segunda-feira, 11 de março de 2019

Parecia impossível, mas criminalidade começa a cair no RN. Em fevereiro, redução da violência foi de 42,7%


Por Emanuel Neri
Parecia difícil, até dificílimo. Parecia até que jamais isso poderia acontecer.
Mas, como o impossível também acontece, a criminalidade no Rio Grande do Norte começou a cair, e de forma significativa, nos dois primeiros meses de 2019 – janeiro e fevereiro. E a queda da violência ocorre, coincidentemente,  com o início da administração da governadora Fátima Bezerra (PT) no Estado.
Vamos aos números. Entre janeiro e fevereiro de 2019, dois primeiros meses da administração Fátima, o RN registrou 232 mortes de forma violenta, contra 388 no mesmo período de 2018, na administração de Robinson Faria (PSD). Foram exatamente 156 mortes a menos do que o registrado no ano passado.
Quando comparado apenas o mês de fevereiro de 2019, a diminuição da criminalidade no RN é ainda maio. Isso quando confrontado com o mesmo período de 2018. No último mês de fevereiro houve 102 mortes violentas contra 178 em igual período de 2018. A redução entre um mês e outro foi de 42,7%. E não houve um único caso de feminicídio (morte de mulheres por motivo passional).
É claro que você pode fazer várias leituras destes números. A redução da criminalidade (morte violenta é o principal indicador da criminalidade) pode não ser ainda uma tendência da queda da violência no Estado. Mas é um bom sinal para a segurança pública do RN. Convém esperar as estatísticas policiais dos próximos meses.  
O fato é que a estrutura de segurança pública do RN (aí incluindo as polícias militar, civil e rodoviária) está trabalhando de forma mais motivada. A Operação Verão, realizada nos dois primeiros meses do ano, foi um bom sinal desta motivação policial. São Miguel do Gostoso teve policiamento reforçado neste período.
Para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), comanda pelo coronel Francisco Araújo, a redução da criminalidade também se deve a um trabalho integrado com base na lógica da análise criminal e da proatividade da ação policial. Também atribui à queda da violência à Operação Verão (na foto, a governadora com policiais na Operação Verão em São Miguel do Gostoso).
Em verões anteriores, a Operação Verão, criada há algum tempo, não foi realizada – ou ocorreu com força bem reduzida. A governadora Fátima praticamente recriou a Operação Verão, com uso de equipamentos policiais, inclusive helicóptero. E pagou diárias operacionais para que policiais de folga trabalhassem.
Todo este esforço contribuiu para que caíssem os números da criminalidade, principalmente na faixa de litoral do RN, onde a Operação Verão esteve mais presente. A governadora tem alguns planos para estimular ainda mais o empenho da polícia. Um dos seus planos é criar um seguro de vida para cada policial.
O Rio Grande do Norte, incluindo Natal, a capital, sempre foi referencia em baixa criminalidade. Mas já faz tempo que este sonho acabou. Nos últimos anos, O RN passou a ser um dos Estados brasileiros com mais alto índice de violência.
Se a governadora Fátima conseguir controlar a violência do RN será, com certeza, um grande feito de seu governo. Ainda é cedo para dizer que isso vai acontecer. Mas, baseado nos dois primeiros meses do ano, dá para acreditar que algo esta mudando - e que a criminalidade local pode voltar a índices aceitáveis.
São Miguel do Gostoso é um exemplo desta redução da criminalidade. No verão deste ano não houve nenhuma ocorrência grave registrada - ao contrário de janeiro de 2018, quando ocorreu um “arrastão”, realizado por criminosos, na praia do Tourinhos, principal carão postal e turístico do município.

