sexta-feira, 24 de junho de 2022

Prefeitura de São Miguel do Gostoso e barraqueiros do Tourinhos assinam acordo para que as barracas funcionem agora em trailers, evitando fechamento

 

Por Emanuel Neri

Ao que tudo indica, a situação dos barraqueiros do Tourinhos, em São Miguel do Gostoso, está chegando a um acordo.

No último dia 17 de maio, foi assinado um acordo, que posteriormente vai virar TAC (Termo de Ajuste de Conduta), na sede do Ministério Público Federal, em Natal, dando um prazo de seis meses (180 dias) para que os barraqueiros e a Prefeitura local se adaptem a exigências da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para permanecerem na praia do Tourinhos.

A solução proposta pelo acordo é a aquisição, por cada barraqueiro, de trailers (espécie de reboque puxado por outro veículo) onde suas atuais barracas funcionarão. Estes trailers, que serão adaptados como cozinhas, custarão em torno de R$ 30 mil cada um, tendo a Prefeitura como avalista da compra.

O acordo foi assinado pelo prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, por um vereador (José de Luzenário) representando a Câmara Municipal, e por Adriana Miranda, presidente da Associação dos Barraqueiros. O TAC prevê que, futuramente, o Município deve desapropriar área no local para alojar as barracas/trailers.

A solução dos trailers não é das melhores, O acordo exige que eles sejam removidos diariamente, à noite, para voltar ao local no dia seguinte. É claro que esta é uma solução bastante trabalhosa. Mas os barraqueiros aceitaram o acordo para evitar que suas barracas fossem despejadas do Tourinhos pela SPU.

Ao todo, serão 16 trailers que serão adquiridos. Inicialmente os barraqueiros iniciaram negociação com um fabricante de Recife. Mas a Prefeitura ficou de ver a possibilidade de ver fornecedores em Natal ou Mossoró. O dinheiro para a compra dos trailers será adquirido junto a empréstimos bancários.

Este blog falou com alguns barraqueiros. Eles entendem que o trailer não é a melhor solução. Mas concordam com a proposta por entender que o acordo evita o pior: o fim do sustento de dezenas de famílias e de mais s de 200 pessoas que trabalham nas barracas.

Os barraqueiros também entendem que a Prefeitura se encarregará dos serviços de infra-estrutura, como o sistema de esgotamento sanitário que será ligado a cada trailer, bem como á construção de novos banheiros públicos adequados para os turistas que frequentam o local.

O acordo para o Tourinhos também evitará prejuízos ao turismo local.   

Tourinhos é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil e principal cartão postal de São Miguel do Gostoso. Diariamente, especialmente no verão, milhares de pessoas procuram o Tourinhos. As barracas são sempre uma atração, por venderem comida e bebidas para os turistas que estão na praia.

Os barraqueiros também pretendem que, com o acordo, a Prefeitura deverá ajudar na padronização dos espaços atuais de sombra, feitos de madeira e palha, onde atualmente ficam as mesas para os clientes. Também entendem que a SPU não criará problemas estes espaços e para os guarda-sois que existem diante das barracas.

Pelo acordo, no mínimo até o final deste ano as barracas vão continuar no Tourinhos. Até lá, Prefeitura e barraqueiros vão buscar as soluções previstas no acordo para que as barracas do Tourinhos, muitas delas administradas por pescadores locais, continuem sendo uma das atrações do turismo de São Miguel do Gostoso.

4 comentários:

  1. Eu já sabia e ano de política

    ResponderExcluir
  2. Não será uma boa para os barraqueiros da praia do Tourinhos, mas depois de tantos comentários sobre a saída dos barraqueiros daquele local aparecem os políticos como salvadores da Pátria, como já de costume sempre eles, agora se pergunta porque só agora que tentam fazer alguma coisa para impedir da saída dos barraqueiros, pois como sabemos essa questão já vem rolando a uns dez anos, se tivessem boas intenções de realmente quererem ajudar jamais tudo isso teria acontecido.

    ResponderExcluir
  3. A lagoa estourou, e agora o que se presencia é o cheiro de lama e a buraqueira que fica onde a água passa, mais uma vez o poder Público Municipal não toma as devidas providências, tirando consequentemente todo a beleza da lagoa do cardeiro quando ela está cheia, como todos os anos está acontecendo essa mesma coisa seria importante fazer um serviço onde deixassem o nível da lagoa com certa quantidade dágua.

    ResponderExcluir
  4. Prefeitura de São Miguel do Gostoso loca carro que faz limpeza em ruas causando assim constrangimento a toda população que tiveram suas casas invadidas por poeira e pedras que o carro arremessava, valor 10 mil reais, serviço esse que só podia fazer em ruas asfaltadas, já que aqui não temos

    ResponderExcluir