segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Turista é atropelado por quadriciclo em São Miguel do Gostoso. Cidade exige ordem na desordem urbana


Por Emanuel Neri
Imagine o que é uma pessoa escolher São Miguel do Gostoso para passar um feriado prolongado, com grande expectativa para aproveitar nossas belezas naturais. Ao chegar à cidade, este turista é atropelado por um quadriciclo (foto), ficando gravemente ferido. Foi o fim, tragicamente, dos planos para passar o feriado na cidade.
Pois foi isto o que aconteceu na tarde da última sexta-feira (2/11), com o médico paraibano Ugo Lemos Guimarães. Com fraturas expostas em todo o corpo, a vítima foi transferida  para um hospital de Natal e, depois, para João Pessoa. Segundo pessoas que estavam no local, o motorista abandonou o veiculo e fugiu, sem prestar socorro. O médico estava acompanhado da mulher e de sua filha, com o marido.
O que está por trás deste grave acidente, que acabou com o sonho de uma família inteira ao chegar a São Miguel do Gostoso, para um feriado prolongado?
Por trás deste acidente está o completo abandono com o que o poder público (leia-se Prefeitura local) está tratando São Miguel do Gostoso e seu promissor turismo. É visível  que a cidade está entregue ao caos, a uma verdadeira desordem urbana e, como consequência, sofrendo com um turismo descontrolado.
Quadriciclos e carros dirigidos irresponsavelmente nas ruas e nas praias, riscos de atropelamentos, estrutura urbana sem o mínimo controle do tráfego e sem áreas de estacionamento, o uso inadequado do espaço público para festas e eventos (alguns evangélicos) – enfim, tudo está no mais completo abandono.  
Se há o turista que vem à cidade e monta num quadriciclo ou carro tracionado e sai dirigindo, irresponsavelmente, por ruas e praias, alguns deles embriagados, há também aqueles, gente responsável, que vem à cidade para  usufruir da tranquilidade,das praias, e da exuberante beleza da natureza local.
O fato é que São Miguel do Gostoso está vivendo na mais completa bagunça urbana sem que a Prefeitura tome a menor providência para por ordem nesta desordem.  Aqui tudo é permitido. Não há regras que imponham normas e o mínimo de civilidade para que moradores e turistas convivam sem que haja riscos.
Importante dizer que ninguém é contra a atividade de quadriciclos na cidade. Mas é de responsabilidade da Prefeitura criar, junto com a AEGostoso e as associações de quadriciclos e bugues, regras efetivas para regularizar esta atividade. Se isso não for feito, a bagunça vai continuar nas nossas praias e ruas.
Trilhas nas praias, comboios de quadriciclos orientados por guias, limites de velocidade, proibição de menores dirigindo, controle de motoristas embriagados, além de termos de responsabilidiade para que o turista que alugue um quadricilo se responsabilize por danos de materiais ou eventuais acidentes.
Alguma iniciativa já foi feita pela Prefeitura local para resolver este grave problema nas ruas e nas praias e dar mais segurança a turistas e moradores? Não! – absolutamente nada foi feito. O turismo na cidade cresceu muito, mas a Prefeitura não fez nada para acompanhar este crescimento e pôr ordem na cidade.
Outro grave problema de São Miguel do Gostoso tem sido o uso adequado do espaço urbano. Qualquer pessoa obtém autorização da Prefeitura para fazer festa em espaços públicos, até muito tarde da noite, causando sérios transtornos para quem mora nas imediações. É isso acontece com frequência.
este blog defende a liberdade religiosa. Mas este direito muda quando igrejas evangélicas atravessam um caminhão na rua principal da cidade, na avenida dos Arrecifes, para a realização de cultos. Resultado: sérios problemas de trânsito e dificuldades para quem quer chegar, numa emergência, ao posto de saúde local.
Além da avenida dos Arrecifes, estes cultos evangélicos também tem sido realizados com certa frequência em outros pontos da cidade. Na praia do Maceió, por exemplo, houve um destes cultos, trazendo sérios problemas para residências, pousadas, restaurantes e bares localizados ali e próximos dali.
Chegou a hora de a Prefeitura pôr ordem na enorme desordem urbana de São Miguel do Gostoso. Seja no transito de quadriciclos e carros nas ruas e praias locais, no uso inadequado do espaço urbano, na proliferação de bares em calçadas, no abuso de paredões de som e nas motos que andam em alta velocidade pelas ruas da cidade.
Se o controle sobre estes abusos urbanos não for feito, e isso rapidamente, haverá grande prejuízo para moradores e turistas que escolhem São Miguel do Gostoso para morar e passar suas férias. Tudo isso terá forte impacto negativo no turismo local.
Abaixo, links sobre o acidente envolvendo o médico paraibano e outras reportagens sobre o descontrole do trânsito nas ruas e praias de São Miguel do Gostoso.