34 comentários:

  1. Que noticia boa. Estamos melhorando na segurança pública parabéns a governadora Fátima. Isso é uma promessa de campanha da Fátima. Ja em São Miguel do Gostoso não podemos deixar de lamentar o que o prefeito Renato tem feito de forma irresponsável a falta de ônibus para os estudantes de graduação e do IFRN. Todos os dias é uma tortura nao se sabe se vai ter transporte para irmos a faculdade infelizmente essa realidade faz com que muitas pessoas desistam dos seus sonhos. E quando tem o ônibus quebra por várias vezes estamos chegando de madrugada em casa. Arriscando nossa vida aonde vamos parar com tanta falta de respeito com o estudante?que prefeito é esse que desde do princípio da gestão falhou na educação? Nosso município está um caos.nunca mais ganhamos o selo UNICEF. Estamos com o índice de educação como o mais baixo de todos os tempos. So tem uma resposta: irresponsabilidade do gestor um prefeito sem noção do que é administração pública uma pessoa que não respeita os direitos do aluno. Todos nós sabemos da importância das escolas federais e que nossa atual governadora trouxe para joao câmara e nossos alunos muitas vezes não vao pra escola por falta de transporte. Também não vao pra faculdade em Natal por falta de transporte. Isso é lamentável e inaceitável isso é vergonhoso. E vários alunos que estão passando por esse problema votaram nesse prefeito e hj estao arrependidos. Prefeito sem educação é prefeito sem noção.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a governadora Fátima. Vamos agora ver se podemos sair de casa em paz e voltar. Porém é preciso que a população também ajude denunciando as bocas de fumo da nossa cidade. Sabemos que aqui tem muitas .

    ResponderExcluir
  3. Nao confere essa queda na violência. Temos 20 carros roubados por dia em Natal.temos mais de 50 assaltos diariamente. Tanto em pontos de ônibus como na chegada das pessoas em casa .so quem mora em Natal sabe que esses números acima nao procedem .apesar da polícia militar e civil estarem fazendo um grande trabalho ainda não é hora de comemorar queda na violência no RN .acho que estao comemorando antes da hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale, para o leitor acima, o mesmo argumento feito por uma outra pessoas, cuja resposta é a seguinte:
      "Sempre tem gente que faz parte da torcida do contra. A cidadã aí de cima parece fazer parte deste grupo. Qual o problema de eu ser amigo da governadora, a quem conheço e admiro há muitos anos? Claro que nenhum - a não ser a dor de cotovelo da pessoas como a que escreveu o comentário acima. As informações incluídas neste post foram divulgadas pelo setor responsável por estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Pelo que se sabe, trata-se de um órgão bastante confiável. Tem mais. O principal indicador de violência/criminalidade, no Brasil e em todos E são exatamente nestes dados que o informe do governo se baseia para afirmar que, concretamente, a criminalidade no RN tem diminuído nos dois primeiros meses (janeiro e fevereiro) da gestão de Fátima Bezerra (PT) no governo potiguar. Não acreditar neste tipo de indicador estatístico (mortes violentas) é pouco inteligente. Os dados divulgados por este blog também foram publicados em muitos outros veículos de comunicação. Baseados nos dois primeiros meses de 2019 (gestão Fátima Bezerra)a criminalidade tem diminuído no RN".

      Excluir
    2. Emanuel va a Natal e passe uma semana la andando de ônibus e a pé .vc verá quantas vezes será assaltado dentro do ônibus e quantas vezes um motoqueiro vai te parar na rua e roubar teu celular se ainda tiver sorte nao vai levar um tiro. Mas se tu preferir ir de carro. Faça um seguro por que vao levar teu carro ate durante o dia no momento que vc parar no semáforo. Essa é a realidade de Natal o resto é conversa afiada e baboseira. Nao tenho nada contra a governadora Fátima ate entendo que ela quer fazer o melhor para o RN mas não sou nenhum babão pra tapar o sol com a peneira. A violência continua sendo um terror para qyem mora nas grandes cidades.

      Excluir
    3. Eu vou sempre a Natal. Realmente Natal é uma cidade que tem um elevado índice de criminalidade. Fruto, sem dúvida, do desleixo e da falta de capacidade gerencial (na área de segurança pública) de governos anteriores. Este blog se baseou em dados verdadeiro que medem a queda da violência tendo como parâmetro o número de mortes violentas. Este é um indicador que serve para medir violência. E, segundo estes indicadores, as mortes violentas diminuíram nos dois primeiros meses de 2019 - coincidentemente já na gestão de Fátima Bezerra (PT). Fazer o quê? Você preferia que continuasse aumentando o número de mortes violentas? Continue com seu pessimismo, achando que o pior é melhor. E passe bem com seu rancor político/ideológico e com sua desinformação (e ignorância) estatística.

