quinta-feira, 14 de junho de 2018

São Miguel do Gostoso se reúne com comando da PM e consegue ações para dar maior segurança à cidade


Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso deu um passo importante na tentativa de preparar a cidade para enfrentar a onda de criminalidade que ameaçava roubar a tranquilidade da população e do turismo local.
Nesta quarta-feira (13/6), reunião de autoridades do comando da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, na Câmara Municipal, definiu alguns pontos que poderão, a partir de agora, “blindar” e dar mais segurança para quem mora ou visita a cidade. A reunião foi coordenada pelo Conselho de Segurança da cidade, presidido por Francisca Pinheiro (Nenê de Lala).
A seguir, alguns pontos definidos nesta reunião:
1)São Miguel do Gostoso vai ser integrada ao Ciosp, sistema de câmeras que monitoram e ajudam a esclarecer ações criminais, inclusive com identificação de seus autores. Todas as câmeras da cidade – de pousadas, restaurantes e residências – serão interligadas ao sistema Ciosp, com central em Natal,acompanhado 24 horas por dia por policiais (foto acima). Câmeras em setores públicos e empresarias de Natal já são integradas a este sistema.
2)O Ciosp terá uma central em São Miguel do Gostoso, que funcionará em prédio cedido pela Prefeitura e terá acompanhamento de funcionários municipais. O sistema funcionará integrado com a central do Ciosp, em Natal. Qualquer movimentação estranha detectada por estas câmeras será imediatamente informada à polícia para que sejam adotadas providencias.
3)Nesta mesma central do Ciosp de São Miguel do Gostoso, na avenida dos Arrecifes, próximo à entrada da praia da Xepa, funcionará o atendimento de denúncias pelo telefone 190. Qualquer cidadão pode ligar para este número e fazer denúncias para que a polícia se desloque para o local da ocorrência. O mesmo número também serve para denúncias anônimas que possam auxiliar a polícia na investigação de crimes. O autor da denúncia não é identificado.
4)A Polícia Civil vai aumentar os dias para que cidadãos de São Miguel do Gostoso possam fazer Boletins de Ocorrências (BOs) sobre fatos criminais. Até agora, um agente da Polícia Civil atende na cidade, às terças e quintas, todas as semanas. A partir de agora, este serviço também deve ser prestado às segundas, pela manhã. É importante que a população faça estes registros  para que a polícia faça investigações para prender responsáveis por crimes.
5)O destacamento da PM em São Miguel do Gostoso receberá rádios digitais para se comunicar com o comando do policiamento de cidades próximas, como Touros e João Câmara, em caso de pedidos de reforço policial e de informações sobre ocorrências criminais na cidade. Até agora, esta comunicação era feita por celulares, que só funcionam em áreas em que há sinais de telefonia móvel. Com rádios, este comunicação passa a ser imediata.
6)Reforço de mais três policiais por dia para o efetivo de São Miguel do Gostoso. Os três novos policiais se juntarão aos 11 que já fazem parte do destacamento local. Os novos policiais estão dando plantão, todas os dias, na praia do Tourinhos, onde tem havido ocorrências criminais, inclusive assalto à mão armada. Estes policiais ficam em Tourinhos até o final da tarde, quando é grande o número de turistas que vai àquela praia para ver o pôr do sol.
Todas estas melhorias no esquema de segurança haviam sido prometidas há uma semana, em reunião do prefeito Renato de Doquinha, acompanhado do Conselho de Segurança e de diretores da AEGostoso, com o comando da Secretaria de Segurança do RN, em Natal. De todas as promessas feitas naquele dia, a única não cumprida foi a vinda de um oficial para comandar o policiamento da cidade.
O destacamento policial de São Miguel do Gostoso é comandado pelo sargento Lamberto. Mas a própria cúpula da PM havia prometido trazer um oficial (falou até em um capitão que está atualmente em João Câmara) para comandar o policiamento local. O coronel Arcanjo, um dos comandantes da PM, prometeu um policial de maior graduação(tenente ou capitão) para dirigir o policiamento da cidade. Mas esta promessa infelizmente não foi cumprida.
Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala, que preside o Conselho de Segurança da cidade, e Virna Vianello, presidente da AEGostoso, prometem reforçar o pedido ao comando da PM e à Secretaria de Segurança para que um oficial,  como foi prometido, seja indicado para dirigir o policiamento local.
Na próxima terça-feira (dia 19), o comando da PM voltará a São Miguel do Gostoso, para dar início às melhorias prometidas, entre elas a integração de câmeras ao Ciosp e a implantação de rádios digitais, para viabilizar maior segurança na cidade. A reunião está marcada para 9h, na Câmara Municipal.  
É muito importante que a população local, junto com empresários do turismo, participem desta reunião para reforçar o pedido por maior segurança para São Miguel do Gostoso. Somente a mobilização da comunidade local será capaz de comprometer as autoridades do RN para dotar a cidade com esquema de segurança mais eficiente.

