domingo, 11 de novembro de 2018

Prepare corações e mentes. Vai começar a 5a Mostra de Cinema de Gostoso, de 23 a 27/11, Praia do Maceió


Por Emanuel Neri
E vai começar o maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso. De 23 a 27 de novembro, será realizada, na praia do Maceió, a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso.
Além da praia do Maceió, onde os filmes, sempre competitivos, serão exibidos à noite, a partir das 19h, haverá ainda espaço, no Centro de Cultura da cidade, para duas outra duas mostras de filmes – a Infantil, pela manhã, e a Panorama, à tarde.
A Mostra de Cinema de Gostoso atrai público para a cidade e traz cultura para a população local. São mais de 40 filmes, sobre temas diversos brasileiros, que estarão na Mostra. Entre estes filmes12 fazem parte da mostra competitiva, entre longas e curtas metragens.
Uma das novidades deste ano, que deve ser festejada pela população de São Miguel do Gostoso, é a apresentação de cinco curtas produzidos por jovens locais. Eles fazem parte do grupo Nós do Audio Visual, que este ano reuniu 53 jovens em oficinas sobre técnica e conteúdo de cinema e áudio visual.
Além dos cinco filmes “gostosenses” que serão exibidos esse ano, o Nós do Aúdio Visual já produziu dez outros curtas, exibidos em Mostras de Gostoso anteriores. A maioria destes filmes trata de temas ligados a São Miguel do Gostoso. Alguns deles já participaram de festivais em outras partes do país.
Mostra 2018
A Mostra de Cinema de Gostoso, versão 2018, está repleta de excelentes filmes, todos nacionais, a maioria inéditos do circuito de salas de cinema do pais. Atenção para o filme “Ferrugem”, drama sobre adolescentes dirigido por Aly Muritiba. “Ferrugem” ganhou o principal festival do país, de Gramado (RS).
Atenção também para os longas competitivos, como “Sócrates”, de Alex Moratto. O ator principal deste filme estará na Mostra. Mas também há outros filmes interessantes, como “Fabiana”, documentário que acompanha caminhoneiras transsexuais, além de “Meu nome é Daniel” e “Inferninho”.
Entre os curtas, que também serão exibidos no telão de 12 metros da praia do Maceió, estão “Guaxuma” (foto acima), de Nara Normande, feito em homenagem a uma jovem morta em acidente. “Guaxuma” foi premiado em Gramado. Aposte também em “Teoria sobre um Planeta Estranho”, do mineiro Márco Pereira.
Fique também de olho nos curtas de diretores potiguares “Ainda que eu ande pelo Vale das Sombras”, “PS” e “Codinome Breno”.   E atenção especial para os curtas de São Miguel do Gostoso:   “Autômato do Tempo”, “Derradeiro”, “Medo é Moita”,  “O Grande Amor de um Lobo” e “Pescadores”.
Além dos filmes exibidos, haverá debates, durante todos os dias da Mostra, na Pousada dos Ponteiros, coma participação de diretores, atores e  produtores dos filmes exibidos. Estes debates são abertos ao público que participa da Mostra. Também haverá debates sobre temas específicos ligados ao cinema.
A Mostra de Cinema de Gostoso é produzida pela Heco Produções, de São Paulo, e pelo Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), de São Miguel do Gostoso. A mostra é dirigida pelo cineasta Eugênio Puppo e pelo produtor de cinema Matheus Sundfeldt, ambos de São Paulo.
Exposição de fotos
Também integra a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso a exposição de fotos “Um Olhar Estrangeiro”, no Iasnin, centro da cidade. A exposição, do fotógrafo paulista Amâncio Chiodi , será aberta no dia 22, às 19h, com a participação de diretores e alunos do Nós do Audio Visual e de organizadores da Mostra de Cinema.
O tema da exposição trata de um “olhar estrangeiro”, ou seja, de alguém de fora da cidade, sobre o mais diversos cenários de São Miguel do Gostoso. São 20 fotos produzidas durante visita do fotógrafo, que já trabalhou em grandes revistas do país, a São Miguel do Gostoso. “Um olhar” vai até dezembro, no Iasnin.
Como vocês veem, a Mostra de Cinema traz cultura de primeiríssima linha para São Miguel do Gostoso. Preparem seus corações e mentes para este grande acontecimento da cidade.
É uma grande oportunidade para que a população local – e o público de outras cidades que vem acompanhar a Mostra – tomem conhecimento do que vem sendo produzido  pela cinematografia do País, abordando os mais diversos temas que dizem respeito ao Brasil atual.
Abaixo, links de reportagens e outras informações sobre a 5ª Mostra de Cinema de Gostoso.

8 comentários:

  1. Sinceramente;não vejo nada de interessante nessa amostra de cinema. O que eu vejo é : um bando de gente se aproveitar dos pousadeiros pedindo cortesia um bando de gente assistindo filmes de péssima qualidade e um transito muito desorganizado tirando o juízo dos moradores da cidade. Sinceramente não vejo nada de bom nesse festival.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que o Anônimo que escreveu a mensagem acima não ache a programação da mostra de Cinema boa. O curioso é que a programação da mostra é um dos pontos mais elogiados do projeto. A curadoria da mostra faz de tudo para ter filmes inéditos que agradem a comunidade local. Fazer a programação de uma mostra como a nossa é sempre um grande desafio, mas fazemos com muito carinho e atenção. Este ano recebemos mais de 700 filmes inscritos. Espero que você possa participar e assistir aos filmes deste ano. Grande abraço. Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld diretores da mostra.

    ResponderExcluir
  3. Caro Emanuel venho por meio deste pedir que faça uma denúncia no seu blog a respeito desses encontros de paredões e fechamento da rua dos dourados nos domingos a população não aguenta mais. Onde estar o policiamento da cidade. Absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aproveito para que faça tambem um sobre este bar na rua xêpa de propriedade de uma sra. julia (pessima cantora) dona de pousada,e outros empresario donos bares e pousadas, hostel,que tem som altissimo até 3 horas e barrulho de sexta ate domingo, sem respeitar as pousadas e moradores locais, ela não faz na porta da pousada dela, porque? alguem tem que tomar atitude e não é só som, tem muito mais coisas(vc's sabem bem o que rola e muito).

      Excluir
  4. Em relação aos paredoes lembrando que é permitido por que o prefeito Renato acha normal som alto e festas até o dia amanhecer. A denúncia deve ser feita ao ministério público.

    ResponderExcluir
  5. Som alto sempre foi um problema aqui para Gostoso. O povo ainda não tem respeito com o sono e descanso das pessoas. Sabemos que existe uma lei chamada:lei do desassossego alheio. Porém se as autoridades locais não tomarem uma providência essa lei nunca irá funcionar. Seria muito bom que os donos de restaurantes na praia da xepa respeitasse os moradores que residem naquela região. Ali temos idosos e crianças e pessoas que trabalham o dia todo e necessitam de descanso a noite .gostaria que as pessoas que chegam de fora e que abrem seus comércios aqui respeitassem os nativos. Por que foram nós que criamos são Miguel do Gostoso. Portanto nos respeitem baixem o som e façam a coisa certa.

    ResponderExcluir
  6. escolheram o local a dedo, a xêpa dos paulistas, Xêpa lá é o resto, precisa falar mais!!!

    ResponderExcluir