sexta-feira, 30 de agosto de 2019

São Miguel do Gostoso registra 9° maior crescimento populacional do Brasil. Mas Prefietura precisa ajudar mais no desenvolvimento urbano da cidade


Por Emanuel Neri
Um dado divulgado pelo IBGE, nesta semana, mostra que São Miguel do Gostoso foi o 9º município no Brasil que registrou o maior crescimento populacional em 2019, passando de 9,5 mil habitantes em 2018 para 10,2 mil este ano. O fato é atribuído à força do turismo local e ao desenvolvimento de energia eólica na região.
Esta é uma boa notícia para São Miguel do Gostoso (foto à esquerda).
A taxa de crescimento populacional de São Miguel do Gostoso, de 7,9%, é muito significativa. Comparado ao Rio Grande do Norte, que chegou a 3,5 milhões de habitantes, o percentual de crescimento foi de 0,79%. No caso do Brasil, com 210,1 milhões de habitantes, o crescimento também foi abaixo de 2%.
O aumento populacional de São Miguel do Gostoso significa que muita gente tem chegado à cidade para morar. Além da atividade turística, a cidade tem vários condomínios sendo construídos, alguns deles já prontos, o que tem atraído pessoas de várias regiões do país e do exterior para morar aqui.
No caso da energia eólica, São Miguel do Gostoso é a única cidade da região que tem uma boa infra-estrutura de pousadas, flats e restaurantes. Por causa disso, muitos técnicos que trabalham em outras cidades – como Parazinho, João Câmara, Pedra Grande e Touros – preferem fixar residência na cidade.
Tudo isso representa investimentos em São Miguel do Gostoso, que também impulsionam o desenvolvimento econômico local. Se o IBGE também fizesse levantamento sobre o desenvolvimento econômico da cidade, seguramente seria registrado aqui crescimento bem superior ao do Brasil, em torno de 1% ao ano.
São Miguel do Gostoso deve muito do seu crescimento do turismo local. A cidade já é o terceiro maior polo turístico do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Natal e Pipa. O crescente turismo local atrai investimentos, gera empregos e atrai pessoas para morar na cidade.
São Miguel do Gostoso já conta com mais de 100 pousadas, além de flats e residências que servem parar abrigar o visitante que chega á cidade. Há também cerca de 50 restaurantes, além de igual número de bares e estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos alimentícios.
Embora não haja números definidos, acredita-se que a atividade turística local gere em torno de mil empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, há ainda supermercados e outros estabelecimentos comerciais que vivem em função do turismo, também gerando significativo número de empregos.
Diante de tudo isso, dá para dizer, sem dúvidas, que o turismo é a principal fonte de desenvolvimento e renda de São Miguel do Gostoso.
Agora, para continuar crescendo, é preciso que o poder público (Prefeitura) crie condições para atender às expectativas tanto do investidor como do turista que vem à cidade. E São Miguel do Gostoso está necessitando de várias ações municipais para que seu turismo consiga se consolidar ainda mais.
São vários os problemas da cidade que poderiam ser resolvidos como uma melhor atuação da Prefeitura. Um deles é o trânsito caótico na avenida dos Arrecifes, principal via de acesso a pousadas e restaurantes. Faz tempo que a Prefeitura tem prometido fazer desta via uma mão única. Até agora, nada foi feito.
O trânsito de veículos motorizados nas praias urbanas, incluindo quadriciclos, é outro grande problema. A Prefeitura precisa criar rota especial para que quadriciclos circulem nas praias sem pôr em risco a vida de moradores e turistas. O descontrole do som alto também é motivo de muita reclamação.
Outro sério problema de São Miguel do Gostoso é a presença de animais soltos nas ruas, provocando acidentes de trânsito. Nos últimos meses, pelo menos três pessoas morreram ao atropelarem animais, de motos. Alguns acidentes ocorreram antes da entrada da cidade.
É grave esta situação com animais nas ruas e proximidades de São Miguel do Gostoso.
Se tudo isso for resolvido pela Prefeitura, São Miguel do Gostoso terá condições de continuar crescendo. Se isso acontecer, serão mais investimentos, mais empregos e mais desenvolvimento econômico para a cidade.
São Miguel do Gostoso aguarda que a Prefeitura cumpra seu dever para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo economicamente.

