segunda-feira, 17 de junho de 2013

Projeto da lagoa do Cardeiro não afeta meio ambiente e cria área de uso público para São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Se há um tema que este blog defende com entusiasmo é o meio ambiente. Mas é preciso distinguir defesa ecológica de alarmismos em torno de qualquer mudança que se queira fazer em áreas públicas para melhorar a estrutura urbana das cidades e a vida das pessoas.
Neste domingo (16/6), o noBalacobaco visitou, mais uma vez, a área da lagoa do Cardeiro (foto), em São Miguel do Gostoso, onde a prefeitura iniciou um processo de limpeza para, futuramente, fazer ali uma área pública com equipamentos de lazer para a cidade.
Do que foi feito no entorno da lagoa, não existe absolutamente nada que possa ser caracterizado como dano à natureza. Foram retiradas cercas velhas caindo aos pedaços e foi coletado o lixo –garrafas, latas e galhos secos- que há anos se acumulava ali.
Tudo foi feito rigorosamente dentro de padrões de respeito à natureza. Então por que tanto protesto contra esta iniciativa? A única explicação que se pode tirar disso é a aversão da população da região à criação de área pública para o lazer no local.
Por enquanto está sendo feito apenas a limpeza no entorno da lagoa. Já se pode notar a diferença do que era antes e do que é agora. Já há mais espaços livres do lixo e as árvores locais – principalmente carnaubeiras – ganharam muito mais visibilidade.
No futuro, a prefeitura pretende fazer ali um projeto que pode mudar a cara da cidade. A ideia é desenvolver, com suporte de órgãos especializados – como Idema e Ibama -  uma área com equipamentos de esporte e lazer para o uso da população.
A prefeitura pretende fazer ali trilhas para corridas (cooper) e passeios, ciclovias, equipamentos esportivos, além de espaços com bancos para que as pessoas apreciem melhor a beleza daquilo que é seguramente o cartão postal mais bonito da cidade.
Imagine agora a área que a cidade vai ganhar e que será um verdadeiro parque, com uma lagoa no meio e árvores – coqueiros, cajueiros e carnaubeiras – por todos os lados. O entorno da lagoa tem mais de 2.500 metros para servirem de área de lazer.
Não serão permitidos ali barracas nem bares barulhentos. Também não serão feitos calçadões nem outras obras que entrem em desarmonia com a natureza. Tudo o que será feito ali serão equipamentos de lazer que estarão em sintonia com o ambiente.
Tem mais. Na visita que o noBalacobaco fez à lagoa viu que casas e pousadas estão cada vez mais avançando seus terrenos sobre a área que, pela legislação, deve ser de preservação. A criação de um espaço público ali vai evitar estas invasões na lagoa.
O perigo está em não se fazer nada. Além da invasão de pousadas e casas, também há o risco de a especulação imobiliária destruir tudo aquilo em curto prazo. A região é linda e todos estão de olho. Já se nota aqui e acolá cercas em locais proibidos.  
Se não forem tomadas providências públicas – e isso cabe à prefeitura -, os cercados viram propriedades particulares e rapidamente toda a área estrará tomada por casas, pousadas e estradas. Seria a destruição daquilo que, por lei, tem que ser preservado.
A prefeitura de São Miguel do Gostoso está no caminho certo. Preservar a lagoa do Cardeiro e fazer dali uma área de esporte e lazer, com equipamentos públicos para o usufruto da cidade, é um direito da população e uma obrigação do poder público.
Se você tiver dúvidas do que está sendo feito na lagoa do Cardeiro, dê uma passada pelo local. Pegue a estrada que liga a avenida principal da cidade à praia do Santo Cristo. Veja, à direita da lagoa, como as árvores e tudo ali está mais limpo e bonito.

27 comentários:

  1. parabénsss, a prefeitura ta fazendo um ótimo trabalho...

