sábado, 30 de junho de 2018

Saneamento é conquista para saúde da população de São Miguel do Gostoso. Iauguração será dia 5 de julho


Por Emanuel Neri
Imagine uma cidade saneada e com praticamente todo o seu sistema de esgoto tratado. É assim que São Miguel do Gostoso estará até o final deste ano, com a interligação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
No próximo dia 5 de julho, às 15h, o governador do RN, Robinson Farias, vai inaugurar esta grande obra que fará com que São Miguel do Gostoso seja uma das poucas cidades do Nordeste e do Rio Grande do Norte inteiramente saneadas.  Financiada pelo Banco Mundial, a obra levou um ano para ser concluída.
Importante dizer que o projeto de saneamento de São Miguel do Gostoso foi aprovado na gestão da ex-prefeita Fátima Dantas, que estruturou as condições para que o Banco Mundial financiasse a obra. O governo do Estado cuidou da execução da obra, junto com a administração do prefeito Renato de Doquinha.
A inauguração da obra de saneamento será na Estação de Tratamento de Esgoto, uma área de cinco hectares (50 mil metros quadrados) que fazia parte da Fazenda Ana Maria, próximo ao centro urbano da cidade. Este trecho da fazenda pertencia à família Neri, que negociou a área com a Prefeitura.
Esta estação de tratamento é formada por quatro lagoas que receberão o esgoto, já tratado, que vem de toda a cidade. Estas lagoas terão capacidade para armazenar até 24 mil metros cúbicos de água, com vazão máxima de 26 litros por segundo. Tratada, esta água pode ser usada em irrigação agrícola.
O saneamento de uma cidade é fundamental para o bem estar e a saúde da população. No Nordeste, há muito poucas cidades saneadas. Junto com São Miguel do Gostoso, a cidade de Cerro Corá também foi contemplada com saneamento pelo Banco Mundial. Natal também realiza obras de saneamento.
A obra de saneamento causou inúmeros transtornos na cidade. O maior deles foi na praia  da Xepa (foto), onde há uma das quatro estações elevatórias da cidade – há outras duas no Santo Cristo outra próxima à rua dos Dourados. Estas estações receberão o esgoto e o direcionará para a Estação de Tratamento.
Apesar dos transtornos, a população de São Miguel do Gostoso tem mais é que festejar esta grande conquista. A construtora A Gaspar, responsável pela obra, acredita que até o final do ano toda o sistema coletor terá capacidade de completar a interligação com a rede de esgotos dos 1.700 domicilio atendidos.
Cada domicílio da cidade – incluindo residências, comércio e rede hoteleira - conta com uma caixinha que deve, a partir de agora, interligar seu esgoto  com a rede coletora, que passa em todas as ruas da cidade. Para executar este serviço, o dono do estabelecimento deve pedir orientação à Prefeitura.
A rede de saneamento de São Miguel do Gostoso deve ser administrada pela Caern, estatal que trata do abastecimento de água do RN. Mas, até agora, a Prefeitura não concluiu o trâmite do contrato que deve ser feito com a Caern, inclusive sua aprovação pela Câmara Municipal. Nada disso ainda foi feito.
Sem isso, é provável que o governo estadual contrate alguma empresa – que pode ser a própria A. Gaspar – para administrar o saneamento da cidade até enquanto não for firmado contrato com a Caern. Esta empresa, junto com a Prefeitura, orientará a interligação dos domicílios à rede coletora.
A obra de saneamento chegou a trabalhar com até 250 homens por dia – atualmente há 80 homens trabalhando, concentrados em sua maioria na conclusão da estação elevatória da rua da Xepa. Há 31 km de rede coletora nas ruas da cidade, com canos que vão de 150 mm a até 250 mm de diâmetro.
Nem todas as residências da cidade estão interligadas à rede de esgoto. Algumas, muito poucas, não foram ligadas devido à dificuldade de acesso aos domicílios. Também há casas construídas, mais recentemente, fora da área prevista  no contrato original da obra de esgotamento sanitário da cidade.
É muito importante esta rede de saneamento para São Miguel do Gostoso. A partir de agora, o padrão sanitário da cidade vai mudar. A população deve  faxer, a partir de agora, a interligação de suas redes de esgoto com a rede coletora que passa próxima às residências e estabelecimentos comerciais.
Para maiores informações, procure a Prefeitura. O sistema de esgotamento sanitário só se completa quando todo o esgoto domicilar e comercial da cidade estiver integralmente conectado à rede coletora do sistema de saneamento local.

