quinta-feira, 12 de abril de 2018

Rally 1500 larga em São Miguel do Gostoso, mas velocidade e ruído de motores geram reclamação



Por Emanuel Neri
Foi uma noite de roncar de motores insuportáveis e veículos trafegando em alta velocidade pelas praias e ruas de São Miguel do Gostoso. Um tipo noite dos horrores.
Assim foi a noite da quarta para quinta (11 e 12/4), provocada pela 20ª edição do Rally RN 1500 (foto acima), iniciado em São Miguel do Gostoso e que percorrerá 860km em quatro dias. A competição, que faz parte do circuito nacional de rallys,terá pernoites em Açú e Currais Novos e termina, domingo, na cidade de Bom Jesus.
Embora a largada tenha sido iniciada nesta quinta, a movimentação de carros e carretas em São Miguel do Gostoso começou na última segunda. Veículos obstruíram o trânsito e estacionaram sobre calcadas. Carretas estacionaram em entradas de ruas, dificultando o acesso de moradores a suas casas.
Passada a largada do Rally 1500, o que sobrou em São Miguel do Gostoso é a certeza de que este evento precisa mudar. Apesar de a Prefeitura ter fechado os olhos para os abusos, houve muitas reclamações de moradores e entidades, como a AEGostoso (Associação de Empresários de São Miguel do Gostoso).
A conclusão da AEGostoso e de muitos moradores e proprietários de estabelecimentos turísticos na cidade, que manifestaram sua opinião pelas redes sociais, é a de que a direção do evento tem que impor regra e disciplina pela direção  para que o Rally 1500 continue sendo bem recebido na cidade.
De um modo geral, ninguém é contra a realização do rally. Mas entende que mudanças na condução do evento têm que ser feitas. O coordenador do evento, Kleber Tinoco, é pessoa sensata e vai saber consertar estes equívocos. Mas é necessário que ele adote medidas para que seu rally não cause tantos transtornos em São Miguel do Gostoso.
Na verdade, os transtornos com o Rally 1500 começaram desde a segunda, quando os veículos começaram a chegar à cidade. Era comum ver motos e “gaiolas”, tipo de veículo de rallys, trafegando em altíssima velocidade e com seus motores causando enorme barulho. Na noite da quarta, tudo foi muito pior.
Durante toda a noite, carros continuavam trafegando pelas ruas em alta velocidade e com motores causando enorme barulho. Diretores da AEGostoso divulgaram, pelas rede sociais, bem depois da meia noite,gravações de áudios com barulhos ensurdecedores. A cidade parecia estar entregue à bagunça.
Mecânicos do rally testavam a potência de seus veículos nas praias, em alta velocidade e provocando grande barulho. Para quem mora nas praias, foi difícil dormir com aquele incômodo.  Mas quem mora nas ruas centrais e bairros também foi prejudicado. Um dos piores pontos foi a avenida dos Arrecifes.
Alguns veículos foram testados por motoristas e mecânicos na estrada entre São Miguel do Gostoso e o distrito de Reduto. Mas, para chegarem à estrada, já trafegavam em alta velocidade na via urbana, tanto na ida para a estrada como no retorno à cidade. Tudo isso precisa ser repensado pela direção do evento.
Na praia do Tourinhos, veículos do rally também foram vistos trafegando em alta velocidade.Tanto no Tourinhos como em toda orla de São Miguel do Gostoso, em especial nas praias urbanas, não houve a mínima preocupação com centenas  de ninhos de tartaruga que existem ao longa de toda a costa local.
São Miguel do Gostoso não é contra a largada do rally na cidade. Mas precisa haver ordem e disciplina. Por exemplo: a direção do evento ou a Prefeitura deveriam alugar uma fazenda, na área rural, para que os testes dos motores dos veículos possam ser feitos sem perigo e longe dos ouvidos dos moradores.
No próximo ano haverá mais uma edição do Rally RN1500. É muito importante que medidas disciplinares sejam adotadas. Desta vez, felizmente, não houve acidentes. Mas a velocidade com que estes veículos trafegavam nas ruas e nas praias poderia ser fatal para  acidentes graves com pessoas e animais.
É este tipo de risco que São Miguel do Gostoso quer evitar.
Também tem que acabar o incômodo com o ruído altíssimo dos motores dos veículos e os transtornos generalizados nas ruas de São Miguel do Gostoso. Se isso ocorrer, o Rally 1500 continuará sendo bem recebido pelos moradores e pelo setor de turismo da cidade.
Abaixo, notícias na imprensa sobre o Rally RN 1500.