    ResponderExcluir
  2. GILSON - PROJETO AMBIENTALMENTE CORRETO

    VAMOS TORCER PARA QUE ESSE PROJETO SEJA VIABILIZADO, PORQUE DAR OPORTUNIDADE PARA LAZER, AS PESSOAS PODEREM FAZER SUAS CAMINHADAS, ANDAR DE BICICLETA, PRATICA TÃO INCORPORADA EM TODAS AS CIDADES E ALEM DE SER CONTEMPLATIVO .
    OUTRO PONTO AMBIENTALMENTE POSITIVO É DETERMINAR A FAIXA NON AEDIFICANDI (NÃO PODE SER CONSTRUIDA), OU SEJA DELIMITA A FAIXA DE ÁREA QUE É DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, E ISSO É FEITO ATRAVES DA CONSTRUÇAO DE UM CALÇADÃO..

    CASO ESSA OBRA SAIA DO ABSTRATO E SE TORNE REALIDADE GOSTOSO FICA MAIS BONITA, VAI DAR MAIS QUALIDADE DE VIDA A SUA POPULAÇÃO, AS PESSOAS NÃO VÃO MAIS PRECISAR FAZER SUAS CAMINHADAS DISPUTANDO OS ESPAÇOS COM COM OS VEICULOS MOTORIZADOS (CARROS E MOTOS). A CAMINHADA EM LOCAL SEGURO É UMA PRÁTICA TÃO IMPORTANTE PARA SE TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ISSO FAZ A DIFERENÇA, ISSO É QUALIDADE DE VIDA.

    PARABÉNS A TODOS QUE PROJETAM E CONCRETIZAM OBRAS QUE TRAGAM MELHORIA PARA O CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  3. essa obra e uma ótima ideia para nossa cidade! mas acredito que a retomada da obra da entrada de nossa cidade seja muito mas preocupante, como a melhora de atendimento na saúde, e na educação. e o banco do brasil ne.

    ResponderExcluir
  4. a prefeita tem que entender que ninguém quer saber se foi a gestão passada que deixou as obras inacabadas não, pois ela também fez parte da gestão passada com o cargo de VICE PREFEITA, e que e dever dela terminar essas obras.

    ResponderExcluir
  5. nossa cidade esta em uma situação feia, pois a saúde cada dia que passa piora, o postinho la de cima nem atendimento tem mais pois não tem medico, nossa educação sem comentário, o secretario de educação so soube falar de mais, pois pessoas estão em sala de aula sem nenhuma graduação se quer, esta muita complicada a situação de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. o que percebo e que politico nenhum esta preocupado com o desenvolvimento de nossa cidade, quando falo isso em relação a preocupação com nossas crianças, nossos adolescentes, com todos nos que temos nossos direitos garantidos pela lei, mas não são cumpridos.
    então fica claro o porque o RN e a lanterninha do BRASIL, e quando se fala em educação a coisa fica feia.
    depende de vocês políticos em fazer a diferença em pelo menos tentar reduzir o índice de analfabetismo.

