terça-feira, 19 de maio de 2020

Alerta máximo em São Miguel do Gostoso. Dois empregados de empresa eólica hospedados em pousada da cidade estão contaminados por Covid-19


Por Emanuel Neri
Sinal de alerta máximo para a contaminação  pelo Covid-19 (foto à esquerda) em São Miguel do Gostoso.
Nesta terça-feira, dois casos positivos do vírus que vem assustando todo o mundo foram confirmados na cidade. São dois empregados de  uma conhecida empresa de energia eólica que opera em São Miguel do Gostoso. Os dois rapazes estavam hospedados em uma pousada no bairro do Maceió.
Na última sexta-feira, os dois rapazes viajaram para Mossoró, cidades onde moram, e não votaram no domingo para a pousada, conforme estava previsto. Na segunda-feira, a pousada ficou sabendo que a Vigilância Sanitária da cidade havia recebido telefonema anônimo, de um empregado da empresa eólica, dizendo que os dois rapazes tinham testado positivo para o Covid-19.
Ainda na segunda-feira, a Vigilância Sanitária foi à pousada para confirmar que os dois empregados da eólica, que estavam hospedados ali,  estavam contaminados. O estabelecimento foi interditado. Nesta terça, quatro empregados da pousada foram enviados para Natal, para fazerem o teste e saberem se estão ou não contaminados.  
A pousada está fechada e nesta quinta (21/5) vem uma empresa especializada fazer a higienização do estabelecimento. Segundo a pousada, um dos rapazes não trabalhou na semana passada por se sentir mal, com diarreia. Mas a eólica, responsável pela hospedagem, não avisou nada sobre a contaminação.
Bem grave esta situação. Os gastos com testes da Covid (R$ 380 cada) e transporte até Natal foram pagos pela pousada. Além disso, também vai pagar a empresa especializada que vem nesta quinta para desinfectar a pousada. Qualquer que seja o resultado dos testes, funcionários da pousada vão entrar em isolamento.
Como todas as pousadas de São Miguel do Gostoso, o estabelecimento onde este fato ocorreu passou a receber empregados de eólicas, antes do final de abril, atendendo a decreto da Prefeitura local. Este decreto autorizava que pousadas locais recebam pessoas que trabalham em empresas eólicas.
Apenas poucas pousadas aceitaram a orientação da Prefeitura e abriram para receber empregados de eólicas. A maioria das pousadas de São Miguel do Gostoso continua fechada e não recebem trabalhadores de eólicas. Atualmente há 85 trabalhadores de eólicas hospedados em pousadas ou em casas alugadas. Fora os que já trabalhavam há mais tempo em eólicas.
Segundo a Vigilância Sanitária da cidade, o escritório da eólica em que os dois empregados trabalhavam foi interditado. Cerca de 10 empregados que trabalhavam no local, entre eles moradores de São Miguel do Gostoso, foram submetidos ao teste do Covid-19 e ficarão em isolamento a partir de agora.
Até agora São Miguel do Gostoso estava livre de maiores riscos de contaminação pelo Covid-19. Pousadas e restaurantes estavam fechados e havia bloqueio na entrada da cidade (sentido de quem vem de Touros e Natal). Mas tanto Prefeitura como eólicas deviam ter ficado mais atentas.
Há um decreto estadual, de numero 29583/2020, que inclui entre as atividades essenciais a produção de energia elétrica. Trata da  geração, transmissão e distribuição de energia. Mas o decreto não cita a implantação (construção) de novos parques eólicos. Com isso, há entendimento de que o prefeito não poderia ter aberto o município para a construção de novos parques eólicos, que trazem trabalhadores de outras regiões para trabalharem no município.
Em abril, a Prefeitura  flexibilizou o bloqueio da cidade para que trabalhadores destes parques eólicos em construção pudessem entrar na cidade, desde que comprovem seu contrato de trabalho no município. É claro que isso deixou a cidade mais vulnerável, pois nem testes de Covid nem exigências de quarentena mais rígida foram exigidos para estes trabalhadores.
A flexibilização no bloqueio da cidade, para trabalhadores de empresas eólicas, levou a Aegostoso, associação de empreendedores da cidade, a enviar notificação extrajudicial  à  Prefeitura, alertando sobre esta conflito entre o decreto estadual, que não inclui construção de novos parques eólicos como serviços essenciais, e a decisão adotada pelo município. Um destes novos parques está sendo implantado na Fazenda Cumaru, em um dos distritos do município.
Touros também preocupa
Até agora, São Miguel do Gostoso era um mar de tranquilidade diante da ameaça do Covid-19. Havia um único caso confirmado, o de uma garota distrito do Arizona, que provavelmente se contaminou em um hospital de Natal, durante tratamento de asma. Fora ela, há dois casos suspeitos e dez casos descartados. Nenhum óbito.
Além dos dois rapazes de Mossoró que trabalhavam na eólica, o sinal vermelho de perigo foi aceso. Outras pessoas que trabalham com ele, ou mesmo empregados da pousada, podem estar contaminados.
Além destes casos locais, há o elevado número de contaminados em Touros, município vizinho a São Miguel do Gostoso. Treze casos de Covid-19 foram confirmados, além de dois óbito, em Touros.  
Por estar próximo a São Miguel do Gostos, Touros recebe muitos moradores gostosenses que vão à cidade, fazer compras, ou à Caixa Econômica, para receber o auxílio de emergência de R$ 600 do governo federal. Além disso, funcionários da Prefeitura sacam seus salários na agência do BB de Touros.
Já faz tempo que se pede que a Prefeitura transfira sua folha de pagamento para a agência do Bradesco em São Miguel do Gostoso. Se isso já tivesse sido feito, os empregados municipais não teriam que ir a Touros para receberem seus salários no BB. Até agora, lamentavelmente, nada disso foi feito.
Além do risco de se deslocarem até Touros, a folha da Prefeitura no BB também traz desvantagens para o comércio de São Miguel do Gostoso. Como os servidores municipais se deslocam até Touros para receberem seus salários, acabam fazendo suas compras naquela cidade.
Se a Prefeitura já tivesse transferido sua folha de pagamentos para o Bradesco de São Miguel do Gostoso, com certeza haveria hoje bem menos riscos de contaminação pelo Covid-19.

