quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Jornais de Natal denunciam onda de violência que amedronta a população de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Dois importantes jornais de Natal – Tribuna do Norte e Novo Jornal – trataram, em suas últimas edições, da onda de violência em São Miguel do Gostoso. Ambos alertaram as autoridades de que a situação de furtos e roubos na cidade está fugindo do controle.
“São Miguel do Gostoso – um paraíso amedrontado”, é o título da reportagem da Tribuna em sua edição de quarta-feira, dia 12/12. “População de São Miguel do Gostoso pede socorro”, diz título do Novo Jornal, em edição da terça-feira, 11/12.
A reportagem da Tribuna afirma que São Miguel do Gostoso, “que até há pouco tempo era pacata e tranquila, hoje vive realidade de constantes roubos e furtos”.
Os jornais dão números de ocorrências criminais na cidade. Nos últimos dois meses, segundo o Novo Jornal, pelo menos 15 pousadas sofreram ação de criminosos.
Além das pousadas, onde são furtados objetos de valor de turistas, a população também sofre os efeitos da onda de crimes na cidade, segundo estes jornais. Casas  foram furtadas e houve uma morte na tentativa de se resgatar dinheiro de um roubo.
Outro caso envolveu um professor da cidade, que foi esfaqueado por um menor ao reagir a um assalto.  Para a Tribuna e o Novo Jornal, a população local está muito amedrontada com esta onda de violência. E teme consequências no turismo.
As ocorrências em São Miguel do Gostoso não param de acontecer. Na noite desta quarta-feira (12/12), mais uma pousada foi arrombada na Ponta do Santo Cristo. Como sempre, levaram objetos de valor e passaportes de turistas estrangeiros.
Os jornais alertam que, se não houver providências imediatas das autoridades, o turismo de São Miguel do Gostoso poderá entrar em colapso, arruinando a economia local. O turismo é a maior fonte de receita e de emprego do município.
Apesar desta onda de violência, a comunidade tenta reagir contra a ação dos bandidos. Nesta quinta-feira (13/12), um grupo de empreendedores locais e autoridades municipais vai se reunir em Natal com o alto comando da polícia.
A reunião, marcada para 15h30, na sede da Delegacia Geral da Polícia, contará com a presença do delegado geral da Polícia, Fábio Rogério, e o comandante da Polícia Militar, Francisco Araújo. Houve também contato com a governadora Rosalba Ciarlini.
São Miguel do Gostoso não pode esmorecer diante desta onda de violência. Somente a comunidade organizada será capaz de enfrentar esta situação. A prefeita eleita, Fátima Dantas, diz que mobilizará prefeitura para enfrentar a insegurança pública.
Há várias medidas que estão sendo preparadas pela nova administração da cidade. Uma delas é a colocação de 50 câmeras em pontos estratégicos e de maior movimentação da cidade. Haverá monitoramento central de imagens destas câmeras.
Também estuda-se a possibilidade de aproveitamento de policiais que estejam de folga no policiamento da cidade. Pensa-se em se criar uma fórmula para que estes policiais sejam remunerados durante as folgas, fortalecendo assim o policiamento.
Sejam quais forem as soluções encontradas, o efetivo combate à criminalidade só poderá obter êxito se houver uma mobilização geral de toda a comunidade. E isso compreende denúncia contra criminosos e apoio a medidas tomadas por autoridades.

16 comentários:

