quarta-feira, 15 de setembro de 2021

RN-221, que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso, vai se chamar "Rota do Gostoso". Aprovada pela Assembléia Legislativa do RN, iniciativa é importante para promover o destino turístico local

Por Emanuel Neri

A rodovia RN-221, que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso, vai receber novo nome e passar a se chamar “Rota do Gostoso”.

Projeto com este objetivo foi aprovado esta semana pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Agora, o projeto vai para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT), o que deve acontecer nos próximos dias.

Ao justificar a aprovação do projeto, o deputado alegou que a denominação “Rota do Gostoso” vai orientar o turista  a chegar a São Miguel do Gostoso e praias da região, além de colocar em maior evidência os pontos turísticos que são acessados a partir da RN-221.

Mais do que a mudança do nome em si, a iniciativa da Assembléia Legislativa do RN mostra a consolidação do destino São Miguel do Gostoso, hoje um dos mais importantes polos turísticos potiguares. Cada vez mais este destino ganha destaque no mapa turístico do Brasil.

A RN-221 tem cerca de 20 km entre a BR-101 e São Miguel do Gostoso. Mas esta rodovia prossegue depois de atingir a cidade. A via que vai até o distrito do Reduto e, a partir dali, até o município de Parazinho também é a RN-221. É provável que toda ela passe a se chamar  “Rota do Gostoso”.

Homenagem a Leonardo Godoy

São Miguel do Gostoso vai prestar homenagem, neste final de semana, a Leonardo Godoy, pioneiro do turismo de São Miguel do Gostoso.  Fotos e objetos pessoais de Leonardo estarão em um estande da 7ª Feira de Turismo do RN, que acontecerá em Natal nos dias 17 e 18 de setembro.

Com dados biográficos escritos no livro “Latitude 5”, de autoria do autor deste blog, Leonardo Godoy fez a primeira pessoa a entender que São Miguel do Gostoso poderia se transformar num importante futuro turístico do RN e do Nordeste.  Leonardo morreu no último mês de agosto.

Leonardo criou, há mais de 30 anos, a Pousada do Gostoso, na Ponta do Santo Cristo. Ele também foi proprietário do restaurante “Latitude 5”, que deu nome ao livro. Este restaurante foi considerado, pela mídia especializada, em um dos melhores do RN e do Nordeste.

Acredita-se que a excelência da gastronomia de São Miguel do Gostoso se deve aos conhecimentos gastronômicos de Leonardo. Muitas pessoas da cidade trabalharam com Leonardo, apreendendo com ele a elaborar pratos de qualidade e sofisticados. Foi uma espécie de escola da gastronomia local.

 

12 comentários:

  1. Boa tarde sei que o assunto aqui e outro mais gostaria de aqui deixar um desabafo de indignação quanto quanto a questão destes carros de propaganda nas ruas de nossa cidade isso é um absurdo um barulho ensurdecedor acho que as autoridades e nos moradores devemos tomar uma atitude quanto a isso hoje parça estar bem pior

    ResponderExcluir
  2. Promotora da nossa comarca foi bem clara a respeito da poluição sonora existente em nossa cidade, mesmo que se tenha o alvará de funcionamento e outros documentos emitidos por outros órgão é crime a poluição sonora:
    Lei 3.688/41
    Artigo 42 perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio:
    I - com gritaria ou algazarra;
    II - exercendo profissão icomoda ou ruidosa, em desacerdo com as prescrições legais;
    III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
    Pena; prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa 20 a 200 mil reais.
    Portanto cabe as pessoas que se sentem prejudicadas com a poluição sonora procurar a promotora da cidade de Touros.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável a postura do prefeito e do secretário de educação em não oferecer transporte para o alunos dos distritos virem a Gostoso assistirem as aulas na escola olimpia Teixeira isso fere o direito à educação que esses alunos tem . Mesmo a diretora Simone ter falado com o secretário pedindo o transporte e sabendo que o estado ja dar parte do dinheiro para esses gastos a prefeitura negou esse transporte. Fica impossível o aluno vim para a escola sem ter transporte. Eu como mãe de 3 alunos dessa escola tenho que me calar e aceitar o descaso da prefeitura com a educação dos meus filhos sabendo que as aulas remotas não sao tao proveitosas como as presenciais .a governadora autorizou a volta as aulas e a escola olimpia ja está se organizando. Mas a prefeitura não ajuda no transporte dos nossos alunos. Irei sim ao ministério público lutar pelo direito dos meus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Governadora veio a São Miguel do Gostoso e em discurso fala que as escolas não podem ficar nem mais um minuto sem aulas presenciais isso é excelente; pena que o prefeito não vai dar ônibus para trazer os alunos dos distritos.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa senhor bloguista por não ser o assunto abordado, mas quero aqui deixar a minha insatisfação com fatos presenciados por mim e meus amigos que visitamos a cidade do Gostoso, em termos de hospedagem e restaurante foi tudo muito gostoso, mais seria muito importante que se tomassem as providências a respeito do barulho de bares e clubes com sons muito altos em pleno centro da cidade, isso é muito grave para uma cidade que é considerada um grande polo Turístico aqui do Rio Grande do Norte, para mais agradeço aqui o espaço permitido por esse canal de informações, e que da próxima visita a esta cidade não se deparamos com fatos dessa natureza.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal estamos vivendo em uma cidade sem lei, são diversos descasos que se observa quando andamos pelas ruas de Gostoso, pessoal construindo do jeito que quer, carros tomando o espaço dos pedestres nas calçadas, barulho de sons muito altos em diversos locais, bocas de vendas de drogas as vistas dos nossos moradores, e não se ver o poder Público tomar nenhuma providência.

    ResponderExcluir
  7. Hoje a noite foi uma tremenda bagunça, sons muitos altos e gritaria de bagunceiros, isso é muito bom pra nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Emanoel Neri atualize o seu blog, a nossa cidade está entregue as badernas sons muitos altos e gritaria em plena Avenida dos Arrecifes, tudo isso tudo em altas horas da madrugada, segundo policial está funcionando com a autorização da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. Onde está os vereadores do município que não fazem nada para garantir o transporte dos nossos alunos dos distritos?

    ResponderExcluir
  10. O Prefeito Renato de Douquinha está sendo a favor de clubes e outros locais usem som muitos altos em plena sede do nosso Município, é uma decisão incabível essa tomada pelo Gestor, pois como sabemos as ruas da nossa cidade estão sendo afetadas em diversos locais com barulho de som altíssimos, tirando o sono e o sossego de nossos moradores a maioria tendo votado nele nas últimas eleições, enquanto se esperava que ele fosse o primeiro a tomar as devidas providências.

    ResponderExcluir
  11. Descasos durante as noites nos finais de semana em nossa cidade, com barulho de som alto em bares e carros de som, sem que as autoridades tomem as devidas providências.

    ResponderExcluir
  12. A cidade de São Miguel do Gostoso está entregue as badernas, tudo isso porque o poder Municipal faz vistas grossas a tantos acontecimentos que prejudicam o Turismo local e aos nossos moradores, e a principal causa de tantos fatos é o abuso de sons muitos altos em diversos pontos da nossa cidade, e as autoridades do Município não tomam nenhuma providência.

    ResponderExcluir