      Excluir
  4. Rsrsrs é pra rir? Emanuel vc é amigo pessoal da governadora por isso essa reportagem sobre a redução do número da violência no RN. Mas devo lhe dizer que essa nao é a realidade sou esposa de polícial e não mudou muita coisa. Também lembrando a você que a governadora nao tem pago as diárias dos policiais como prometeu em entrevista na TV.so quem está dentro da cidade de Natal e mora é quem conhece a verdadeira história da violência. Portanto não adianta vc ja está contando vitória por que falta muita coisa pra essa violência diminuir principalmente a governadora pagar os salários atrasados da polícia militar e civil do RN E as diárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem gente que faz parte da torcida do contra. A cidadã aí de cima parece fazer parte deste grupo. Qual o problema de eu ser amigo da governadora, a quem conheço e admiro há muitos anos? Claro que nenhum - a não ser a dor de cotovelo da pessoas como a que escreveu o comentário acima. As informações incluídas neste post foram divulgadas pelo setor responsável por estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Pelo que se sabe, trata-se de um órgão bastante confiável. Tem mais. O principal indicador de violência/criminalidade, no Brasil e em todos E são exatamente nestes dados que o informe do governo se baseia para afirmar que, concretamente, a criminalidade no RN tem diminuído nos dois primeiros meses (janeiro e fevereiro) da gestão de Fátima Bezerra (PT) no governo potiguar. Não acreditar neste tipo de indicador estatístico (mortes violentas) é pouco inteligente. Os dados divulgados por este blog também foram publicados em muitos outros veículos de comunicação. Baseados nos dois primeiros meses de 2019 (gestão Fátima Bezerra)a criminalidade tem diminuído no RN.

      Excluir
    2. Nao sou do contra engano seu. Eu não sou idiota pra acreditar em reportagem quem não me convence esse é um direito meu .E vc precisa Respeitar isso não é à toa que quase ninguém visita seu blog por que vc não respeita a opinião das pessoas principalmente se falarem mal do PT. A realidade da violência em Natal está na mídia todos os dias. Porém estão querendo contar vitória antes da hora. Moro em Natal e convivo com a realidade dessa situação por isso que eu tenho autoridade em dizer que nada está a mil maravilhas. Além do salário de policiais atrasados e diárias nao pagas .

      Excluir
    3. É uma opção sua (leitor/a acima) concordar ou não com o que escrevo neste blog. Mas os dados apresentados são verdadeiros. Mortes violentas são indicadores para se medir violência no Brasil e em qualquer outro país. Aceitar ou não aceitar é problema seu. Pode continuar com seu pessimismo, achando que nada vai mudar e que a violência continua como estava antes. A opção é sua: continue acreditando no quanto pior melhor.

      Excluir
    4. Nao sou pessimista sou realista.

      Excluir
  5. Foram votar no liso por isso estao chegando da faculdade de madrugada. Aguentem e aprendam a votar nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  6. Medidas do Governo Federal, o bicho vai pegar pra criminalidade.

    ResponderExcluir
  7. Nao sei se ja está melhor vejo o noticiário todos os dias de Natal e a história nao é bem essa .ainda tem muitos assaltos e roubos de carro todo dia e a toda hora. Acho que ainda é cedo para comemorar.

    ResponderExcluir
  8. O comentário acima sofreu supressão de trechos por fazer acusações ao prefeito de São Miguel do Gostoso. O noBalacobaco se sentiu no direito de excluir estes trechos e publicar apenas o foco principal do comentário sobre o transporte de alunos universitários para Natal. Veja o que sobrou deste texto:
    "Alunos que viajam para Natal em ônibus escolar chega as 3 hs da manhã em sao miguel do Gostoso por duas vezes em menos de 2 semanas. Tudo isso aconteceu por que não existe manutenção nos ônibus (...Prefeito) respeite os estudantes que vao pra uma faculdade em busca de realizar seus sonhos. Como pode um jovem vencer na vida se nao priorizarem a educação?"

