quinta-feira, 19 de abril de 2018

Moradores de São Miguel do Gostoso são contra abir "boca da barra" para esvaziar a bela lagoa do Cardeiro


Por Emanuel Neri
Atenção para este gravíssimo crime ecológico que estão querendo cometer em São Miguel do Gostoso.
Alguns moradores da cidade defendem a abertura de uma enorme vala para que a água da lagoa do Cardeiro, que nunca esteve tão cheia como está agora, escoe para o mar. Se isso acontecer, será cometido um grande crime ambiental . Além da água, todos os peixes da lagoa vão escoar para o mar.
Fazer com que a água da lagoa do Cardeiro (foto acima, de autoria do site descubragostoso) escoe para o mar é uma tradição da cidade. Tem até um nome específico para definir esta operação: “abertura da boca da barra”. Mas, desta vez, esta iniciativa causou enorme reação, na cidade, entre pessoas comprometidas com a defesa do nosso meio ambiente.
Com as últimas chuvas, a lagoa do Cardeiro recebeu grande quantidade de água. A ressaca do mar, ocorrida há mais de um mês, também contribuiu para que a lagoa alcançasse níveis altíssimos de volume e extensão de água. E a lagoa está  belíssima, depois de ficar praticamente vazia com mais de  seis anos de seca.
Quando se chega à praia do Cardeiro, ou no acesso à praia do Santo Cristo, você se depara com uma beleza incomum, belíssimo cartão postal da cidade. Parece mais um braço de mar estendido por enorme área, além de exuberante vegetação de seu entorno. Esta lagoa é um presente da natureza a São Miguel do Gostoso.
Como querer, então, destruir, de uma hora para a outra, toda aquela beleza que a natureza nos deu e todo aquele importantíssimo ecossistema da nossa cidade?
Tudo isso fez com que muita gente se revoltasse contra a iniciativa de “abrir a boca da barra” desta lagoa. Nos últimos dias, as redes sociais foram inundadas por mensagens de protestos, algumas com vídeos de moradores condenando a iniciativa. A hastag #soslagoadocardeiro foi criada para defender o movimento.
Com tamanha reação popular, parece até que o Deus Natureza se aliou a este movimento. Parou de chover e isso fez com que o nível da água não continuasse a subir, aumentando a fúria de quem quer esvaziar aquela lagoa.
Palmas para esta reação. A Prefeitura informou que não mandará seus tratores abrirem a lagoa para o mar. Nem autoriza ninguém a fazer isso. O secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Gostoso, Fernando Castro, confirmou a este blog que a “boca da barra” da lagoa não será aberta por ser uma agressão à natureza. O Idema, órgão de defesa ambiental, também proibiu a operação.
E sabem por que querem abrir a “boca da barra” da lagoa da lagoa do Cardeiro?
Muitos terrenos entre as praias do Cardeiro e do Santo Cristo avançaram sobre a lagoa. E algumas construções foram feitas muito próximas à área de águas. O resultado é que, quando a lagoa enche, como atualmente, invade áreas destas propriedades. E aí vem a ladainha de pedidos para abrir a “boca da barra” e esvaziar a lagoa.
As águas da lagoa do Cardeiro, embora em menor quantidade, se estendem por outras praias da cidade, entre elas Xepa e Maceió. Com isso, sobe o nível do lençol freático e o sistema de fossas sépticas da cidade também é afetado. Seja como for, esvaziar a lagoa jamais será uma solução para estes tipo de problema.
Talvez uma das melhores definições da lagoa do Cardeiro tenha sido dada por um homem muito simples da cidade, que em conversa com o autor deste blog se manifestou contra a abertura da “boca da barra” da lagoa.
“Aquilo é uma boniteza que nunca deve ser acabada”, disse.
Parecendo mais um movimento espontâneo, dezenas de pescadores sentam-se todas às tardes, às margens da lagoa, pescando peixes, em especial tilápias de até um palmo de comprimento, que estão naquelas águas. E ali já há uma infinidade de outras espécies, incluindo camarões, para alimentar a população local. Pessoas também são vistas no local praticando esportes náuticos a remo (foto acima).
Se você ainda não viu como a lagoa do Cardeiro está bonita, vá lá para ver este belo espetáculo – e fique maravilhado com toda aquela exuberante beleza.
Querer acabar com toda esta “boniteza”, como definiu um legítimo gostosense, é um gravíssimo crime – ecológico e da esplêndida beleza natural do local.
Em nome da preservação da nossa natureza, São Miguel do Gostoso terá que agradecer a todos aqueles que se levantaram em defesa da lagoa do Cardeiro.

