sexta-feira, 10 de julho de 2020

Problemas no sanemaento da Xepa, principal ponto gastronômico de São Miguel do Gostoso. Prefeitura contrata empresa por mais de 70 mil para fazer obra


Por Emanuel Neri
A rua da Xepa sempre foi um dos principais pontos de atração de São Miguel do Gostoso. É ali que que estão os principais restaurantes, cafés, bares e outros pontos gastronômicos da cidade (foto). As  noites ali sempre foram badaladas e movimentadas.
Nos últimos meses, porém, a rua da Xepa se transformou num grande problema para a Prefeitura e proprietários de estabelecimentos da área. A estação elevatória do sistema de saneamento da cidade, instalada no principal ponto dos restaurantes locais, começou a jorrar dejetos  para o leito da rua, provocando fedentina insuportável.
O problema, em parte, foi provocado pelo acúmulo das chuvas na cidade. Aparentemente, a tubulação que leva o esgoto para a estação elevatória não suportou a vazão do acúmulo de detritos, jogando lama misturada com esgoto em plena rua da Xepa.
Estava criado ali o maior problema da obra de saneamento feito em São Miguel do Gostoso, com sérias consequências para a saúde pública da cidade. O saneamento local foi feito no governo estadual de Robinson Farias, que antecedeu à administração atual. A Prefeitura local já era administrada por Renato de Doquinha.
Financiada pelo Banco Mundial, com orçamento superior a R$ 20 milhões, a obra foi executada pela empreiteira A Gaspar. O saneamento da cidade conta com quatro estações elevatórias – duas na Ponta do Santo Cristo, próximas à lagoa do Cardeiro, uma na rua dos Dourados e outra na rua da Xepa.
Pois foi exatamente a estação elevatória da rua da Xepa, no coração turístico e gastronômico de São Miguel do Gostoso, que apresentou os maiores problemas. Por causa da obstrução da tubulação de esgoto, duas crateras já foram abertas no leito da rua, por onde dejetos jorraram para a superfície.
De quem é a culpa pelo sério problema do saneamento na rua da Xepa? Mais: de quem seria a responsabilidade pela execução de serviços para sanar este sério problema?
Para a Prefeitura, a culpa pelo problema e a responsabilidade pelo conserto do saneamento da Xepa é da empresa A Gaspar, responsável pela obra. Para a A Gaspar, uma das responsabilidade pelo problema é da obstrução dos chamados PVs (Pontos de Visitas), bueiros que são abertos pela população, quando chove, para escoar a água das ruas.
Quando os PVs são abertos, a água escoa para estes bueiros, junto com lixo e areia, e a tubulação do saneamento é obstruída.
Segundo Arnaldo Gaspar, diretor da A Gaspar, sua empresa administrou o saneamento por um ano, desde a conclusão da obra, em 2018, sem haver qualquer tipo de problema. Para Arnaldo, o problema se agravou quando a Caern, que administra o sistema de água e saneamento do RN, tentou desobstruir a tubulação com jatos de ar.
Gastos de mais de 70 mil
Por causa disso, a A Gaspar diz que não cabe a ela consertar o problema da Xepa. O que fazer então para resolver aquele sério problema? Neste caso, a Prefeitura teve que fazer contrato emergencial com empresa especializada, pelo qual vai desembolsar mais de R$ 70 mil para fazer a Xepa voltar a viver sem esgoto a céu aberto.
A obra de conserto do saneamento da Xepa vai começar na próxima segunda (13/7) e deve demorar no mínimo 20 dias. Neste período, toda a rua da Xepa ficará obstruída e enormes valas vão voltar a ser abertas para a colocação de nova tubulação, que acabe de vez com o vazamento do esgoto.
Com isso, a Xepa só deve voltar ao normal no mês de agosto.
A Prefeitura agiu certo ao tentar resolver o problema da Xepa com a contratação emergencial de uma empresa especializada. Segundo o noBalacobaco apurou, a Prefeitura pretende, após esta obra,  entrar com recurso judicial contra a A Gaspar, para recuperar o dinheiro gasto para o conserto emergencial da Xepa.
Seja como for, não cabe à população, via dinheiro público, arcar com estas despesas. Alguém tem que pagar por um serviço, aparentemente mal feito, que causou prejuízos aos cofres públicos, como a obra de conserto do saneamento da Xepa.
Resolver o problema do saneamento da rua da Xepa é, sim, uma iniciativa mais que necessaáia. São Miguel do Gostoso está se preparando para reabrir suas portas para o turismo, provavelmente no próximo 15 de julho. A cidade estava com suas atividades turísticas paralisadas desde o final de março, por causa da pandemia do Coronavirus.
E para a retomada do turismo de São Miguel do Gostoso, a rua da Xepa não pode continuar com cara de esgoto a céu aberto. Por causa das obras, suas noitadas gastronômicas devem voltar um pouco depois, em agosto, quando pousadas e restaurantes em outros locais da cidade já vão estar funcionando.
Mas é muito importante que a rua da Xepa, livre dos graves problemas de saneamento enfrentados atualmente, volte a brilhar, como sempre brilhou, junto com todo o turismo de São Miguel do Gostoso.