24 comentários:

  1. Essa história está parecendo história de Trancoso kkkk só acredito que isso vai funcionar quando eu vi. Por que de promessas o céu tá cheio .

    ResponderExcluir
  2. Já estive em várias reuniões aqui em Gostoso mas não vejo muita resolução o que eu tenho visto é muita conversa e pouca ação .vejo que tem muita gente já se aproveitando pra ser candidato e vejo também que está faltando serenidade e compromisso. Tudo ainda muito solto .

    ResponderExcluir
  3. Gostoso foi uma cidade muito boa de morar cheguei aqui a 20 anos atrás era um paraíso não exista roubos e nem assaltos agente dormia com muita tranquilidade. Claro que ainda não está tão perigoso como nas cidades grandes mas se não tiver uma ação rápida vamos viver em um lugar de muita insegurança e vamos ter nosso turismo prejudicado. Já estamos com problemas na saúde por que não vejo nenhuma ação por parte da secretária de saúde em fazer mutirao em combate a dengue enfim não vejo essa pessoa que substitui o verdadeiro secretário de saúde fazer nada para melhorar a saúde são Miguel do Gostoso nem mesmo a divulgação da vacina contra a gripe foi anunciada como vejo em outras cidades. Eu hj sou aposentada e trabalhei por 35 anos em um município do interior do Rio Grande do Sul e nos últimos anos era feito um trabalho intenso com planfeitos, carros de som e palestras nas escolas e nas repartições públicas para combater o mosquito da dengue. Agente nem deixava que houvese uma epidemia era necessário agir antes que isso acontecesse e lhe digo nunca tivemos nenhum caso grave da doença e sim poucos casos .aqui não vejo movimento nenhum tudo muito parado parece que nem temos secretária de saúde. Acho que deve sim haver uma mobilização para que os casos de dengue não aumentem.por que todos nós sabemos que dengue pode matar .então senhora secretária de saúde faça alguma coisa para acabar com a dengue aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
  4. Desejo que esse programa dê certo por que estamos precisando de segurança.

    ResponderExcluir
  5. Bem verdade o que a leitora acima falou sobre a saúde. Lembro que na gestão passada quando Teresa Neri era secretária de saúde a coisa funcionava agente tinha mutirao e muita ação no combate à todas as doenças mas não vejo essa tal Gabriela Mafra fazer nada para melhorar a saúde de sao miguel do Gostoso. Acredito que é pela falta de compromisso com as pessoas da cidade e do município. Também está faltando compromisso da secretária de turismo estamos vivendo dias difíceis aqui em São Miguel do Gostoso. Acho que já está na hora do prefeito mudar o secretariado.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma semana os alunos da creche saem cedo por falta de merenda. Gostaria de saber onde está o dinheiro da merenda escolar? Que destino o secretário de educação está dando ao dinheiro da merenda.?nossos filhos tem direito de ter comida na escola e na creche .e esse secretário que não tem compromisso com o povo de Gostoso. Vamos continuar combrando a merenda das crianças da creche

    ResponderExcluir
  7. Reunião sobre a segurança já foi cancelada? Por isso que não acredito nessa gestão por que ja estao fugindo da responsabilidade esse povo que está no poder só tem bla bla bla .são um bando de gente sem noção de administração. Não tem compromisso com ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto o Nivaldo Batista for o secretário de educação não teremos merenda nas escolas nem nas creches acho que esse indivíduo ainda não sabe que merenda é um direito do aluno e que não pode faltar .gostaria de saber onde está sendo usado o repasse da merenda escolar que vem todos os meses. A câmara dos vereadores já fez essa pergunta pra ele mas até o momento ele não deu nenhuma resposta. Só lembrando que não disponibilizar merenda escolar é crime .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Sr Emanoel gostaria se possível q vc faça uma matéria sobre o absurdo q e o auto salário de um tratorista de SMG e não é polemizar pois está visivvi no portal da transparência, pena q todos não tenham o abto de fiscalizar mas está lá alguns meses maior q 9 mil reais isso é muito maior q o salário de vice prefeito, vereadores ou secretários, aí eu pergunto como pode isso? (Espero que publiquei OBG!)