18 comentários:

  1. Com eólica ou sem eólica esse vírus ia chegar aqui agora a oposição não tem o que falar fica falando besteira nos grupos de whatsapp

    ResponderExcluir
  2. A prefeitura de SMG não deve ceder as pressões de quaisquer segmentos. Manter a barreira mais ativa. A situação é grave e parece que grande parte da população ainda não entendeu. Lamentável.



    ResponderExcluir
  3. Depois do post do blog noBalacobaco informando no início da noite desta terça (19/5), sobre a contaminação pelo Covid-19 de dois empregados de uma empresa eólica, hospedados em uma pousada da cidade, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Gostoso, distribuiu a seguinte nota:
    "Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde.
    Pessoal em relação a esta publicação citada acima, venho esclarecer alguns pontos.
    1)Os 2 funcionários foram testados e confirmados no local onde residem, Mossoró, onde estão sendo acompanhados.
    2)Eles prestavam serviços à Voltália desde abril. Ao visitar suas famílias, ao voltar apresentaram sintomas e foram mandados para casa.
    3)Fomos avisados e imediatamente verificamos o fato e tomamos todas as medidas cabíveis. A pousada está fechada . Funcionários foram testados e estão em isolamento domiciliar. A pousada será desinfectada.
    E Voltália testou também funcionários que tiveram contato com os funcionários confirmados".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria acusa equivocadamente a eólica que tanto beneficiou a cidade como se fosse culpada de uma pandemia. Acordem, a cidade toda deve estar infectada e vocês só vão descobrir a verdade quando fizerem exames. Peçam aos órgãos públicos para fazer os testes rápidos por amostragem e verão a verdade. Não há cidade no Brasil sem casos e a maioria dos casos será assintomático.

