terça-feira, 1 de maio de 2018

Trânsito é cada vez maior nas praias de São Miguel do Gostoso. Risco para pessoas, meio ambiente e turismo



Por Emanuel Neri
Em 1981, o escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez (1927-2014) escreveu um livro magistral.  “Crônica de Uma Morte Anunciada” falava de uma morte que todo mundo sabia que ia acontecer – e que aconteceu. No ano seguinte, Garcia Marques ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra.
A referência aqui ao livro “Crônica de Uma Morte Anunciada” é apenas uma analogia ao total descaso do trânsito cada vez maior e mais perigoso nas praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Mais cedo ou mais tarde, como já aconteceu em praias vizinhas, como Galinhos e Caiçara, acidentes graves, com mortes, podem também ocorrer nas praias da cidade.
Faz tempo que este blog – e boa parte da população local se manifesta aqui e em outras redes sociais – contra a selvageria do trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso (foto acima). Além do risco de acidentes com humanos, há enormes danos à flora e fauna da região, em especial aos ninhos de tartarugas marinhas.
No último domingo (29/4), o autor deste blog estava com sua mãe na praia, uma senhora de quase 89 anos. O tempo todo tivemos que ficar atentos ao infernal trânsito de motos, caminhonetes, motos e quadriciclos que passavam por ali, sempre em alta velocidade, pondo em risco a vida de quem estava na praia.
Além dos risco aos moradores, o trânsito enlouquecido pode afastar os turistas de São Miguel do Gotoso. Ninguém mais fica tranquilo nas praias diante do formigueiro de veículos que passam por ali. E o pior é que muitos destes motoristas estão embriagados. Vejam relato de uma proprietária de pousada, publicado no whatasapp da AEGostoso.
“Bom dia. Acabo de receber uma queixa de um hóspede, entre outros, a respeito do trânsito de veículos na praia, sejam quadriciclos, buggys, motos e caminhonetes. Enfim, devemos ter uma olhar de atenção para isso, pois este turista disse que não voltará a São Miguel do Gostoso”, escreveu neta terça (1/4).
“Pois ele (o turista) não se sentiu seguro em estar com sua família na praia, já que tinha que ficar sempre atento aos veículos que trafegavam em alta velocidade. É isto que queremos para a nossa cidade – este trânsito de veículos nas praias, principalmente em áreas urbanas”, afirmou a senhora.
Os responsáveis pelo trânsito selvagem nas praias de São Miguel do Gostoso se deve a vários fatores. Um deles é a falta de educação dos motoristas, que insistem em desrespeitar as placas que alertam para a proibição do tráfego na praia. Mas a culpa também recai muito sobre o prefeito Renato de Doquinha.
Desde o início da atual administração, em janeiro de 2017, a Prefeitura, de forma irresponsável,retirou todos os bloqueios, que vinha de gestões anteriores,e que impediam o acesso de veículos da cidade para a praia – e também o inverso, dificultado o acesso à cidade de carros que chegavam à cidade pela praia.
Quem passa pelas praias da cidade, especialmente em finais de semana e feriados, percebe que São Miguel do Gostoso é uma cidade sem lei. Pessoas e animais que estão nas praias correm permanentemente o risco de serem atropelados . E fauna e flora sofrem acelerado processo de deterioração.
Tudo isso vem assustando a população e preocupando turistas que vêm à cidade para usufruírem de sua tranquilidade. Neste final de semana, a polícia informou ter presenciado uma caminhonete, com placa de Pernambuco, sendo dirigido na praia por uma criança de 9 anos. É ou não gravíssimo o risco de acidente com uma criança dirigindo carros na beira da praia?
Este problema tem preocupado a todos que querem o bem de São Miguel do Gostoso.
No dia 9 de abril, o Conselho da Cidade se reuniu e sua principal preocupação foi com o trânsito na praia. O Conselho chamou de “grave situação do impacto ambiental do trânsito de veículos na orla do município,o  que tem agravado a devastação da vegetação nativa e ameaçadora a extinção do cordão dunar”.
O Conselho da Cidade aponta o desrespeito ao Código Florestal, ao Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e ao Código Brasileiro de Trânsito. Mas,  parece que tudo isso não sensibiliza o prefeito. Talvez ele só vá se mexer, a exemplo da praia de Galinhos, quando uma mulher foi destroçada sob as rodas de uma caminhonete.
Quando isso, infelizmente, acontecer, aí então a analogia do livro “Crônica de Uma Morte Anunciada” também se aplicará às belas praias de São Miguel do Gostoso. Se não forem tomadas providências urgentes, mortes também acontecerão aqui.
E o pior: estas mortes anunciadas levarão com elas todo o florescer do turismo de São Miguel do Gostoso.

