domingo, 20 de janeiro de 2019

Segurança pública no RN pode melhorar. São Miguel do Gostoso entrega documento à policia com pedidos


Por Emanuel Neri
E São Miguel do Gostoso, como de resto todo o Rio Grande do Norte, tem uma grande chance de melhorar seus problemas com segurança pública.
A nova governadora do RN, Fátima Bezerra, tem planos especiais para dotar o Rio Grande do Norte de maior e melhor segurança. Desde que assumiu o cargo, no início de janeiro, Fátima tem adotado medidas para melhorar a segurança e a integridade do cidadão e dos turistas que vistam o Estado. O comando da Segurança Pública tem feito várias ações no RN.
Quem estava (ou visitou) em São Miguel do Gostoso neste final de semana percebeu a grande quantidade de policiais nas ruas da cidade. O reforço policial faz parte da Operação Verão (foto), ações para mais segurança em áreas de veraneio e turismo do RN, especialmente os principais pontos turísticos.
Além de inúmeras viaturas, houve até mesmo o uso de um helicóptero da policia. Veículos sem documentos, especialmente motos, foram apreendidos. Usuários de quadriciclos também foram abordados.
Na semana passada, a Operação Verão ocorreu no litoral Sul, em especial Pipa. Neste último final de semana, a operação se dividiu e veio também ao litoral Norte, especialmente São Miguel do Gostoso. A governadora, que passou sábado e domingo na cidade, visitou pontos de ações dos policias, na tarde do domingo.
São Miguel do Gostoso está se mexendo para dotar o município de mais segurança. Na última quinta (17/4), documento da AEGostoso foi entregue ao alto comando da Segurança Pública do RN. Além da AEGostoso, estavam na reunião representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho de Segurança.
O documento da AEGostoso, que também foi entregue à governadora, neste final de semana, elenca quatro pontos que poderão melhorar a qualidade da segurança pública na cidade e nos distritos do município. Veja estes pontos:
1)Criação de um Pelotão Turístico na cidade, a exemplo do que já existe em Pipa, com aumento de efetivo policial e de equipamento militares.
2)Implantação de delegacia da Polícia Civil na cidade para investigar ações criminais e lavrar boletins de ocorrências de pessoas vítimas de violência.
3)Fiscalização do trânsito nas ruas e praias da cidade e disciplinamento do uso de quadriciclos.
4)Medidas para que os veículos policiais da cidade sejam abastecidos aqui mesmo ou em Touros, sem necessidade de ir até Natal para abastecimento.
Liderados pelo secretário da Segurança, coronel Francisco Araúujo, que estava acompanhado de todos os comandantes da polícia, o secretário deu respostas muito positivas aos pedidos de São Miguel do Gostoso. Prometeu, na medida do possível, atendê-los.  A governadora também prometeu medidas para ajudar na segurança da cidade.
As autoridades de segurança pediram à Prefeitura de São Miguel do Gostoso que adote algumas providencias para que o Detran e a Polícia de Trânsito tenham mais autonomia para fiscalizar o trânsito nas ruas e praias da cidade.
Neste domingo, a governadora fez questão de visitar o posto policial da cidade. Estava acompanhada de seu secretário de Segurança, do comandante da PM, coronel Alarico Azevedo, além de outros comandantes militares. E criticou a pequena casa em que os policiais locais ficam alojados.
Para a governadora, o poder público municipal, junto com empresários, devem colaborar para que o comando do policiamento tenha um lugar adequado para se instalar. Além de pequeno, o espaço da polícia, que também serve para atender a população, é quente e quase sem nenhuma ventilação.
Nesta quarta-feira, dia 23/1, o Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso vai se reunir, pela manhã, na Câmara Municipal. O comandante da PM diz que enviará o major que comanda o policiamento regional, que fica em João Câmara, para acompanhar e ouvir sugestões na reunião do Conselho.
Qualquer cidadão de São Miguel do Gostoso pode participar desta espécie de audiência pública do Conselho de Segurança. Participe e discuta ali as sugestões que, na sua opinião, podem melhorar a segurança da cidade. O Conselho engloba todos os tipos de segurança, inclusive o do trânsito nas ruas e praias da cidade.
Não é só São Miguel do Gostoso que pode se beneficiar com a nova política da Segurança Pública do RN. A governadora diz que, brevemente, adotará medidas importantes nesta área, como seguro de vida para policiais. Fátima está pagando as chamadas “diárias operacionais”, que é pagamento em dias de folga, para fortalecer o policiamento nas cidades, como é o caso da Operação Verão.
O fato é que, em governos anteriores, não se via tanto empenho para que o RN consiga melhorar sua estrutura de segurança pública. Agora isso começa a aparecer.
Abaixo, links com reportagens sobre operações policiais que estão correndo no RN neste início de governo, inclusive blitz para punir motoristas embriagados.

