sábado, 24 de fevereiro de 2018

AEGostoso escolhe nova direção para impulsionar o turismo local. Turismo cresce com AEGostoso forte



Por Emanuel Neri
Atenção empreendedores de São Miguel do Gostoso.
Chegou a hora de eleger uma nova diretoria para a AEGostoso (Associação de Empresários de São Miguel do Gostoso). A eleição está marcada para o próximo dia 27 (terça-feira), às 19h, durante assembléia no Centro de Cultura. Na segunda (26), 11h, encerra-se o prazo para inscrição de chapas.
Até agora existe uma chapa, liderada por Carlos Campos, que trabalha com energia eólica (Serveng), mas que, em São Miguel do Gostoso, tem empresa de prestação de serviços, e outra chapa liderada por Virna Schimdt, do Bodega Café. Virna também lidera o projeto de Segurança Coletiva que funciona na cidade,sustentado por empresários e moradores locais (veja informação completa abaixo).
Além de Carlos Campos, a chapa que se apresentou para disputar a direção da Aegostoso é composta por alguns nomes que já participam da atual diretoria. Entre eles estão João Scomparim, atual presidente, que passaria a ser diretor Financeiro, e Emir Dassouki, que ficará como diretor Adjunto.
Há alguns nomes novos, como o casal Francisco e Marilda Fortes, que estão instalando uma agência de turismo na cidade, nos cargos respectivos de diretor de Negócio e de Administração. Marcos Bohler será diretor de Comunicação. Há mais cinco nomes que compõem o Conselho Fiscal.
A AEGostoso tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo de São Miguel do Gostoso (foto acima, praia do Maceió). Com mais de 100 sócios, ela tem representatividade, mas enfrenta problema sério de adesão e participação dos associados nas decisões da entidade. Com isso, a AEGostoso fica sem respaldo para realizar suas ações.
Este foi um problema tão sério que, nos últimos tempos, chegou-se mesmo a ventilar a possibilidade do fechamento da AEGostoso. Isso seria péssimo para o desenvolvimento do turismo local. A AEGostoso é a entidade que representa o turismo local junto à Prefeitura, órgãos estaduais e nacionais,  e outras atividades de negócios.
Mas a importância da AEGostoso pesou na hora em que tudo parecia fracassar. Em assembleia em janeiro, decidiu-se criar uma comissão para conduzir o processo eleitoral e a escolha da nova direção. Liderada com habilidade por Ademar Almeida, da Pousada Chica Pitanga, achou-se o caminho para a sucessão.
Seja com quem estiver em sua direção, a AEGostoso tem que continuar – e ser forte. Mas é importante que a nova direção se paute por um plano de trabalho para impulsionar o turismo. O turismo gostosense é uma espécie de cadeia da atividade econômica local. Se o turismo cresce, muitas atividades econômicas também crescem.
Mas para isso é preciso definir qual o tipo de turismo (e de turistas) que se quer para São Miguel do Gostoso. João Scomparim, atual presidente, defende, junto com outros associados, que se defina um perfil que identifique em que pé está o nosso turismo e aonde ele quer chegar. Qual será o futuro do nosso turismo?
Um perfil turístico da cidade servirá de base para a montagem de um plano de planejamento estratégico. Só assim o turismo local – e toda a sua cadeia econômica – poderá dar um salto de qualidade. Quanto mais organizado, mais crescerá o turismo da cidade, criando mais renda e mais empregos para a população.
E é preciso também que a AEGostoso tenha força suficiente para defender medidas para que a Prefeitura prepare melhor a cidade para estes próximos anos. Há muitos problemas na cidade. Um deles é o trânsito sem controle nas ruas e nas praias da cidade. Outro é o surgimento de barracas de comércio em praias, como Tourinhos.
Se isso não for controlado, o turismo tende a fracassar.
Mas há muitos outros problemas a serem enfrentados pela nova direção da AEGostoso. Mas, para isso, é fundamental que a entidade conte com o apoio de seus associados.
E o primeiro passo desta nova batalha é a eleição para a escolha da nova diretoria, neste dia 27 de fevereiro. Todos devem participar deste processo de escolha da nova direção da AEGostoso.
A segunda chapa
Depois que este post foi fechado, na noite do último sábado, uma segunda chapa foi formada para disputar a sucessão na AEGostoso. Esta decisão, junto com a composição da chapa, só foi definida na tarde deste domingo (25/2). A chapa, que fará oposição à chapa  já lançada (leia acima), tem Virna Schimidt, do Bodega Café, na Diretoria-Geral. Virna lidera, com Sebah Campos (Spaço Mix), projeto de Segurança Coletiva.
Conhecidos nomes de pousadas e restaurantes da cidade completam esta chapa. Como diretor-adjunto, segundo cargo mais importante na hierarquia da AEGostoso, está Umberto Montalto, da Pousada Ilha dos Ventos. A diretoria de Negócios ficará com Camila Simon (Restaurante Phantai).
Mais nomes da nova chapa: Beatriz Scott (Albergue da Jangada) ficará com a Diretoria de Administração, enquanto Carlos Ferreira (restaurante Jangadeiro) vai responder pela Diretoria de Comunicação. No quadro executivo desta chapa falta definir apenas o diretor Financeiro, que deve ficar entre Eloá (Pousada do Gostoso) ou João de Oliveira.
Outros cinco nomes, na maioria de pousadas e restaurantes, compõem o Conselho Fiscal, incluindo titulares e suplentes.
É importante que haja uma segunda chapa disputando a AEGostoso. Sinal de que a disputa será mais democrática e que deve vencer aquela chapa que apresentar, para os associados da entidade, a melhor proposta de como conduzir o turismo local. Antes da eleição, nesta terça (27-2), 19h, no Centro de Cultura, deve haver debate entre integrantes das duas chapas. 
Este blog está à disposição das duas chapas. Qualquer um dos seus integrantes pode se manifestar usando o espaço dos "comentários" para expor suas propostas de como administrar a AEGostoso - e por tabela o turismo e consequentemente a cadeia produtiva de São Miguel do Gostoso - pelos próximos anos.
 