    ResponderExcluir
  7. Christiany da Silva Vieira18 de junho de 2013 às 11:16

    Bom dia Emanuel,gostaria de expor aqui a minha opiniao sobre este projeto da prefeitura.Concordo com parte do projeto ,a lagoa merece um reflorestamento,limpeza,recuperacao da flora e fauna e de todo o seu ecossistma .tambem se faz necessario uma fiscalizacao eficaz de toda a sua area . E ainda se faz necessario um bom tratamento dos animais que la pastam, com alimentacao e veterinario .Mas a populacao de Gostoso nao precisa de ciclovias ou trilhas nem equipamentos de lazer e reabilitacao nessa area .Ate porque a entrada do ser humano ali causaria um grande impacto ambiental,vc sabe disso,nao precisamos dizer .Alias nao precisamos dizer mas nada ,precisamos agir.Por isso eu mesma ,sozinha comecei a ir de estabelecimento em casa e casas e a falar com todos que consigo ter acesso para entrarem no seu site e virem o que voces querem fazer .Tambem ja estou conversando com as pessoas que influenciam o turismo do kite e wind aqui em Gostoso . Tambem estou conversando com a populacao se eles necessitam de mais uma area de lazer ou nao . Tentando conscientiza-los de quando vamos pra ali andar de bike ou levar criancas para brincar estsmos invadindo o ecossistema . E TBM OS CONSCIENTIZANDO que GOSTOSO DEVE CRESCER MAS NAO PERDER SUA IDENTIDADE. Todos nos sofreremos com os erros que estamos permitindo .Que a prefeitura recupere,preserve e fiscalize a lagoa sem no entanto transforma-la em uma area de lazer .Sabe meu amigo , eles sabem que vivem do turismo e tem consciencia hoje que as belezas naturais estao acabando, e que a chance da cidade continuar nos trazendo o desenvolvimento depende de preservacao e nao interacao como como area de lazer .Preserve sim, mas que a prefeitura lhes de urbanizacao ,sanitarismo,educacao,saude e a conscientizacao que o lazer ja existe aqui .Por isso tirei o meu dia de hoje para falar com todos os que eu conseguir sobre a lagoa e sobre o seu blog .E sugiro aqui que os anonimos coloquem seus nomes e entrem de uma vez nessa luta, a luta pela recuperacao,preservacao,e fiscalizacao da lagoa sem trilhas, bancos ou obras. E que todos mostremos a nossa cara,pois estamos aqui porque amamos Gostoso e o seu povo.VAMOS NOS MOBILIZAR, afinal enquanto ficamos so postando a prefeitura ganha tempo agindo.Que a minha amiga prefeita nao se desfoque, por favor ,dos problemas reais de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Christiany da Silva Vieira18 de junho de 2013 às 11:29

    E quero informar que a partir de domingo que vem pedirei para eu poder informar na missa e nos cultos das outras igrejas a informacao sobre a instalacao de uma area de lazer para a populacao na lagoa e se me permitirem darei a minha opiniao sobre isto e tentarei encontrar profissionais da area ambiental para realizar palestras nas igrejas sobre o assunto .

    ResponderExcluir
  9. Olha porque ela foi a vice do Ex-Prefeito que deixou as Obras inacabadas, ela não responde pelos atos do Ex-Prefeito não, quem mandava era ele, pois vice Prefeito não manda em nada, nem assina por nada, a não ser que o vice assuma outro cargo, agora sim ela como Prefeita é responsável por tudo, procure se atualizar melhor.

    ResponderExcluir
  10. Você é mais uma dos contras a melhorias em nossa cidade, Sra. Cristiane, o poder Público é quem manda, você pode sair no Brasil inteiro pregando o seu linguajar pessimista, mas a nossa cidade merece mesmo de laser, nada vai impedir que a beleza da lagoa se acabe, só depende do Projeto que será feito.

    ResponderExcluir
  11. Acho DESNECESSÁRIO a criação deste espaço à beira da lagoa e uma ameaça à vida selvagem que habita ali nos periodos da cheia.
    As estruturas para o lazer certamente não causarão impacto no ambiente, mas os frequentadores sim, com o lixo deixado por exemplo. Aliás a lagoa já pode ser normalmente frequentada da maneira como ela é, um ambiente lindo e exuberante do jeito que é, sem calçadões, muretas e bancos como numa praça. Realmente espero que isto não aconteça, acredito que existem espaços na cidade muito bons para o lazer porém mal estruturados e estes sim poderiam receber uma atenção e serem revitalizados.

    ResponderExcluir
  12. A preservação da lagoa e o entorno é fundamental e obrigação da população, visitantes e da prefeitura.

    Para protegê-la não é necessário criar um espaço para lazer e esportes. As estruturas certamente não
    causarão impacto no ambiente mas atrairão frequentadores que normalmente não vão à lagoa e o excesso de visitante sim pode causar danos ao ambiente natural.

    A lagoa, que é uma das paisagens mais incríveis da cidade deveria ser protegida para que permaneça natural como é, disponível para todos, sem a intervenção do homem, pois nada poderá torná-la mais bonita ou agradável.

    A cidade precisa sim de espaços de lazer e esporte com qualidade, as áreas q já são utilizadas para estes fins necessitam renovação e melhor estrutura para atender a população.

