domingo, 5 de agosto de 2018

A dois meses da eleição presidencial, muitas dúvidas sobre o futuro do Brasil. Em quem você vai votar?


Por Emanuel Neri
A exatos dois meses da eleição em primeiro turno para presidente do Brasil, é grande a confusão na cabeça do eleitor sobre em quem, de fato, deve votar.
E isso está ocorrendo devido à grande incerteza em torno da eleição de 2018.
Querem um exemplo? O líder absoluto de todas as pesquisas, com mais de 30% de preferência do eleitor, está preso. O ex-presidente Lula (PT) mantém, com mais do dobro dos demais candidatos, a preferência do eleitorado brasileiro. Lula lidera a eleição em quase todos os Estados, em especial no Nordeste.
Isso significa que, se a Justiça permitisse a candidatura de Lula, provavelmente ele se elegeria no primeiro turno. Mas aqui entra outra história. Dificilmente o Judiciário brasileiro vai permitir a manutenção do nome de Lula na urna. Alega que a Lei da Ficha Limpa impede sua candidatura.
Lula foi condenado com base em um processo cheio de falhas, contestado por juristas e personalidades nacionais e internacionais. Até agora, e isso é fato, não se apontou uma única prova sólida que justificasse a condenação e prisão do ex-presidente.
Grande parte da população não acredita nos fatos que levaram Lula à prisão – e por este motivo continua querendo que ele volte a governar o país. O fato é que, depois de mais de quatro meses preso em Curitiba, a confiança em Lula continua inabalável. E isso tem deixado oposição e mídia conservadora de cabelo em pé.
Independentemente da prisão de Lula, o PT manteve sua candidatura a presidente. Agora vai enfrentar batalha judicial para que o ex-presidente seja candidato. Mas a Justiça dificilmente vai aceitar. Lula deve ser considerado inelegível na reta final da campanha – e aí surgem mais dúvidas no quadro eleitoral.
Sem Lula, surge o bloco de segundo escalão, com vantagem para o candidato da extrema direita Jair Bolsonaro (PSL). Depois dele, aparecem Marina Silva (REDE), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). O resto dos candidatos integra um grupo dos miúdos, espécie de terceira ou quarta divisão do futebol.
Acontece que, na situação de Lula não poder ser candidato,há um fato que deve ser levado em consideração. O candidato indicado por Lula para substituí-lo terá, sem dúvidas, forca eleitoral. Ao que tudo indica este nome será o do jovem Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo.
As pesquisas eleitorais indicam que, caso não seja candidato, Lula terá condições de transferir boa parte de votos para o seu candidato. Se isso acontecer, há grande chance de o presidenciável do PT chegar ao segundo turno da eleição. A dúvida é saber quem será o outro concorrente para o segundo turno.
Bolsonaro, Marina, Ciro ou Alckmin? Dos quatro, Bolsonaro e Alckmin tem mais chances. Mesmo carregando o peso de ser contra negros, nordestinos, pobres, gays e mulheres, Bolsonaro conseguiu se consolidar numa faixa do eleitorado que pensa como ele. O outro candidato com chance é  o tucano Geraldo Alckmin.
Ex-governador de São Paulo, Alckmin é apoiado por ampla coligação de partidos, o chamado “Centrão”, bloco conservador, puxado pelo PSDB, responsável pelo “golpe parlamentar” que derrubou a presidenta Dilma Rousseff. Alckmin tem a grande vantagem de ter quase a metade do horário eleitoral de TV.
Diante desta confusão toda, há outro complicador: o enorme contingente eleitoral que não pretende votar em nenhum candidato. As pesquisas dizem que quase 50% dos eleitores está pessimista ou não tem interesse algum nas eleições de 2018. E isso é muito ruim para o futuro do Brasil.
Infelizmente, as incertezas em torno da eleição são uma das marcas da eleição deste ano. É provável que parte destas dúvidas, além do pessimismo e desencanto com a sucessão presidencial, se deva ao fato de o candidato preferido do eleitorado, o ex-presidente Lula, estar preso e não poder disputar a eleição.
Agora é esperar os próximos dois meses, até o dia 7 de outubro, quando a eleição presidencial em primeiro turno será realizada.
E ver quais os sinais que vão sair das urnas para definir o rumo do Brasil nos próximos anos.

18 comentários:

  1. Textinho petista nojento mentiroso e cara de pau. Bolsonaro está na frente de Lula e quem ele indicar. Parem de mentir petistas!