30 comentários:

  1. Sinceramente; esse rally não me incomodou nem um pouco dormi a noite toda trafeguei nas ruas sem problemas. Vc como sempre Emanuel gosta de exagerar nos eventos. Mas faça o seguinte procure o seu prefeito eleito e fale com ele pra no próximo ano seja diferente. Há peça também para todos os participantes se hospede em sua pousada por que aí vc aproveita e pede pra aqueles homens lindos que estavam no rally que encheram os olhos das mulheres locais não fazerem barulho. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Na noite de ontem teve um acidente na entrada da cidade, um motorista bateu em uma vaca, eo mesmo foi conduzido até Natal. Teve acidente sim. Infelizmente isso não vai acabar nunca se não tomarem as medidas cabíveis

    ResponderExcluir
  3. Um absurdo. Aparentemente tudo bem organizado. Mas quando soltos na rua muito perigos de velocidade. Eu estava na praia com amigas e uns em alta velocidade. Até onde tinha tres ninhos de tartarugas. Não que eu me importe muito com tartaruga, mas mostra falta de respeito com a natureza local. Poderia atropelar alguém. É um sinal. Nesse momento a prefeitura faz que não ver.
    Caio.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Emanuel Neri. Mas todo ano é assim. Acho interessante que é maior destaque dessa Secretaria de Turismo de São Miguel do Gostoso para aderir a esses eventos e na hora dos problemas desaparece. E não é mímimi. Basta ver as reclamações do povo nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Este blog foi procurado na manhã desta sexta-feira (13/4) por Cleber Tinoco, coordenador do Rally 1500. Como este blog já esperava, Cleber reconheceu que houve excessos em São Miguel do Gosstoso por parte de alguns integrantes - em especial mecânicos - de sua prova automobilística por estradas do Rio Grande do Norte. Cleber afirmou que já havia tomado conhecimento destes excessos e que, ainda em São Miguel do Gostoso,na noite da quarta-feira, reclamou de participantes que estavam trafegando em ruas e praias da cidade em alta velocidade. Na noite da quinta-feira, logo que leu o post do noBalacobaco com as queixas a estes excessos, segundo Cleber, ele reuniu toda a sua equipe e patrocinadores, em Acu, segunda parada do Rally, para que todos tomassem conhecimento do que ocorrera em São Miguel do Gostoso. "Não concordo com estes abusos", afirmou Cleber. "Temos que ter respeito pelos moradores e pelas cidades por onde passamos", declarou. Segundo o coordenador do Rally 1500, todas as providências serão adotadas para que não voltem a se repetir, nas próximas edições do seu evento automobilístico, os mesmos abusos ocorridos em São Miguel do Gostoso. Uma das alternativas, segundo ele, será a adoção de multas para equipes que desrespeitarem as regras da competição, em especial a alta velocidade em ruas da cidade e o barulho excessivo provocado pelos motores dos veículos. Para a próxima passagem do Rallly 1500 por São Miguel do Gostoso, no próximo ano, Cleber pensa em alugar áreas afastadas da malha urbana da cidade, tipo fazendas, para que os testes com os veículos da prova sejam realizados sem que a população seja prejudicada. O noBalacobaco ficou feliz com os esclarecimentos do coordenador do Rally 1500.

    ResponderExcluir
  6. Vamos ver se no próximo ano vão mesmo se comportar.

    ResponderExcluir
  7. Quando agente pensa que já viu tudo aqui em Gostoso agente se surpreende com uma garota de 8 anos pilotando uma moto bis e pior as mãe estava ensinando a filha que é uma criança que deveria está brincando de bonecas

    ResponderExcluir
  8. Para surpresa dos moradores da rua dos búzios a prefeitura só fez o calçamento pela metade e alguns ficaram com o problema de poeira e muita lama quando chove.

    ResponderExcluir
  9. A rua dos Búzios vai ficar igual a rua das Ostras. Inacabada, abandonada e quando chove um caos. Virou moda calçar metade e parar. Qual será a próxima rua?
    Josué

    ResponderExcluir
  10. Prefeito já está conhecido como o prefeito das obras pela metade. É comum ver ruas cheias de buracos principalmente a entrada da cidade. Calçamento pela metade que coisa mais absurda !por isso que continuo a dizer que essa gestão é desastrosa sem noção.

    ResponderExcluir
  11. Verdade que o rally fez muito barulho isso é fato porém ocorre uma vez por ano. Pior são essas motos com cano adulterados diariamente circulando nas ruas de São Miguel do Gostoso. Isso é que já devia ter sido proibido.

    ResponderExcluir
  12. Vários comerciantes estão reclamando que as vendas estão paradas aqui está faltando um caixa eletrônico do banco do Brasil para que as pessoas possam fazer saques e poder comprar nas lojas locais .não entendo por que ainda não colocaram por que durante a campanha isso foi promessa do atual gestor.

    ResponderExcluir
  13. Será que aqui em Gostoso tem alguma professora de português que possa dar umas aulas de português ao prefeito?por que ele tem erros graves de português e me deixa com tanta vergonha quando está discursando para as autoridades que nos visitam. Como hj no centro de cultura falou tantos erros de português que deu até pena .coitado deveria voltar para o mobral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mesmo o prefeito devia aprender a falar melhor o português fala muito errado isso é ignorado pelos visitantes.

