sábado, 18 de agosto de 2018

Eleição no Rio Grande do Norte pode eleger senadora, do PT, para governar Estado nos próximos quatro anos


Por Emanuel Neri
Junto com a eleição para presidente da República, marcada para o próximo dia 7 de outubro, também haverá a escolha de governadores, senadores (duas vagas por cada Estado), além de mandatos de deputados federais e estaduais.
E aqui no Rio Grande do Norte, nosso Estado, como está a situação desta eleição? Quem são os candidatos a governador e senador com mais chance de se eleger?
Pelo que indicam as pesquisas até agora, o Rio Grande do Norte tem muita chance de eleger mais uma mulher para governar o Estado. E desta vez é a senadora Fátima Bezerra (foto), do PT, que aparece com larga vantagem sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.
O atual governador, Robinson Faria, que concorre à reeleição, vem m terceiro lugar. Os demais concorrentes são a chamada miudeza de sempre  - e não chegam nem perto dos três primeiros colocados – Fátima, distanciada em primeiro, Carlos Eduardo, em segundo lugar,  e Robinson Faria, em terceiro.
Mas a distância de Fátima Bezerra para os demais candidatos é bem razoável. A última pesquisa Ibope/Intertv, divulgada na sexta (17/8), aponta 19 pontos de diferença entre a candidata do PT e Carlos Eduardo, do PDT. Fátima tem 34% de intenções de votos. Carlos Eduardo tem 15% e Robinson (PSD), 8%.
O Rio Grande do Norte já elegeu duas mulheres para o cargo de governadora. A primeira foi Wilma de Faria, que se elegeu em 2002. Em 2010, elegeu Rosalba Ciarlini, atual prefeita de Mossoró. Embora também seja mulher, o perfil de Fátima Bezerra não guarda nenhuma semelhança com Wilma e Rosalba.
Primeiro é o fato de Fátima, ao contrário das duas outras governadoras,não ser ligada a nenhuma família política do Rio Grande do Norte, as chamadas “oligarquias potiguares”. Professora, Fátima sempre fez política independente e sempre pertenceu ao PT, partido que a levou ao Senado em 2014.
Antes de se eleger senadora, Fátima foi deputada federal. Como deputada e, depois, como senadora, se destacou na educação, em especial na expansão da rede de Institutos Federais no Estado, os IFRN. Antes, o RN tinha apenas duas escolas deste tipo - Natal e Mossoró. Hoje há IFRN nas principais cidades do Estado.
Seus principais concorrentes – Carlos Eduardo e Robinson Faria – enfrentam sérias dificuldades na campanha. O primeiro carrega o sobrenome “Alves”, uma das oligarquias que já governaram o RN várias vezes. Robinson está muito desgastado como governador. Sua rejeição chega a atingir 81% do eleitorado.
A senadora Fátima também carrega a seu favor a enorme popularidade do ex-presidente Lula no Rio Grande do Norte. Segundo pesquisas para presidente, no Estado, Lula tem quase 60% da preferência do eleitorado, cerca de 40 pontos acima do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem em torno de 15% de intenção de voto.
Se não houver mudanças bruscas até a eleição – e faltam menos de dois meses para o pleito– Fátima deve ser a mais votada na eleição de 7 de outubro. Se houver segundo turno, ela deve disputar o governo com o segundo colocado na disputa, talvez o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.
Para o Senado, o candidato preferido do eleitorado, segundo a última pesquisa Ibope/Intertv, é o capitão Styvenson (Rede), com 23% de intenção de votos, seguido do atual senador Garibaldi Alves (MDB), com 21%. Atrás deles vêm o ex-governador Geraldo Melo, com 14%, e a deputada Zenaide Maia (12%).
A eleição de deputados federal e estadual é mais difusa, já que há centenas de candidatos. Alguns nomes com maior chance de eleição federal:  Walter Alves (MDB), Fábio Faria (PSD), Mineiro (PT), Rafael Mota (PSB), Rogério Marinho (PSDB), Beto Rosado (PP)  e Natália Benevides (PT). Mas pode haver surpresas.
Você, que é do Rio Grande do Norte, fique atento para esta eleição no Estado – de governador, senador e deputados (federal e estadual). Dependendo da sua escolha, o RN pode melhorar os enormes problemas – econômicos e de segurança pública – que enfrenta atualmente.
Em quem você pretende votar na eleição de outubro para governar o Rio Grande do Norte e representar nosso Estado no Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa? Manifeste-se aqui.
Abaixo, links de vários veículos de mídia sobre a eleição no Rio Grande do Norte, inclusive as últimas pesquisas.

