terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Tombamento do Tourinhos, São Miguel do Gostoso. Vai além da bela praia com pôr do sol deslumbrante


Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem um tesouro de grande valor que, só agora, começa a ser descoberto.
Este valioso tesouro é formado pelas dunas petrificadas da praia do Tourinhos. Também conhecidas por falésias doTourinhos, aquela espécie de formação rochosa, com mais de dois mil anos de existência, é um patrimônio de grande importância natural, histórico e geológico que precisa ser preservado.
Estudos recentes, feitos por geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), constataram que ali há resquícios de um sítio arqueológico com presença de fósseis milenares. Estes estudiosos recomendam o tombamento imediato do Tourinhos, para evitar seu processo atual de deterioração.
Além disso, as falésias do Tourinhos também têm a finalidade de preservar aquela praia do avanço do mar.
Foi para discutir este assunto que a AEGostoso (Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso) trouxe à cidade, na noite da segunda-feira (4/2), na Câmara Municipal, a procuradora do Estado Marjorie Madurga, responsável pelo patrimônio e defesa ambiental do Rio Grande do Norte.
Além de Marjorie e de associados da AEGostoso, também estava presente o secretário Fernando Castro, responsável pelo meio ambiente e gerenciamento costeiro de São Miguel do Gostoso. Fernando falou de providências da Prefeitura para a organização das barracas locais e do novo traçado da estrada que passa ali.
Tourinhos é apontada como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Com um pôr do sol ali deslumbrante, é o maior ponto de atração turística de São Miguel do Gostoso. Ali há  presença constante de turistas de várias partes do Brasil e de outros países. A  praia e sua falésia estão correndo agora sérios riscos.
O turismo ali é desordenado. As barracas não apresentam condições de higiene e a praia é invadida por carros tracionados, motos e quadriciclos destruindo e o meio ambiente e pondo em risco a vida de banhistas. Alguns destes veículos sobem na falésia, danificando seriamente aquele patrimônio natural.
Se isso não bastasse, há naquela praia centenas de ninhos de tartarugas e a presença de outros tipos de animais que sofrem enormemente com o trânsito destes veículos na orla e nas dunas de Tourinhos.
Pois agora tudo isso pode mudar. A procuradora Marjorie ensinou o caminho para que se inicie o processo de tombamento das dunas petrificadas do Tourinhos. Se quiserem salvar aquele patrimônio, segundo Marjorie, Estado, município e comunidade têm que dar as mãos para começar o processo, já, de tombamento.
Marjorie sugeriu que seja realizada uma audiência pública como primeiro passo para tombar aquele patrimônio natural. A audiência seria organizada por Prefeitura, Câmara Municipal, setor empresarial, ONGs e conselhos municipais. O passo a seguir será um abaixo assinado pedindo o tombamento ao Estado.
Com o tombamento, Tourinhos ampliará sua atração turística e ganhará status de patrimônio cultural e ambiental, com a garantia de que a lei e a comunidade cuidarão de sua preservação. Tombado, a lei prevê punições severas a qualquer pessoa que provoque danos àquele patrimônio.     
Não são muitos municípios no Brasil que guardam um tesouro como as dunas petrificadas e a própria praia do Tourinhos, enseada belíssima que se estende por mais de 5km de praias virgens,  com águas mornas e claras. Preservar este rico patrimônio é dever do Estado, do município e da comunidade local.
Depois da reunião da Aegostoso, um empresário local, Ademar de Almeida, escreveu um texto, dirigido aos associados da entidade, com um titulo inspirador para o movimento que São Miguel do Gostoso deve abraçar a partir de agora. “Tourinhos, muito mais do que um maravilhoso pôr do sol” , diz.
De fato, o tombamento do Tourinhos vai muito além da presença de uma belíssima praia e de um pôr do sol mais que deslumbrante.
O caminho está aberto para o tombamento das dunas petrificadas do Tourinhos. A procuradora Marjorie prometeu acompanhar o processo e orientar os passos a serem tomados para a adoção desta medida. Ela voltará a São Miguel do Gostoso, junto com Idema e geólogos da UFRN, para a audiência pública.
Abaixo, links com informações sobre a situação do Tourinhos, inclusive reportagem recente do jornal Folha de S. Paulo responsabilizando a “falta de educação”, por parte dos frequentadores daquela praia, para o processo de destruição rápida daquele patrimônio. Veja também post da campanha “SOS Tourinhos”.

