segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Falta mais de um ano, mas os candidatos para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso em 2020 já começam a aparecer. Prepare-se para a escolha


Por Emanuel Neri
A pouco mais de um ano da eleição para prefeito, marcada para em outubro de 2020, a sucessão eleitoral em São Miguel do Gostoso já está a todo vapor.
Vários nomes, a começar do atual prefeito, Renato de Doquinha, já tem seus  nomes na lista preliminar para a próxima eleição. O prefeito diz que será candidato à reeleição e que, seu atual vice, Azenate, admite disputar cargo para vereador, deixando o posto de vice-prefeito livre para negociações de Renato.
Mas há outros nomes no jogo eleitoral para 2020. O ex-prefeito Miguel Teixeira, que foi derrotado por Renato em 2016, também é um nome que pode entrar na disputa. Ao noBalacobaco, ele afirmou que a escolha do candidato vai ser feita pelo seu grupo político, formado por cinco partidos e quatro vereadores.
Mas as especulações em torno do nome de Miguel correm soltas. Há informações de que ele tem feito visitas regulares a correligionários, especialmente em distritos do município. Ao contrário de Renato, Miguel apoiou a governadora Fátima Bezerra (PT) na eleição de 2018. Mas não se sabe se Fátima apoiará ele.
Dois outros nomes entraram na disputa pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Um deles é o de Francisco dos Anjos, o Tiquinho (foto acima), que foi secretário na gestão de Fátima Dantas e ocupou, até pouco tempo atrás, cargo na administração de Renato. O prefeito demitiu Tiquinho ao saber que ele era candidato.
Outro nome que entrou na roda da sucessão municipal é o de Jubenick Pereira, ex-vereador e candidato a deputado estadual pelo PT em 2014, quando obteve boa votação, mas não se elegeu. Em 2016, Jubenick não conseguiu se eleger vereador. Depois, Jubenick saiu do PT e trocou de partido.
Na semana passada, Jubenick divulgou vídeo, pelas redes sociais, agradecendo pelo fato de seu nome ter aparecido em enquete eleitoral para a eleição do próximo ano. Sinal visível de que que quer ser candidato a prefeito. O deputado estadual Kelpes Lima (Solidariedade) deve apoiar Jubenick.
Na roda da sucessão municipal para 2020, em São Miguel do Gostoso, o único nome novo é o de Tiquinho. O candidato nunca disputou um cargo eleitoral. Formado em Pedagogia, com forte liderança entre jovens locais, Tiquinho é o que se pode chamar de “nome novo” ou “fator novo” na eleição de 2020.
Tiquinho diz que tem condições de “furar o bloqueio” de nomes tradicionais e se apresentar como o “nome novo, com proposta nova” para administrar São Miguel do Gostoso. Tiquinho tem o apoio de seu partido, o MDB, que promete ajudar na sua campanha, entre eles do ex-governador Garibaldi Alves Filho.
Outro nome que vez por outra aparece nas listas eleitorais é o do empresário Caio Fernandes, que apoiou Renato nas duas últimas campanhas eleitorais – em 2010, Renato foi derrotado por Fátima Dantas, casada com o ex-prefeito João Wilson. Mas Caio já afirmou, inclusive em carta a este blog, que não é candidato.
Seja como for, o desenho da campanha eleitoral em 2020, em São Miguel do Gostoso, começa a ser definido. Renato, Miguel (ou outro nome do seu grupo), Tiquinho, Jubenick, além de um ou outro nome que ainda possa surgir, devem ser os nomes que disputarão a eleição.
Renato pode ou não ser reeleito para um segundo mandato?
A resposta para a escolha do nome que governará São Miguel do Gostoso, a partir de janeiro de 2021, será feita pela população local. Até a eleição, no próximo ano, este quadro estará mais definido – e aí o eleitorado vai poder escolher, livremente, qual é o melhor nome para ser o próximo prefeito.

23 comentários:

  1. O festival jazz e bossa será no próximo mês de outubro. Ainda estamos esperando a Governadora Fátima Bezerra tapar os buracos da rodovia entre São Miguel do Gostoso á Touros. Estrada péssima com muitos buracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperar sentados por que em pé cansa

      Excluir
  2. Campanha no combate a dengue começa em todo pais .menos em Sao miguel do Gostoso. Infelizmente essa secretária de saúde de Gostoso nao tem a menor atitude em combater o mosquito. Falta fazer mutiroes e palestras nas escolas e creches. Temos uma secretária sem atitude sem noção do que é ser secretária de saúde.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto a Governadora quis organizar a bagunça nos interior com as baderna das motos barulhentas o povo criticou a atitude de Fátima Bezerra agora nao tem quem aguente o barulho de moto nas ruas de Gostoso todas com cano adulterado motoqueiros empinando suas motos mostrando que quem manda aqui sao eles tudo isso por que não se teve apoio da prefeitura para acabar com a farra de motos roubadas e adulteradas tanto na cidade de São Miguel do Gostoso como nos distritos. Isso eu chamo de bagunça. Por que não tem ouvido que aguente o barulho ate mesmo de madrugada.

    ResponderExcluir
  4. Ser político as vezes leva o cidadão a ser idiota acima do normal. Essa semana tive a certeza disso. Tem um candidato que ja perteceu a PT e hj está no solidariedade ele infelizmente se diz eleito para prefeito de Gostoso. O incrível é que esse mesmo cidadão não ganhou nem pra vereador imagine se vai ganhar pra prefeito? Olha sinceramente é muita hipocrisia dessas pessoas .

    ResponderExcluir
  5. Para quem acorda pela nadruda só se ouve o barulhão de motos com os canos adulterados, que as autoridades do nosso Município tomem
    as
    devidas providências .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A governadora ate tentou tirar essas motos de circulação mas o poder municipal nao tem colaborado com as blitz. Sabemos que todos os dias tem motoqueiros fazendo barulho com seus canos adulterados na frente das escolas e nas ruas .pergunto : a polícia militar nao escuta esse barulho?