25 comentários:

  1. Que bom que a Governadora Fátima esteve aqui e viu a situação da polícia de perto. So espero que as promessas nao fiquem no papel e que possamos realmente ter mais segurança .também acho que a BR deve ter mais segurança por que sempre temos relatos de assalto durante a viagem de Natal para Gostoso

    ResponderExcluir
  2. Olha aí a governadora.já começou a fazer as coisas só não sabe até quando.tudo no começo e mil maravilhas mais do meio por fim só Deus na calsa agora vem com essa coisa de operação verão aonde estar as operações inverno , primavera,outono.as pessoas só não precisa de policiamento no verão e onde estar o restante do ano. Esse governo vai ser como o governo passado prometeu o ceú e terra e só deixou obras inacabadas e o RN com muita violência e desordem e muito mais

    ResponderExcluir
  3. Dizer é muito facil, o dificil é cumprir, sempre é assim só no início, depois desaparece todo mundo, só acredito quando tudo isso acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Fátima bezerra ja começou lascando o servidor público. Isso por que ja foi servidora pública. Segundo informações do site do governo nenhum servidor poderá tirar licença prêmio ela suspendeu esse direito. Cadê os sindicatos??? Estão com medo de enfrentar a petista .ou sao todos farinha do mesmo saco ??

    ResponderExcluir
  5. Nao tenho nada contra quem é petista mas devo confessar que eles tem um discurso chato pra caramba e por sinal sao todos iguais parece ate plágio sinceramente eu não aguento tanto bla bla bla .

    ResponderExcluir
  6. Eita os presidentes de sindicatos que viviam fazendo campanha para Fátima Bezerra agora estao decepcionados com a atitude da governadora em proibir a licença prêmio que é um direito do trabalhador agora eu quero ver kkkkl

    ResponderExcluir
  7. Senhor Emanuel, segundo comentários em nossa cidade o Senhor pediu para a Governadora que ela proibisse o tráfego de quadriciclo em nossa cidade, gostaria de saber da sua opinião, pois sabemos que só precisa de uma lei Municipal para que funcione normalmente, pois ainda bem que temos os quadriciclos para atender os nossos visitantes durante o dia aqui em nossa cidade, e hoje é uma fonte de renda para sobrevivência de várias famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma enorme mentira. A vinda da governadora Fátima a São Miguel do Gostoso foi em caráter absolutamente pessoal. Veio para descansar da correria que é a função de governar um Estado problemático como o Rio Grande do Norte. No domingo, Fátima saiu uma única vez para visitar policiais que faziam parte da Operação Verão, que no último final de semana esteve no litoral Norte, incluindo Sao Migueldo Gostoso. Na semana anterior, a Operação Verao - que acontece todos os anos, neste período de alta estação - no litral sul, especialmente em Pipa. Faz vários anos - e várias gestões - que existe a Operação Verão. E ela serve para evitar criminalidade nas cidades de maior concentração turística, como é o caso de Pipa e São Miguel do Gostoso. Na semana anterior à vinda da governadora, uma comissão formada por integrantes da AEGostoso, Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho de Segurança esteve com o comando da Segurança Pública do RN. E entregou documento às autoridades pedindo aumento do efetivo policial para São Miguel do Gostoso, especialmente nos distritos, onde tem ocorrido algumas ações criminais, além de outras medidas para fortalecer a segurança do município, como a criação de uma Delegacia da Polícia Civil. Entre estas sugestões estava o pedido do ordenamento, pelo Detran, do trânsito nas ruas e praias da cidade. O documento pedia o disciplinamento e regulamentação do uso de quadriciclos. Jamais pediu sua proibição. Quem fala isso está mentindo descaradamente. É função do Estado dar segurança aos cidadãos. Foi isso o que o documento pediu. E a governadora não teve nada a ver como eventuais apreensões de motos e quadriciclos que foram apreendidos na cidade por apresentarem irregularidades em relação ao trânsito e a direção com segurança por seus condutores. Só isso. O resto é mentira e intriga de quem vive mais de fazer fofocas sempre que este tipo de operação, como a Verão, acontece em São Miguel do Gostoso.