40 comentários:

  1. Seria mesmo um crime se abrirem a boca da barra a lagoa está linda e deve permanecer assim até a própria natureza mudar o cenário. Quanto às pessoas que fizeram construção naquela região eu só lamento que não tenham visto que a lagoa um dia voltaria a encher. Estamos juntos para não deixar que pessoas tentem abrir a barra não vamos deixar que esse crime aconteça .

    ResponderExcluir
  2. Mexer na natureza ? Nunca deu certo. Depois não vão se arrepender. Será tarde demais

    ResponderExcluir
  3. Sempre houve essa abertura da barra e ninguém nunca falou nada, não dá pra enter toda essa revolta agora. Claro que a lagoa é bonita e o melhor seria que continuasse assim, mas querer jogar a culpa da abertura da barra nos donos dos terrenos de seu entorno é de uma hipocrisia sem tamanho, pois muito antes de existirem construções ali a barra já era aberta. Então, vamos deixar de choradeira e passar a nos preocupar em achar soluções de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso isso venha a acontece, será um descaso com a natureza, essa lagoa só veio enriquecer ainda mais a nossa cidade, espera-se que os órgãos competentes nao deixem isso acontecer, deixando toda essa beleza se acabar.

      Excluir
  4. Senhor secretário de educação cadê a merenda escolar do nossos alunos deixar faltar merenda escolar é crime pois sabemos que o dinheiro vem todo mês. Eu como mãe de aluno quero saber onde está o dinheiro da merenda escolar e não aceito todos os dias as crianças saírem cedo da escola por falta de merenda.cadê o compromisso com nossa educação.??

    ResponderExcluir
  5. Eita que a coisa está esquentando prefeito Renato perde a cabeça e bate em um rapaz que trabalha como pintor. Segundo informações o profissional foi cobrar um dinheiro de um serviço feito e prefeito bate no rapaz. Que coisa absurda uma falta de respeito com quem votou nele. Que descontrole emocional desse gestor .será que ele pensa que as pessoas tem que trabalhar de graça igual a formiga? Kkkk prefeito tenha calma pague a quem deve .

    ResponderExcluir
  6. Prefeito quebra o rosto de um rapaz na parede por que o rapaz fez uma cobrança de dívida .que vergonha pra nosso município ter um gestor agressivo e descontrolado.

    ResponderExcluir
  7. Prefeito vai a um aniversário na casa de um amigo e lá arranja confusão e bate com a cabeça de um rapaz na parede onde a vítima desmaiou por duas vezes. A vítima foi levado ao posto de saúde onde fez exames e passou por exames de corpo de delito em Natal. Que violência em senhor Renato de Doquinha. Que coisa feia.

    ResponderExcluir
  8. A cada dia o povo gostosense se decepciona com essa gestão e com a equipe desse gestor estamos vendo muita gente mal educada dentro da prefeitura recebendo muito mal as pessoas estamos vendo uma secretaria de saúde sem funcionar. Estamos com uma educação de faz de conta onde o secretário tenta acertar mas não consegui ainda .enfim temos um prefeito brigão descontrolado emocionalmente muitas pessoas que não trabalham só enrolam várias ruas com problemas de lagoas quando chove e não temos ninguém que mude essa administração pública para melhor. Sinto que são Miguel do Gostoso está parando no tempo e que só no final do ano é que essa cidade acorda para a festa imagina que Gostoso. Estamos tendo vários casos de dengue pois o posto de saúde estava no dia 20 de abril com várias crianças chegando com febre alta e sintomas de dengue e o que vejo é que ninguém faz nada e nós moradores e eleitores que colocamos essas pessoas nos cargos estamos vendo nossa cidade sendo engolida pelo descaso pela falta de compromisso com o cidadão que foi pra urnas eleger esse prefeito , vereadores e essas pessoas não fazem nada só pensam em bens próprios onde vamos parar ? Escolas com falta de merenda sem nenhuma condição de dar o que o aluno merece .cadê o compromisso de campanha senhor gestor ? Onde está a sua palavra? Votei no senhor mas estou muitíssimo arrependido por que esperava mudança mas essas mudanças foram pra destruir nossa linda são Miguel do Gostoso. Isso é uma vergonha para o nosso município ter um gestor sem compromisso. Espero que ainda aja tempo e sabedoria para mudar essa administração que ainda está um fracasso .

