terça-feira, 26 de março de 2013

São Miguel do Gostoso registra ataque de Pit Bull; este tipo de cão passeia nas praias sem focinheira



Por Emanuel Neri
Um leitor escreveu para este blog preocupadíssimo com um ataque de uma cão da raça Pit Bull a um outro cachorro, na rua que dá acesso à Praia do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso. O cão pertence ao dono de  um estabelecimento que trabalha com alimentos naquela via.
Segundo este morador que escreveu para o noBalacobaco, o cão estava preso em um local inadequado e sem segurança. O animal conseguiu derrubar uma estaca, soltou-se e atacou o outro cão. Por pouco, não feriu o homem que acompanhava o animal.
Este é um problema gravíssimo que está ocorrendo em São Miguel do Gostoso. Muitas pessoas criam Pit Bull – ou cães igualmente ferozes, como os da raça Rotweiller e Fila – sem se adequar às normas de segurança para criarem e passearem com estes cães.
Cães destas raças (foto acima) só podem sair em áreas públicas acompanhados dos donos, usando guia/coleira, enforcador e focinheira. Sem isso, estes cães representam altíssimo risco para a população e outros animais. Já há várias vitimas destes cães no Brasil.
Há até mesmo pessoas, inclusive crianças, que morreram ou ficaram gravemente  feridas após os ataques destes cães. Quando isso acontece, o dono do animal é responsabilizado pela agressão. Geralmente é indiciado com base no Código Penal e pode ser condenado.
No Brasil, um projeto que está no Congresso cria a Lei da Posse Responsável. Obriga o dono destes animais a cuidar corretamente deles para que não ponham em risco a vida de outras pessoas. O dono é responsável por qualquer agressão de um cão que ande sem proteção.
Enquanto esta lei federal não é aprovada, muitos Estados e municípios criaram leis próprias impondo limites para a criação de Pit Bulls e outras raças. Estas leis também obrigam uso de guia, enforcador e focinheira e responsabilizam donos por acidentes.
Nas praias de São Miguel do Gostoso, é comum ver pessoas passeando com Pit Bulls soltos, sem o uso de guias e focinheiras. Este tipo de cão é imprevisível e violento. É  uma verdadeira fera que a qualquer momento pode atacar animais ou pessoas.
Um morador da Praia da Xepa, por exemplo, já foi visto várias vezes passeando nas praias com dois Pit Bulls sem nenhum tipo de proteção. É importante que a população cobre das autoridades a criação de regras proibindo este tipo de risco.
A Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso poderia criar lei específica para evitar este perigo. Não dá para conviver com dezenas de Pit Bulls sem que seus donos adotem nenhuma providência para evitar riscos de ataques a animais e pessoas.
Mas, mesmo sem esta lei, o próprio Código Penal pode responsabilizar os donos e levá-los à cadeia, caso sejam condenados. Em casos de morte, os donos de Pit Bulls podem ser enquadrados por homicídio culposo – quando não há intenção de matar.
Todos os cães, mesmo os mais dóceis, devem andar em vias públicas com guia e coleira. Cães como boxer ou labrador, além de outras raças, não apresentam risco para a população. São sonsiderados animais mansos, mas mesmo assim têm que andar presos. 
Em muitas cidades do país, já se obriga donos de animais a recolheem as fezes de seus cães em vias públicas. Se não recolher, são punidos com pagamento de multa. Os donos de cães andam com sacos plásticos e uma pequena pá para recolher as fezes e não sujar vias públicas.
Esta agressão de um Pit Bull a um outro cachorro na rua da Praia do Cardeiro é um alerta às autoridades de São Miguel do Gostoso para que tomem providências imediatas que obriguem os donos destes animais a evitarem acidentes mais graves.

27 comentários:

  1. muito boa a matéria, esses donos de cães tem que entenderem que e muito perigoso deixar eles soltos por ai.

    ResponderExcluir
  2. na praia da xepa tem um cara que solto o seu cão e não esta nem ai se lelé e ou não perigoso.

    ResponderExcluir
  3. já varias pessoas deixaram de caminhar na praia devido esses cães andarem soltos por ai.