      Excluir
    2. Tem mesmo que pedi para a governadora. Por que ja se falou com o prefeito Renato e não resolveu o problema então tem que falar com quem tem mais poder .trânsito na praia é perigoso e não pode deixar virar a bagunça que está acontecendo. Sou a favor dessa proibição e acho que vc Emanuel está fazendo a coisa certa .tem todo meu apoio. Sou mae tenho crianças pequenas e quando levo eles pra praia fico toda hora com medo de carros e motos e quadriciclo nao fico sossegada. Parabéns a governadora Fátima. Vamos arrumar essa bagunça que está aqui em gostoso no trânsito e na praia

      Excluir
    3. Esse povo compra moto sem documentos e ainda acha ruim quando sao pego pela fiscalização. So avisando a essas criaturas que a governadora nao tem nada a ver com quem compra moto sem documentos e vao se acostumando que vai ter bliz toda semana. Precisamos disso pra ter um transito seguro.

      Excluir
    4. A segurança e muito boa mas quando chega a polícia rodoviária federal e pede ao motoqueiro a CNH e não tem. aí é uma multa absurda mais tem que facilitar para as pessoas que tem baixa renda poder tirar não um absurdo que tao cobrando e ainda querem que pague tudo de uma so vez . Emanuel Nery porque não fala isso pra Governadora . já que o Sr e tao amigo dela.pra vê se ela faz alguma coisa

      Excluir
  8. Estou de pleno acordo com a regulamentação desses quadriciclo. A coisa tá feia. Vejo crianças dirigindo esse veículo. Acho necessário que tenha fiscalização diariamente por que acidentes com esse veículo ja teve vários.Trânsito Na Praia nao pode .

    ResponderExcluir
  9. Tem que ter organização sim. Aqui o povo so quer ganhar dinheiro com esses quadriciclo mas não pensam na segurança do povo que aluga e nem com a população. Estou de acordo com a governadora em fazer o melhor para o turismo de Gostoso. Quem quiser falar mal fale .mas devemos fazer a coisa certa.

    ResponderExcluir
  10. Mudando de assunto. Eu tenho visto muitas pessoas louvando a Deus querendo fazer tudo certo mas na vdd algumas dessas pessoas quando tiveram o poder em cargos públicos aqui no município foram capazes de prejudicar muita gente. Inclusive eu que sou servidor público fui perseguido e injustiçado por uma pessoa que vive dentro da igreja e que ate entrega a hóstia. Fico me perguntando será que essa pessoa nao tem memória? Pensa que é santa? Eu como pecador tenho certeza que Deus nao esqueceu o que eu passei durante o poder dessa criatura. Justiça de Deus tarda mas não falha.

    ResponderExcluir
  11. A polícia tem mesm que pegar esses motoqueiros que vivem fazendo zuada com essas motos com cano adulterado. Nao podemos ser escravos de um barulho que esses malucos criam para perturbar o nossos ouvidos.

    ResponderExcluir
  12. Quando vc sabe que um bar é ruim e não tem como pagar boas bandas porque elas só tocam um certo tempo e cobra caro, ele acaba trazendo as mesmas pessoas locais e com um repertório pobre e repetitivo fora que eles acham que cantam, cobram uma micharia além de tocarem por horas enchendo o saco de todos. Pobre barzinho se liga que os turistas se foram e em breve os (amigos) também!!

