segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula derrota Bolsonaro em disputa emocionante, chega ao terceiro mandato de presidente e teve no Nordeste expressiva votação que garantiu sua vitória

 

Por Emanuel Neri

Foi uma disputa equilibrada, disputadíssima, emocionante do início ao fim da apuração. Mas no final ganhou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), por uma vantagem superior 2,1 milhões de votos.

Aos 77 anos, Lula chega ao seu terceiro mandato como presidente do Brasil, transformando-se no principal líder da história do país. Desde a redemocratização do país, em 1985, após 21 anos de ditadura militar, jamais um presidente deixou de ser eleito para um segundo mandato.

Bolsonaro não conseguiu se eleger para um segundo mandato, mesmo tendo à sua disposição a poderosa máquina do governo federal. Mas isso só foi possível graças à liderança de Lula, que conseguiu reunir em torno dele uma ampla frente de apoios, com políticos de vários perfis políticos.

Mas o que pesou mesmo para a vitória de Lula foi a enorme votação que ele obteve no Nordeste. Em alguns Estados, como Piauí, Bahia e Maranhão, Lula teve mais de 70% dos votos válidos. No Ceará e Pernambuco, chegou a 69%, enquanto no Rio Grande do Norte obteve 65,10%.

Lula ganhou quase todos os Estados do Nordeste com votações sempre superiores a 65%.  Apenas em Alagoas ele teve 58,68% dos votos. Além do Nordeste, Lula ganhou também no Norte, perdendo nas demais regiões do país. Bolsonaro ganhou no Sudeste (perdendo apenas em Minas), Centro Oeste e Sul.

A grande quantidade de votos obtido por Lula no Nordeste foi suficiente para que, mesmo em Estados populosos onde seu opositor obteve boa votação, como São Paulo e Rio de Janeiro, não fossem suficientes para superar a grande vantagem do petista no Nordeste. Em Minas, a diferença pro Lula foi inferior a 1%.

No início da apuração, Bolsonaro aparecia liderando a contagem de votos, mas pouco a pouco Lula foi se aproximando dele. Quando o total de votos estava em torno de 60% da apuração, Lula ultrapassou Bolsonaro, mantendo-se à frente dele até o final do resultado final. Houve muita emoção em toda a apuração.

Em São Miguel do Gostoso

Como era de se esperar, Lula ganhou com mais que o dobro de votos de Bolsonaro em São Miguel do Gostoso. Lula obteve 4.754 votos (67,59%), contra 2.280 (32,41%) de Bolsonaro. Foi um resultado semelhante ao do RN – Lua obteve 65.10%, enquanto Bolsonaro ficou com 34,90%. 

Quem saiu com a imagem política "arranhada" em São Miguel do Gostoso foi o prefeito Renato de Doquinha. Ele mergulhou de cabeça, com seus secretários,  na campanha de Bolsonaro no segundo turno (no primeiro turno seu apoio foi mais discreto), se vestiu com a camisa verde e amarela da Seleção Brasileira de Futebol numa carreta de apoio ao seu candidato, mas viu Lula ter o dobro de votos do Bolsonaro na eleição deste domingo.

Já Lula soube reconhecer o peso do Nordeste em sua vitória.

Em seu discurso para os simpatizantes que lotaram a avenida Paulista, em São Paulo, na noite deste dia 30 de outubro,  Lula agradeceu a expressiva votação no Nordeste. “Aquele povo porreta me deu mais uma grande vitória, como já tinha dado em outras eleições, para mim e para Dilma”, disse.

De fato, o Nordeste é mesmo uma região de grande peso político para Lula e o PT. No primeiro turno, o partido já havia ganho os governos do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. No segundo turno, ganhou a Bahia. Os demais Estados, com exceção de Sergipe, elegeram governadores apoiados por Lula. Mas Lula ganhou em Sergipe.