    ResponderExcluir
  9. Vale o mesmo comentário acima para o texto abaixo:
    "Devido a mal administração do antigo secretário de educação as aulas do colégio Zuza Torres nao tem prazo para começar. (Trecho excluido por conter acusações) Sabemos que algumas obras nao foram feitas ao longo do ano passado. Isso é lamentável por que não haverá mais uma vez os dias letivos que o MEC determina. Infelizmente a gestao atual nao tem nenhuma preocupação com a educação do nosso município. Alem desses problemas ainda temos a falta de ônibus que está quase todos quebrados por falta de manutenção. Isso é uma vergonha. Nunca tivemos um prefeito sem noção como esse que está atualmente no poder. E pior que ele diz que a culpa é do governo. kkkk é isso que ele diz. Coitado. Fátima Bezerra nao tem nada a ver com isso. Pois o olimpia Teixeira vai começar normalmente as aulas".

    ResponderExcluir
  10. E vale o mesmo das duas notas acima para o comentário abaixo.
    "Tenho é vergonha (trecho suprimido) de quem nao valorizam os alunos do IFRN nem os alunos da UFRN. E das outras universidades. Povo sem respeito com os futuros profissionais do município. So pensam em festa de carnaval e nao concertam os transportes. Isso é uma falta de respeito com os nossos filhos".

    ResponderExcluir
  11. Mais um comentário que teve trechos suprimidos por fazer acusações a autoridades municipais. Veja o que sobrou do comentário:
    "Atenção alunos das universidades federais e particulares vcs tem o direito de transporte escolar para irem a universidade. Nao deixem que um gestor (suprimido) tirem esse direito de vcs.vao ao ministério público em Touros e façam a denúncia. Aprendam desde de cedo a lutarem por seus direitos. nao esperem que um prefeito tire o sonho de vcs.lutem por um transporte de qualidade".

    ResponderExcluir
  12. A educação de São Miguel do Gostoso está tao falida que o índice do IDEB foi o menor de todos os tempos. Tudo isso aconteceu por que quem ocupa a pasta nesses últimos anos nao tem a menor condição de assumir uma secretaria de educação. Como pode uma pessoa que tem curso de enfermagem ser secretário de educação? A resposta é poluticagem troca de favores má gestão falta de compromisso com o alunos do município. Infelizmente a educação vai continuar assim de mal a pior.

    ResponderExcluir
  13. Prefeitura de Guamare prefeitura de Touros de macaiba de sao paulo do potengi de lages de Arez de Santa Cruz de parnamirim e Angicos e muitas outras fizeram processo seletivo para área da educação e saúde. Infelizmente a de sao miguel do Gostoso continua no erro contratando professores de disciplina diferentes da área para dar aula de outra area.erro grave que so prejudica os alunos do nosso município. Por isso que o índice de aprovação no IFRN e na UFRN é muito baixo.culpa de se ter bons profissionais na área de ensino. Prefeito sem noção.

    ResponderExcluir
  14. O comentário acima é pura verdade. Nos últimos anos o número de alunos aprovados no IFRN diminuiu muito .e também os que passam na universidade Federal. É provável que a gestão ainda não encontrou o caminho para melhorar a educação do município. Acredito que se todos os professores pudessem lecionar a disciplina do curso do qual é graduado ja seria um caminho. Porém se continuar assim professor de disciplina A dando aula de disciplina B ai vai continuar sendo esse caos .também se continuar um pessoa que nunca trabalhou na área de educação pessoa essa que nao conhece as leis das diretrizes educacionais infelizmente não teremos nunca uma educação de qualidade. Digo isso por que: nas gestões passadas desde da primeira vez que Gostoso foi cidade e que teve prefeito joao Wilson nós tivemos na pasta da educação uma pessoa da área. Na segunda vez prefeito Miguel também tivemos uma pessoa da área e depois uma pessoa em gestao pública. Na Época de Fátima Dantas também tivemos uma pessoa da área da educação. Mas nessa gestão do prefeito Renato a princípio tivemos um professor sendo secretário de educação mas devido ao fato de ser uma pessoa muito estressada foi logo exonerado. Mas colocar um técnico de enfermagem para assumir a educação é lamentável. Por isso que nao vai dar certo.