8 comentários:

  1. Sei que em questão de educação Fátima será uma boa governante mas no momento o RN pede por mais segurança e isso eu não sei se ela vai saber agir. Todos nós temos que ter segurança por que tem morrido muita gente inocente e não temos mais sossego em sair para ir a escola ao trabalho estamos cercados de bandidos. Moro em Natal e aqui a coisa está um absurdo. Gostaria muito que o próximo governador fosse um grande governante no setor segurança principalmente. Precisamos de paz .

    ResponderExcluir
  2. Por favor não votem em Robinson Faria. Por que esse cidadão destruiu nossa segurança. Infelizmente não temos mais sossego em sair de casa. Digam NÃO ao governador da insegurança. Sabemos que o prefeito Renato está apoiando Robinson Faria mas não votem nesee homem que foi o pior governador do estado do RN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O avanço da violência em nosso Estado é reflexo do crescimento do crime organizado em todo o país. Nos últimos anos, principalmente nos governos do PT, a segurança pública assistiu passivamente ao domínio das facções criminosas, antes restritas às periferias e presídios, mas que agora atingem toda a sociedade. O governo do RN fez sua parte, mas infelizmente nosso Estado depende muito das transferências de verba do governo federal. Quanto ao nosso município, não podemos esquecer que houve aplicação no quadro de policiais lotados, claro que isso não é o bastante, mas já é um bom começo. Finalmente, a maior obra de toda a história de São Miguel do Gostoso está sendo tocada pelo atual governo do RN, que é o saneamento de 100% do município, isso refletirá diretamente na qualidade de vida de todos nós. Com um investimento de cerca de 25 milhões, a obra garantiu emprego e renda a diversas famílias.

      Excluir
  3. Hj converndo com uma senhora do grupo de idosos mais conhecido como o grupo da melhor idade soube que eles estão abandonados.segundo a senhora não tem mais ninguém que cuide deles. Tiraram o Tiquinho depois tiraram a Dida e hj não tem ninguém para cuidar nem orientar esses idosos. As informações são qye lá existe uma pessoa que não tem nenhuma condição de cuidar desse grupo e qye por ser parente do prefeito sente que pode falar como quiser com esses idosos que merecem o nosso total respeito. Entendo que a senhora GEOVANA atual secretária de ação social mesmo não tendo nenhuma noção do que é ser um serviço social deve olhar para esse grupo com mais atenção e carinho e colocar uma pessoa capacitada para cuidar desee grupo que está já com saúde debilitada mas que ainda tem vontade de ir para o centro de múltiplo uso dançar conversar com amigos de longa data. Além disso as músicas que estão sendo tocadas para que eles possam dançar são músicas imorais deixando as senhoras com vergonha pois trata-se de músicas modernas onde a maioria das músicas falam de coisas que não tem nenhuma condição de uma pessoa idosa ouvir .gostaria de pedir a senhora GEOVANA que cuidasse melhor desse grupo pois o estatuto do idoso deve ser respeitado.e se ela ainda não teve tempo de ler para conhecer as leis e direitos que esses idosos tem procure ler para que possa fazer um trabalho melhor pra eles .e avise pra essa moça que ela não tem o direito de tratar mal nenhum idoso só por ser prima do prefeito. Qye acima de tudo veja a idade de cada um deles e faça o favor de ser gentil .pois eles merecem ser respeitados e tratados com amor carinho e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vdd por que tiraram Tiquinho que tinha o maior carinho com os idosos e tiraram Dida .agora colocaram uma criatura sem simpatia e muito grossa coitado do nossos idosos

      Excluir
  4. Com todo respeito eu e toda minha família não vamos votar na Fátima porque discordamos de sua ideologia política mas queremos o melhor para o nosso Brasil

    ResponderExcluir
  5. vou votar em que LULA INDICAR

    ResponderExcluir
  6. O PT precisar sumir e natal não merece é candidata Fátima .Carlos Eduardo e é o mais indicado

    ResponderExcluir