19 comentários:

  1. Realmente é muito grave a questão do vazamento do esgoto na Rua da Xepa. Porem antes dos turistas curtirem as noitadas na tal badalada rua gastronômica devemos olhar com atenção a pandemia do novo coronavirus. Acho sensato que esse blog elucide a população sobre a real situação da saúde em nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Emanuel por informa a população por mas um serviço mal feito e desde q foi feito o saneamento tivemos problema sim com o mal cheiro

    ResponderExcluir
  3. Saneamento muito mal feito. Várias pessoas que entendiam do assunto avisaram que não daria certo mas agora é hora de consertar o erro .

    ResponderExcluir
  4. Todo esse transtorno se deu por fazerem uma obra as pressas inauguraram a Obra de saneamento antes do tempo por que Robinson Faria precisava de votos e o prefeito de Gostoso era apoiador do governador na época. Por isso que a obra está com sérios problemas. Enquanto isso a governadora vai apoiar um prefeito que fez campanha contra ela isso o povo não entende mas a grande culpa é do senhor Hildemar que está mais uma vez metendo os pés pelas mãos vai se dar mal.já estou vendo as cenas do próxima capítulo: quem lembra: quando Fafa foi prefeita o Hildemar se juntou a Fafa. Não demorou muito Hildemar queria mandar mais do que a prefeita e o caso acabou em separação. Agora todos já sabem que o maior objetivo de Hildemar é mandar aí vcs já sabem que se Renato ganhar as eleições Hildemar vai querer mandar mais do que o prefeito nesse caso vai dar merda.vcs já sabem; o senhor Hildemar adora manipular alguém só não conseguiu fazer isso com Fafa por que João Wilson é esperto. Também não conseguiu com Miguel por que também é esperto. Agora vamos ver se vai controlar as besteiras do prefeito Renato. Vamos ver o filme até o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quanta bobagem numa mensagem só! Mistura problema real do saneamento da cidade com oportunismo eleitoreiro e manipula pra tentar manchar a imagem do PT e seu presidente. Conheço bem o pessoal do PT daqui, principalmente a Simone, o Hildemar e o João Eudes. Gente séria e trabalhadora. O PT de Gostoso tem algumas das melhores e mais preparadas lideranças políticas desse município e o Hildemar é uma delas, com certeza. Vamos otimizar essa nova parceria entre PT no governo estadual e PSD na prefeitura pra gente cobrar dessas autoridades que resolvam as pendências do saneamento de nossa cidade e vamos deixar de henhenhen de adversário eleitoral perdendo tempo
      esperneando e demonstrando que sentiu a pancada do fortalecimento da concorrência

      Excluir
  5. Tem o problema das águas pluviais tbm. A prefeitura vai fazer o sistema de escoamento da chuva da rua dos dourados e da rua da creçe de modo que tudo este enorme volume de agua passará pela xepa.mas se já tem uma barragem artificial que reprende bilhoes de litros d agua que ocupa o lugar aonde esta agua da chuva sempre foi vazando que vai acontecer ? O bueiro na xepa ta sempre cheio. Como podera receber ainda mais agua do dito novo sistema de escomento se ja agora com cada chuva ja alaga tudo? Desse jeito acho que é so o comenco dos problemas na xepa destinada ao esquecimento se seguir desse jeito. Seria bom tratar está matéria também Seu Emanuel no seu blog para sensibilizar as pessoas e a prefeitura sobre tudo isto. Abrir a barra da Lagoa para a xepa não muda nada...Tem sempre Lagoa para lá.....

    ResponderExcluir
  6. Obra feita as pressas. Inauguracão antes de terminar por que o governador da época estava candidato a reeleição. Serviço muito mal feito por isso agora vai aparecer os problemas e quem vai refazer será Fátima Bezerra. Enquanto isso Hildemar insiste em apoiar um prefeito que um dia subiu no palanque e falou horrores sobre a Fátima Bezerra. E agora?

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou do ramo, mas nunca entendi porque essa estação ficou na rua da xepa e não em uma rua perto, mas menos central para o turismo.

    ResponderExcluir
  8. SANEAMENTO BASICO- De quem é a responsabilidade pelo serviço da rede de esgoto de São Miguel do Gostoso:

    A distribuição de água potável, coleta dos Resíduos Sólidos "LIXO" e coleta e manutenção dos Resíduos Líquidos “Esgoto” é de responsabilidade do município. Assim, determina a lei do saneamento, que dar a titularidade e a responsabilidade as prefeituras municipais a cuidarem por esses serviços.
    Compete a Prefeitura de São Miguel do Gostoso fornecer uma água potável de boa qualidade, coletar o lixo da cidade, cuidar do sistema de esgoto desde a coleta à Estação de Tratamento de Esgoto, bem como fazer a manutenção do sistema: rede coletora, PV (poços de visita), Estações Elevatórias e ETE, de forma a deixar em condições satisfatórias de operação, preservando a cidade e seus habitantes de um ambiente salubre e saudável para uma boa qualidade de vida.