    ResponderExcluir
  4. Tá dificil. Se não é um carro que atropela seus filhos é um cachorro assassino que seu dono ainda fica fazendo cara de risinho. A população deveria mostrar aos donos desses cachorros o quanto repudiamos essas atitudes e que iremos boicotar e quando passarem na rua serão excluídos de nossa sociedade até tomarem vergonha na cara.
    Desculpem o desabafo.
    Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boicotar de qual forma Neide, não dizendo 'oi' aos donos dos animais? Quão importante a eles deve ser isso...

      Excluir
  5. Quanta hipocrisia sua Emanuel Neri - diversas vezes vi você andando pela praia de Gostoso com seus 2,3 cães apenas na coleira!!!!! E seus cães não tem lá as caras mais agradáveis do mundo...

    Por isso, antes de falar de alguém, faça sua parte!!!

    ResponderExcluir
  6. Emanuel Neri comenta. A respeito do comentário do anônimo aí de cima, faço as seguintes observações:
    1)Meus cães nunca andam na praia sem coleira e estrangulador. Até um filhote que tenho também anda de coleira.
    2)Meus cães não são das raças Pit Bull e Rotweiller, estes sim bastante perigosos. Meus cães são da raça Boxer. Podem até ter a cara feia, mas são animais dóceis e até por isso são recomendáveis para conviver com crianças.
    3)O Boxer é cachorro de caça, mas que também se adapta muito bem à guarda de casas. No espaço deles - ou seja, a casa em que moram - eles são valentes contra estranhos, mas extremamente dóceis com pessoas que os conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu Emanuel, nem encaixa pra mordida o Boxer tem, jamais visto caçando algo, eu diria uma raça sem muito aproveitamento, apenas bonito, e que são 'agressivos como qualquer outro cão'. Eu tenho um Pit Bull e um Bull Terrier que são cães relativamente doceis, já um amigo meu tem um labrador (raça considerada muito dócil) que ninguém se não ele e a namorada dele conseguem chegar perto.

      Excluir
    2. João concordo com você!
      Tenho um pit bull que é um amor, as pessoas se deixam levar pelo que escutam e nao procuram fontes verdadeiras sobre tal assunto.
      Aconcelho todos pesquisarem sobre a raça pit bull, eles são amorosos com pessoas, amam estar no meio de nós, odeiam ficar sozinhos, necessitam de carinho, atenção, sao carentes.
      Como qualque raça o pit bull mal tratado pode sim atacar um humano, mas isso nao significa que podem generalizar... cachorros sao como nós, cada um com seu temperamento, uns chatos, outros legais, uns estressados outros calmos hehe.
      Conheçam mais a raça e parem de falar mal.
      Eu defendo a raça pit bul, uma das mais amorosas de todas.

      Excluir
    3. isso ai, eu defendo a raça o meu é um doce tambem

      Excluir
    4. Boxer tem que ter focinheira ta sua preconceituosa com os pitbull a culpa e dos donos tah pq o pitbull e mais docil que o boxer

      Excluir
    5. Boxer tem que ter focinheira ta sua preconceituosa com os pitbull a culpa e dos donos tah pq o pitbull e mais docil que o boxer