    ResponderExcluir
  13. PELO MENOS ELA COMECOU CEDO ( POR QUE AVISARAM E PENSEI QUE SO IA COMECAR QUANDO ESTIVESSE COMECANDO A PROXIMA ELEICAO). VOLTANDO: ACHO UMA BOA ACAO DA PREFEITA E DE TODOS OS QUE COLABORAM ( ACHO QUE COMECOU TARDE; CASAS E POUSADAS INVADIRAM CANTOS QUE DEVIAM SER PRESERVADOS) TODOS DEVEMOS SABER QUE A CIDADE E' TURISO E DA PESCA, ENTAO SE "NOS" DESTRUIRMOS ESSES LUGARES SO VAMOS VIVER DA PESCA? NAO. ENTAO NADA DE PRETESTOS E VAMOS DEIXAR A PREFEITA FAZER O QUE ELA ACHA DE MELHOR A GOSTOSO, VAMOS PARTICIPAR DE COMPROMISSO QUE E' DEVER DE TODOS. VAMOS DEIXAR A CIDADE MAIS GOSTOSO (COMO JA DIZ O NOME) UMA CIDADE MELHOR, MAIS CONHECIDA NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE. E E' ISSO VAMOS DAR UM NOVO VISUAL A CIDADE E A PREFEITURA FAZER O PROJETO SEM MEXER COM A NATUREZA . (DESCUPEM OS ERROS MAS MEU CELULAR NAO COLOCA ACENTOS NAS PALAVRAS QUANDO ESTOU EM BLOGS OU SITES)

    ResponderExcluir
  14. Christiany da Silva Vieira19 de junho de 2013 às 08:48

    O PRIMEIRO RALLY DOS SERTOES DE GOSTOSO COM CARROS, BICICLETAS ,MOTOS ,BUGUES E JIPES FOI FEITA PELA NOSSA PREFEITA -APROVEITEM ESSA IDEIA !
    Sera que e necessario que nos humanos tenhamos que ter uma trlha de bike na lagoa de frente pro mar pra termos qualidade de vida e Bem Estar ? Sera que o tiro da prefeitura nao saira pela culatra deixando de primeiro promover estrutura e urbanizacao na area urbana e agricola ? Decidam e removam primeiro o caos que esta se instalando rapidamente na area urbana
    Nao comecem pela Lagoa , facam planos de meta e realizem rapido e de forma eficaz e urgente todas as obras inacabadas e programas de urbanizacao , saneamento ,veterinarios, saude, policiamento e educacao.
    SERA QUE NOS PODERIAMOS AMPLIAR NOSSA AREA DE BEM ESTAR E LAZER DE MONTAIN BIKE, SKAITE, MOTOCROSS , TRILHAS DE JIPES PARA O ARREDORES DA CIDADE OU TUDO TEM DE SER NA PRAIA E NA LAGOA ???
    VAMOS AMPLIAR OS HORIZONTES DA NOSSA CIDADE E NAO COPIAR MODELOS DE OUTRAS !ACREDITEM SOMOS CAPAZES DE EVOLUIRMOS COM UM PLANEJAMENTO DE EXPANSAO PARA OS NOSSOS INUMEROS DISTRITOS E PROVOCAR ATE UM RALLY DE DESENVOLVIMENTO E EXPANSAO DO TURISMO PARA OS NOSSOS DISRITOS QUE ESTAO GRITANDO PO SOCORRO !PREFEITA FATIMA ACOMPANHEI A SUA PASSEATA POR TODOS OS DISTRITOS PORQUE QUANDO OLHEI PARA VOCE ACREDITEI NA SUA FUTURA VISAO, NAO VAMOS NOS LIMITAR !
    O TURISMO TEM DE CONHECER GOSTOSO COMO UMA IMENSA CIDADE QUE CRESCEU LEVANDO SEU TURISMO PARA OS DISTRITOS CHEIOS DE BARRO E POEIRA !
    OS AMANTES DE MONTAINBIKE, CAMINHADAS , TRILHAS DE MOTOCROSS, E DE JIPES GOSTAM E DISSO:
    POEIRA NA CARA E EMOCAO NOS PES !!!
    E OS DISTRITOS TALVEZ POSSAM COMECAR A SEREM PEQUENOS VILAREJOS DE APOIO E COMECAREM A TER COM O QUE CRESCER.
    POR FAVOR VAMOS AMPLIAR OS NOSSOS HORIZONTES , AQUI EXISTE UM POVO HUMILDE QUE PRECISA DE NOS !
    PODEMOS PROMOVER O TURISMO PARA O NOSSO INTERIOR ,TUDO DEPENDE DA MIDIA E PROPRAGANDA QUE PODEMOS GERAR , TEREMOS UM RESULTADO INCRIVEL E POSITIVO SE PENSARMOS EM UMA ENORME TRILHA DE INCENTIVO A PROVAS DE CORRIDA,MONTAINBIKE,TRIHA DE JIPES ,TORNEIOS DE SKAITE ETC .VAMOS MONTAR NOSSA X-CROSS EM GOSTOSO COM AS MAIS VARIADAS PROVAS DE MODALIDADES DE ESFORCO EM VARIADOS ESPORTES MOTORIZADOS OU NAO ,PODEMOS TER TRILHAS PASSANDO POR VARIOS DIFERENTES DISTRITOS AO MESMO TEMPO SEM SE CRUZAREM E BENEFICIANDO CADA UM DOS DISTRITOS COMO PONTOS DE APOIO E QUEM SABE ATE POUSADINHAS COMECEM A SURGIR !