24 comentários:

  1. Realmente a nossa linda praia Sao Miguel do Gostoso, encontra_ se infelizmente num turismo não sustentável.
    É preciso que a prefeitura crie política direcionada a essa causa, para que fatos como esses sejam evitados, pois o turismo é a mola mestra, que rege a economia da cidade

    ResponderExcluir
  2. Cadê a secretária de turismo sumiu? Turismo entregue às baratas com esse trânsito terrível nos finais de semana. Imagino como sera no final do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso se dar o nome. cidade sem gestor,ate crianças anda de quadriciclo na ruas d nossa cidade,so esse fim de semana foram 5 acidentes de quadriciclo..kd a policia,kd a secretaria de turismo.

      Excluir
  3. Gente isso que aconteceu aqui em Gostoso acontece todos os dias também nas outras cidades, poderia também acabar com o transito de motos, quando qualquer coisa acontece aqui em nossa cidade é a maior repercussão, acidente também acontece com carros, motos, aviões em todos os meios de transporte, e olha que com esses citados acontecem todos os dias, agora isso aqui só porque hoje tornou-se um meio de sobrevivência para muitas pessoas querem atrapalhar os donos de quadriciclos, os pertubados com isso que comprem quadriciclos e ganhem dinheiro também, agora só querer jogar conversa fora e ter inveja de outras pessoas que sobrevivem com o aluguel dos quadriciclos é o que certas pessoas desocupadas tentam fazer hoje aqui em nossa cidade, só porque o acidentado era uma pessoa da classe mais alta de nosso país é que isso não esteja livre de certos acidentes, agora se fosse talvez um pobre não teria tanta repercussão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo aconteceu aqui .mas não é por que isso acontece em outras cidades que vamos ter que aceitar acontecer aqui .precisamos de segurança em todos os setores inclusive quando o assunto é meu de transporte.

      Excluir
  4. O quadriciclo aqui em nossa cidade tornou-se uma atração Turística como também uma fonte de renda pra muitas famílias, aqui em nossa cidade durante o dia não tem outra alternativa ao turista que não seja passear de quadriciclo, agora só porque aconteceu esse acidente que a repercussão é absurda, como se não acontecesse também com carros, motos, aviões e tantos outros meios de transporte, em outras cidades do nosso Estado só é permitido o passeio com guia Turístico, porque tanto é mais seguro por motivo de segurança como também por roubos como antes já roubaram dois quadriciclos aqui de nossa cidade, Gostoso hoje é uma cidade sem opções ao turista durante o dia, aqui não se tem barracas a beira mar, aqui não temos os parrachos, e uma das opções que se tem hoje é passear de quadriciclos.