    ResponderExcluir
  2. Estão falando por aí que estão querendo adotar o Gaspar dono da empresa que está fazendo o saneamento básico de Gostoso como cidadão Gostosense .acho isso uma falta de respeito com o nosso povo .por que primeiro esse saneamento é um direito nosso tudo isso é pago com nosso dinheiro através dos impostos que pagamos todo dia .segundo; isso é obrigação do governante. E não vejo nenhum motivo pra lançarem o Gaspar que não fez essa obra de graça ser escolhido cidadão gostosense. Na minha opinião cidadão de bem são: os pescadores que acordam as 3 hs da manhã nesse frio e vão para o mar pegar os sustento da família também o agricultor que enfrenta o sol e espera pela chuva para ver o que plantou brotar para poder dar de comer a sua família. Os garis que de forma desumana recolhe todo o lixo de forma precária e improvisada em cima de um trator ou caminhão sem nenhuma condição de higiene onde se misturam ao lixo doméstico. Também podemos destacar dona Isabel Neri que teve uma grande idéia de construir um templo em sua cidade e que hj está abrigando os fiéis enquanto a igreja de São Miguel arcanjo será reconstruida. Ser cidadão é agir com suas próprias forças para ajudar o povo gostosense é mostrar que quer o bem do povo da comunidade sem interesse político e sim por gratidão por amor. Por isso não aceito bajulação de um cidadão que está ganhando rios de dinheiro por fazer um serviço de saneamento básico e esse cara ser cidadão gostosense. Isso pra mim é ridículo e anaceitável e fede a politicagem.vamos respeitar o pescador que tem seu corpo queimado do sol e de sal.o agricultor de rosto enrugado do sol.aos garis que tem a fedentina do líxo emoreguinada em suas mãos. A dona Isabel Neri que teve esse sonho de construir uma capela. Essas pessoas merecem ser cidadão gostosense por toda sua vida.

    ResponderExcluir
  3. E o que dizer de Fátima Bezerra ter recebido o título de cidadão Gostosense? O que danado ela fez pela cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ela não devia ter ganho esse título.

      Excluir
  4. Como está uma bagunça a educação do nosso município. Temos várias pessoas que nunca foram a uma faculdade dando aula na creche e nas escolas. Isso é uma falta de respeito com os nossos filhos. Gente complemente sem nenhum curso superior dando aula ou seja brincando de alfabetizar .que gestão é essa ?? Que secretário de educação é esse ??? Isso é crime senhor prefeito .

    ResponderExcluir
  5. O RN ganha mais uma titularidade: estado mais violento do Brasil. Isso se deu ao descontrole do atual governo Robinson Faria. Que não teve condições de acabar com a bandidagem. Varias pessoas inocentes são assaltadas e muitas vezes mortas por bandidos não temos mais sossego em lugar nenhum. Gostaria que as pessoas na hora de votar não votem nesse governador que destruiu nosso estado .vamos eleger outra pessoa que tenha compromisso com o povo do RN.

    ResponderExcluir
  6. Quem é o professor de educação física da escola zuza Torres? Parece que é um fantasma por que nunca está na escola dando aula nem no ginásio.pergunta pra senhora diretora Regia : quem é o professor de educação física do zuza ? Estou perguntando por que Meu filho estuda lá e me disee que esse professor é um turista que só vão na escola uma vez por mês.queria saber quem é esse indivíduo

    ResponderExcluir
  7. Quem é o professor de educação física da escola zuza Torres? Parece que é um fantasma por que nunca está na escola dando aula nem no ginásio.pergunta pra senhora diretora Regia : quem é o professor de educação física do zuza ? Estou perguntando por que Meu filho estuda lá e me disee que esse professor é um turista que só vai na escola uma vez por mês.queria saber quem é esse indivíduo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade aqui tem diretora passando a mão na cabeça de professores que só vão na escola quando bem quer .por isso acho que se não pode mais dar aula peça a aposentadoria ou seja prudente peça demissão o que não pode é ficar prejudincado os alunos. AQui tem 3 profissionais de educação física. Mas eu só vejo um trabalhar os outros faz de conta. Tá na hora do secretário de educação exigir mais desses professores do município. E os diretores das escolas abrir os olhos para ver quem realmente trabalha.

      Excluir
  8. Vou votar em Bolsonaro, porque é o único que pode mudar para melhor muitas coisas erradas que estão acontecendo em nosso país.

    ResponderExcluir
  9. Se esse professor fantasma não quer trabalhar pois dê o lugar para quem pode assumir por que aqui já temos outros formados em educação física e jovens que podem assumir o cargo. O que não pode é diretor colocar a mão na cabeça desse indivíduo que brinca de dar aula .prejudicando os alunos do Zuza.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber quando vamos poder fazer a ligação do saneamento básico?

    ResponderExcluir
  11. Comércio de Gostoso continua parado principalmente as lojas de roupas e acessórios. Muito difícil para os donos de lojas poderem pagar as contas de seus fornecedores.

    ResponderExcluir
  12. Em breve vamos receber visitas dos candidatos a eleição em nossas casas .vamos ficar de olho nesses políticos que só aparecem de 4 em 4 anos. Não vamos ser idiotas pra votar em quem mentiu e enganou nossa gente .não vamos votar em quem acabou com a segurança do RN. Não vamos votar em candidato que nunca fez nada por nosso município. Feche suas portas e digam não a quem enganou nossa família prometendo emprego só pra ganhar eleição. Vamos dar o troco.

    ResponderExcluir
  13. O comércio está ruim? Votou na Dilma e no Lula , agora aguenta

    ResponderExcluir
  14. VOU VOTAR NO BOLSONARO NÃO PORTQUE ELE VAI SER O SALVADOR DA PÁTRIA, MAS PORQUE OS OUTROS TODOS SÃO FARINHA DO MESMO SACO, PELO MENOS ELE TEM CORAGEM DE FAZER CERTAS MUDANÇAS, PORQUE SE FOR ESPERAR ISSO DOS OUTROS NADA VAI ACONTECER, PORQUE SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

    ResponderExcluir
  15. Gente espera ai votar nessa tau Fátima niguem merece o Brasil precisar mudar e o rn tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o RN presida mudar e Carlos Eduardo e o melhor ate agora

      Excluir