sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Com Bolsonaro, desmatamentos e incêndios na Amazônia causam estrago ambiental, afetam a imgem do Brasil e devem aumentar crise do país


Por Emanuel Neri
E Bolsonaro conseguiu aquilo que, desde sua eleição, em novembro do ano passado, muita gente já previa: tocar fogo no Brasil.
Primeiro foi a Amazônia, que arde em incêndios florestais há mais de um mês (foto). Depois, será o resto do Brasil, porque a reação à destruição da floresta amazônica será devastadora. As consequências econômicas dos crimes ecológicos de Bolsonaro vão levar o país para o buraco bem antes do que se imaginava.
Desde o início do seu governo, Bolsonaro cruzou os braços para a devastação da Amazônia. Mais do que isso, incentivou o cancelamento de fundos estrangeiros que ajudavam a preservar a Amazônia e demitiu o presidente do Inpe, o órgão que mede, cientificamente, o desmatamento naquela região.
O presidente e seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, foram destruindo, quase que diariamente, todo o prestígio que o Brasil conseguiu, nos últimos anos, no meio ambiente. Tribos e terras indígenas também passaram a ser ameaçadas de invasão e destruição - e o governo não esboça qualquer reação
Diante das críticas de ambientalistas, Bolsonaro mandou que eles fizessem cocô, dia sim e dia não, para evitar a poluição ambiental.
Além do profundo mau gosto da declaração, é desrespeitoso e absurdo que um presidente da República se comporte desta maneira.
Pois bem. Sem uma ação efetiva do governo no combate ao desmatamento e incêndio das florestas, na última segunda-feira (19/8) aconteceu em São Paulo o que poucos previam. A cidade ficou escura nas primeiras horas da tarde, parecendo noite, e uma chuva de água negra apavorou os paulistanos.
Foi o suficiente para que o sinal de perigo fosse aceso para todos.
Imagens de incêndios em florestas brasileiras inundaram mídias e redes sociais em todo o mundo, revelando que a Amazônia, maior floresta e principal pulmão verde do mundo, estava em chamas. A própria Nasa, agência espacial americana, registrou, por satélites, os imensos incêndios na Amazônia.
Sabe qual foi a resposta de Bolsonaro? Sem nenhuma prova, disse que ONGs ambientais eram responsáveis pelos incêndios na Amazônia.
A partir daí, todos os limites da responsabilidade haviam sido ultrapassados.
O que se viu a partir daí foi uma reação de governos ao redor do mundo pedindo sanções contra o Brasil. Emmanuel Macron, presidente da França, disse que havia uma “crise internacional” e convocou o G-7, bloco das sete maiores economias do mundo, para discutir o problema.
O presidente francês recebeu apoio imediato de vários outros países, entre eles Alemanha, Irlanda, Canadá e várias outras nações. É a reação do mundo civilizado contra a barbárie ambiental de Bolsonaro.
Já começa a se esboçar em todo o mundo um boicote a produtos agrícolas do Brasil. Se isso acontecer, serão mais milhões de brasileiros que perderão seus  empregos. E a economia do país, que tem forte peso nas exportações agrícolas, será arruinada. Ninguém compra de país que destrói sua natureza.
Tem mais. As exportações agrícolas também sofrerão com a indiscriminada liberação de agrotóxicos na agricultura, que vem ocorrendo desde o início do governo Bolsonaro. E a união comercial do Mercosul com a União Européia, que poderia representar um sopro de crescimento para a região, tende a fracassar.
Este, infelizmente, parecer ser o futuro do Brasil, com o governo Bolsonaro.
Avaliações feitas por especialistas e diplomatas é a de que a imagem do Brasil jamais sofreu tanto depois dos incêndios amazônicos e da irresponsabilidade ambiental de Bolsonaro. E já começaram a pipocar em todo o mundo os protestos contra o Brasil, diante de embaixadas e consulados de vários países.
Nesta sexta0feira (23/8), houve protestos em várias cidades brasileiras contra as barbaridades ambientais de Bolsonaro. Em São Paulo, milhares de pessoas ocuparam a avenida Paulista. Em várias outras cidades do país também houve protestos, que tendem a aumentar a partir de agora.
Em pronunciamento na TV, também na noite desta sexta, Bolsonaro disse que seu governo vai, finalmente, combater desmatamento e incêndios na Amazônia. O tiro parece ter saído pela culatra. Em várias cidades brasileiras, houve “panelaço” enquanto Bolsonaro falava na TV.  É fato que o Brasil vive uma grande crise de governo.
Faz pouco mais de seis meses que começou o governo Bolsonaro. Mas o estrago que o bolsonarismo vem causando ao país é gigantesco. E isso ocorre não só no campo ambiental, como também na esfera política, educacional,econômica, social e em muitas outras frentes da sociedade brasileira.
Com Bolsonaro, a democracia brasileira está fortemente ameaçada.E corre o risco de sucumbir.
A seguir, repercussão de mídia sobre as queimadas na Amazônia e protestos contra a política ambiental de Bolsonaro, inclusive vídeo em que ele manda ambientalistas fazerem cocô dia sim e dia não, para melhorar o ambiente.

10 comentários:

  1. Sempre houve queimadas na Amazônia porém dessa vez provocaram um incêndio para prejudicar o presidente da República. Jair Bolsonaro, ( coisas do PT) que nao se conforma com a derrota. Mas não tem problema o Bolsonaro é duro na queda. E agora com a ajuda do presidente dos Estados Unidos kkkk vai ficar melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. O encontro de assistência social foi um verdadeiro fracasso. Pouca gente foi a esse evento as pessoas estão de saco cheio de ouvir os bla bla bla das pessoas que fazem parte dessa gestão desastrosa .muito gente sem noção de administração sem criatividade gente que sequer sabe o que é assistência social. Enfim um bando de ignorântes em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  3. Desmatamento e queimadas tem existido em todos os governos, e desde 2012 vem so aumentando, agora tudo a culpa é de Bolsonaro, a Globo só fala nisso, pior de tudo foi a roubalheira nos governos passados.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Gostoso tem um bando de corretor falso.gente querendo se dar bem sem ter licença para exercer a função de corretor. Ja está na hora de denunciar esse bando de gente que explora o povo de Gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Desde 2013 parte do Brasil se trata como uma República das Bananas. Todo este sentimento, catalisado de diversas formas e por diversos agentes, culminou com a eleição deste senhor, que o mundo teve agora a oportunidade de, unissonamente, execrar. Não se neguem os interesses comerciais, protecionistas e a disputa geopolítica. No entanto, estamos sendo governados e representados por pessoas que não tem a menor ideia de como conduzir o país no cenário mundial, gente que trata questões importantes como a defesa do meio ambiente com desprezo e ódio, se dirigindo corriqueiramente de forma vulgar a quem lhes seja divergente. Oxalá saiamos dessa logo, como fez votos hoje o presidente francês.

    ResponderExcluir
  6. Quem não lembra do abandono que o ex prefeito Miguel Teixeira deixou a nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que conversa é essa? Miguel Teixeira foi o melhor gestor que Gostoso ja teve.bando de gente babão

      Excluir
  7. Sou morador da rua da creche e venho através desee blog pedi ao senhor prefeito Renato de Doquinha que reative o poço que tem enfrente a creche por que estamos com problemas de água em toda a rua. Varias casas não tem como subir água pra caixa e isso acontece porque só tem um poço funcionando na rua

    ResponderExcluir
  8. Meu voto é de Miguel Teixeira melhor prefeito de Gostoso.

    ResponderExcluir