segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Bolsonaro é eleito presidente; no RN, ganhou Fátima Bezerra (PT). Veja como votou São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri
E Jair Bolsonaro (PSL) será o novo presidente do Brasil.
Ele foi eleito neste domingo (28/10) por 55,13% dos votos contra 44,87% de Fernando Haddad (PT). Candidato assumidamente de direita, autor de opiniões polêmicas contra minorias e ideias conservadoras sobre a sociedade, Bolsonaro assumirá o Palácio do Planalto no próximo dia 1 de janeiro de 2019.
Com exceção do Nordeste,onde perdeu em todos os Estados, Bolsonaro ganhou em praticamente todo o restante do país. Obteve 57,7 milhões de votos contra 47 milhões de Haddad. Foi uma diferença de praticamente dez pontos percentuais (10 milhões de votos) em mais de 100 milhões de votos válidos.
Embora Bolsonaro tenha saído vitorioso, não foi uma eleição fácil para ele. O Brasil saiu das urnas com quase a metade de eleitores que discordam do novo presidente, ou seja, vão estar na oposição. Some-se a isso uma elevadíssima rejeição, de mais de 40%, carregada pelo novo presidente.
Agora é saber como Bolsonaro vai tratar uma série de questões que assustaram muita gente durante a campanha. Por exemplo:
1)    Como Bolsonaro vai tratar, em seu governo, de minorias como negros, gays, mulheres, nordestinos e índios que ele tanto atacou durante sua vida política e na campanha. E como vai tratar o tema ambiental?
2)    Como o novo presidente vai tratar os grandes projetos sociais (bolsa família, por exemplo) e de políticas afirmativas (como cotas para negros e pobres em universidades) e ações para a população carente, que foram adotadas nos últimos anos.
3)    Como Bolsonaro vai tratar a economia do país, que vive uma de suas maiores crises dos últimos anos. E como vai pautar a saúde e a educação?
4)    Como o eleito vai se relacionar com o Congresso Nacional, com os governadores eleitos por outros partidos e com o Judiciário. Vai se dobrar à Constituição ou vai querer confrontá-la com seus atos? Enfim, vai saber conviver com a democracia?
Somente a partir do próximo ano, com o início de seu mandato, o Brasil vai poder tirar muitas destas dúvidas. Vamos aguardar.
No Rio Grande do Norte, a vitória para o governo foi de Fátima Bezerra, do PT, que se elegeu com 57,6% (1,02 milhão de votos) contra Carlos Eduardo (PDT), com 42,4% (735 mil votos). Como todos os demais Estados nordestinos, o RN deu ampla vitória para Haddad, que ganhou com 63,41% de votos (1,131 milhão e votos).
Bolsonaro obteve 36,59% (652,5 mil votos) no RN, diferença de mais de 650 mil votos em favor de Haddad. O candidato do PT ganhou em praticamente todo o Estado. Já Fatima Bezerra superou Carlos Eduardo por uma diferença de 287 mil votos.  Fátima foi a única mulher eleita para governar um Estado do Brasil em 2018.
Haddad e Fátima ganharam em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Norte. As poucas exceções foram Natal e Parnamirim, onde Bolsonaro e Carlos Eduardo ganharam. A grande maioria dos demais municípios, entre eles Mossoró, segundo maior eleitorado do RN, a vitória foi de Haddad e Fátima.
E como votou São Miguel do Gostoso?
São Miguel do Gostoso também deu grandes vantagens para Haddad e Fátima. O prefeito local, Renato de Doquinha, apoiava Carlos Eduardo. Mas seu candidato perdeu para Fátima por 61,59% (3.496 votos) contra 38,41% (2.180 votos) do candidato do prefeito. A maioria de Fátima foi de 1.316 votos.
Já o candidato a presidente pelo PT obteve 72,81% (4.137 votos) em São Miguel do Gostoso contra 27,19% (1.545 votos) de Bolsonaro. A diferença favorável a Haddad foi de quase 2.600 votos. A votação local de Haddad foi proporcionalmente maior em São Miguel do Gostoso (72,81%) do que em todo o RN (63,41%).
Tanto no Brasil como no Rio Grande do Norte a decisão já está tomada. Bolsonaro é presidente do país e Fátima Bezerra é governadora do Estado. Cabe a todos os eleitores, favoráveis ou contrários aos novos eleitos, respeitar o resultado das urnas.
Assim é a democracia – e assim ela tem que ser respeitada.
Abaixo, links de reportagens sobre as eleições de 28 de outubro de 2018.

7 comentários:

  1. Lúcia De Fátima Torres Quarentei29 de outubro de 2018 às 03:24

    Parabéns Fátima única mulher a ser eleita para governadora nessa eleição. Desejo que vc tenha uma gestão de muita paz e luz.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente aconteceu mais uma morte no RN por causa de um motociclista que estava impinando uma moto dessa vez foi em Mossoro. A vítima por nome de Irismar de 53 foi atingida por um irresponsável e teve traumatismo crâniano.segundo caso em menos de um mês que ocorre esse tipo de acidente .fico preocupada por que aqui em gostoso tenho visto diariamente esses motoqueiros fazerem isso .gostaria que fosse feito algum coisa por parte da polícia militar local para impedir esse tipo de problema aqui.acho que não podemos esperar acontecer o pior para se tomar uma providência. Moro na rua da creche e todos os dias passa um indivíduo fazendo esse tipo de bagunça aqui .

    ResponderExcluir
  3. Vejo diariamente motoqueiros irresponsável fazendo essa baderna nas ruas de Gostoso e não sei por que a Polícia nao faz nada.vejo até crianças de 11 anos pilotando motos aqui .cadê a polícia militar que não proíbe? Terra sem lei .onde tudo pode .é assim que vejo esse lugar .não pode ficar desse jeito acho que as autoridades locais deve tomar uma providência urgente .crianças pilotando motos e empinando?? Não pode ser assim .

    ResponderExcluir
  4. Como brasileira desejo ao novo presidente muita sorte e sucesso tenho certeza que ele vai encontrar muito trabalho pela frente myita coisa errada deixada pelas gestoes passada muitas dividas.vai precisar de muita paciência para arrumar a casa.

    ResponderExcluir
  5. Lembra quando O Brasil era chamado O Pais do Futuro?
    O Brasil agora pode ser chamada O Pais do Passado?
    Ou, a mapa da briga mostra a divisão?
    Steve Bannon atendeu a chamada, mais lá, os cores do passado e futuro, azul e vermelho, nao sao trocado?

    ResponderExcluir
  6. Precisamos com urgência melhorar a situação dos quadriciclos aqui em gostoso. Já aconteceram vários acidentes e por último um cidadão atropeladou um médico da paraiba que estava passando o fim de semana aqui em gostoso. Imagine se fosse uma criança com certeza teria ido a óbito. Vejo um descontrole muito grande por parte desse pessoal que aluga. Por que só pensam em ganhar dinheiro e não pensam na segurança do povo.

    ResponderExcluir
  7. Esses donos de quadriciclo só pensam em ganhar dinheiro e não dão nenhuma condição de segurança para quem vai usar nem para quem está na rua.seria muito bom que fosse feito seguro de vida para quem fosse usar e em caso de acidente o dono do quadriciclo ser multado. Isso seria bom para diminuir os acidentes.

    ResponderExcluir