    ResponderExcluir
  10. Passo todos os dias na entrada da cidade e a cada dia vejo que está muito abandonada até as plantas que plantaram Para melhorar a visão da entrada não estão evoluindo vi que estão mortas e algumas sem crescimento .aqueke projeto que teve a participação de Fafa e de várias pessoas que estavam interessados na beleza da entrada da cidade foi derrubado por falta de compromisso do prefeito que ficou de manter as plantas porém o que eu vejo é muito mato cobrindo as plantas que ainda restam .isso é falta de respeito com a natureza e com as pessoas que ficaram o dia todo trabalhando naquele projeto. Mas eu já sabia que não iria dar certo assim como o projeto da segurança pública também não vai dar certo por que temos um péssimo gestor em nosso município.

    ResponderExcluir
  11. Nivaldo Batista: cadê a merenda dos nossos alunos?

    ResponderExcluir
  12. Praia da xepa está enfrentando muitos problemas tanto pra quem mora na região como pra quem tem comércio. Isso é só o começo dos problemas que ainda irão surgir depois das obras de saneamento. Todos nós sabemos que esua obra está sendo mal feita e por causa disso aquela praia terá muitos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e as festas que rola de tudo p completar!!!

      Excluir
  13. Prefeito limpe o mato da entrada da cidade Pra dar uma boa impressão a quem Chega na cidade.

    ResponderExcluir
  14. Falando em turismo porque sera que nem a prefeitura nem aegostoso dão um geito de concerta o portico da entrada, pois parece mais uma cidade abandonada do que uma cidade turisca. Os emoresarios so pensam em ganhar dinheiro e prefeito em farriar e nós levar ferro.

    ResponderExcluir
  15. Descaso com os comerciantes e moradores da praia da xepa. Todos muitos prejudicados com a obra de saneamento e prefeitura não faz nada para amenizar o problema. Vamos ver se alguém da prefeitura tais como o secretário de obras secretária de turismo e o próprio prefeito Renato tem alguma solução para o problema que está acontecendo lá na xepa

    ResponderExcluir
  16. espero que sirva para xêpa e botem cameras nela, tá demais essa praça e um maconhão que funciona de faxada para (galera), a fumaça das drogas é pior que a da pizarria, Revitalizar xêpa, sem Maconhão.

    ResponderExcluir
  17. Praia da xepa virou ponto de fumar maconha crack e tudo que se imaginar. Não podemos nem passear durante a noite gostaria que a Polícia militar local fizesse um trabalho de ronda por lá e proibisse aqueles usuários de drogas a ficarem por ali

    ResponderExcluir
  18. Não me sai da cabeça o fato desse tratorista ganhar esse valor, que é pago por nós contribuintes e não podermos fazer nada, mesmo sabendo que isso é ilegal.

    ResponderExcluir
  19. É sr Rubens Eduardo e seu Renato so nós resta lher dizer que Deus está vendo tudo isso.

    ResponderExcluir
  20. Tratorista ganhando 9 mil reais kkkk só sendo em São Miguel do Gostoso. Aqui pode tudo kkkk até desviar dinheiro da merenda escolar. Povo de Gostoso aprendam a votar escolham melhor seus representantes. Esses que estão no poder não respeitam nem as crianças. Vamos dar o troco nas urnas não votem no candidato do prefeito.

    ResponderExcluir
  21. amigo na realidade ele é um laranjão, pois deram esse salario p ele só que na realidade recebe um mizero salario e a maior parte fica p ladrão maior que autorizou esse roubo dos cofres publicos e ninquem faz nada, tem muitos outros assim nessa prefeitura falida por tantos roubos!!!

    ResponderExcluir
  22. Estou impressionada com os comentários que li sobre a cidade. Eu e minha família estávamos pensando seriamente em nós nós mudarmos para lá, pensando no clima e na tranquilidade do lugar. Vejo que não é bem assim. Alguém poderia me indicar alguma cidade com praia que tenha segurança e condições adequadas para criar filhos pequenos? Moramos no RS e meus filhos e eu sofremos de problemas respiratórios por causa do clima frio. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  23. Houve alguma melhora desde então?

    ResponderExcluir