    ResponderExcluir
  5. No final da tarde desta segunda-feira (5/11), quando o post sobre o lamentável acidente com o quadriciclo já estava no ar, o Blog do BG, aqui do RN, publicou reportagem com a defesa do responsável pelo episódio de trânsito em que um turista acabou gravemente ferido. O responsável pelo acidente Sidharta John Batista, que é promotor de Justiça da Comarca de Goianinha. Segundo a versão do promotor, a informação de que ele fugiu sem prestar socorro à vítima não procede. Disse ter se mobilizado, após o acidente, para levar a vítima ao Posto de Saúde de São Miguel do Gostoso. Também de acordo com a versão de Sidharta, o atropelamento foi provocado pela perda de controle do quadriciclo. O promotor afirmou que, após o acidente, "começou a ter sintomas de crise de pânico", segundo o texto divulgado pelo Blog do BG. Sidharta afirmou ainda, segundo o blog, que "escalou um amigo para prestar toda assistência à vítima e se dirigiu também ao hospital, em Natal". Esta é a versão do promotor. A Polícia informa que também está investigando o caso. O próprio Ministério Público, do qual Sidharta é integrante, também está apurando a versão do promotor.

    ResponderExcluir
  6. essa cidade virou uma zona, quadriciclos c crianças dirigindo, bebados,por lei é proibido trafegar em praia e nas ruas das cidades, mas aqui tudo pode! festas, som alto, com muita bagunças, gritos e rolando muita droga nessa xépa ,sextas , sabados e Domingos
    começa de dez e vai até 2 da manhã tudo com o aval das autoridades incompetentes,policia não dá nem as caras!,tá bom de vir a civil ou federal fazer um flagrante!porque todos rejeitados, problematicos e drogados de fora vem para cá?, motos que só faltam passar por cima dos turistas, pior administração de todos os tempos de gostoso, cidade sem lei, sem dono,isso é "AGORA É NÓIS" C _ _ _ _ _!!! pipa é melhor que isso aqui!!!

    ResponderExcluir
  7. Esses donos de quadriciclo só pensam em ganhar dinheiro mas não adotam nenhuma medida de segurança para quem vai usar esse meio de transporte. Não tenho nada contra os quadriciclos mas acho que é preciso haver cautela para quem vai alugar e para quem vai fazer uso.várias pessoas estão dirigindo esse veículo pela primeira vez e muitos não sabem usar .esse é o grande problema .sabemos que ainda vai acontecer muitos casos de acidentes por aqui devido a grande ambição e irresponsabilidade dos donos de quadriciclo .também sabemos que acidentes ocorre em todos os lugares mas não é por isso que vamos permitir que aconteça por aqui.precisa ter uma organização para esse tipo de aluguel.

    ResponderExcluir
  8. Cuidado com o FIES. Não se iludam nada é de graça no final o aluno terá que pagar caso contrário vai ter o nome sujo .FIES é ilusão. Prefiram entrar na UFRN. Estamos em época do ENEM e esse é o momento de não se iludir com programas de governo isso é pura ilusão.

    ResponderExcluir
  9. Noticia urgente: praia da xepa está com pontos de saída de fezes nas tampas do saneamento myita fedentina no local e ninguém do poder público vai lá resolver muitos donos de restaurantes estão prejudicados com o mal cheiro na rua da praia. Isdo é só o início da porcaria que estão fazendo nessa obra .vai ter muito mais. Observem as tampas por que vão vazar fezes em toda cidade. Praia do cardeiro já está com o mesmo problema.e agora senhor prefeito Renato vai fazer alguma coisa ou vai ficar escondido do povo?

    ResponderExcluir
  10. Mesmo que esse promotor tenha tido sintomas de síndrome do pânico a lei de trânsito diz que devemos prestar socorro a vítima. O problema é que muitas pessoas não sabem pilotar um quadriciclo aprende de última hora. Isso é que está errado .tenho certeza que se a vítima tivesse sido uma criança teria ido a óbito. Acho que deve -se fazer algo para melhorar o trânsito e quadriciclo só circular em local de orla que seja longe dos banhistas. Nas ruas da cidade não há condições de circular. Esse tipo de veículo não é para a cidade e sim para as fazendas. Mas como virou moda agora todo mundo quer ter um pra se exibir e alugar para provocar acidentes. Precisamos com urgência exigir do poder público municipal uma providência urgente.

