segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ajude a combater o crime; aumente seu esquema de segurança e dê informações para a polícia poder agir



Por Emanuel Neri
Embora em menor intensidade do que chegou a ocorrer no final do ano passado, a questão da segurança em São Miguel do Gostoso ainda é um problema. Vez por outra, há um furto em casas ou pousadas. A polícia está atenta ao que vem ocorrendo e tem desvendado alguns crimes.
Há alguns dias, um advogado que estava hospedado em pousada da praia do Maceió (foto) teve uma sacola furtada. Perdeu celular, relógio e óculos. Ele deixara a sacola em um quiosque da praia para entrar no mar. Na volta, percebeu que sua sacola tinha sido levada.
Ocorre que muitas pousadas de São Miguel do Gostoso montaram esquemas de segurança eficientes para dar mais segurança aos clientes. No caso deste furto, as câmaras das pousadas captaram as imagens do ladrão ao sair correndo com a sacola na mão.
De posse das imagens, a polícia identificou o autor do furto. Trata-se de um menor que mora em uma casa em rua paralela à rua das Ostras, próxima a uma pousada. Com provas na mão, a polícia intimou o garoto e familiares para darem depoimentos.
O ladrão não só confessou o crime, como informou que havia vendido o celular, por R$ 60,00, para uma senhora da cidade. Vejam a encrenca. Esta senhora deve ser indiciada por receptação de objeto roubados. Vai enfrenar um grande problema.
Por causa deste mesmo roubo, a polícia vai exigir que a família do menor infrator pague os prejuízos com o furto. O relógio do turista até agora não foi achado e um dos óculos foi encontrado quebrado. A família se comprometeu a pagar por isso.
Na semana passada, um laptop foi roubado da residência de um casal que é proprietário de uma pousada na Praia do Santo Cristo. O ladrão entrou na casa e levou o laptop. Outras casas próximas também foram alvos de furtos semelhantes.
São Miguel do Gostoso precisa se preparar para enfrentar este tipo de criminalidade. Pousadas precisam ter esquemas eficientes de segurança. Além de vigilantes à noite, é importante ter câmeras que fiscalizem a entrada e saída de pessoas das pousadas.
Pousadas do Maceió criaram uma espécie de pool para manter um vigilante durante todo o dia. Ele percorre trechos da praia em que estão pelo menos cinco pousadas – quatro destes estabelecimentos se cotizam para pagar o salário do vigilante.
Desde quando este vigilante passou a vigiar este trecho de praia, no último final de ano, a única ocorrência registrada naquela praia foi o furto da sacola do advogado. Mesmo assim, o roubo ocorreu cedo, antes que o vigilante começasse a trabalhar.
Além do reforço na segurança, as vítimas de furtos precisam imediatamente procurar a polícia. Ao constatar furtos, a vítima deve acionar a Polícia Militar e procurar o agente da Polícia Civil, na delegacia local, para abrir Boletim de Ocorrência.
É comum ouvir pessoas reclamarem que foram vítimas de furtos. Quando você pergunta se foi prestada queixa à polícia, estas pessoas respondem que não. No máximo, avisaram à Polícia Militar, sem abrir Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
É importante que a população saiba distinguir o papel das polícias – a  Militar e a Civil. As duas podem agir integradamente. Mas cabe à PM fazer a vigilância e manter a ordem da cidade. A Civil investiga crimes e abre inquéritos para punir criminosos.
Por isso, é importante que, além da Polícia Militar, a Polícia Civil também seja procurada em qualquer caso de criminalidade. Para que os crimes da cidade sejam esclarecidos, é importante dar informações que levem a polícia a prender os ladrões.
A população deve cobrar eficiência na atuação da polícia. Mas, para um combate eficaz à criminalidade, é fundamental que a população colabore com a polícia. Deve-se informar à polícia os nomes dos ladrões e os de receptadores de objetos roubados.
Muita gente sabe quem são os ladrões de São Miguel do Gostoso. Fique de olho neles e informe à polícia sempre que ficar sabendo que eles praticaram algum tipo de furto. Com o apoio da população, a polícia terá mais condições no combate ao crime. 
Em todo o mundo, o combate à criminalidade só obtém êxito quando a população se protege contra o crime e colabora com a polícia, ajudando no enfrentamento dos criminosos.

14 comentários:

  1. Agradecimentos ao Sub Edson que fez o BO na ausencia do policial civil e um dos casos do furto no Santo Cristo no feriado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais justo, pois são 12 policiais militares e 01 agente da civil.