  1. Notícias ruins se espalham bem rápido, féio é para quem está administrando o Município nesse momento, insegurança amedronta os moradores e visitantes da nossa cidade, esperamos que com a nova gestão, as coisas mudem para melhor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que com a instalação de câmeras e um maior número de policiais nas ruas já começaria bem.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neri comenta. Muitas mudanças no policiamento de São Miguel do Gostoso. O comando do policiamento foi substituído. Sai o sargento Sidney e entra o sub-tenente Edson. O contingente policial também será reforçado a partir deste final de semana (14/15-2012). Haverá maior investigação para se tentar descobrir e prender os responsáveis pela onda de violência na cidade. Também haverá maior policiamento na feira, que se realiza todas as segundas-feiras na cidade, e o trânsito, principalmente de motos, que circula pela cidade em altíssima velocidade. Também será iniciado um serviço de maior fiscalização no trânsito na orla urbana, para se evitar atropelmentos. A prefeita eleita, Fátima Dantas, empresários locais e o alto comando da Polícia Militar e da Polícia Civil do RN fazem trabalho integrado para que São Miguel do Gostoso volte a ter a mesa paz que sempre foi sua característica. É importante que a população da cidade colabore com a nova política de combate ao crime, informando sobre suspeitos de praticar arrombamentos em pousadas e residencias. Também é importante que a população apóie as novas ações do policiamento na cidade, para que São Miguel do Gostoso volte a viver dias de tranquilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUDO ISTO E IMPORTANTE..MAIS VAMOS PEDIR AOS NOSSOS POLÍTICOS.QUE QUANDO UM FILHO OU UM COMPADRE OU UM AMIGO..FOR DETIDO.ELES NÃO LIGUEM PARA O DELEGADO SOUTAR.POIS ESTA PRATICA DE PROTEÇÃO AOS COMPADRES E AMIGOS E BABÃO E BEM COMUM ESTRE OS POLÍTICOS DA CIDADE. E ISTO TAMBÉM E UM CRIME..ESTOU DE OLHO ABERTO.OK

      Excluir
  4. Que vergonha para o prefeito atual. A nova prefeita já está atuando junto a comunidade para resolver problemas que ele poderia ter resolvido a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está? onde? ainda ontem mais uma pousada sofreu uma tentativa de assalto e a policia estava onde, parem com essa brincadeira!!!

      Excluir
  5. Ouvi dizer que tem uns detetives à paisana infiltrados no povo de Gostoso para pegar os marginais. Eu e meus amigos resolvemos filmar com nossos celulares qualquer pessoa em atitude estranha e gravar gente que fala muita coisa que pode servir para desvendar essa quadrilha. Já temos lugares certos para filmar e se preciso mandar até para a televisão. Gostoso vai virar um BBB, e tudo de errado vai ser filmado e denunciado. Essa é a unica coisa como cidadãos que podemos fazer. Portanto todos sorriam em Gostoso porque alguém escondido estará filmando atos errados e fora de lei. juntem-se a nós e filme o que está errado. Boa sorte
    J. M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia vou pegar o celular também. ;)

      Excluir
  6. Acabou a brincadeira, temos todos de apoiar para podermos viver em paz. esse é sem duvida um dever publico mas Obrigado às entidades competentes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Boa tarde!

    Não sei onde que esse absurdo de violência vai parar, o que sei é que todos estão se protegendo de alguma forma sem a ajuda dos políticos que esqueceram que são miguel é uma cidade sustentada pelo turismo, sabemos muito bem que se continuar da forma em que estar o índice de Turista vai diminuir muito, as ocorrências estão acontecendo em todas as partes e horários, e a pergunta que não quer calar é, porque ninguém ainda não foi pego? Gente estamos lidando com Ladrões locais, claro que tem alguém de fora mais quem estar dando as informações é alguém da nossa cidade alguém que pelo menos passa em sua casa uma vez na vida, temos apenas que abrir bem os nossos olhos, sabemos também que são miguel será prejudicado com as noticias que estar na mídia, mais isso é a unica solução no momento, já que o policiamento não nos seve de nada, quando ligamos eles chegam depois que nem o rastro do bandido exste mais ( FORMA DE FALAR ). o que quero deixar bem claro aqui é que se a população não criar coragem de enfrentar a situação nada que fizer vai valer apena, o povo aqui antes vivia da pesca e hoje vive de seu salario graças as pousadas e restaurantes em geral que vive do turismo, o que vai acontecer se esses turistas não chegarem mais aqui? Eu sei o que vão querer fazer, tentar erguer uma cidade que há muito Tempo Pedia Socorro... Fica o Meu desabafo.