    ResponderExcluir
  15. Christiany da Silva Vieira19 de junho de 2013 às 09:43

    Emanuel,por favor utilize o seu site como forma de chegarmos a um modelo de desenvolvimento de nossa cidade que nao se assemelhe aos das cidades que ja existem.Sao miguel tem um apelo turisco especial ,bucolico,que pode ser respeitado e preservado .Ela precisa continuar o cenario romantico ao qual todos nos ,habitantes e turistas viemos e queremos buscar .Se colocarmos calcadoes em sua orla e praias e ciclovia e trilhas na Lagoa nao estaremos inovando e perderemos a nossa identidade. Vamos terminar essa avenida de uma vez ate a temporada ,retirando esses postes enormes ,calcando ele toda de pararepipedo,que e barato e colocando postes artezanais e artefactos rusticos em toda a extencao da avenida.Temos de tirar os buracos ate a temporada e esses postes sao pra natal e joao pessoa , nao para o apelo romantico da nossa cidade.Por favor vamos fazer uma pesquiza sobre o que as pessoas buscam em sao miguel,nao se deixe levar por modelos compartimentais de desenvolvimentos.PODEMOS TER UM DESENVOLVIMENTO DIRECIONADO PARA OS DISTRITOS E PARA REDUTO E TOURINHOS ,E TENTAR CONTROLAR TODA A DESORGANIZACAO URBANA QUE ESTA SE INSTALANDO .COM ISSO TERIAMOS ESPACO PARA TODOS OS TIPOS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS, E ESTARIAMOS DANDO OPORTUNIDADE DE CRESCERMOS NAO SO NO CENTRO E NA ORLA.TEMOS QUE PELO MENOS TENTAR!VAMOS DIZER NAO AOS CALCADOES, AOS POSTES ENORMES, LANMPADAS ENORMES,E SEM FALAR QUE O ASPECTO DE ROCA IRA ACABAR E TODA ESSA ESTRUTURA E MUITO CARA!VAMOS PESQUIZAR SE O TURISMO DE DESCANSO QUER UMA ESTRUTURA ROMANTICA EBUCOLICA E NADA SEMELHANTE AOS MODELOS COMPARTIMENTAIS DAS OUTRAS CIDADES OU SE ELES QUEREM ESSE MODELO TIPO JOAO PESSOA ,NAO PODEMOS SER IGUAIS A TUDO QUE JA EXISTE.E NAO PODEMOS COMECAR OBRAS CARAS QUE PODEM FICAR INACABADAS.AS PESSOAS QUEREM MORAR NO SHAMBALLA MAS IR RESPIRAR O AR PURO E SEM ASFALTO DA ROCA MISTURADA COM A AMPLITUDE DAS PRAIAS!SE QUEREM OLHAR ALGUMA CIDADE OLHEM PARA BUZIOS NO RIO DE JANEIRO .

