domingo, 9 de junho de 2013

Bombardeio da midia sobre Dilma surtiu efeito e sua aprovação cai. Mas presidenta é favorita à reeleição



Por Emanuel Neri
Nos últimos meses, o governo da presidenta Dilma Rousseff foi bombardeado por uma série de notícias negativas. A mídia criticou duramente o baixo crescimento do PIB, chamado de “pibinho”, a ameaça da inflação e até o tomate virou o vilão da economia.
Pois o resultado deste bombardeio surtiu efeito na opinião pública, aumentando o pessimismo em relação ao futuro do Brasil. Na última pesquisa do Datafolha sobre a aprovação do governo, divulgada neste domingo (9/6) pela Folha de S. Paulo, a aprovação de Dilma (foto) caiu 8 pontos – de 65% para 57%.
A queda ocorreu exatamente entre os eleitores que ganham mais de 10 salários mínimos por mês e entre os que têm curso superior. O curioso é que a desaprovação à Dilma não foi proporcional à aprovação, subindo apenas dois pontos, de 7% para 9%.
Neste caso, o que aumentou foi o índice dos que consideram o governo regular. Mas  Dilma ainda comanda um dos governos mais populares dos últimos anos. Sua aprovação é superior aos do governo Fernando Henrique e Lula, no mesmo período de governo.
Apesar da queda na aprovação de seu governo, Dilma continua favorita na disputa pra 2014. Se a eleição fosse hoje, a presidenta seria reeleita no primeiro turno com 51% dos votos –sete pontos a menos que pesquisa do Datafolha realizada em março.
Abaixo de Dilma, com uma diferença muito grande, aparece a ex-ministra Marina Silva, com 16% de intenção de votos. Depois vem Aécio Neves (PSDB), com 14% (quatro pontos a mais) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, com 6%.
Além do bombardeio da mídia contra o governo Dilma, dois outros fatores podem ter pesado na queda da aprovação da presidenta. A pesquisa foi feita no mesmo período em que os programas do PSDB e DEM, com duras críticas à presidenta, foi ao ar.
De todas as regiões do país, o Nordeste ainda é a que tem a maior preferência pela reeleição de Dilma, com 59% das intenções de voto. Nesta região, Eduardo Campos chega a 12%, o dobro da intenção de voto nacional, devido ao peso de Pernambuco.
A pesquisa do Datafolha também mediu a popularidade do ex-presidente Lula, principal cabo eleitoral de Dilma na eleição de 2010 – o que também deve ocorrer em 2014. Mesmo sem ser candidato, Lula tem 55% de intenção de voto, quatro a mais que Dilma.
Avaliações feitas pelos principais analistas políticos do país é de que a presidenta Dilma continua como franca favorita para conquistar seu segundo mandato em 2014. Já os analistas econômicos não veem crises econômicas que possam prejudicar a reeleição.
Nas reeleições de Fernando Henrique e Lula, em 1998 e 2006, respectivamente, ambos tinham menos intenção de voto no mesmo período de governo – ou seja, faltando um ano e quatro meses para a eleição para a Presidência da República.
Veja, abaixo, links sobre a pesquisa de avaliação do governo de Dilma.

Um comentário:

  1. precisamos de uma presidente que nos dê mais educaçao e saúde pois bolsa familia tira a dignidade do ser humano melhor seria dá cursos e empregos para essas pessoas e nao dinheiro porque o Brasil só vai crescer se tiver uma educaçao de qualidade

    ResponderExcluir