      Excluir
    6. Primeiro para escrever uma matéria vcs devem estudar sobre os envolvidos. No caso saber se os fatos apontados realmente são verídicos, se os envolvidos realmente levam perigos da forma citada pelos denunciantes e saber por quais motivos ocorreram os tais problemas informados. Vamos lá!
      Primeiro acredito que nenhum proprietário deixaria seus cães soltos se eles fossem realmente ferozes, eles devem ter total controle sobre o animal, porém muito reclamam de ataques de animais a outros animais porém só condenam um lado da história. O animal que se soltou atacou outro animal, que geralmente esse outro deve andar solto nas vias correndo atrás de pedestres, motoqueiros e até corroa. É do instinto animal querer ter predominância sobre outro e isso leva as infelizes brigas. Não e culpa de A ou C. Segundo podem acontecer fatalidades e o animal acabar fugindo da residência, mas isso tem que ser informado quando vai escrever a matéria para justificar fins e meios. Terceiro vcs que desejam fazer jornalismo a, ser reporte ou até blogueiros devem entender que precisam estudar sobre todos os envolvidos e fatos. A exemplo dos proprietários, o pq de ter acontecido o ocorrido, e sobre a raça citada ou quais quer outro sujeito. Gostaria de informar a vcs que o American Pit Bull terrier e os animais Bull e Terriers são extremamente doceis com humanos sejam eles da família ou desconhecidos e não existe isso de cães assassinos é apenas má informações passada por uma dita mídia ignorante. Porém essas raças tem um certo repúdio a outros animais principalmente do mesmo sexo, existindo as acessões, que são aqueles que se dão bem com todos.
      Agora vamos lá falar sobre assuntos abordados nós comentários. Sim existem raças que precisam transitar com os materiais de segurança e o APBT/Bulls/terriers são alguns deles, pois por mais que os proprietários/tutores tenham conhecimento sobre o quanto seu animal e docio o público ao redor pode não ter e acabar se assustando e provocando o mal estar. Muitos desses contos sobre o Pitbull são fake News, pois as vezes nem é um Pitbull e sim algum outro cão SRD ou de alguma raça parecida ou até mesmo animal de cruzas aleatórias onde interferi no fator genético do animal. Uma má criação também faz com que o animal por mais que tenha a probabilidade de ser docio vim se tornar agressivo. Então a utilização de guias, enforcador/peitoral e focinheira e essêncial. O Boxer tem que está utilizando dos mesmos matérias, apesar de ser um cão docio no meio familiar mas é um cão de guarda e pode levar um grande perigo aos desconhecidos. O fato dele ser prognata não interferi nos objetivos da raça, a exemplo da parte de guarda e esse fator leva perigo a estranho. Diferente das raças APBT e alguns Terriers que são animais de companhia e não de guarda. Outros animais acima citados a exemplo do Rottweiler e fila tem que está utilizando os meios de segurança também.

      Excluir
  7. Ótima matéria Emanuel Neri! De alguma forma os donos desses animais de raças específicas devem se conscientizar do risco que expõem à população. O fato de o cão ser dócil com quem convive diariamente, não significa que o mesmo será para com terceiros, pois, todos nós sabemos que é do instinto de qualquer animal defender seu espaço principalmente em situações de ameaça... Na minha casa tem um Rotweiller que é dócil com toda a família, apenas! Apesar dele não ser um cão agressivo, todos temos plena consciência do possível risco que ele oferece as demais pessoas que não fazem parte do mesmo ambiente, logo, tomamos todo cuidado possível, pois o que não queremos que aconteça conosco, não desejamos para ninguém. Lamentamos muito a irresponsabilidade dos demais criadores, e já que eles não se prontificam em fazer o que é certo, apoiamos a população em reivindicar ações mais rígidas para quê, dessa forma, evite alguma possível tragédia.

    ResponderExcluir
  8. Concordo Emanuel, também tenho uma cadela boxer que é um doce!!! Mas preciso salientar que o cão é reflexo de seu dono ou tipo de criação. Não vamos descriminar o pit bull, conheço um que é super carinhoso principalmente com crianças. Vamos todos ter mais cuidado com nossos bichinhos pois são obra de Deus e não devem ser recriminados por raça ou tamanho. Lembrem-se até um poodle ou pincher podem ser mais bravo que um boxer ou pitbull, vai depender do dono. Fiquem com Deus e vamos amar mais...

    ResponderExcluir
  9. Tenho um box com labrador um amigão meu, mas com essa onda de roubos em nossa cidade, se alguém entrar no meu quintal ele acertar na mega sena.

    ResponderExcluir
  10. proximo a escola ana ribeiro tem um pitbulsolto pela manha justamente no horario que as crianças estao chegando para as aulas isso e muito perigoso se o cao tentar correr atras de alguma criança o dono nao vai poder evitar isso e fato e da indole do pitbul vamos ter cuidado e ter mais responsabilidade ok

    ResponderExcluir
  11. Emanoel neri tá muito difícil de nós humanos pode caminha na praia bastante cachorro solto isso ñ pode acontece!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Isso e uma pouca vergonha um dono de uma pitazzaria diz ele não tem dinheiro pra fazer um muro pra prender o pitibu mas tenhe dinheiro pra construir uma construção irregular