    Apesar da responsabilidade do serviço da manutenção do sistema de esgotamento sanitário ser da prefeitura, penso que a mesma não está ainda preparada para desenvolver esse serviço, tendo em vista que requer , tempo, quadros técnicos capacitados, mão de obra entre outros, tudo isso envolve custo para o poder municipal
    trabalhar com o sistema de saneamento.

    A curto prazo, antes de fazer qualquer parceira seja ela com empresa publica ou privada, a prefeitura de SMG deve chamar a empresa que executou o sistema de saneamento da cidade a dar uma solução para o problema que aflige os moradores e empresários da Praia da XÊPA para evitar que o lançamento, atualmente existente, continue de forma inadequada quando a coleta de esgoto de um PV para EE se faz pela superfície com um bombeamento dos resíduos líquidos entre esses dois pontos provocando um ambiente insalubre nesse importante Centro Gastronômico da Cidade de Gostoso, devido a presença de esgoto escorrendo pela sarjeta, exalando um mau cheiro característico de fossa séptica criando um ambiente inapropriado para funcionalmente de qualquer atividade nessa artéria que liga a Avenida dos Arrecifes com a Praia da Xêpa da cidade de São Miguel do Gostoso.


    Eng. Msc Gilson Neri

    ResponderExcluir
  9. Drenagem:

    Também compete o poder municipal o serviço da drenagem oriundo das águas pluviais (chuva).
    Infelizmente existiu e existe uma falha de todos os prefeitos que exerceram e exerce suas atividades no poder executivo do município de Gostoso quando não colocaram em suas pautas a questão da coleta das águas pluviais.
    Infelizmente , o executor municipal, deixa no segundo plano a questão de drenagem na cidade de Gostoso, se preocupam apenas em fazer o calçamento da cidade sem vir acompanhado do sistema de drenagem e ai criasse o problema de alagamento.
    Desse modo , tanto prefeito atual ou o que venha exercer no próximo mandato , deve colocar com urgência a execução dos serviços de drenagem da cidade para diminuir ou acabar com os alagamentos que ora ocorrem em várias artérias (ruas) qdo ocorrem uma precipitação com maior volume de água a cada chuva em um intervalo de tempo pequeno.
    Eng msc Gilson Neri

    ResponderExcluir
  10. gente eu estou impressionada como que nas últimas semanas as materias e comentários dos blogs de Gostoso e tmb da região só falam no pt e no seu presidente. O Idelmar nem é candidato a nada e os partidários e até dirigentes dos partidos concorrentes só falam no nome do cara. Como assim? vão ficar mesmo dando ibope assim de graça? Até eu quero conhecer o cara agora

    ResponderExcluir
  11. Uma vergonha a forma como as pessoas com covid 19 estão sendo tratadas pela secretaria de saúde do município. Aqui não fazem o teste rápido por que a gestão não comprou teste .usou o dinheiro que o governo mandou em que? Sabemos que nem lençol tem na unidade de saúde nem colchão de qualidade. Quero saber se já tive a doença por que necessito saber por que moro com idosos e mesmo assim não fiz por que o posto de saúde não tem teste para todos os pacientes. Isso é um absurdo uma falta de compromisso com o povo do município. Uma falta de gestão. É pra denunciar ao ministério público. Queremos saber o que fizeram com o dinheiro que veio para o combate à covid 19.

    ResponderExcluir
  12. Vigilância sanitária vejam que semana que vem tem pagamento da bolsa família então vejam as filas na casa loterica as aglomerações sem controle por que só tem um funcionário atendendo.

    ResponderExcluir
  13. Fiz comentário tem três dias. Qual o problema que não publicou? Não fui agressiva com ninguém. Ou só pública as críticas de um determinado lado que lhe interessa?

    ResponderExcluir
  14. Quem será que teve a brilhante idéia de colocar essa estação no principal ponto turístico da cidade???

    ResponderExcluir
  15. Nada contra a abertura do turismo mas em época de pandemia seria óbvio que a unidade de saúde estivesse pronta para isso. Aqui nem teste rápido nem nenhum outro teste tem para quem chegar doente no posto de saúde. Se vai abrir a cidade Para o turismo então dê condições de saúde primeiro

    ResponderExcluir
  16. Abrem a cidade para o turismo sem a mínima condições de saúde no município nem teste rápido nem medicamentos tem na unidade. Um verdadeiro descaso com todos os moradores da região. Muitas vezes nem médico no posto de saúde tem.

    ResponderExcluir
  17. O às cenas se repetem: muitos candidatos a vereador em busca exclusivamente de um salário muitos seque tem condições de representar o povo. Tenhamos cuidado na hora da escolha o voto não se dar por amizade nem por troca de favores .

    ResponderExcluir
  18. Como sempre a secretária de turismo na mídia. Eu gostaria de perguntar: como vão abrir o turismo se nem exames para saber se estamos com covid o posto de saúde faz ?. É um absurdo essa falta de respeito com o povo.

    ResponderExcluir