    ResponderExcluir
  15. Gente as palhoças da praia se acabaram, estão tão feias que parecem até com a cabeça do Prefeito, as praças, quadras estão acabadas também, o sectetariado do Prefeito são péssimos, e sem confiança cito de finanças, Educaçao e agricultura, essa gestão está mais perdida que cego em tiroteio

    ResponderExcluir
  16. Mas no IPTU eles capricham. Para onde vai esse dinheiro?

    ResponderExcluir
  17. Virou moda vereadores de Gostoso sumir. O primeiro caso aconteceu no carnaval um alarme falso da própria esposa do vereador notificou a banda que estava tocando na festa que o marido havia entrado pra o mar e que devia ter se afogado trazendo um enorme alvoroço para quem estava na praia algumas pessoas ate se jogaram no mar em busca de encontrar o vereador. Apos toda essa movimentação encontraram o vereador em casa muito bem. Imagine o sufoco que a mae e toda família passou naquele momento. Ja esse fim de semana sumiu o outro vereador que também causou alvoroço nas redes sociais ninguém tinha notícia do paradeiro do rapaz que ja estava desaparecido a 3 dias. Olha isso tudo deve ser evitado por que causa um mal estar a todas as pessoas que conhecem essas pessoas inclusive a própria família que fica angustiada pensando mil coisas que pode ter acontecido. Sinceramente acho isso uma falta de responsabilidade dessas pessoas que não ter respeito com a família e amigos. Ver se nao fazem mais esssa brincadeira de esconde esconde.

    ResponderExcluir
  18. Números animadores, renova-nos a esperança de que este pesadelo da violência pode ser vencido. Seria sensacional para a população e ajudaria a alavancar ainda mais o turismo, um dos grandes potenciais econômicos do Estado.

    ResponderExcluir
  19. Avisando aos estudantes que querem fazer faculdade pelo FIES: nao é de graça. Lembre -se que ao final do curso vcs terão que pagar tudo.

    ResponderExcluir
  20. Com todo esse calor e sem ter água na caixa por ter várias pessoas usando a bomba sapo para poder ter água no chuveiro é lamentável que o prefeito Renato ainda não tenha providenciado o concerto do poço de frente a creche município que está desativado a muitos meses .falta de respeito com o povo de Gostoso

    ResponderExcluir
  21. Governadora chegou ao ridículo quando permite adoradores do xangô na governadoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quê tem haver a religião da pessoa sua ridícula, vai adorar vc cafona, acéfala!

      Excluir
  22. Através dos parques Eólicos prefeitura recebe aparelhos de ar condicionado para as escolas. Pena que a prefeitura não priorize o mais importante que é professores com graduação para dar aula nas escolas .temos pessoas que não tem nenhuma qualificação pedagógica sendo auxiliar de ensino. Por isso que a educação de São Miguel do Gostoso está cada dia pior.

    ResponderExcluir
  23. É impossível acreditar nessa pesquisa. Se todos os dias a qualquer hora do dia temos assaltos e mortes violentas em Natal e no interior. Ainda estamos com um índice enorme de violência no RN acho muito cedo dizer que houve diminuição. A governadora precisa trabalhar muito para que ajar uma queda da violência.

    ResponderExcluir
  24. Emanuel é cedo para esse tipo de publicação. A violência continua braba no Rio Grande do Norte. Tem bandido demais e ainda tem juiz soltando bandido por que livrou o flagrante. Polícia prende juiz solta esse é o grande problema.e a população certamente é a mais prejudicada .moro na zona sul de Natal tenho casa aqui em gostoso venho sempre aqui .mas não estamos seguro nem mesmo aqui.também aproveitando o espaço gostaria de saber quando a governadora Fátima vai fazer a operação tapa buracos na rodovia que liga sao miguel do Gostoso a Touros? Ja estamos com muitos buracos que estao aumentando a cada dia de chuva. Acho que vc Deve ter visto isso .perguntaria: Fátima viu esses buracos quando veio passear aqui em Gostoso.? Ou ela veio de helicóptero?

    ResponderExcluir