ótima. Mas a população de São Miguel do Gostoso, cobra do Subtenente J. Edson responsável pelo destacamento de policia da cidade já citada acima esclarecimento sobre o ocorrido na noite da ultima sexta feira dia 07 no bar LR no centro da cidade, onde um policial militar tava bebendo no bar e com som do carro alto o proprietário do bar pediu para ele baixar o som e ele se alterou e não baixou inclusive sacou a arma e colocou nos peito do dono do estabelecimento, esperamos um esclarecimento e que tenha outra versão esta estória ou por outra como pode este tipo de policial ta fazendo a segurança de nossa cidade, aguardamos resposta Sub Edson.

    Eduardo Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigos..depois desse policial puxar a arma no bar de luiz,em frente ao correios,esse mesmo policial foi lá pro marceio,pro bar de paulo,com a arma empunho,e ficou pergunta as pessoa q estava no bar,se alguem conhecia ele...esse policial nao pode mas trabalhar em nossa cidade..queremos justiça,e puniçao pra esse soldadinho...grato..gustavo

      Excluir
  2. Vamos se unir não podemos deixar essa barbaridade acontecer em São Miguel, o policial lotado no destacamento de nossa cidade conhecido na corporação como RODRIGUES não pode abusar da autoridade do jeito que abusou, e fica por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Abuso de autoridade e a população não pode aceitar este tipo de conduta.

    ResponderExcluir
  4. Emanuel o nobalacobaco tem sido um meio de comunicação muito importante para nossa cidade e esperamos que se possível seja feita uma matéria sobre o ocorrido com esse policial para que a população possa fazer alguma coisa, pois isso não pode acontecer amanhã ou depois esse policial esta na rua fardado e sem nem um preparo se de fato ele agiu dessa forma. Queremos resposta, por favor.

    ResponderExcluir
  5. QUEREMOS UMA RESPOSTA SUB EDSON........... URGENTE...NÃO VAMOS CALAR...VIUUU

    ResponderExcluir
  6. Também deve ser esclarecido os disparos efetuados no clube Gostoso Casa Show na noite da ultima sexta feira (7), em que pessoas q estavam presentes afirmam ter ouvido e visto dois disparos de arma de fogo no meio da multidão colocando em risco a vida dos q estavam ali para se divertir, e q logo após o fato o suspeito havia se escondido no banheiro masculino do estabelecimento. No entanto no outro dia estavam tentando convencer as pessoas de q havia sido uma bomba junina inofensiva, todavia quem estava no estabelecimento afirma ter sido disparos de um revolver. Emanuel, por favor, busque esclarecer esse fato junto ao Subtenente Edson, uma vez q a população grita por segurança, por reforço policial na cidade e acaba acontecendo fatos como este. Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. queremos uma resposta e urgente, não entendo porque calhou-se sub Edson e Emanuel quanto a este assunto.

    ResponderExcluir
  8. Emanuel Neri comenta. Muitas mensagens são enviadas por moradores de São Miguel do Gostoso a este blog. Algumas delas fazem reivindicações à Prefeitura. Uma destas mensagens faz um apelo à prefeita Fátima Dantas para aterre, com pedras do tipo piçarra, as ruas da Arabaiana e dos Camarões, no bairro do Maceió. Os moradores dizem que, nesta época de chuva, estas ruas ficam alagadas, o que dificulta o acesso dos moradores ás suas casas. Estes leitores lembram que o ideal seria que as ruas fossem calçadas com paralelepípedos, mas entendem que a Prefeitura não tem condições de fazer isso no momento. Está aí, prefeita Fátima Dantas, uma boa ação que pode ser feita nestas ruas. O apiçarramento é coisa simples. Bata trazer tratores com a piçarra e espalhar nestas ruas. Nada muito complicado para ser feito. Fica aí o pedido de moradores do bairro do Maceió.

    ResponderExcluir
  9. Peço também a Prefeita que olhe para a rua dos Camarões e Arabaiana que por muitos anos ficaram esquecidas e ficam um caos com as chuvas. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. na rua dos búzios também, pois neste período de chuva não tem como passar, fica tudo alagado..
    vamos la prefeita mostre trabalho

    ResponderExcluir
  11. Emanuel Neri comenta. O noBalacobaco falou na manhã desta segunda-feira com o sub-tenente Edson, que comanda a PM em São Miguel do Gostoso, sobre o incidente envolvendo um policial do detacamento da cidade, na noite da última sexta-feira. O policial, que não estava em serviço, apontou sua arma para um comerciante que pediu para ele baixar o som de seu carro porque estava incomodando os vizinhos. O sub-tenente Edson informou que o policial já foi afastado de suas funções e não está mais na cidade. Segundo Edson, a arma dele já foi recolhida e ele responderá administrativamente e criminalmente pelo ocorrido. Na mesma noite da sexta-feira, segundo Edson, ao saber do incidente com o policial, ele acionou o comando da PM em João Câmara, a quem o destacamento de São Miguel do Gostoso está subordinado, que enviou um oficial à cidade para prender o policial infrator. "Não permito indisciplina com meus comandados", disse Edson. Segundo o sub-tenente, ele vai procurar a proprietária do Gostoso Casa Show, onde também teria havido problemas com o mesmo policial. Segundo informações, o policial fez dois disparos no interior da casa de shows. "Vou ouvir a Clésia, proprietária do Casa Show, e se isso for confirmado, este fato será incluído no inquérito",afirmou o sub-tenente. Segundo Edson, a população de São Miguel do Gostoso pode "ficar absolutamente tranquila" porque o policial já foi afastado de suas funções e transferido da cidade.