    ResponderExcluir
  16. Christiany da Silva Vieira19 de junho de 2013 às 09:45

    NAO ESTAMOS CONTRA A PREFEITURA ,SOMENTE QUEREMOS MAIS PESQUIZAS .OLHEM O MEU EMAIL SOBRE A X CROSS .BJOS .QUE DEUS ILUMINE A TODOS NOS .

    ResponderExcluir
  17. Christiany da Silva Vieira19 de junho de 2013 às 11:37

    Coloco aqui a minha ultima postagem porque nao acho certo que anonimos fiquem se agredindo como inimigos por terem opinioes diferentes. Todos somos adultos e temos opinioes, e a nossa administracao nao esta nos apresentando uma pesquiza nem um estudo sobre o que realmente podera ser feito em Gostoso sem agredir o meio ambiente e incentivando a unica atividade que move essa cidade , o turismo .Mesmo os anonimos que aqui estao se agredindo precisam viver e sobreviver nessa cidade atraves do turismo.Volto a ressaltar ,que cada vez mais o ser humano quer morar em casas e condominios confortaveis, bonitos, seguros ,e praticos e poder usufruir de um cidade que possue o meio ambiente natural e toda uma infraestrutura de saneamento,saude,educacao,cultura,e lazer sem a poluicao e desmatamento de seus parques ,lagoas,praias,cachoeiras ,dunas,montanhas e que o turista quer visitar belezas naturais intocadas e ficar em pousadas seguras , e confortaveis
    VIDE CIDADES COMO BUZIOS,ILHABELA,TRANCOSO,FLORIPA,CAMPOS DO JORDAO,TEREZOPOLIS,AGUAS DE LINDOIA ,MONTE VERDE,E A PROPRIA JOAO PESSOA . SO GOSTARIA DE QUE PRA ISSO PARQUES DE CICLOVIA, SKAITE, PAINTBOLL,MOTOCROSS, TRILHAS DE JIPES ,QUADRICICULO,PARQUES DE LAZER PARA CAMINHADA E CRIANCAS NAO OCUPASSEM NOSSAS PRAIAS ,NOSSAS DUNAS E NOSSAS LAGOAS,QUE JA ESTAVAM ALI ANTES DE QUALQUER HABITANTE DE GOSTOSO E EMPRESARIOS DE FORA E QUE QUALQUER VEICULO MOTORIZADO TENHA QUE OBEDECER AS LEIS DE TRANSITO E SINALIZACAO.
    Espero que as agressoes nesse site entre anonimos cessem e que todos nos divulguemos nossos nomes e atividades e opinioes e devemos dar sugestoes tambem, e exigir as pesquizas e documentos onde a prefeitura se apoia que usando as principais areas de preservacao para o lazer e cultura da populacao ira assegurar para a mesma maior qualidade de vida .Estamos todos juntos, nao devemos sair dos focos das prioridades que necessitamos e os administradores nao devem errar,nos(populacao de gostoso nativa e empresarios)nao estamos aqui para passear na Lagoa e o turista tambem nao !E muito importante que a populacao de gostoso comece a assumir o que deseja realmente ;melhores qualidades de vida e condicoes de trbalho ou SOMENTE no lazer - vamos cantar aquela musica do Titaes - a gente nao quer so comida ,nao quer so bebida, diversao qual e ? lazer e arte e emendar a letra saude,estudo,emprego e saneamento basico pra QUE? POPULACAO vamos acorder e ver que tem muito espaco ao redor dessa cidade para projetos sociais e para ate desenvolver atividades esportistas de trilha em bike e em motos e jipes direcionado ate um crescimento para os nossos distritos,e lazer todos nos ja temos aqui com a praia e na baixa temporada porque na alta a populacao toda trabalha com o turismo, por isso nao acredito que quem trabalha aqui em gostoso tem tempo pra ir caminhar e fazer bike na lagoa. Nao da nem pra ir a praia! E ali o que se quer e modificar o espaco para atrair mais turistas e voces nao estao sendo conscientes .E se nao atrair ? E SE FUGIREM? DIVERSAO E ARTE SEM TRABALHO NAO ROLA .E ficaremos com a avenida e sem lagoa .