      Excluir
  6. Roubo de carro em nossa praia pode ser investigado, pois segundo comentários em nossa cidade há suspeita de proprietários de veículos simulando assaltos.

    ResponderExcluir
  7. Muita gente querendo ser vereadora do nosso município. Algumas pessoas pensam que ser vereador(a) é brincadeira. Tem muitos que estão se candidatando pelo salário poucos pelo compromisso. É de extrema importância que o povo saiba escolher seus representantes municipais vamos observar melhor quem de verdade merece o nosso voto. Conheçam primeiro a trajetória dessas pessoas vejam se são responsáveis se ja ocuparam algum cargo público e se fez um bom trabalho. É muito importante saber se essas pessoas vão fazer o que estão prometendo. Nao acredite em inquetes feitas por partido onde o vencedor é o candidato do partido. Não vamos se iludir com mentiras. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  8. Pedimos a volta das blitz na nossa cidade. Tem muito motoqueiro fazendo farra pelas ruas. Muito motorista sem habilitação. Precisamos organizar essa bagunça

    ResponderExcluir
  9. Em nossa cidade sempre tivemos pessoas com câncer e essas pessoas fazem quimioterapia ficam debilitadas perdem seus cabelos. Em mulheres a situação fica um pouco mais constrangedora por que o cabelo faz parte da vaidade feminina. Mas vejo que tem uma pessoa que depois de tanto tempo resolveu fazer esse lenço solidário usando os fracassos de pessoas doentes para se promover fazendo campanha política dentro de Gostoso. Coisa ridícula sem noção. Por que só agora está vendo a mulher que fez quimioterapia? Antes de resolver ser candidata a vereadora nunca viu nunca se sensibilizou com a dor do doente de câncer?: gente vamos deixar de tanta demagogia de tanta falsidade deixem de usar as pessoas para se promover isso é golpe baixo.conheço pessoas em Natal que fazem turbantes para doar no hospital do câncer sem nenhuma intenção política e sim pelo simples fato de querer fazer o bem a alguém qye perdeu o cabelo para uma quimioterapia. Vamos ser mais humanos parem de colocar nas redes sociais que estão dando lenço solidário façam o bem sem precisar divulgar.que política suja é essa ? Deixem nossos doentes em paz .nao coloquem suas fotos nas redes sociais para se promoverem respeitem o momento difícil que essas pessoas estão passando. Se querem doar o lenço pode doar mas em silêncio sem essa demagogia barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se querem ajudar o doente de câncer em vez de dar lenço solidário dê amor , dê uma palavra de encorajamento ajude essa pessoa a aceitar e entender a doença maa não precisa colocar nas redes sociais. Seja discreta.

      Excluir
    2. Vejo q vc não é lá muito inteligente. Pelo q vejo é uma CAMPANHA de doação. Para sensibilizar as pessoas a doarem lenços. Para isso precisa de divulgação, para que as pessoas tomem conhecimento até de como doar. Mas vc parece mesquinho, ao levar politicagem a uma campanha de fraternidade

      Excluir
  10. As igrejas ja estao cheias de pré candidatos isso é vergonhoso não é aceitável irem para o templo de Deus para obterem votos. Ja tem gente usando ate as crianças nas redes sociais. Colocando no colo só pra dizer que gostam de crianças.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente temos em nosso município um bando de gente que pra se promover usam pessoas que estão em fase de fragilidade para fins políticos. Não sou a favor de usarem a imagem de cidadãos em momento de fragilidade para serem usados em prol de campanha eleitoral. Essa cidadã que está se candidatando a vereadora deve ir com calma e não entrar na privacidade de uma pessoa que está sendo tratada de um câncer para se eleger .esse trabalho de lenço solidário é muito mais do que uma obrigação de qualquer ser humano em fazer por alguém que perdeu o cabelo no tratamento de quimioterapia. O que não pode é expor esse trabalho de doação pra se eleger.isso é ridículo e desumano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Percebo bem quem está fazendo esses comentários sobre o lenço solidário. 3 com a mesma forma de falar. Ela gosta de postar e responder suas próprias postagem tb em nos grupos do zap. Começa com A e termina com A. Kkkkkk

      Excluir
    2. Vc é uma pessoa muito amarga. Deve ser triste ser vc. Manchar com picuinhas políticas uma ação nacional de doação em prol das doentes de câncer, fundada na solidariedade e amor ao próximo.

      Excluir
  12. Que bom que Fátima Bezerra nossa governadora vem pra Gostoso. Espero que ela veja os buracos que tem na rodovia Touros/ São Miguel do Gostoso. Gostaria muito que ela fizesse a operação tapa buracos

    ResponderExcluir
  13. Veio agora foi um comício na sua fala, falando dos governos anteriores, e muitas promessas.

    ResponderExcluir
  14. A população de Gostoso,até eu acreditou na história do NOVO com Renato de Doquinha. Só que na verdade não teve nada de novo. Pois Renato mantém o tal João Wilson até hoje. Agora o blog vai dizer que Tiquinho é novo. Novo de onde? Tiquinho é ligado a política velha deste Município. Na minha opinião ele é só um nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiquinho é todo patrocinado por João Wilson e família Neri igual a Renato. Acredito que o povo não vá errar de novo votando no novo e no liso

      Excluir
  15. Ao anônimo acima, fique sabendo que João Wilson foi o melhor Prefeito em nosso Município, pois 70% por cento que temos aqui foi feito no seu Governo, e outra coisa, João Wilson não depende de ninguém para sobreviver.

    ResponderExcluir