12 comentários:

  1. Gostoso e o RN fazendo bonito. Já o estado de São Paulo…

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, muito bom agora com certeza pobre come picanha e acaba com a miséria e a fome do povo, para felicidades geral da nação, PT passou 16 anos no poder e tudo continuou como antes, agora queria com 04 anos de poder do atual governo tudo tivesse sido resolvido, onde enfrentou primeiro o óleo nas praias, queimadas e a Covid, parabéns a praticamente toda a classe de Professores do nosso Município, que nunca tiveram um aumento tão considerável como o atual governo que deu de 33%, e votaram contra, pois nunca passou um Presidente no nosso país que tivesse dado tanta assistência aos Estados e Municípios do nosso país, e no nosso Estado praticamente todos Prefeitos foram covardes a ele inclusive o da nossa cidade, que só ainda subiu no carro de som pra dizer que estava com o atual Governo porque o Senador eleito Rogério Marinho veio até aqui cobrar dele, muito covarde esse gesto por parte do nosso atual Prefeito, pois político tem que ter posição politica e não ficar em cima do muro.

    ResponderExcluir
  3. boas vitóra do lulas agoras vamo comê picanhis e mihô salaros

    ResponderExcluir
  4. Gostei do comentário do anônimo acima disse a verdade.

    ResponderExcluir
  5. E agora já que Wildemar já anda dizendo que o PT lançará candidato a Prefeito da nossa cidade, e aí Sr. Prefeito?

    ResponderExcluir
  6. Mostra de cinema está sendo esses dias aqui em nossa cidade, Com a visita da Governadora Fátima Bezerra, onde eu quero aqui me dirigir a ela em sua passagem aqui esses dias, Senhora Governadora já como o nosso Prefeito Renato de Doquinha não tem tomado as devidas providências a respeito do funcionamento dos passeios de quadriciclos em nosso Município, seria de tão grande importância a senhora nos deixasse trabalhar, só queria deixar bem claro que proprietários de quadriciclos prestam um grande serviço na área do Turismo aqui neste Município, o pessoal da lei seca já está vindo dificultar os nossos atendimentos dizendo que vai apreender os nossos quadriciclos, portanto Sra. Governadora nos deixe trabalhar em paz, pois para isso votamos na senhora, e agora precisamos que a Sra. resolva de uma vez por todas a nossa situação.

    ResponderExcluir
  7. Já aumento o número de vários Ministérios, enquanto o atual governo diminuiu, e assim só aumenta os gastos para fazer a vontade de toda a cambada que o prejudicou no seu governo passado.

    ResponderExcluir
  8. Prefeito faz asfalto em trecho que só beneficiou só proprietários de terras, agora se pergunta porque ele não fez na Principal Av. da nossa cidade, alguma coisa em troca disso, enquanto isso as principais ruas estão um descaso, pois para uma cidade turística como a nossa isso é péssimo, as nossas praias até as palhoças já não existem mais, e para a atual gestão está tudo certo.

    ResponderExcluir
  9. Não sou contra a pessoa ser gay, ou outro tipo de coisas, agora é preciso manter o respeito ao povo, e isso tem sido rotineiro aqui em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. Secretária de Turismo expulsa vendedor de castanhas porque o mesmo entrou na Prefeitura para oferecer suas castanhas.

    ResponderExcluir
  11. Já se tornou rotina a onda de assaltos no trecho da praia da rapadura a praia do Reduto, ultimamente foram vários assaltos a Turistas que passeiam de quadriciclos, a polícia militar tem feito o seu dever que é prender esses marginais, só que de imediato o Juiz manda soltar, e nada é resolvido porque assim eles estão livres para agirem novamente, pedimos as autoridades competentes do nosso Município e Estado que tomem as devidas providências, porque sendo assim, todos nós Pousadeiros, Comerciantes, proprietários de quadriciclos e outros meios de transportes serão prejudicados.

    ResponderExcluir
  12. Na política do nosso Município as coisas caminham a marcha lenta, de um lado o Prefeito Renato de Doquinha dá a entender que o seu candidato será Azenate, esse que é um velho conhecido do eleitorado do nosso Município, só que a sua rejeição é considerada muito alta, esperamos que a oposição comece a se fortalecer para que tenhamos outras opções do eleitor se manifestar em quem vai votar. A atual administração está deixando muito a desejar, a começar pelo abandono que se encontra a nossa cidade e Município, a começar pelas ruas esburacadas, palhoças das praias se acabaram, abandono no Turismo, pois não há nenhum incentivo por parte do poder Público para que os nossos visitantes se sintam a vontade.

    ResponderExcluir