17 comentários:

  1. Todo cidadão sabe que temos direito a saúde, educação,segurança e saneamento básico que está dentro do requisito saúde portanto não vejo nenhuma ação grandiosa por parte do governador nem do prefeito por que isso é um direito nosso e uma obrigação de todo gestor cabe agora saber se vai dar certo e se todos os moradores terão condições financeiras de fazer o serviço de ligação externa .faltou vc acrescentar em seu texto que essa obra será paga na nossa conta de água. Por que aqui nada é de graça. Aproveitando a oportunidade gostaria de lembrar ao secretário de educação Nivaldo Batista que por favor compre a merenda pra nossos alunos. Em breve as aulas vão começar.

    ResponderExcluir
  2. obra eleitoreira e vai ser inaugurada nas coxas sem ter sido concluida,o termino só se Robson se reeleger(não vai).cadê Xêpa com praça,calçadas e rua linda, nunca!!!

    ResponderExcluir
  3. faltando ruas que não foi feita ainda.E já vai inaugurar?

    ResponderExcluir
  4. Inauguração sem concluir a obra ? Onde está o fim da obra? Que politicagem barata é essa ? Acho que todos que tem vergonha na cara não devem participar dessa farsa. Esse tal de Robinson Faria vem aqui atrás de voto mas o povo não é besta pra votar em um cidadão que acabou com a segurança, saúde e educação do nosso estado. Vamos fazer um boicote ninguém vai a inauguração. Que vá só os babão do prefeito

    ResponderExcluir
  5. Como pode inaugurar uma obra que não está concluída que falta de respeito com o povo de Gostoso senhor governador e senhor prefeito?acha que o povo que é besta pra não entender que isso é pra querer voto? Só lembrando ao governador que ele não vai conseguir ser reeleito pela falta de segurança que ele deixou o RN .Robinson Faria nunca mais.

    ResponderExcluir
  6. Governador vai inaugurar o quê?

    ResponderExcluir
  7. Quando não se faz nada tudo bem, agora ainda tem pessoas revoltadas colocando defeito em qualquer coisa, o importante é que nossa cidade está toda saneada, e olha que saneamento básico é a obra mais importante para uma cidade, não estou aqui para puxar o saco de ninguém, mas dou os meus parabéns ao Prefeito Renato que conseguiu esta obra tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade, pois saneamento básico em uma cidade significa melhor qualidade de vida para todos nós, coisa rara de se conseguir em nosso país, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que essa obra de saneamento não é de Renato é da ex prefeita Fafa.

      Excluir
    2. Obra é de Fafa. Ela quem conseguiu o saneamento básico para Gostoso. Renato só pegou carona.

      Excluir
  8. Conheci um cidadão que tinha um grande sonho; de ser secretário de educação esse indivíduo está tendo a essa oportunidade mas infelizmente não está sabendo ser .tem feito muitas coisas que deixa a desejar no primeiro momento se sentiu o todo poderoso depois não conseguiu ser um secretário ele só consegue fazer besteiras .e Uma das piores coisas é deixar faltar a merenda escolar.

    ResponderExcluir
  9. Viva ao povo de exuqueimado qye em protesto não receberam o governador. Parabéns a esse povo que não teve medo de mostrar a insatisfação que tem como o governo da insegurança, dos salários atrasados da falta de saúde e educação. Pena que o povo de Gostoso nao tenha tido essa coragem.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que a prefeitura fizesse poda nas árvores da rua das ostras. Temos um lindo canteiro central com várias árvores que estão precisando serem podadas .

    ResponderExcluir
  11. Quando chove na rua das ostras é possível encontrar lagoas enormes na entrada e também na frente da creche do lado oposto. Esse problema já existe a alguns anos e até agora nada foi feito para melhorar essa situação. Já tem pessoas que fazem a contra mão para não passarem dentro da lagoa. Peço as autoridades locais que são responsáveis pelo setor de obras para resolver essa situação. Antes tinha umas galerias mas infelizmente um comerciante local quebrou a tampa da galeria com um caminhão de cimento e nunca mandou concertar .mas como as lagoas não prejudica esse comerciante ele tá pouco se incomodando. Varias pessoas que circulam na rua das ostras estão sendo prejudicadas por essas lagoas .

    ResponderExcluir
  12. Ao colega acima, quem coseguiu o recurso para o saneamento da nossa cidade foi a prefeita FAFA esse prefeito so deu a sorte dos recursos chegarem no mandato dele mais ta tão sem moral que nem o nome dele veio na placa de inauguração.

    ResponderExcluir
  13. Muito bem lembrado que a obra de saneamento não é de Renato e sim de Fafa

    ResponderExcluir
  14. inauguração do que sem noção, babão. nome em placa deixa de ser pobre de tudo!!!vê o estado dessa cidade graça a todos eles!!

    ResponderExcluir
  15. foi feito merda, juntaram as tralhas e sumiram. ficou literalmente a merda para cidade e ai babão!!!

    ResponderExcluir