quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Jovens de São Miguel do Gostoso aprendem a fazer filmes a serem exibidos durante Mostra de Cinema


Por Emanuel Neri
Imagine um grupo de 35 jovens, meninos e meninas, todos de São Miguel do Gostoso, participando de um curso em que aprendem tudo sobre conteúdo e técnica de cinema.
É isso o que está acontecendo desde a última segunda-feira (27/8), no Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso. Os jovens, na faixa etária entre 18 e vinte e poucos anos, vêem filmes e aprendem desde a história do cinema até técnicas de como montar um roteiro, produzir, atuar e dirigir um filme.
Estes jovens fazem parte do Coletivo Nós do Audiovisual (na foto,formação de jovens em anos anteriores), criado em 2013, e que faz parte da Mostra de Cinema de Gostoso, que este ano será realizada entre 23 e 28 de novembro. Alguns meses antes da Mostra, os jovens participam de oficinas em que aprendem conteúdo e técnica de cinema.
Mais de 50 jovens, de São Miguel do Gostoso e distritos, já participaram destas oficinas e produziram dez filmes curta metragens, exibidos durante a Mostra de Cinema de Gostoso. As oficinas de cinema são ministradas por professores de cinema de universidades de São Paulo, Rio, Brasília e outros centros.
Este ano há uma nova geração de jovens participando destas oficinas de cinema. Poucos jovens que participaram das oficinas anteriores estão participando este ano. Alguns dos jovens gostosenses que participaram em anos anteriores destes cursos já atuam na área de cinema e de áudio visual.
Na última quarta (29/8), o noBalacobaco acompanhou a oficina em que os jovens discutiam sobre a montagem de um roteiro para um dos filmes que serão exibidos em novembro, durante a Mostra de Cinema.  Foi um debate riquíssimo. Os jovens demonstravam muita criatividade em suas sugestões.
Foi uma experiência incrível. É surpreendente o interesse destes jovens em aprender a fazer cinema e outras técnicas de áudio visual, como fotografia. A Mostra de Cinema, com suas oficinas para jovens, está mudando a realidade cultural de São Miguel do Gostoso.
Pode-se dizer que nossos jovens tem hoje cabeça de cinema.
Nas oficinas, as ideias vão brotando, surgindo com uma naturalidade impressionante. O processo é coletivo. Qualquer jovem pode falar e dizer como quer estruturar o roteiro de seu filme. Junto com os jovens, o professor Kennel Rogis vai ordenando as ideias e organizando a estrutura dos roteiros.
E foram muitas as ideias que surgiram na sessão da quarta-feira. Uma garota sugeriu um roteiro em que uma menina pobre trabalha para ganhar uma boneca. Um garoto sugeriu um roteiro com a presença de um ancião que repete sempre a mesma história para todas as pessoas que o visitam.
E teve muito mais que isso. Algumas sugestões falavam da origem pobre de São Miguel do Gostoso e sua comparação com os dias atuais, quando a cidade prospera com o turismo. Outro roteiro falava de uma menina que queria jogar futebol, mas era vítima do preconceito de quem acha que este esporte é de homens.
A dúvida era se o roteiro escolhido coletivamente para o filme seria ficção ou documentário. Muitos jovens contavam suas próprias histórias, quase sempre de infância muito pobre – e achavam que elas poderiam ser aproveitadas como roteiro do filme. Outros falavam de suas curiosas experiências pessoais .
É extraordinário o que está acontecendo com estes jovens de São Miguel do Gostoso. Você vai poder ver o resultado deste belo trabalho na Mostra de Cinema, em novembro, quando três filmes, dirigidos,  produzidos e tendo estes jovens como atores e atrizes, serão exibidos, junto com outros filmes nacionais.  
Com certeza você vai se surpreender com a qualidade destes filmes, todos criados a partir das oficinas do Coletivo Nós do Audiovisual, que faz parte da Mostra de Cinema de Gostoso.

4 comentários:

  1. Em São Miguel do Gostoso cai o índice de aprendizado isso é uma prova da falta de compromisso com a educação no nosso município. Tudo isso se deu pela falta de compromisso da gestão atual onde professores dão aula sem terem graduação e outros que são formados em uma disciplina dando aula de Outra.alguns mal tem o ensino médio. Portanto era esperado esse resultado tanto dos anos iniciais do ensino e também do fundamental 2 .cada dia é possível ver a falta de gestão .

    ResponderExcluir
  2. Essa é a educação padrão PT. Afinal para o PT o presidente pode até ser analfabeto

    ResponderExcluir
  3. Cara muito distante do assunto abordado.

    ResponderExcluir
  4. EstUdo e trabalho p eles como menor aprendiz, e não esse mundo de ALICE, que esse povo traz, eles é que ganhão c isto, CASA, COMIDA , ROUPA LAVADA E MUITO DINH. DE INCENTIVOS, ACORDA ALICE!!!!

    ResponderExcluir