    ResponderExcluir
  8. SO BASTA AS AUTORIDADES TOMAREM UMA ATITUDE.....POIS TODOS SABEM QUEM SAO BOA PARTE DOS DANDIDOS DAQUI.... OU NAO..??? A PROPRIA SOCIEDADE SE ENCARREGA DE LIVRAR ESSES BANDIDOS..POIS ASALTOS, ARROMBAMENTOS.... TODOS SABEM AS PESSOAS QUE FAZEM ISSO AQUI....SAO SDA CIDADE, NE VERDADE. ... AI QUANDO A POLICIA PRENDE, VEM PAI.... MAE.... POLITICO...DONO DE POUSADA ADVOGADO..TIRAR... ISSO É COMUM AQUI... E QUEM FICA COM A CARA MEXENDO É A PROPRIA POLICIA QUE PRENDE E "NOS" VAMOS LA E SOLTAMOS.... AS BOCAS DE FUMO AQUI.... TODO MUNDO SABE ONDE SÃO... OS TRAFICANTES...TUDO.... QUANTAS BOCAS DE FUMO TEMOS N A RUA DOS DOURADOS....???? PERGUNTE ONDE VENDE MACONHA OU CARCK A QUALQUER CRIANÇA DA RUA DOS DOURADOS QUE ELES INDICAM... NO MACEIO... TB...... PROXIMO A CASA DE TAIPA.... KKKKK QUASE VIZINHO.... TODO MUNDO SABE... SE NAO SABE... FIQUE 10 MINUTOS ALI NA RUA.... VC LOGO VAI DESCOBRIR.,.... NHA RUA DO CHAMBALLA.... TB.... TEMOS VARIAS ...E TODOS SABEMMMM....MAS QUANDO PRENDE UM FILHO FAGABUNDO.... O PAI OU A MAE.... PROVIDENCIA LOGO OS ADVOGADOS LOCAIS...PRA TIRAR.... O BIXI]NHO...AI TODOS QUEREM AGORA COLOCAR A CULPA NA POLICIA...

    ResponderExcluir
  9. E ai o paraiso vira uma cidade fantasma, é isso que a FÁFÁ quer? porque o Miguel Teixeira deve ser o que ele deseja, incompetente!!!

    ResponderExcluir
  10. As pessoas acima já falaram tudo. Vamos todos dar uma de detetives e descubrir esta palhaçada. Uma cidade com 5 mil pessoas e que ninguém sabe de nada, não viu. Essa pessoa acima fala das pousadas e do turismo eu concordo só que ele precisa saber que a violência com roubo já está na casa dos nativos. É só perguntar e ver quantos já foram assaltados ou chegaram em casa e não encontraram mais coisa de valor. É bom colocar detetive policia misturado com a população que vão pegar esses safados. Na minha opinião muita gente vai ficar de boca aberta quando descubrimos quem foi. Fala-se muito na cidade de gente graúda mas é preciso pegar no flagrante. Obrigada Sr. Neri pelo espaço e fica aqui meus votos não só que as coisas se resolvam mais gostaria de ver esses marginais na cadeia porque acabaram com o sossego e saude de muita gente aqui.
    Lena

    ResponderExcluir
  11. Não é mais ' Aqui se faz Gostoso' e sim 'Sorria Gostoso que você está sendo filmado' Essa de todo mundo filmar as coisas na rua é muito boa porque quem acabou com a nossa paz vai ficar sem a dele quando se ver na televisão fazendo os crimes que faz. É isso aí " Big Brother Gostoso' primeira versão. Eita, vai dá o que falá........

    ResponderExcluir
  12. EU TAMBÉM ESTOU FILMANDO TODA ATITUDE SUSPEITA E OS BANDIDOS QUE SE CUIDEM COM O NOVO BBB QUE A CIDADE SE TORNOU,CONTINUEM ENTRANDO NAS CASAS QUE LOGO LOGO A SUA CARA SAIRÁ ESTAMPADA NOS JORNAIS MARGINAIZINHOS DE MEIA TIJELA!!!

    ADELINA PRADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTE, ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE GARDA MUNICIPAL? COMO É QUE FUNCIONA ESSE SISTEMA DE SEGURANÇA? PODE SER UMA BOA PRA CIDADE, NÃO É?

      Excluir