      Excluir
  4. Bom dia como o serviço que está sendo ditado não e emergencial para a cidade e juntarmos um abaixo assinado e tira os funcionários que não são da cidade temos que ser um pouco radical para que continuemos a ter menos casos na cidade deliciarmos ao órgão de saúde pois tenho pousada más estarei fechada até terminar está pandemia . juntos somos um só Pousada praias do gostoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe discordar mas não é assim que de luta contra a doença. Ela é uma doença social e os servidos básicos tem que ser mantidos. Geração de energia é básico e se São Miguel agora não quer mais eólica o que dirá quando tudo isso acabar? Que tal então a eólica parar de pagar impostos e dar empregos e desenvolvimento para a cidade após a pandemia? O que a cidade precisa é de medidas de controle e não expulsar pessoas. Isto é um pouco de desinformação e não acreditar na ciência. Onde estão os testes?

      Excluir
  5. O noBalacobaco recebeu os domentários abaixo. Alguns trechos foram excluídos por conterem ofensas a autoridades locais.
    Vejam o texto, com a exclusão das ofesnsas.

    "Já era esperado que isso acontecesse. Vereadores até alertaram ao prefeito sobre abrir a cidade para os parques eólicos. Porém não adiantou por que todos sabem que os parques eólicos trazem muito dinheiro para a prefeitura. Agora quero ver como vai ser feito se a vigilância sanitária vai mesmo vigiar as pessoas que estão sendo suspeitas de estarem com o vírus o grande problema é que recebem os funcionários e nos finais de semana esses funcionários vão pra sua cidade de origem. E no caso desses rapazes que são de Mossoro cidade muito próxima de Gostoso eles vão e vem sem nenhum controle da vigilância. Enquanto isso moradores são prejudicados e não se faz nada .prefeito não se pronunciou sobre o grande erro em trazer os parques eólicos num momento difícil desses que o mundo, o Brasil e o estado estao passando já está na hora da secretária de saúde tomar uma atitude mais drástica por que não adianta o estado fazer restrições para o combate ao em Alerta máximo em São Miguel do Gostoso. Dois empregados de empresa eólica hospedados em pousada da cidade estão contaminados por Covid-19

    Anônimo

    às 08:48

    As pessoas que moram aqui em Gostoso tem que saber qual é a pousada e quem são os funcionários que tiveram contatos com os que testaram positivo para o coronavírus isso é o mínimo que se pode fazer. E já alertando que vão chegar mais casos aqui por que abriram as portas da cidade para funcionários das empresas entrarem por que parques eólicos dão lucro.E o povo da cidade vai pagar um preço caro por isso. Vamos esperar cenas do próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  6. Mais um comentário que teve trechos excluídos por conter ofensas a autoridades de São Miguel do Gostoso:

    "Isso é um absurdo. Enquanto os moradores estão em casa pra evitar o vírus circular o prefeito autoriza a entrada de pessoas vindo de Mossoro, Fortaleza e outros estados. Tudo porque os parques eólicos dão lucro para a prefeitura.Todos sabem disso e agora? A cidade de São Miguel do Gostoso está pronta para ter doentes com o vírus? A unidade de saúde está pronta para socorrer pessoas doentes de covid 19? Sabemos que não. E agora prefeito? Vc mostre sua cara e resolva o problema. Enquanto o povo de Gostoso está preocupado em não deixar (o virus)chegar, o gestor libera pra os funcionários das empresas entrarem. Que vergonha, que falta de respeito com o povo da sua cidade