19 comentários:

  1. Senhor diretor do SAAE cadê a água da rua das ostras? Aqui não tem água no chuveiro por que está tao fina que não sobe pra caixas dagua. Ative o poço de frente a creche

    ResponderExcluir
  2. Segundo informações do G1 o governo do estado vai começar a fazer uma operação tapa buracos. Gostaria de saber se a rodovia que liga Touros a sao miguel do Gostoso está incluída nesse projeto do governo Fátima Bezerra. Teremos vários eventos nesses meses ate o final do ano e seria muito importante que a rodovia estivesse em boas condições de uso. Espero que a Fátima Bezerra se lembre do povo de Gostoso. Principalmente por ter sido eleita com o voto do povo desse lugar e também por um dia ter sido cidadão Gostosense .espero sinceramente que ela não esqueça do povo desse município.

    ResponderExcluir
  3. Cidade crescendo população aumentando e o serviço de Água continua do mesmo jeito. Faltando em varias ruas da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rua das ostras água fina .poço da frente desativado a mais de um ano. E prefeito e SAAE nao fazem nada.o povo está sem água nas caixas dagua. Só sobe se usar bomba sapo .

      Excluir
  4. Mensagem enviada a este blog. Alguns trechos foram escluídos por conterem insinuações a políticos. Veja a seguir o texto, com a exclusão:

    "Nos bastidores da política de São Miguel do Gostoso, falam que o ex prefeito Miguel Teixeira será candidato, mas quem não lembra da sua gestão, que governou só para os seus aliados, deixando nossa cidade no abandono, com o lixo tomando contas dos quatros cantos da nossa cidade, as estradas em péssimas condições?, não moveu uma ação na área do turismo, as praias sujas e as barracas abandonadas, faltando médicos e medicamentos na unidade mista de saúde. Gente está na hora de dá um não a esse atual Prefeito Renato, como tambem ao ex. Prefeito Miguel Teixeira. Vamos renovar mudar esse velho quadro da política de nosso Município, precisamos de novos candidatos, que tenham uma outra visão administrativa, precisamos de pessoas compreensivas para administrar o nosso Município, chega perseguição política".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo mentiroso Miguel foi o melhor prefeito que Gostoso ja teve.nunca atrasou salário de nenhum funcionário sempre pagou em dia. Pagava ao contratado o mesmo valor que o concursado recebia nao havia descriminação de cargos. Hj um professor contratado com pós graduação recebe um salário mínimo. Que vergonha pra essa gestão. E digo mais esses outros que estão ai querendo entrar na política pra prefeito sao farinha do mesmo saco do atual prefeito Renato de Doquinha. Por isso que nao confiem nesse novatos por que vao fazer o mesmo que o liso o humilde fez. Fiquem de olhos abertos.

      Excluir
    2. Exatamente isso. Uma vergonha para o profissional de educação. Salário de fome esse é o prefeito Renato de Doquinha que não valoriza o professor.

      Excluir
  5. Miguel Teixeira foi o único gestor que respeitou os funcionários da prefeitura pagava em dia e com um salário justo.

    ResponderExcluir
  6. CARTA ABERTA AOS GOSTOSENSES.