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Exposição de artista plástica na Galeria ArteZero, Iasnin, destaca beleza de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Se você ama São Miguel do Gostoso, não pode deixar de visitar a nova exposição da Galeria ArteZero, que funciona no Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), no centro de São Miguel do Gostoso.
A exposição “Reverência ao Mar”, da artista plástica Rox, italiana que mora na cidade há oito anos, tem tudo para satisfazer o orgulho de quem ama São Miguel do Gostoso. Com certeza você não ficará indiferente diante do trabalho de Rox. São mais de dez telas, todas retratando a beleza do mar local (foto à esquerda). 
A galeria ArteZero e o Iasnin estão se transformando em um espaço de referência para as artes em São Miguel do Gostoso. Na semana passada, foi encerrada a exposição de fotos do premiadíssimo Alberto Ferreira  e do fotógrafo local Ariclenes Silva. A mostra ficou ali por dois meses.
Além de exposições de fotografia, já foram realizadas neste espaço mostras de pintura, designe e escultura. A cada mês haverá sempre uma nova exposição de arte naquele local.O objetivo é difundir arte e cultura para moradores e visitantes de São Miguel do Gostoso.
Agora chegou a vez da galeria ArteZero e do Iasnin exibirem o trabalho de Rox. Vá conhecer esta exposição. Veja como uma artista, que não nasceu no Brasil, manifesta uma incrível sensibilidade com a beleza de São Miguel do Gostoso. Esta exposição, aberta dia 2 de fevereiro, vai até o final deste mês.
Abaixo, leia comentário, que serve de apresentação para  quem visita a exposição, escrito pelo autor deste blog, que também dirige o Iasnin e a galeria ArteZero. A exposição, aberta no dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, vai até o final deste mês.
As Cores de São Miguel do Gostoso
Imagine uma cena em que alguém, durante horas a fio,  fotografa um único cenário. Dependendo da hora do dia, estas fotos têm cores e tonalidades diferentes, devido à luminosidade da hora em que as cenas são fotografadas.
Assim é o trabalho da artista plástica Rox, de origem italiana, que mora em São Miguel do Gostoso há oito anos.
Com uma diferença. Em vez de fotos, Rox pinta em madeira, com incrível sensibilidade, a imensidão da praia e do mar de São Miguel do Gostoso. Tudo depende da coloração do sol e da água do mar na hora do olhar de inspiração de Rox.
Se for pela manhã, a pintura sai mais brilhante, devido à intensidade do sol. Se for à tarde, a tonalidade do céu e do mar é mais alaranjada em função do pôr do sol. Se for no início da noite, dá para ver o mágico reflexo da lua sobre a água do mar.
A variação cromática nas telas da Rox é uma característica do trabalho desta habilidosa artista.
Além do branco da duna, pode-se notar neste belo trabalho a mudança de cores do mar de São Miguel do Gostoso. No início, você vê um mar com um verde mais escuro. Na sequência, observa águas com um verde mais claro para, no final da linha do mar, aparecer um azul anil intenso. Toda esta profusão de cores vai desaguar no azul mais claro do céu, já na linha do fundo do mar.
Assim é o mar de São Miguel do Gostoso.
Poucos artistas pintam São Miguel do Gostoso com tanta beleza. As telas da Rox revelam, com emoção, o que a cidade tem de mais bonito – a exuberância das cores formada pelo conjunto de dunas, do mar e do céu.
A exposição “Reverência ao Mar”, aberta no Dia de Iemanjá,  traz toda esta colorida beleza para alegrar os corações de quem ama São Miguel do Gostoso.
A Galeria Arte Zero e o Iasnin sentem-se felizes em exibir este belíssimo trabalho aos olhos dos gostosenses – e de todos que amam São Miguel do Gostoso.
Com sua profusão de cores, Rox  toca direto no coração de todos nós.
São Miguel do Gostoso, 2 de fevereiro de 2018
Emanuel Neri – Iasnin, Galeria ArteZero