25 comentários:

  1. Que pena né Emanuel a nossa linda praia está sendo invadida pelas motos , quadriciclos bugyy e carros traçados tirando o sossego de quem passeia pela praia. Mas como você mesmo escreve na reportagem a culpa é do prefeito que vc e sua família apoiou então amigo Agora aguente. Eu não votei nesse indivíduo por que eu sabia que ele acabaria com nossa cidade e é exatamente isso que está acontecendo hoje temos uma cidade sem leis onde temos som alto na praia durante toda noite sem permitir que os idosos durmam temos trânsito na praia tudo isso é a gestão qye sua grande família elegeu portanto agora vá lá na prefeitura e fale com o prefeito Renato e peça para ele resolver o problema .mas tenha cuidado leve um segurança por que o prefeito gosta de bater com a cabeça de quem reclama da gestão dele .fica a dica. Há eu sou contra ao trânsito na praia viu

    ResponderExcluir
  2. As pessoas fazem isso porque as quem deveria fiscalizar e ganha para isso não faz. Se for esperar por concientização e educação vão ficar esperando. Prefeitura vamos trabalhar porque o salário de vocês o povo trabalhador está pagando

    ResponderExcluir
  3. Se a prefeitura não combater o trânsito na praia esse problema não será resolvido.já faz muito tempo que as pessoas reclamam desse problema mas até agora não se faz nada .eu acho que a prefeitura não está nem um pouco preocupada com isso e também acho que a secretária de turismo nao tem trabalhado como trabalhou na gestão de Fafa .vejo que ela está mais apagada adora mídia a senhora Jane. Mas não está funcionando como na gestão passada .

    ResponderExcluir
  4. Se a prefeitura não tiver alguém que fiscalize o trânsito na praia não teremos como resolver o problema. Vamos continuar assim correndo o risco de sermos atropelado por esses motorista.e tudo vai depender da prefeitura se vai cumprir com a lei

    ResponderExcluir
  5. Mudando de assunto. Há muito tempo tenho ouvido falar qye o teto da igreja de São Miguel está preste a cair por ter muito cupim e várias infiltrações no gesso .gostaria de saber se isso é vdd por que com essas chuvas isso pode se complicar e haver um problema de desabamento e provocar um grande acidente. Inclusive com vítimas acho que o padre deve tomar providências para que nada aconteca aos fiéis.

    ResponderExcluir
  6. Muita gente fazendo a contagem regressiva para esse prefeito sair. O que a prefeitura cobrá de IPTU agora é outras coisa mais é de arrepiar. Sr Prefeito ainda é tempo de pelo ao menos deixar uma saudade

    ResponderExcluir
  7. Secretaria de educação junto a secretaria de justiça do RN dar curso aos professores do Ana Ribeiro .esse curso tinha como objetivo esclarecer algumas dúvidas que os professores tinham em relação aos direitos e deveres. Esse curso durou 2 dias a prefeitura forneceu transporte e a justiça deu lanche , almoço mas infelizmente alguns professores não deram o valor necessário para o curso pois alguns não compareceram ao evento no segundo dia. Parabéns aos que foram e finalizaram o curso e aos que não foram só tenho a lamentar.