    Hoje de manhã, tive uma reunião de trabalho interrompida várias vezes para que alguém me parabenizasse
    por telefone. Do outro lado da linha, amigos festejavam o fato de terem visto meu nome como candidato a
    prefeito de São Miguel do Gostoso numa pesquisa. Demorei para entender do que se tratava,até descobrir que era uma enquete do Blog "fala Meu Povo". Apesar de
    orgulhoso com a honraria, preciso dizer a todos: por favor, me deixe pisando descalço na areia.
    Há exatos 3 anos, no auge da crise socioeconômica que afetou o país, a empresa que fundei consumia
    minhas energias. Além de sustentar a casa, eu precisava manter a marca que construí em primeiro lugar
    na preferência do povo potiguar, A IMOBILIÁRIA CAIO FERNANDES, e, principalmente, atravessar a
    turbulência sem demitir mães e pais de família. O cansaço começou no corpo e logo afetou o espírito. Tanto
    que cheguei a questionar Nossa Senhora (de quem sou devoto) se tanto esforço valia a pena. A pergunta
    que não calava, entre mim e o espelho, era: "ter perdido bons momentos das minhas filhas foi mesmo
    necessário?”.
    Saí de casa numa sexta-feira à tarde, sem rumo e sem aviso, quando me encontrei parado em frente a
    igrejinha de Nossa Senhora, no Distrito de Monte Alegre. Após algum tempo de meditação, preces e
    conforto espiritual, fui tomado por uma força maior que me fez seguir viagem. E o que encontrei o meu refúgio. O meu carregador de baterias. Um lugar que, obviamente,
    tinha nome de santo.
    São Miguel do Gostoso é, para muitos, sinônimo de badalação. Para mim, é onde posso andar pisando
    descalço na areia. Sem lenço, sem documento. Lá, posso correr e brincar com a minha filha de 8 anos
    como se eu ainda fosse uma criança. Posso ouvi-la dizer toda semana: “Partiu Gostoso?” e ver o sorriso
    tomando posse do meu rosto. Posso encontrar a paz no mundo e dentro de mim.
    Em São Miguel do Gostoso fiz muitos, muitos amigos. Fui acolhido com respeito e sem rótulos. Fui chamado
    pelo primeiro nome. Tratado de igual para igual, como acontece na nossa infância, quando um menino é só
    um menino e ponto final. E como devoto de Nossa Senhora, aprendi que devemos dar o que recebemos
    de graça.
    Contei essa história apenas para justificar o meu pedido, que agora faço com o coração
    cheio de gratidão pela lembrança: por favor, não coloquem o meu nome em pesquisa de intenção de voto para as
    próximas eleições. Melhor que eu fique no anonimato. Preciso continuar assim pois é isso, o
    que exigem meu corpo e minha mente jovens, mas cansados pelos quase 45 anos de trabalho sem férias.
    Tenho até receio de como serei recebido na cidade quando for para lá no próximo fim de semana…
    Tenho ajudado São Miguel menos do que posso. Ainda menos do que deveria. Mas sempre do meu jeito.
    Sem alardes, sem barulho, sem autoelogio. Vou continuar ajudando, mas andando pelas ruas como um
    amigo de todos, sempre que possível, com novas ideias. Com alguns patrocínios e apoios, fomentando
    negócios e oportunidades que gerem emprego e renda para esta população tão acolhedora e merecedora
    dos meus mais profundos sentimentos de gratidão.
    Mas, se Deus quiser, seguirei pisando descalço nas areias de Gostoso.
    DO AMIGO, CAIO FERNANDES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio quer um conselho se afaste da política Gostosense por que se vc entrar nunca mais vc poderá pisar descalço na areia nunca mais terá paz na sua vida. Aqui em Gostoso as pessoas fazem do político seus pagadores de contas de água, luz ,remédios e ate bebidas. Infelizmente é assim.batem na sua porta de madrugada pedindo carro para voltarem para casa pois perderam o ônibus do Distrito isso é o de menos. Enfim além de vc ser prefeito vc será escravo do povo por isso te digo continue tendo paz e sendo devoto de nossa senhora Aparecida vc será mais feliz assim.

      Excluir
    2. Isso mesmo. Ser político em Gostoso requer muita coragem e nao vale a pena. Se o senhor Caio quer ter paz melhor nao se meter nisso.

      Excluir
  7. O anónimo acima está totalmente equivocado, quando cita que o ex Prefeito pagava os salários em dias, pois nunca pagou no final do mês, sempre do dia 05 a 10 do mês subsequente, não tenho fanatismo por político nenhum, mas é preciso dizer a verdade, quando digo que o ex prefeito deixou o Município no abandono é porque tenho Boa memória e não tenho rabo preso a nenhum deles, e se teve algum Prefeito que trabalhou esse foi o ex Prefeito João Wilson, pois quase tudo que foi feito aqui foi feito na sua gestão, apesar dos outros nem a manutenção Fizeram, enquanto os outros pode se dizer que nada fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk foi um prefeito tão bom que hj é ficha suja.babão

      Excluir
    2. Fez muita coisa kkkk vc sabe por que a ficha dele é suja ????.

      Excluir
  8. A campanha de Renato de Doquinha foi marcada pelo excesso de fogos e de bebedeira. A gestão continua com excesso de fogos em exagero nao respeitando os animais nem as crianças pequenas. Coisa de gente sem noção que acha que muitos fogos é sinal de prestígio. Acho tudo isso uma matutice grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos fogos sem necessidade acredito que seja pra chamar a atenção do povo do município mas não tem jeito por que o povo ja viu que esse prefeito nao será reeleito nunca mais.

      Excluir
  9. Lendo o texto do senhor Caio vi que infelizmente as pessoas usam o nome de empresários sem a permissão do próprio para colocar em pesquisa eleitoral, isso além de ser uma invasão de privacidade é falta de respeito. Espero que Caio continue assim livre leve e solto pisando na areia aqui em Gostoso ainda podemos fazer isso e ser feliz.

    ResponderExcluir
  10. Ja estão comentando que a Geovania será candidata a prefeita de Gostoso. Meu Deus que povo sem noção.

    ResponderExcluir
  11. Meus Deus que representatividade para nós gostossenses.

    ResponderExcluir