terça-feira, 11 de setembro de 2018

Nova pesquisa eleitoral aponta para provável disputa final entre Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)


Por Emanuel Neri
A quatro semanas da eleição presidencial, o cenário eleitoral brasileiro começa a se definir melhor. Pesquisa Datafolha, divulgada na noite da segunda-feira (10/9), sinaliza para algumas conclusões sobre a eleição que será realizada no próximo dia 7 setembro.
A pesquisa Datafolha, do jornal Folha de S. Paulo, apurou o impacto no eleitorado provocado por pelo menos três importantes fatos políticos ocorridos nos últimos dias no Brasil. Os três tiveram grande repercussão de mídia.
O primeiro destes fatos foi a decisão da Justiça Eleitoral de impedir a candidatura do ex-presidente Lula. O segundo foi o efeito do horário eleitoral em programas de rádio e TV. Por último, houve o lamentável atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL), ferido à faca na última quinta (6/9), em Juiz de Fora (MG).
E o que é possível deduzir destes três acontecimentos sob a luz da pesquisa do Datafolha?  Veja a seguir os cenários eleitorais após esta importante pesquisa:
1)Mesmo preso, o ex-presidente Lula continua sendo a maior liderança política do país. Se continuasse candidato, tinha tudo para ganhar no primeiro turno. Impedido de se candidatar, Lula já começou a transferir seus votos para o candidato indicado por ele, Fernando Haddad (foto acima), ex-prefeito de São Paulo.
2)O horrível atentado à faca contra Bolsonaro não causou a comoção que seus aliados esperavam. O candidato subiu apenas dois pontos na pesquisa, de 22% para 24%, e viu sua taxa de rejeição subir quatro pontos - de 39% para 43%. Na simulação do segundo turno, Bolsonaro perde para todos os candidatos.
3)O enorme espaço de tempo que dispõe no horário eleitoral não favoreceu Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo. Alckmin subiu apenas 1 ponto percentual, passando de 9% para 10%. Isso é muito pouco para quem dispõe de quase 50% do tempo de rádio e TV, comparado aos demais candidatos.
4)A candidatura de Marina Silva (Rede) está derretendo. Ela caiu de 16% para 11% no Datafolha. Dificilmente Marina vai chegar ao segundo turno da eleição, colecionando sua terceira derrota seguida em eleições presidenciais. Além de cair 5 pontos, o que não é pouco, Marina é a segunda mais rejeitada, com 29%.
De todos os candidatos, o quadro mais favorável talvez seja o de Fernando Haddad (PT). Somente na tarde desta terça (11/9) Haddad foi oficializado, em Curitiba, como candidato do PT – em lugar de Lula, impedido de concorrer.  Ainda desconhecido do eleitorado, Haddad mais que dobrou sua intenção de voto.
O agora candidato oficial do PT passou de 4% para 9% na pesquisa do Datafolha e já empata, dentro da margem de erro do levantamento, com todos os candidatos que lutam para chegar ao segundo turno, em disputa provável  com Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT), tem 13%, Marina, 11%, e Alckmin, 10%.
Apesar de ser pouco conhecido, Haddad pode arrastar para ele grande parte do eleitorado de Lula – antes da decisão da Justiça, o ex-presidente tinha  quase 40% de intenção de voto. Na pesquisa do Datafolha, 33% do eleitorado diz que votará “com certeza” no candidato de Lula, enquanto 16% diz que “talvez vote”.
Se esta transferência de votos de Lula para Haddad se concretizar, o PT tem tudo para chegar ao segundo turno e disputar, com muita chance de vitória, a eleição presidencial com Bolsonaro.   Haddad começou a crescer forte entre o eleitorado pobre e o do Nordeste, exatamente os maiores redutos eleitorais de Lula.
A partir de agora, que Haddad vai assumir de vez, no rádio e na TV, sua candidatura a presidente, tendo Manuela D' ávila (PC do B), como vice, o ex-prefeito de São Paulo tem grande chance de crescer nas pesquisas e se aproximar de Bolsonaro. Pode até ser o mais votado no primeiro turno.
O crescimento de Haddad nas pesquisas, que até então era um desconhecido para o eleitor do resto do país (exceção de São Paulo, onde foi prefeito) mostra que o PT pode ganhar sua quinta eleição presidencial. Antes, ganhou com Lula (2002 e 2006) e Dilma (2010 e 2014), deposta em 2016 por um golpe parlamentar.
Tem mais. Se Haddad ganhar, vai ficar comprovado que, mesmo na cadeia, Lula será capaz de eleger um presidente da República. Isso é mais que uma prova da enorme popularidade e da inquestionável liderança política de Lula no país.
Lula, sem dúvida, faz parte da história do Brasil como o maior e mais popular político (e presidente) que o país já teve.
Veja, a seguir, mais informações sobre a pesquisa do Datafolha, bem como análises e desdobramentos da campanha presidencial, inclusive recente pesquisa Ibope, que foi divulgada na noite desta terça-feira (11/9).