    ResponderExcluir
  7. Este blog, mais uma vez, faz um alerta aos seus leitores. Evitem evitar comentários para o noBalacobaco com ofensas a autoridades locais ou a qualquer outra pessoa. As ofensas nao serão publicadas. Quem tiver ausaação para fazer que procure o Ministério Público. Aui não é o local apropriado para pessoas que, por não gostarem desta ou daquela autoridade, aproveitam este espaço para fazerem seus ataques pessoais. Como já disse antes, nenhum ataque será publicado. Ou parte do texto será expurgado, para se aproveitar apenas parte do comentário sem ofensas, ou nada será publicado. Por favor, respeitem esta decisão. O noBalacobaco não é palanque para discursos para ataques a autoridades. Podemos até liberar comentários críticos, inclusive a autor dete blog. Mas jamais permitirá ofensas oportunistas a quem quer que seja.O objetivo dste blog é fazer um trabalho jornalístico sério, com informações importantes para a nossa comunidade. Mas jamais vai permitir ataques levianos a qualquer pessoa, seja autoridade ou não.

    ResponderExcluir
  8. Emanuel Neri, você presta um desserviço a São Miguel, o mundo inteiro está sofrendo com essa pandemia. Tão absurdo quanto você mencionar informações falsas em suas publicações e culpar as duas pessoas que testaram positivo, é você criar um desconforto desnecessário sob o trabalho de pessoas que geram recursos para a cidade. A Eólica não só traz "dinheiro" para prefeitura, como também presta um serviço essencial (energia) sem mencionar o faturamento de pousadas e prestadores de serviços que lucram com esses trabalhadores.
    E Carla Suely, farei questão de informar as empresas de eólica que você não concorda com o serviço prestado por eles e que não contem com seu estabelecimento para hospedagem quando toda essa situação passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa que escreveu acima está faltando com a verdade. Vamos aos fatos.
      1)Para inicio de conversa ela se identifica como Carrla Suely. Curiosamente o autor deste blog recebeu, na semana passada, via whatsap, mensagem usando estes mesmos argumentos. Só que esta referida pessoa não se chamava Carla Suely. De qualquer jeito, o noBalacobaco resolveu liberar o conteúdo do comentário, mesmo sendo alvo de crítica.
      2)Este blog não presta nenhum desserviço a São Miguel do Gostoso. Pelo contrário. É importante que um órgão jornalistico, como o noBalacobaco, informe à população local sobre o que acontece na cidade, em especial sobre a ocorrências de casos de Coronavirus.
      3)Não há da parte deste blog nenhum preconceito contra empresas geradoras de energia eólica. Pelo contrário. Sempre apoiamos a implantação da chamada "energia limpa", não poluidora, como alternativa segura da matriz energética brasileira.
      4)Este blog teve todo o cuidado jornalístico ao tratar o assunto em pauta. Por questões éticas, sequer citou o nome da empresa eólica para a qual os dois rapazes contaminados trabalhavam. Da mesma forma, também não citou o nome da pousada em que eles estavam hospedados.
      5)Este blog trata a informação com muita seriedade. Aqui não se publica inverdades. Dizer que os dois rapazes trabalhavam para uma empresa de "energia eólica" faz parte da contextualização da informação. Como escrever uma notícia deste tipo sem dizer que os dois técnicos trabalhavam em empresas eólicas? Como o leitor ia entender o contexto de tal informação?
      6)Não há nenhuma inverdade no texto. A própria Secretaria de Saúde de São Miguel do Gostoso divulgou comunicado confirmando tudo que estava na informação do noBalacobaco. E fez mais: divulgou o nome da empresa em que os dois rapazes trabalham, o que este blog, por cuidados éticos, não fez.
      6)O jornalismo tem uma missão: escrever a verdade para informar corretamente seu público leitor. É missão semelhantes a de médicos e enfermeiros, que estão na linha de frente no tratamento desta terrível pandemia. Todos nós, qualquer que seja a profissão, tem que ter a responsabilidade de agir com ética e honestidade. E isso este blog tem.
      7)Notícia jornalística agrada ou desagrada a diferentes lados. Este blog jamais teve a intenção de agir com preconceito contra empresas de energia eólica. Tratou de uma informação de forma correta e objetivamente. Não há uma única inverdade no texto.
      8)Ao autor do blog, resta uma esperança de que responsáveis por estas empresas (ou pelo menos a pessoa que escreveu acima) refaçam suas opiniões sobre a necessidade e o direito de informação. Nossa população tem o direito constitucional de saber o que acontece na nossa cidade. E ste blog tem compromissos com a informação correta sobre tudo que acontece em São Miguel do Gostoso, inclusive sobre o terrível momento que passamos com o enfrentamento desta triste epidemia.