    ResponderExcluir
  18. estou de acordo com a Cristiany a Cidade de Sao Miguel tem outras prioridades nao vejo nenhum motivo para é obra ser realizada com tanta urgencia a lagoa do cardeiro pode esperar porem a entrada da cidade está muito esburacada dando uma pessima visao a quem chega peço a senhora Fatima que pense melhor no que estao incentivando ela a fazer peça a opinaio da populaçao haja com democracia isso vai lhe ajudar a ter credibilidade coisa que a senhora perdeu depois que assumiu a prefeitura ouça o povo será melhor pra sua administraçao

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de colaborar, qualquer projeto que houver relativo a orla do município tem que passar pelo comitê orla, que é composto além das entidades do município, como representantes do esporte náutico, colônia de pescadores, associação de pescadores, entidades de classes como str, sintraf, aegostoso, grupo de escoteiros, amjus e outras, tambem tem o IDEMA, Secretaria Estadual de Turismo, Superintendência do Patrimonio da União, prefeitura, e suas secretarias, Não é um comitê que pode mandar e sim discutir, opinar e deliberar, também funciona como ouvinte de denuncias, ok, si não me falha a memória o coordenador deste comitê é o SR. Rubens, procurem o mesmo para fazerem denuncias e contribuir para o bom andamento e assim encaminhar o que for necessário aos órgãos competentes, eu disse encaminhar, certo não é ele que resolve. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Em relação, a entrada de sâo miguel do gostoso, todo mundo fica jogando pedra e esculhambando a administração...vcs estão surdos? vcs não procura saber o que estar acontecendo, então fique na sua, se vcs não tem o que escrever, só leia, mas não fique falando besteira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a leitora acima esqueceu que esse blog é um meio de comunicaçao democratico e quem nao está satisfeito pode reclamar agora se essa pessoa é do tipo que pensa que Fafa pode tudo acho bom se atualizar porque o Brasil e Sao Miguel Do Gostoso acordou.fique atenta.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, ai... tanta discussão... NÃO HAVERÁ TÃO CEDO uma obra na lagoa... e é claro que vai se resolver a entrada primeiro... não tem como não ser assim! deixem para brigar depois, por favor... futuramente, futuro longínquo! e quando, e SE for, haverá um estudo... porque não há ninguém bobo mais... aqui tudo é tãaaaaao polêmico!

      Excluir
  22. O que Gostoso precisa é Saúde, Educação e Segurança. Vamos lutar por isso.

    ResponderExcluir
  23. Fiquem tranquilos a lagoa não vai sair dali a Obra só vai deixar a nossa praia mais bonita, e nada de prejudicar a lagoa.

    ResponderExcluir
  24. O cachorro está jogando xadrez com o dono num boteco quando aparece um sujeito e fica observando os dois. Ao terminar a partida, o sujeito fala todo animado pro dono do cachorro:

    — Sensacional! Eu trabalho na televisão e nós podemos ganhar uma fortuna com esse seu cachorro. Podemos fazer um contrato para apresentação semanal e...

    O dono do cachorro interrompe:

    — Que televisão que nada. Faz sete anos que eu ensino esse cachorro a jogar xadrez. Você pensa que ele aprendeu?

    — Sim, mas eu vi que ele ganhou essa partida contra o senhor.

    — Bah! Grande coisa. Das três partidas que eu e ele jogamos hoje essa foi a primeira que ele ganhou.

    ResponderExcluir
  25. Todos os comentários são visíveis Emanuel. Até os não aprovados.

    ResponderExcluir