quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Fátima demonstra força política, se reelege em primeiro turno para governo com quase 60% dos votos e sai das urnas como principal liderança do RN

Por Emanuel Neri

E a governadora potiguar Fátima Bezerra (PT) saiu das urnas do último domingo como a maior liderança política (e eleitoral) do Rio Grande do Norte.

Com quase 60% dos votos no primeiro turno da eleição, Fátima ganhou na totalidade dos 167 município do Estado. Não se tem notícia de outro governador/a que tenha, no período democrático do país, ter a maioria dos eleitores em todos os municípios do RN.

Para chegar a esta performance eleitoral, Fátima usou estratégias políticas em que puxou, para seu campo de apoio, nomes que poderiam criar alguma dificuldade na sua reeleição. É como se ela tivesse limpado e preparado o terreno para ganhar facilmente a eleição.

A estratégia política de Fátima incluiu parte da família Alves, como o ex-governador Garibaldi Filho e seu filho, Walter Alves, eleito vice-governador na sua chapa. Mas Garibaldi, que concorreu pelo PMDB, foi bem votado, mas não conseguiu se eleger deputado federal.

Outro lance da estratégia de Fátima foi atrair para seu campo político o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que concorreu ao governo com ela em 2018. Carlos Eduardo disputou o Senado, mas foi derrotado por Rogério Marinho, candidato de Bolsonaro.

Pelo menos nos próximos anos a governadora Fátima vai reinar absoluta na política do RN, principalmente em caso de vitória de Lula na eleição em segundo turno para presidente, no próximo dia 30. Se Bolsonaro ganhar, Fátima pode ter algum tipo de problema pela frente.

E um deles pode ser o fortalecimento de Rogério Marinho para a disputa do governo do Estado, em 2026, quando Fátima não pode mais ser candidata a um novo mandato. Como todo governante, Fátima sonha em eleger alguém de seu grupo político para sucedê-la.

Fátima é a terceira mulher a governar o Rio Grande do Norte. Antes dela, foram eleitas Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini. A exemplo de Fátima, Wilma também se elegeu por dois mandatos. No Brasil, outro caso de reeleição feminina foi Roseana Sarney, no governo do Maranhão.

Fátima tem sido hábil no comando do governo potiguar. Organizou as contas do Estado, mesmo tendo que pagar três folhas de salários  de servidores que seu antecessor, Robinson Faria, não pagou. Não fez grandes obras, o que promete fazer neste seu segundo mandato.

Próximos passos

Professora, formada em pedagogia, Fátima se elegeu, sempre com boas votações, para quase todos os cargos que se candidatou no RN. Foi deputada estadual e federal, senadora e, agora, reeleita governadora para um segundo mandato.

Qual será o próximo passo político de Fátima, depois de deixar o governo, em janeiro de 2027?

Para quem conhece Fátima mais de perto, dificilmente ela abrirá mão de mais um voo político. Talvez novamente o Senado. Mas, antes disso, vai querer preparar terreno, até 2026, para fazer seu sucessor (ou sucessora) para o governo do Rio Grande do Norte.

10 comentários:

  1. Fátima fez uma jogada de mestre na política, conseguiu derrotar todos os Alves de uma só vez.
    Política também é como no xadrez

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho do povo nordestino. Parabéns pela escolha da excelente candidata.

    ResponderExcluir
  3. Que força politica, se tivesse um outro candidato forte ele jamais teria ganho, uma governadora que não fez nada o nosso Estado, mas saiu comprando todos pra se eleger.

    ResponderExcluir
  4. O Prefeito Renato está indo novamente a Brasília, acho que esse Prefeito vai mais a Brasília de que os próprios deputados Federais, e não tomamos conhecimento de Obras nenhuma em nossa cidade, Prefeito abra os olhos acho que a sua gestão deixa muito a desejar no Turismo do nosso Município, vejamos a nossa praia continua na mesma, até as barracas onde o pessoal poderiam usar já não existem mais, o que falta na sua gestão são pessoas que tenham visão do que é mais importante para o nosso Município, uma cidade Turística igual a nossa tem que fazer eventos durante todo ano igual a cidade de Pipa, e aqui praticamente não temos, agora viajar pra Brasília só pra dizer que vai é uma burrice de sua parte, e tem mais quando viaja sempre leva acompanhantes causando assim mais despesas ao nosso Município, com passagens, diárias e alimentação, uma praia igual a nossa é preciso ter visão e levar projetos de fazer uma estrutura em toda área da praia, onde possa construir um calçadão e consequentemente barracas beneficiando várias famílias do nosso Município.

    ResponderExcluir
  5. E digo mais o Ex Prefeito João Wilson foi o único que fez muito pelo nosso Município, e principalmente na Sede, pois praticamente o que se tem até hoje foi ele que fez.

    ResponderExcluir
  6. É pra eles saírem fora da política do nosso Estado, bando de cabras de peia

    ResponderExcluir
  7. Queria saber mesmo o que foi que a Governadora fez pelo nosso Município, nada gente apareça alguém que queira me desmentir.

    ResponderExcluir
  8. Comentário de um leitor do blog teve alguns pontos excluidos. Veja o comentário do leitor.
    "O Prefeito Renato está indo novamente a Brasília, acho que esse Prefeito vai mais a Brasília de que os próprios deputados Federais, e não tomamos conhecimento de Obras nenhuma em nossa cidade, Prefeito abra os olhos acho que a sua gestão deixa muito a desejar no Turismo do nosso Município, vejamos a nossa praia continua na mesma, até as barracas onde o pessoal poderiam usar já não existem mais, o que falta na sua gestão são pessoas que tenham visão do que é mais importante para o nosso Município, uma cidade Turística igual a nossa tem que fazer eventos durante todo ano igual a cidade de Pipa, e aqui praticamente não temos".

    ResponderExcluir
  9. Essa Governadora prometeu mil coisas, passou o primeiro mandato e não fez nada pelo o nosso Município, agora me digam aí o que foi que ela fez?

    ResponderExcluir
  10. A nossa cidade deve agradecer a quem chegou aqui e aqui ficou, pois se fossemos depender do Poder Municipal estaríamos ferrados, hoje nosso Turismo está em um declínio, pois a poder Municipal não faz nada para agradar os nossos visitantes, a Secretária de Turismo só quer viver de curtição, esquecendo de procurar meios que possam possibilitem o crescimento do nosso Turismo.

    ResponderExcluir