sexta-feira, 12 de novembro de 2021

8a Mostra de Cinema de Gostoso, de 26 a 30 de novembro, na praia do Maceió, terá o filme "Marighela", de Wagner Moura, como grande atração

Por Emanuel Neri

Para um grande espetáculo, como a 8ª Mostra de Cinema de Gostoso, que começa no próximo dia 26 de novembro, nada melhor do que um grande filme, bom e polêmico, que está batendo todos os recordes de bilheterias e de público em todo o Brasil.

Trata-se do filme Marighela, de Wagner Moura, que trata da vida de Carlos Marighela (1911-1969), líder político e guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar instalada por um golpe armado em 1964, no Brasil. Marighela é um filme que participou de vários festivais internacionais, entre eles o de Berlim, um dos mais importantes do mundo.

A exibição de Maighela está prevista para a noite de abertura da Mostra, que começa às 20h da sexta-feira, dia 26 de novembro. Havia expectativa sobre a presença do diretor Wagner Moura, mas ele vai viajar par aos Estados Unidos no período da Mostra. Atores e atrizes, como Maria Marighela, neta de Marighela, devem estar presentes.

Com o abrandamento da pandemia de Covid, a Mostra de Cinema de Gostoso volta a ser presencial, de 26 a 30 de novembro, a partir das 20h, sempre na praia do Maceió. A última exibição com público deste importante evento cultural foi em 2019. Em 2020, a Mostra foi virtual, sem público, com acompanhamento pela internet.

Além de Marighela, outros importantes filmes, produzidos nos últimos anos, também serão exibidos em São Miguel do Gostoso. Um deles é A Viagem de Pedro, da diretora Laís Bodanzky, com o ator Cauã Reymond. O filme trata da viagem de volta a Portugal, em 1831, de Dom Pedro I, que havia sido imperador do Brasil.

Há muitos outros filmes interessantes previstos para a Mostra de Cinema de Gostoso deste ano. Um deles é Cabeça de Nêgo, dirigido por Déo Cardoso, que aborda a questão racial no Brasil. Entre a produção local, há o filme sobre Leonardo Godoy, pioneiro do turismo de São Miguel do Gostoso, que morreu este ano.

O filme sobre a vida de Leonardo tem como base o livro Latitude 5, escrito pelo autor deste blog, que trata da vida da primeira pessoa a ter seu olhar direcionado para o turismo de São Miguel do Gostoso. Leonardo criou a pioneira Pousada do Gostoso e o restaurante Latitude 5, premiado por revistas e críticos especializados em gastronomia.

Jovens de São Miguel do Gostoso, integrantes do grupo Nós do Audiovisual, são responsáveis pelo filme, com direção de Harcan Costa e Clara Leal. Estes jovens, todos da região, participam de oficinas sobre cinema e audiovisual organizadas pela Mostra de Cinema. Mas de 20 filmes já foram dirigidos por eles, e alguns receberam prêmios nacionais e internacionais.

A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos mais importantes acontecimentos culturais do Rio Grande do Norte. Diretores e atores de filmes vêm à cidade acompanhar a exibição de seus filmes. Também é grande a presença de jornalistas de outros Estados que acompanham a Mostra, com grande visibilidade de mídia em todo o pais.

A Mostra de Gostoso também atrai grande presença de público não só do Rio Grande do Norte, como também de outros Estados do país, em especial do Nordeste. A população de São Miguel do Gostoso prestigia em peso este evento, com a presença, em algumas noites, de ate 2 mil pessoas. A escolha dos filmes vencedores é feita pelo público presente.

Vai começar, portanto, a 8ª Mostra de Cinema de Gostoso, que tem a direção da Heco Produções, de São Paulo´, dirigida por Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld. Participe! Você não pode perder este grande acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso e do Rio Grande do Norte.

 

5 comentários:

  1. Evento muito importante para a arte e para a cultura brasileira. Matéria necessária, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O vereador Ednaldo deu a louca nele, o mesmo fez denuncias a respeito do funcionamento dos quadriciclos em nossa cidade, não sabe ele quantas famílias são beneficiadas e tirando o quadriciclo de nossa cidade fica uma cidade morta principalmente durante o dia, por isso nós eleitores devemos observar muito na hora de votar, pois não vale a pena eleger pessoas sem nenhuma sabedoria, pois isso que ele fez foi apenas sinal da tamanha burrice e prejudicar o Turismo Local, mas as devidas providencias já estão sendo tomadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião deste blog. O vereador em questão tem direito de reclamar de atividades que, na opinião dele, podem trazer problemas para a cidade. A questão dos quadriciclos não é tão simples assim. Sabemos que os quadriciclos geram renda, empregam pessoas. Mas seu uso tem que ser feito com disciplina e regulamentação do poder público. Não se pode deixar que este tipo de veiculo seja dirigido por pessoas sem habilidade, por crianças e algumas vezes por condutores embriagados. Se não houver controle, os quadriciclos podem provocar acidentes, como já aconteceu, quando um médico morreu ao ser atropelado por um quadriciclo. Por este motivo, o vereador em questão tem direito de se manifestar para que haja mais controle sobre os quadriciclos. O vereador está cumprindo sua função de fiscalizar os serviços, públicos ou privados, da cidade.

      Excluir
  3. Acidentes existem com motos, carros e também não é diferente dos quadriciclos, pessoas embriagadas dirigem seus veículo e motos como querem em nossa cidade, agora os olhos de certas pessoas só estão voltados para os quadriciclos, porque isso?, Nós proprietários zelamos pelo meio ambiente das nossas praias, hoje o Tourinho só ainda está de pé porque fomos nós que procuramos isolar para que veículos, motos e os quadriciclos não subam as dunas causando danos ao meio Ambiente,como também conscientizando as pessoas não passarem próximos aos ninhos das tartarugas, não andarem na parte de baixo da praia e tantas outras orientações aos visitantes.

    ResponderExcluir
  4. Por determinação do Ministério Público quem não atender as normas estabelecidas da poluição sonora em nosso Município, proprietários de bares e clubes deverão serem notificados e como também seus equipamentos serem apreendidos.

    ResponderExcluir