    ResponderExcluir
  11. Até crianças pilotam quadriciclo isso é um absurdo. Mas como Gostoso se tornou uma cidade sem lei aqui tudo pode.cada um que escape dos perigos da cidade.logo gostoso não será mais gostosa por que esses acontecimentos vão afastar o turista que vem atrás de sossego

    ResponderExcluir
  12. Estou ainda sem entender por que uma secretária de saúde vai fiscalizar uma
    Obra junto ao prefeito de construção de uma casa de farinha. O que tem a haver casa de farinha com secretaria de saúde???.ou gestão sem noção. Tenho certeza que Teresa Neri nunca passaria por uma gafe dessa .se fosse um posto de saúde até seria normal mas uma casa de farinha??? Meu Deus que é isso???

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber por que a Polícia militar local permite a circulação de motos com o cano adulterado.além do barulho que ela causa ainda temos esse motoqueiros empinando as motos. Por que não proibir?entendo que na ausência de polícia de trânsito a polícia militar pode agir.

    ResponderExcluir
  14. Impossível ter paciência com o trânsito de Gostoso na segunda feira. Acho que a feira já Devia ter sido instalada na rua do ginásio para que o trânsito tivesse sossego na rua principal. Pois a cada dia aumenta o número de carros parados em mão dupla e dificultando a passagem dos carros. Já está na hora das autoridades locais tomarem uma providência urgente. Atenção secretária de turismo saia do seu birô e vá pra rua ver os problemas que o povo está enfrentando para dirigir em Gostoso

    ResponderExcluir
  15. Atenção senhora diretora da escola zuza Torres. Fiscalize professor de educação física que não dar aula .não passe a mão na cabeça de profissionais que brincam de dar aula. Sou mãe de aluna dessa escola e não tem nenhuma condição um professor que só vai uma vez por mês a escola. Cadê o secretário de educação que ainda não tomou providências ?.não podemos esquecer que o salário desse profissional é pago com nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse professor dar aula em Rio do Fogo e fica brincando de dar aula mal aparece aqui em Gostoso. Só não entendo por que a direção da escola não toma uma providência. Aceita esse senhor faltar e ficar enrolando fingindo que dar aula.atenção secretário de educação tome uma providência.

      Excluir
  16. Cadê a equipe da AEGostoso? Cadê a secretária de turismo? Nossa cidade está abandonada ninguém cuida do trânsito na avenida principal ninguém cuida do movimento exagerado de motos fazendo barulho nas ruas da cidade ninguém cuida do uso abusivo de quadriciclo nas ruas e na orla. Temos que exigir controle não podemos deixar que aconteça acidentes não podemos deixar que Gostoso se torne uma cidade perigosa por que senão o turismo vai cair.muitos vão ficar desempregado a economia da cidade vai ter problemas nosso desenvolvimento vai ter queda .por isso que eu acho que o poder público municipal precisa fazer alguma coisa para melhorar. É preciso agir não podemos esperar acontecer o pior .

    ResponderExcluir
  17. O Brasil está em último lugar quando o assunto é educação. Pergunto : Quem esteve no poder nesses últimos anos??? .De quem é a culpa??? (PT) .resposta correta 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Apenas lembrando aos moradores da rua da xepa que o saneamento ainda não está liberado portanto não joguem fezes nos esgotos para que não haja problemas mas tubulações esperem a prefeitura liberar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo, as fezes não tem pernas para subir a rua que é onde estoura, então são os moradores das ruas de cima, deu para entender!!!!tem é que multar esses que estão ligando sem autorização!!!

      Excluir
  19. Vai funcionar o passeio de quadriciclos com guia, melhor para todos, como para os proprietários como para os nossos visitantes, o que não poderia acontecer era a proibição do uso de quadriciclos em nossa cidade, afinal qual outra atração temos aqui em Gostoso durante o dia?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando não se tem se cria .o que não pode é o uso desordenado desse tipo de veículo. Que mata gente e provoca acidentes.

      Excluir