13 comentários:

  1. Haddad jamais chegará ao segundo turno.quem vai ganhar é o Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  2. Não venham com essa conversa de golpe. Golpe foi o que o pt fez no Brasil eles que golpiaram o país.hoje o país tarde falido politicamente.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma semana que não tem ônibus pra os alunos do IFRN que estudam no horário da tarde segundo informações do secretário de educação Nivaldo Batista a van que a prefeitura alugou para fazer o transporte desses alunos está quebrada mas o verdadeiro motivo é a falta de pagamento ao proprietário da van .e enquanto isso os alunos ficam prejudicados sem transportes para ir para a escola. Isso é mais uma prova da péssima gestão.

    ResponderExcluir
  4. Perfil dos candidatos a presidente: Ciro Gomes o mais mentiroso. Marina Silva : não consegue convencer o eleitor pois tem propostas sem veracidade .Haddad: completamente despreparado não tem o mesmo pulso de Lula pouco agradável e não tem propostas que agrade o eleitor. Bolsonaro parou no meio do caminho tem pulso firme mas não tem muito tempo para fazer campanha. O restante estão sem nenhuma condição de ganhar pra presidente. Portanto melhor nem comentar

    ResponderExcluir
  5. Conforme voces devem ter visto, sai nesta segunda (24/9) mais uma pesquisa eleitoral para presidente da Republica. Realizada pelo Ibope,para a Rede Globo, a pesquisa constata que Fernando Haddad (PT) continua crescendo. Em apenas15 dias de campanha,Haddad passou de 4% para 22%. Com isso, ele se aproxima de Jair Bolsonaro (PSL), que está estagnado em 28%. Mas a grande novidade da pesquisa é que Haddad ganha de Bolsonaro no cenário da disputa em segundo turno. Este blog ja havia previsto isso e até admitiu a possibilidade de, ainda no primeiro turno, Haddad superar Bolsonaro. O crescimento de Haddad mostra o prestigio politico do ex-presidente Lula. Mesmo preso, Lula poderá eleger o proximo presidente do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos de um presidente de pulso que não tenha medo de bandidos e que não seja amigo do tráfico precisamos de um homem de coragem e que traga a paz de volta ao nosso país

    ResponderExcluir
  7. Mais um absurdo dessa gestão descontrolada sem respeito ao próximo. Durante a noite uma festa organizada pela prefeitura além de muito barulho essa festa só terminou as 5:30 da manhã.que falta de respeito com os idosos que moram próximo a essa sede onde foi realizada. Não podemos aceitar um absurdo desses. Festas devem acabar as 2 hs da manhã como era na gestão de Fafa. Porém esse prefeito não tem noção nem deve saber que existe a lei do desassossego alheio. Numa festa que termina as 5:30 da manhã muita coisa já aconteceu. Muita gente que já bebeu demais e começa a ocorrência de brigas e desentendimentos .mas essa promessa de acabar festas só de manhã foi feita em campanha de Renato de Doquinha. Por isso que digo que não há nenhuma preocupação com os idosos nem com quem mora próximo. Todas as festas realizadas pela prefeitura só termina de manhã .isso é um absurdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra deixar claro q está festa no último dia 29 não tinha nada haver com prefeitura,era uma festa particular...BLZ

      Excluir
  8. Passei a noite sem dormir pois o som incomodava e quando terminou pela manhã ainda houve muito barulho das pessoas pelas ruas .acho que esee prefeito não tem noção que festa no centro da cidade precisa terminar mais cedo. Pra o povo poder dormir.

    ResponderExcluir
  9. sou idosa e nunca mais voto nesse prefeito. o sr vai ser idoso e se lembrar

    ResponderExcluir
  10. O Brasil precisa de um homem que não tenha ramo preso e não tenha medo de bandidos. Esse homem é o senhor dos exércitos. Jair Messias Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  11. Foram votar no liso no humilde agora vão ter que aguentar a ignorância desee prefeito sem noção de respeito ao próximo. Mas foi promessa de campanha. Pois metade da população reclamava por que as festas de Fafa terminava cedo .agora esse prefeito sem noção só termina as festas de manhã.

    ResponderExcluir