    ResponderExcluir
  8. Vamos colaborar com a limpeza urbana para que possamos fazer a dengue não virar uma epidemia em nossa cidade. Limpem seus quintais suas casas e não deixe água parada tenham consciência de que lixo precisa ser jogado no lixo. Não acumulem lixo nos quintais nem nos terrenos baldios. Uma cidade limpa não terá epidemia de dengue .façam suas parte

    ResponderExcluir
  9. O comentário abaixo teve trechos excluídos por dizer que um garoto, que dirigia um trator pelas ruas da cidade com apenas 12 anos, era filho de uma determinada autoridade. Embora não desse o nome desta senhora, que ocupa um cargo público no município, este blog achou melhor excluir r=esta referência (cargo específico) do texto. Veja o comentário:

    "A cada dia agente se surpreende com a falta de responsabilidade do ser humano. Vi essa semana um garoto de 12 anos dirigindo um trator em plena ruas de Gostoso como pode uma criança dirigir uma máquina pesada em ruas onde existe pessoas;carros ? E o que me deixou mais indignado foi saber que essa criança é filho (cita o cargo ocupado pela mãe do garoto). E o pior é que ele estava sozinho no trator. Isso é um absurdo acho que a Polícia local deveria proibir. E cadê essa mãe que deveria não permitir uma coisa dessas: deixar o filho de 12 anos dirigindo um trator! Acabo de ter certeza que Gostoso é mesmo uma cidade sem lei , sem polícia sem gestão e sem responsabilidade. em Trânsito é cada vez maior nas praias de São Miguel do Gostoso. Risco para pessoas, meio ambiente e turismo

    ResponderExcluir
  10. Importante dizer que a nova diretoria da AEGostoso está preocupada com os problemas de São Miguel do Gostoso, entre os quais a questão do trânsito na praia. A AEGostoso se reuniu, na semana passada, com a presidente do Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso, Francisca Pinheiro (Nenê de Lala). Também estavam presentes os dois comandantes (Lambert e Assis) do policiamento da cidade. Várias questões foram discutidas. A polícia informou que conta agora com uma caminhonete tracionada e que, com este veículo, tem feito incursões às praias para punir irregularidades de motoristas na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Outra ação da polícia são realizações de blitz, na entrada e em alguns pontos estratégicos da cidade, para prevenir eventuais problema. Os policiais também informaram sobre outras atividades desenvolvidas para haver maior prevenção de eventuais práticas criminais. A AEGostoso vai participar da próxima reunião do Conselho de Segurança, que será realizada brevemente, provavelmente com a presença da secretária de Segurança do Rio Grande do Norte. A AEGostoso também vai pedir audiência ao prefeito Renato de Doquinha para apresentar a ele uma pauta de reivindicações para a melhoria da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitem essa reunião para proibir crianças dirigir motos por que aqui tem muitas crianças fazendo essa prática diariamente. Vamos pelo menos mostrar que aqui tem lei e que elas precisam ser respeitadaseu

      Excluir
  11. A culpa dessa crianças dirigirem são dos pais por que aqui é assim os filhos tem que aprenderem logo cedo a namorar, engravidar as filhas alheias e pilotar moto e carros sem ter 18 anos por que pra muitas mães ser filho macho é isso. Coisa de gente irresponsável por que não hora que acontece um acidente serão os pais que vão responder a esse acontecimento e quando o filho nasce são os avós que vão sustentar .essa é a realidade mas mesmo assim a ignorância é tão grande que eles aprovam essa atitude errada dos filhos

    ResponderExcluir
  12. Neste sábado (5/5), o destacamento da Polícia Militar de São Miguel do Gostoso, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, realizou blitz em pontos da cidade, incluindo as praias. No final da tarde, o comando da PM local divugulgou a seguinte nota:

    "POLICIA MILITAR DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO REALIZA BLITZ COM O APOIO DO COMANDO DE POLICIAMENTO RODOVIARIO ESTADUAL NO MUNICÍPIO.