      Excluir

    2. Este blog recebeu a mensagem abaixo, de um dos seus leitores. Por cuidado e responsabilidade do autor deste blog, algumas palavras, que poderiam ter uma conotação ofensiva a autoridades, foi excluída do conteúdo do texto. Veja o restante do conteúdo do comentário, abaixo:
      "Essa Karla Sueli está mesmo equivocada. O dono do Blog não está sendo contra as instalações do parque eólico o que ele, como filho da terra e eu também, estamos querendo é organizar essa bagunça que está acontecendo aqui em Gostoso, por que é um entra e sai de gente sem nenhum controle na cidade. Basta ter um adesivo no carro que o povo da vigilância sanitária já autoriza a entrada. Por que o imposto dos parques eólicos é ouro. Cadê as prestações de contas sobre estes impostos? Usem de forma correta, usem para melhorar o posto de saúde, usem para tirar a lama das ruas que alagam em dias de chuva. Por que não é possível que os impostos não sejam suficientes para isso. Cabe aos parques pedirem notas para saber como está sendo usado esse imposto. Cabe a essa defensora Karla Sueli que provavelmente não é nativa a respeitar o povo de Gostoso e, ao invés de criticar o Emanuel, exija controle de saída e entrada de pessoas na cidade", em Alerta máximo em São Miguel do Gostoso. Dois empregados de empresa eólica hospedados em pousada da cidade estão contaminados por Covid-19

      Excluir
  9. Pedimos a Leandro que agora é o secretário de Meio e obras do município que por favor veja a situação da rua das ostras nos dias que chove. Fica muito difícil de andar por causa da lama. Pedimos urgência nesse caso.

    ResponderExcluir
  10. Touros já com 28 casos confirmados número preocupante mesmo assim as pessoas de Gostoso continuam indo pra Touros e Natal pedimos que fiquem em casa só vai a essas cidades por pura necessidade. Evite o caos na saúde do seu município por que sabemos que não vai suportar a demanda. Os alternativos devem parar de circular imediatamente não vamos permitir que esses tragam o vírus em massa pra Gostoso. Essas bestas que vem de Touros todos os dias trazem o vírus. A vigilância sanitária tem que impedir. Já está na hora de tomar uma providência urgente. Não podemos esquecer que aqui não temos hospital e que a cidade mais próxima fica ha 120 km não podemos deixar o pior acontecer .

    ResponderExcluir
  11. É preciso que as nossas autoridades tomem as devidas providências, como sabemos o fluxo de pessoas entre as duas cidades é muito grande, e se nao fizerem nada com certeza iremos logo ficar igual a cidade de Touros com muitos casos, hoje vários pessoas da cidade de Touros trabalham neste Município, principalmente dentro da Prefeitura, portanto senhor Prefeito Renato, tome as providências antes que seja tarde demais e evitando que a nossa cidade caía num grande colapso,previsões em Touros é que de agora a 15 dias no mínimo 120 pessoas estejam contaminadas, de que adianta fazer uma barreira como essa na entrada da cidade se o movimento de gente entre as duas cidades continua normal.

    ResponderExcluir
  12. Touros 33 casos confirmados, algo deve ser feito pra evitar o fluxo de pessoas entre as duas cidades, Touros nao está nem aí, São Miguel do Gostoso que se cuide.

    ResponderExcluir
  13. Hoje 27 de Maio Touros contabiliza 39 casos de corona vírus, e três morte no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  14. O que se ver é uma administração que só tem vontade de fazer, mas falta planejamento, e assim quando cobre uma coisa descobre outras, e finda nao correspondendo com suas ações.

    ResponderExcluir