quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Bolsonaro ataca médicos cubanos e Cuba retira seus profissionais do Mais Médicos. Pobres sofrerão mais


Por Emanuel Neri
Mesmo sem ter ainda assumido a Presidência, declarações e iniciativas desastradas de Jair Bolsonaro estão causando sérios problemas para o país.
A crise mais recente provocada pelas declarações infelizes de Bolsonaro é a saída de Cuba do programa Mais Médicos, de fundamental importância para o atendimento de saúde básica no Brasil.
Cuba determinou nesta quinta (14/11) que seus 8.332 médicos – mais de 50% dos 16.150 do Mais Médicos – deixem o Brasil. O governo cubano reagiu a uma série de ameaças e acusações de Bolsonaro contra a presença dos médicos cubanos no Brasil.
O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o primeiro governo de Dilma Rousseff (PT). Pesquisas feitas no país constatam que 85% dos usuários do programa consideram excelente o atendimento do Mais Médicos.
A saída dos cubanos praticamente inviabiliza o Mais Médicos. Os médicos brasileiros, em sua grande maioria, não querem se deslocar para cidades do interior, onde basicamente atuam os profissionais cubanos do programa.
Sem o Mais Médicos, pelo menos 28 milhões de brasileiros – principalmente a população pobre do país - vão ficar sem atendimento médico.  Os dados são da Frente Nacional de Prefeitos(FNP), que enviou duro manifesto a Bolsonaro condenando a saída dos cubanos e o possível  fim do Mais Médicos.
As regiões mais afetadas com as saída dos cubanos é o Norte e o Nordeste do país, especialmente cidades de menos de 20 mil habitantes e com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo. Áreas periféricas de grandes centros urbanos também são prejudicadas.
Segundo a FNP, pelo menos 3.243 municípios brasileiros ficarão, a partir de agora, sem médicos. Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.228 (79,5% do total de municípios) só tem médicos pelo programa, que também atende a 90% da população indígena brasileira. E a grande maioria deste médicos são cubanos.
Vejam a importância dos profissionais cubanos na estrutura do Mais Médicos no Brasil. São 1.575 os municípios brasileiros que contam apenas com médicos cubanos. Com a decisão, os 8.332 profissionais cubanos retornarão a Cuba a partir do final de novembro. Ao Brasil que eles atendiam, restará o abandono.
A truculência verbal com que Bolsonaro vinha tratando os médicos cubanos levou o governo de Cuba a cancelar a participação de seus profissionais no Mais Médicos. A decisão teve enorme repercussão política e de mídia tanto no Brasil como no exterior.
Os médicos de Cuba realizam ações de assistência básica de saúde em vários continentes, incluindo África e América Latina. O acordo entre Cuba e o Brasil foi intermediado por um órgão da Organização Mundial de Saúde, da ONU.
A volta dos médicos cubanos ao seu país vão causar sérios transtornos no serviço de atendimento básico de saúde do Brasil. Trata-se de uma ação desumana e, mais do que isso, de consequência cruel. As vítimas desta ação é a população mais pobre do Brasil.
Apesar da enorme repercussão que a iniciativa teve, tanto no país como no exterior, Bolsonaro e seus aliados continuaram atacando a presença dos médicos cubanos no país. Segundo ele, o Brasil estava financiando a “ditadura de Cuba”. Para um de seus filhos, tratava-se de “trabalho escravo”.
É lamentável que chegue ao fim um programa vitorioso, destinado ao atendimento da população mais desassistida do país. Setores de governos estaduais acreditam que, sem o atendimento dos cubanos no Mais Médicos, haverá uma verdadeira “crise humanitária no Brasil”.
São Miguel do Gostoso é testemunha do êxito dos médicos cubanos do Mais Médicos no município.  Quem não se lembra do bom trabalho médico desenvolvido aqui pelos cubanos Raul e Marlon (foto acima), durante mais de três anos?
O trabalho dos cubanos em São Miguel do Gostoso é um exemplo do bom atendimento destes médicos em todo o país. O trabalho deles resultou em documentário, com depoimentos da população sobre o ótimo serviço de assistência médica dos cubanos.
Raul e Marlon foram embora há algum tempo. Agora, são todos os médicos cubanos que também abandonarão o país, deixando por aqui 29 milhões de brasileiros sem atendimento médico.
Será um desastre de grandes consequências no atendimento básico da saúde no Brasil.
Abaixo, links com reportagens e repercussões da retiradas dos cubanos e do praticamente fim do Mais Médicos. Veja ainda vídeo do documentário sobre o trabalho dos médicos cubanos Raul e Marlon em São Miguel do Gostoso.

2 comentários:

  1. Também agora é tudo culpa de Bolsonaro. Os médicos cubanos trabalhavam muito porém coitados tinham que mandar parte do dinheiro que recebiam para Raul Castro.

    ResponderExcluir
  2. E agora ??? Será que vão fazer alguma coisa para controlar o aluguel de quadriciclo aqui na cidade ?? Ou vão esperar mais um morrer para tomar uma providência ?? E quanto aos motoqueiros irresponsáveis vão deixar eles continuarem empinando suas motos como se fossem seus brinquedos???? Gostaria muito de saber se o poder público que é formado por vereadores, e prefeito e vice prefeito vão ficar de braços cruzados esperando o pior acontecer.cadê a secretária de turismo que sumiu.só é vista nas redes sociais fazendo fotos???? Ei....Gostoso está entregue às baratas e ratos vcs que ocupam cargos de confiança do prefeito vcs que são eleitos pelo meu voto vcs estão aonde e fazendo o que??? Vcs vão assistir toda essa desorganização de olhos fechados???? Tirem a bunda da cadeira e vão as ruas ver o que tem de errado acontecendo em nosso município. São muitos problemas que vcs é que tem que organizar e resolver.estamos esperando uma solução para esse carros motos e quadriciclo circulando na orla. Não podemos deixar que o pior aconteça.Um turista foi atropelado e morreu por irresponsabilidade do piloto do quadriciclo porém o dono também tem que ser responsabilizado. Aqui qualquer criança pilota uma máquina isso é um absurdo. Será que a Polícia militar local não ver ??? Ou finge que não ver???? Estão esperando o que??? Tá na hora de blitz diária na cidade. Temos muitos motoristas dirigindo bêbedo e ninguém faz nada. Que cidade é essa ????

    ResponderExcluir