    ResponderExcluir
  13. Estou muito chateada com a governadora eleita que teve o meu voto e também de toda minha família. Nao entendi por que por duas vezes ela não comparece nem manda representantes para reuniões importantes para o RN em Brasília. Sinceramente não é assim que vai dar certo a administração do governo. Houve a primeira reunião dos governadores eleitos e ela não foi.porem dias depois foi para pedir ajuda financeira. Agora mais uma reunião dessa vez com o ministro Sergio Moro onde o mesmo tinha planos de ação para apresentar sobre o combate a corrupção e a insegurança e mais uma vez ela não foi nem mandou representantes. Sinceramente acho isso um absurdo. Por ser um jogo político sem noção. Fátima Bezerra nao pode continuar fazendo esse jogo de que nao precisa ouvir os planos de ação do governo de Bolsonaro quando estamos passando por muitas dificuldades na segurança do RN. Será que ela acha que vai resolver tudo por aqui? Nao podemos aceitar uma coisa dessas é preciso se unir mesmo nao gostando do presidente da República e dos seus ministros mas ela terá que trabalhar para o povo do RN nao pode ficar com esse jogo de rivalidade entre partidos .estamos enfrentando um momento muito difícil na segurança pública e nao vai ser com ausência de participação dos representantes do RN que vai ser resolvido. Desse jeito nao tem como governar. Ja está passando dos limites esse jogo de nao está satisfeita com o novo presidente. Nao é com pensamentos em Lula que fatima vai fazer uma boa administração. Vamos acordar e viver a realidade deixar os problemas pessoais de lado e pensar no povo que a elegeu pois quem está sendo roubado é o povo trabalhador pessoas que estão saindo para trabalhar e sendo assaltados dentro do ônibus sem certeza de voltar para casa. Senhora governadora nós que votamos na senhora precisamos de segurança e isso foi promessa de campanha faça o que prometeu esqueça seus problemas pessoais com o Bolsonaro com o Moro pense no seu povo .ja tem muita gente arrependido de ter votado na senhora por causa dessas suas atitudes infantis. Isso não vai funcionar e quem vai sofrer é o povo do RN. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  14. Ei.o RN nao está precisando de segurança? Então podemos dormir de portas abertas? Podemos sair de casa sem medo dos bandidos? Se isso for verdade por que a governadora Fátima nao mandou representantes para Brasília??? O povo quer saber

    ResponderExcluir
  15. Como que vamos acabar ou amenizar a situação da insegurança no Rio Grande do Norte se a governadora eleita nao tem uma boa relação com os ministros com o presidente.?

    ResponderExcluir
  16. Ja estou preocupada com a dengue. Todos sabem que nesse período existe a proliferação do mosquito transmissor da dengue mas ate agora nada está sendo feito pela secretaria de saúde do município de São Miguel do Gostoso. Na verdade não tenho visto muita ação dessa secretária de faz de conta. Mais uma vez digo: A melhor secretária de saúde que Gostoso tevr foi Teresa Neri por que ela era uma pessoa muito experimente e sabia botar o povo pra trabalhar fazia mutiroes .infelizmente não souberam aproveitar e hj temos uma pessoa que não tem nenhuma condição de administrar uma secretaria de saúde isso se dar por algo chamado politicagem ou seja troca de favores. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com esse comentário sobre a secretaria de saúde. Afinal o que é que essa secretária faz mesmo ??

      Excluir
  17. No dia 04/02, apreenderam 9 motos, quantas roubadas? Nenhuma...

    ResponderExcluir
  18. o problema e que o comercio ,parar..com esse cptran na cidade..quero ver se esse mes,quem vai conseguir,pagar seus boletos em dias..era pra ser uma campanha educativa, e nao prender a moto de um pobre pai de familia,q depende dessa moto pra ir ao seu trabalho.

    ResponderExcluir