    ResponderExcluir
  12. J. Edson - Sub Ten PM10 de junho de 2013 às 16:51

    Como já ocorreu antes, mais uma vez como servidor público militar estadual, responsável pelo policiamento deste município, no que diz respeito ao episódio lamentável protagonizado na última sexta-feira, por um dos nossos policiais que teria sacado a arma e ameaçado pessoas, esclareço o seguinte: tão logo tomei conhecimento do fato, orientei ao efetivo de serviço para ir até ao local e tomar as medidas necessárias, inclusive arrolando testemunhas, o que foi feito. O cabo que estava de serviço, acertadamente mandou o pm se recolher ao destacamento, tendo este, pouco depois se evadido. Como providência imediata, estando eu ausente da cidade, solicitei ao oficial de serviço da 2ª CIPM que fosse à cidade de São Miguel, a fim de evitar um mal maior. Após receber maiores detalhes repassados pelo pessoal de serviço, o oficial e o efetivo local tentou localizá-lo e não conseguiram. Algum tempo depois da partida do aspirante e o efetivo de João Câmara (GTO), a guarnição de serviço foi chamada para atender uma ocorrência no clube de Clésia, onde supostamente o mesmo policial havia efetuado um disparo de pistola para o alto. Uns afirmavam que foi um tiro, outros diziam que foi um traque. Posteriormente conversei com o dono do bar onde aconteceu o primeiro fato, e conversei também com Clésia.
    O policial envolvido nas ocorrências mencionadas acima não trabalhará mais em São Miguel. Foi comunicado ao comando da Companhia, por escrito, inclusive com nome de testemunhas, tudo que consegui apurar. Por mim foi feito o que me cabia fazer. Devo dizer que o tinha e ainda o tenho como amigo, não sei se ele vai entender ou não. É triste ter que cortar na própria carne, mas a Instituição Polícia Militar está acima de todos nós. Para o verdadeiro policial militar, a farda é muito mais do o simples pano que nos veste. O respeito entre a população e a Polícia Militar, deve ser recíproco. Continuem confiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela sua atitude, e pela acepção não devemos saber quem é e sim como foi, e que si cumpra a lei. É por ai, Subtenente. Mais uma vez obrigado a Policia Militar e por este espaço neste blog.

      Excluir
  13. e os malandros que tao ai entrando pela janela de gente honesta, roubando... ladrao, aqui, tem 4 ou5... tem é que faze algo, a policia...la no santo cristo, lá no maceio, continuam roubando..., notebok, celular, camera, microndas...

    ResponderExcluir
  14. parabéns Sub Edson, tivemos uma resposta a altura do esperávamos muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. Muitos anônimos reclamam do início da nova Administração, mas é preciso paciência, pois a Prefeita Fafá está enfrentando muitas dificuldades financeiras, vejam que esse ano todas a cotas do dia 10 de cada mês foram retidas, causando um prejuízo enorme as cofres da Prefeitura Municipal, mas com tudo isso ela está pagando a folha de funcionários em dias dentro do mês, enquanto na administração passada a folha só era paga dentro do próximo mês, e ainda assim pagando obras inacabadas deixadas pela administração anterior, portanto gente com a passar do tempo com o término dessas retenções, com certeza a Prefeita Fafá dará um passo importante, e olha que ela está tentando conseguir convênios que possam abrilhantar de vez a sua administração, isso conseguindo com certeza ela fará muitas obras que serão precisas para o desenvolvimento do nosso Município.

    ResponderExcluir
  16. Tudo muito bonito mas nos ultimos arrombamentos da Ponta do Santo Cristo este policiais falaram para as vítimas que não podiam investigar os ladrões pois isto era tarefa da polícia civil.Até quando vamos suportar isto Sra.Prefeita???,vamos pra a rua gritar muito e pedir mais segurança que estes policiais estão sendo pagos para nos ajudar a achar estes ladrões e botá-los na cadéia.
    Como uma pessoa que foi roubada lá perto da Casa de Taipa conseguiu recuperar tudo o que foi roubado e foi ajudado pelos policiais?Tem alguma coisa muuuito errada por ai!!!Quero justiça e mais segurança na cidade!!!!

    Livia

    ResponderExcluir