      Excluir
  14. O governador veio mais uma vez a nossa cidade, e dessa vez para dá uns titulos de terrenos a alguns agricultores, terrenos que tem seus proprietários, sinceramente acho muita cara de pau um político no caso o governador do estado só porque está chegando as eleições invade os terrenos alheios para doar terrenos aos agricultores, ele é considerado um dos maiores proprietarios de terra do nosso estado, agora será que ele dá pelo menos um metro de terra a alguem?, atirar com balas dos outros é muito facil, tudo isso só porque está querendo a sua reeleição, que por sinal acho muito difícil pois tudo que ele prometeu até hoje nada foi cumprido, a única coisa que ouvimos falar dele foi de escândalos políticos reportagem essa que passou no fantástico.

    ResponderExcluir
  15. Gente isso é bobagem se faz erros de português ou não. O importante é o que o prefeito vai fazer é o comprometimento dele com o dinheiro do povo. Sendo honesto e trabalhador está ótimo. Quantos políticos doutores que tem o português impecável e que são desonestos e roubam o dinheiro do trabalhador?
    Zélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros de português em um gestor é inaceitável, vergonhoso devia existir uma lei que só fosse prefeito, vereador quem tivesse curso superior. Isso ajudaria muito a melhorar nossa política brasileira .mas o povo colocam um bando de analfabetos pra representar o nosso país por isso que eu não voto em mais ninguém.

      Excluir
    2. São os políticos com maior grau de estudo que são os maiores envolvidos em corrupção.

      Excluir
  16. As chuvas chegaram em todo o RN mas temos uma grande preocupação com os focos de dengue aqui em Gostoso principalmente no Maceió várias pessoas já estão doentes e até agora não se fez nenhum mutirao ou algum evento que chame a atenção da população. Por isso que estou sempre falando que se a secretária de saúde fosse Teresa ela já teria feito vários movimentos para acabar com a dengue aqui no nosso município. Mas com esse povo que assumiu a secretaria de saúde e endemias a coisa está a passos de tartarugas parece que vão esperar uma epidemia se instalar para depois fazerem alguma coisa. Só lembrando as pessoas inclusive as autoridades que o moquisto pica qualquer pessoa seja rico ou pobre ou preto ou branco jovens idosos. É preciso tirar a bunda da cadeira e ir para a luta dengue mata .zica também e chickungunha deixa sequelas para sempre. Façam alguma coisa secretaria de saúde e endemias. O povo de Gostoso nao merecem passar por uma epidemia de dengue.

    ResponderExcluir
  17. Mas é muita falta de ter o que fazer esse bando de sem teto tirando o sossego dos moradores do prédio onde Lula tem o triplex. Eu pergunto: Durante os 8 anos que Lula foi presidente e os 4 anos que Dilma Rousseff foi presidente por que não deu terras pra esse bando de gente que vivi nas ruas fazendo badernas tirando o direito do cidadão trabalhador de ir e vir por que não deu terra pra esse povo ? Que hj estão sendo pagos pra ficarem tirando o sossego do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  18. Deixa de conversa fiada, aqui nós nao temos nenhum surto de dengue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito desenformado todos os agentes de endemias sabem disso.

      Excluir
    2. Mentira não existe isso.

      Excluir
  19. O bairro do Maceió já temos vários casos de dengue infelizmente.provavelmente esse leitor acima ou não mora aqui ou é um verdadeiro babão dessa gestão descontrolada que está deixando virar uma epidemia. Duvido se Teresa fosse secretária de saúde se já não tinha sido resolvido esse problema. Tenho certeza que esse indivíduo é um sujeito babão da gestão. Espere que logo a dengue vai lhe pegar pra vc ver se tem mosquito da dengue aqui .se prepare .

    ResponderExcluir
  20. Perguntar a Zélia onde ela está vendo político honesto e trabalhadore ? Será que é aqui ? Acho que não deve ser no fim do mundo kkkkk por que aqui não tem tá pra nascer

    ResponderExcluir
  21. E o problema da lagoa na rua das ostras continua e até agora as autoridades locais não fazem nada para melhorar essa situação essa lagoa chega a levar os motoristas a fazerem uma contra mão onde pode haver o risco de ter acidentes. Existem 2 lagoas: uma na entrada da rua e outra enfrente a creche. Moradores reclamam por que ao entrar em suas casas são molhados pela lama que acumula na frente da casa. Prefeitura e secretário de obras sejam mais consciente veja nossa situação e resolvam

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber quem é o louco (a) que quer destruir a lagoa do cardeiro e se a prefeitura está em acordo com esse crime ? Também preciso saber se a população vai aceitar esse absurdo por que eu já estou participando dessa luta .

    ResponderExcluir
  23. A lagoa do cardeiro é uma lagoa que pertence ao povo de Gostoso foi lá que muitas crianças aprenderam a nadar e se dirvetiam na infância não podemos deixar que essa lagoa desapareça. Atenção prefeitura de Gostoso nao vamos permitir que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria que o blog se pronunciasse a respeito da lagoa do cardeiro, como sabemos fica numa área de preservação.

    ResponderExcluir
  25. Não poderemos deixar que mexam na lagoa do cardeiro isso será uma invasão a natureza.

    ResponderExcluir