    A Polícia Militar de São Miguel do Gostoso realizou uma blitz educativa e repressiva com o apoio do CPRE no município, nos períodos diurnos e vespertinos, onde tiveram vários veículos abordados e motos apreendidas.
    DADOS DA OPERAÇÃO
    - EFETIVOS EMPREGADOS
    VTR 9VIATURA0 SMG - 2025
    VTR DRE 101, 116 E 156 (TIPO BOIADEIRO)
    VEÍCULOS NOTIFICADOS E LIBERADOS; 11
    MOTOS RECOLHIDAS AO PÁTIO DO DETRAN-RN: 07
    CNH (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO); 01.
    Informamos que esta operação foi realizada conforme Legislação em vigor e às diretrizes do Comando do Município com o apoio do 1o DPRE/CPRE, tendo dado ênfase à fiscalização de motociclistas irregulares que perturbam o sossego alheio dos moradores de São Miguel do Gostoso.
    Lamberto Bacris (Sargento)CMT DPMSMG"

    A nota acima foi divulgada pelo sargento Lamberto, que comanda a PM de São Miguel do Gostoso.
    Mais informações apuradas por este blog. A operação foi realizada nas ruas e praias da cidade. Uma das motos apreendidas pela Polícia Rodoviária estava sendo dirigido, na praia da cidade, por um menor de idade. O veículo foi conduzido para o pátio do Detran-RN, em Natal, e só será liberado mediante pagamento de multas, segundo informações da Polícia Militar.

    ResponderExcluir
  13. Era pra ter toda semana pra acabar com essas motos com cano adulterados fazendo o maior barulho incomodando toda população. E tirar de circulação quem não tem condições de dirigir

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela blitz. É isso que queremos ver sempre.
    Luzinalda

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela blitz gostaria que fosse feita sempre isso iria inibir esses motorista irresponsáveis que dirigem bêbedo e esses motoqueiros barulhentos.

    ResponderExcluir
  16. Quando o carro da polícia rodoviária chega os motoqueiros se escondem vão por outras ruas fazem desvio e muitos ficam em casa infelizmente é assim. Mas se toda semana houvesse uma blitz surpresa já iria ajudar a mudar Essa realidade no trânsito de Gostoso.

    ResponderExcluir
  17. Seria muito bom se essa blitz acontecesse no dia de domingo na praia do tourinho com o carro da polícia descarequiterizado pra pegar a turma de surpresa.

    ResponderExcluir
  18. Por onde anda o carro do líxo que não passou no dia de hoje deixando as ruas com os tambores cheios e com muito mal cheiro e moscas .onde está a pessoa responsável pelo lixo? Em um período de muitas viroses não é permitido deixar o lixo tomar conta das ruas e avenidas de Gostoso isso não é aceitável.

    ResponderExcluir
  19. Já penso diferente, soube da blitz e avisei a muita gente que evitassem sair, afinal a pessoa ter o seu carrinho e sua moto para se deslocar atender as suas necessidades e serem pegos na minha opinião não gostaria.

    ResponderExcluir
  20. Quando se comorar um carro ou moto é preciso ter documentação em dia e carteira de motorista. Um motorista habilidade nunca terá seu carro levado pelo Detran se tudo estiver em ordem .porém a partir do momento que eu aviso a pessoas que está havendo blitz eu estou sendo cúmplice de um crime .as pessoas tem que se conscientizarem que pra dirigir é preciso ter habilitação para evitar acidentes. Sou totalmente a favor dessas blitz gostaria que acontecese toda semana. Parabéns a quem teve essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  21. Lembrando aos cargos comissionados da atual gestão que nenhum cargo é vitalício e com essa péssima gestão todos já sabem que só vai durar até o fim do mandato então aviso que deixem de ser tão orgulhosos sejam mais humildes tratem melhor as pessoas tirem o rei da barriga porque tudo acaba nada é pra sempre. Não precisam tratar mal o adversário por que o dia de amanhã não é nosso é de Deus e os humilhados serão exaltados. E os exaltados serão humildados .pensem nisso.

    ResponderExcluir
  22. Rei na barriga? Pois fiquem sabendo que quem paga o salários deles é o povo trabalhador. Até quando se compra meio quilo de café no mercado se paga imposto. Vamos se tocar

    ResponderExcluir
  23. Quero só saber quando vão proibir de vez o trânsito na praia.

    ResponderExcluir
  24. Quero saber como vamos ver nossos filhos aprenderem a ler e escrever saindo cedo todo dia da escola e da creche portanto falta de merenda.

    ResponderExcluir