    ResponderExcluir
  13. A culpa agora é do cachoro, da raça?????
    Por favor seu Emanuel, sempre leio suas materias e respeito muito suas colocações, mas discordo e muito com esta publicação, pois ela parece enfatizar muito mais a agressividade dos cães do que o fato acontecido.
    Não podemos genealizar a raça Pitbul... o cão é reflexo da sua criação. Aredito que um dos meus vira-latas é muito mais agressivo do que muitos rottweilers ou pitbulls que existem por aí.
    A raça não é agresiva... é uma raça com uma força extraordinária, o que torna seu ataque bem agressivo, mas isso não quer dizer que sejam monstros. Acredito que TODOS os cachorros devam andar na rua com coleira e, cães considerados mais fortes e de porte grande com focinheira.
    CONSCIENTIZAÇÃO aos DONOS dos animais... ANIMAL NÃO É BRINQUEDO!

    ResponderExcluir
  14. caros senhores muito coerente suas observações sitadas, concordo plenamente que os donos dos cães tem que ser penalizados devido as atitudes de seus cães mas não é justo generalizar a situação como muitas
    pessoas fazem, por causa de 20 todos pagam não é justo, quem não tem condições de criar e prestar seus devidos cuidados com um cão desse porte deve ter o bom senso de não pegar, mas sabemos que na pratica não é bem assim né. Procuro ser bem sincero tanto como criador más também como pai de família claro quando colocado em perigo eminente a vida de um ser humano claro que vou sempre dar mais valor para a vida de um ser humano, más temos que abrir os olhos para a realidade toda ação de um animal tem por trás a ação de um ser humano esse sim tem que se responsabilizar pela situação.


    Falo como pai de família e como criador a 16 anos de um casal de pitbulls.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um vila lata uma Rottweiler e uma Staffordshire Bull Terrier. Dos três o vira lata é o mais bravo, as outra são dóceis e brincalhonas, fazem festa pra qualquer pessoa e adoram ficar rodeadas de pessoas. O vira lata não curte muito isso, não é de brincar com estranhos.

    Acho que que existe um sensacionalismo da mídia em relação à essas raças. A criação por donos retardados que querem tornar o cão agressivo acarreta em terríveis ataques.

    O cão é o espelho do dono.

    ResponderExcluir
  16. Voce esta completamente enganado, abordando sobre este tópico dessa maneira.
    Como voce mesmo ja disse acima, Emanuel Neri.
    voce possui uma raça muito perigosa também, Mas seus cães devem ser tratados com muito carinho e devem possuir um espaço amplo para conviver bem!!
    Voce presenciou um ataque da raça Pit bull, onde veio a criar uma certa imagem desta raça.
    Raça da qual eu tenho 4 na minha caça, e sempre foram doceis por conta do tratamento que eu dou a eles.
    Ja fui atacado por vira latas de amigos, que sofriam maus tratos, e nao tinha um lugar bem acomodado para viver.
    Portanto independente da raça do seu animal, Cães que atacam pessoas ou outros animais, geralmente sao vitimas de maus tratos, ou convivem em lugares pequenos onde nao recebem carinho e atenção do seus donos.
    Lembrando bem "todo cão precisa de adestramento" atenção e carinho.
    Cães de grande porte principalmente, nao podem conviver em lugares pequenos.
    E como diz o comentário do Orlando, varia muito dos seus donos também. Existem pessoas que acham que a raça Pitbull tem que ser o tipico animal pronto pra matar.
    E os treinam para ser violentos e ignorantes feito seus donos. E a consequência sempre sera um ataque inesperado, tanto contra seu dono, como contra pessoas que pensam que essa raça é perigosa por natureza, como voce deve pensar Emanuel.

    (O cão é o espelho do dono)

    ResponderExcluir
  17. O boxer e um cachorro vamos dizer fraco sua mordiada se compra com a de um poodle

    ResponderExcluir
  18. O boxer e um cachorro fraco sua mordida e uma das mais fracas e comparada com uma mordida de um poodle

    ResponderExcluir
  19. Vão se lascar!! perigosos são v6s!! Tenha amor pelos animais

    ResponderExcluir
  20. Após roubarem as lampadas, repito, roubara as lampadas da minha casa, resolvi comprar uma pitbull. Não entraram mais para testar se ela é mansa ou braba. Estranho pois ela é mansa, braba é a lhasa apso que temos.

    ResponderExcluir