14 comentários:

  1. Que coisa boa. Parabéns a todos que estão nessa luta .

    ResponderExcluir
  2. Várias pessoas estão reclamando das blitz que está acontecendo em Gostoso. Eu acho muito bom por que as pessoas compram motos sem documentos e ainda acham ruim serem punidos por isso. Bem se vc comprar uma moto ou carro e nao tiver o documento é por esse veículo é roubado isso é óbvio. E tem pessoas que compram e não pagam o IPVA nem o seguro obrigatório e ainda querem ter razão. Essas mesmas pessoas tem dinheiro pra farra pra andar na moda e nao cumprem com o dever de pagar o que é obrigação. Ja está na hora de fazerem tudo certo. E a culpa nao é do prefeito nem da governadora a culpa é do proprietário do veículo que nao quer fazer a coisa certa. Sou de pleno acordo com as blitz parabéns a quem teve essa idéia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Várias pessoas estão reclamando das blitz que está acontecendo em Gostoso. Eu acho muito bom por que as pessoas compram motos sem documentos e ainda acham ruim serem punidos por isso. Bem se vc comprar uma moto ou carro e nao tiver o documento é por esse veículo é roubado isso é óbvio. E tem pessoas que compram e não pagam o IPVA nem o seguro obrigatório e ainda querem ter razão. Essas mesmas pessoas tem dinheiro pra farra pra andar na moda e nao cumprem com o dever de pagar o que é obrigação. Ja está na hora de fazerem tudo certo. E a culpa nao é do prefeito nem da governadora a culpa é do proprietário do veículo que nao quer fazer a coisa certa. Sou de pleno acordo com as blitz parabéns a quem teve essa idéia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Tourinhos precisa urgentemente de uma medida enérgica como a do tombamento. A questão das barracas também merece uma providência rápida, antes que a situação se consolide mais ainda. As que estão ali instaladas, em sua maioria, enfeiam a paisagem e não possuem estrutura que permita a limpeza e preservação do lugar. Outra coisa que deve deixar a população em alerta são as intenções de novas edificações ao redor da lagoa do cardeiro. Edificam, estreitam os limites da lagoa e daí quando a água sobe iniciam movimentos para esvaziá-la de qualquer jeito, sob o pretexto de proteger edificações que nem deveriam estar ali. Desejo sucesso aos que se empenham na defesa desse lindo patrimônio natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de higiene é bem visível nas barracas muitas moscas e lixo .precisa melhorar.

      Excluir
  5. Prefeito Renato está reclamando das blitz que o governo do estado está fazendo aqui em gostoso. Como pode achar ruim um trabalho de prevenção à roubos ? A polícia de trânsito tem mesmo que prender motos com cano adulterado moto sem documentos. Como pode um prefeito ser contra a lei ? .Renato foi hj a natal reclamar dessas blitz ao comandante da polícia rodoviária estadual. Qyr vergonha seu Renato o senhor querer atrapalhar um trabalho de combate ao roubo de motos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe por que ele foi ? Por que quer atrapalhar a gestao de Fátima Bezerra. E continuar fazendo uma gestão desorganizada fraudulenta. Esse é o prefeito de São Miguel do Gostoso. Um homem que apóia os fora da lei.

      Excluir
    2. os roubos de motos saõ no interior, aqui do municipio,entaõ tem que mandar a policia ir pra la,pros assentamentos,a onde tem os assaltos..a olicia tem qe feichar as bocas de fumos da cidade,que tem mas,de 20 boca de fumo..e a policia local sabe e naõ faz nada..

      Excluir
  6. Quem pagar um por fora constroi a primeira pousada e restaurante e que se dane os pobres barraqueiros.ninquem preserva nada nesta cidade,veja o centro e outras ruas, tudo largado e acabado, se liga chuva tá vindo denovo.

    ResponderExcluir
  7. Olha o nível!!!precisa falar mais alguma coisa.à favor da bagunça é desordem, visto como está à cidade!!

    ResponderExcluir
  8. Tombamento, só se for do povo morrendo, aqui é pior que rapariga, basta chegar com dinheiro que logo todos abrem as pernas e pode fazer tudo!!!

    ResponderExcluir
  9. Aqui é moda nao respeitar as leis de trânsito. Parece até uma piada.ninguém usa capacete , nao usam cinto de segurança, nao tem documentos do veículo e quando as blitz chegam o povo reclamam.como pode isso?

    ResponderExcluir
  10. a blits, e legal..mas cpetran,invadiu a loja da moto ciclo venancio,pra apreeder moto..isso naõ existe..a governadora so quer arrecadar dinheiro,pro estado,o comercio da cidade parou..uma cidade que nao tem banco,e o comercio ja ta fraco..ai meus amigos,para tudo..como e que esses comerciantes vaõ pagar seus boletos,e manter seus funcionarios,no seus comercio..se continua com essas BLITS,comercio vai feichar as portas,pq vc nao ver as pessoas nas ruas..
    ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do comércio parado nao é culpa do governo Fátima. Quem está fazendo tudo errado é quem compra moto sem documentos aa blitz sao exatamente para coibir o roubo e compra de veículos. As pessoas tem que se ligar e fazerem a coisa certa.parem de culpar a governadora por que ela está concertando o que está errado a muito tempo.

      Excluir