      Excluir
  2. É preciso fazer isso mesmo, nós moradores que estamos perdendo o nosso sossego com roubos em nossa cidade, devemos denunciar esses ladrões safados e também os vendedores de drogas, pois muitos viciados para manter o vício roubam, a população deve ajudar nesse sentido.

    ResponderExcluir
  3. ainda insisto em dizer q preferia a equipe do sgt sidney pq com tds os defeitos ele vinham para as ocorrencias com rapidez!! com excessão ao sub- Edson q apesar de nao conhecer pessoalmente, o respeito muito por sua dignidade!!mas existe de 2 a 3 policiais q não merecem trabalhar aqui! ate pq n tem competencia para trabalhar! principalmente os mais velhos, q ja estão pertim de se aposentar e n estão nem ai para a população!! afirmo isso pq um outro dia presnciei uma movimentação suspeita e liguei pra esses policias e percebi um reclamando para o outro devido a ocorrencia q jah era mais ou menos 12:30 da noite, disseram vamos jah !! e ate agora espero! ainda bem pq n aconteceu nada!!! so peço atenção e dedicação desses policias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o anônimo antes os ladrões eram presos e o delegado mesmo sem o agente da civil prendia e estava sempre na cidade, diferente do sargento edson que só aparece uma vez por semana. Será que ele também é delegado de outra cidade? e o galego da tabua que ainda ta solto, aterrorizando a popupação. Socorro Emanuel NERI

      Excluir
  4. Aqui estou não para falar de segurança, mas para pedir a vc Emanuel, que se possível aborde um fato que acho ser absurdo que está acontecendo que é o desmatamento de parte da lagoa do cardeiro onde a prefeitura mandou derrubar todas as árvores e toda a vegetação naquele trecho que vai para a pousada me secreto. Acredito na seriedade do seu trabalho e espero que seja apurado esse fato ocorrido. Carlos Pimenta, e seja divugado no seu blog

    ResponderExcluir
  5. Os empresarios e a população tem de tomar medidas de vigilancia, ate aqui tudo certo e a Perfeitura não deveria pelo menos iluminar a cidade. Sra. FA FA ja chega de conversa cade essa ação que voce prometeu?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que fosse elucidado pelas autoridades competentes o por que não é expedido um mandado de prisão contra os assaltantes já que são conhecidos pela população. Já escutei por ai que existe até filmagem deles. Em que pé está o inquerito policial, ou os inquéritos? O prazo não é de 30 dias para conclusão? Acho lamentável esse tipo de "conselho", "Muita gente sabe quem são os ladrões de São Miguel do Gostoso. Fique de olho neles e informe à polícia sempre que ficar sabendo que eles praticaram algum tipo de furto." Não acho descabido da sua parte Emanuel, longe disso, mas acho lamentável nos restar essa alternativa por que o poder público não faz a sua parte.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre deve ser um ladrãozinho de segunda classe protegido pelos pais e ninguém quer fazer a BO para não gerar discórdia na vizinhança,chega de impunidade!!!Não podemos continuar com este furtos aqui e acolá e ninguém prende esses bandidos safados!!Aqui é tão pequeno que é tão fácil prender ,é só querer!!!!

    ResponderExcluir
  8. Lembro à todos o que minha avó dizia eu era criança 'quem rouba, mata'
    Eu sei que tem muita gente em Gostoso comprando arma para se proteger dentro de casa. Aonde vamos parar?

    ResponderExcluir
  9. mas tem q ser assim msm!! so assim a lei funciona!! esses ladraozinhos vai ter sorte se eu chegasse em kasa e eles tivessem dentro!! ahahahaha era uma vez finado fulano de tal!! morreu pq foi roubar!!

    ResponderExcluir
  10. estamos esperando pela blitz que disseram que fariam em Sao Miguel porque as motos continuam em alta velocidade e o barulho é intenso peço a policia local que tome uma providencia porque nao estamos mais aguentando tanto desrespeito.

    ResponderExcluir
  11. os bandidos continuam fazendo assalto na cidade e a policia está muito sossegada quem sai perdendo é a populaçao que está com medo de sair a noite pois teme a ser assaltada peço ao senhor SUB- Edson que mostre trabalho porque nao estamos satisfeito com o trabalho dele e peço para que a viatura passe mais vezes na rua da creche porque essa rua é muito deserta e precisa ser vigiada desde de já agradeço

    ResponderExcluir
  12. já estou cansada de esperar por um transito mais tranquilo pois depois desses motoqueiros malucos já nao se dirigi com tranquilidade aqui tudo está uma bagunça por favor policia militar façam alguma coisa mostre a esses baderneiros que quem manda sao voces vamos botar ordem nesse minicipio.

    ResponderExcluir