    ResponderExcluir
  9. O sistema utilizado pela população atuameatua é fossa rudimentar e não fossa séptica, essa não afeta o lençol freático ou o meio ambiente. Ok! Só uma observação.

    ResponderExcluir
  10. Afinal de contas a entrada da cidade vai ficar cheia de buracos? E onde está as plantas que foram plantadas no projeto?

    ResponderExcluir
  11. Sim, realmente no passado sempre existiu a abertura da barra, assim como também, no passado capturavam tartarugas e coletavam os ovos. Porém hoje as pessoas tem outro pensamento quanto ao meio ambiente, não é mesmo? consciência ambiental, respeito a natureza e biodiversidade ou coisa parecida, entendeu amigo?

    ResponderExcluir
  12. Aos senhores que são a favor da abertura da lagoa do cardeiro, se os senhores não sabem, pois fiquem sabendo, que a reserva freática de São Miguel do Gostoso é pobre, e que com certeza, mesmo sendo salobra, a nossa lagoa do cardeiro, tem uma importância fundamental na reposição da água no lençol freático.

    ResponderExcluir
  13. E ae Ema, o turismo já faliu?

    ResponderExcluir
  14. Precisam de terra seca pra lotear?

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço uma pousada que foi construída dentro de uma lagoa que o idema secou!

    ResponderExcluir
  16. Quando houver o próximo leilão de lotes a 500 cruzeiros, por favor avisem a todos os interessados, não só aos que já pagaram por fora!

    ResponderExcluir
  17. Seca a lagoa e bota torre lá, que o próximo governador já tem os documentos da grilagem na mao... Olha ironia podia chamar fazenda eólica Torres na frente da porteira dele.

    ResponderExcluir
  18. Olha a ironia, a abreviação de -Por Favor- é assim: PF. SÓ PRA SABER, SEU CUMPADI DO TIO DE BOSTA JÁ TÁ LÁ.

    ResponderExcluir
  19. Não entendo por que a Polícia local não fecha essas bocas de fumo pois todo mundo sabe onde tem inclusive a polícia sabe mas finge que não sabe. Enquanto isso os viciados ficam roubando pra pagar as as dívidas

    ResponderExcluir
  20. Deixem a lagoa do cardeiro viver em paz a natureza precisa de descanso e não vamos permitir que ninguém danifique aquela área .já basta tantas construções próximo a lagoa respeitem os limites.

    ResponderExcluir
  21. Merenda escolar é um direito do aluno. Pergunto ao poder público: por que falta merenda escolar nas escolas? Qual motivo leva isso a acontecer? Sabemos que muitas crianças saem de casa sem tomar café da manhã muitas vezes por não ter. Outras saem sem almoçar e todos os alunos do Distrito saem sem jantar por isso é inaceitável que falte merenda nas escolas é necessário que o responsável pela merenda escolar não deixe faltar para que esses alunos não fiquem com fome em sala de aula. Isso é um direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um direito nosso e dever deles. Merenda não é de graça e o povo pobre paga por ela. Se não tem merenda então onde está o dinheiro?

      Excluir
  22. O belo cartão postal da cidade que no momento é a lagoa do cardeiro necessita de limpeza urgente já estamos com um mal cheiro naquela região devido ao acúmulo de folhas e alguns lixo seria muito importante se a prefeitura providenciase a limpeza

    ResponderExcluir
  23. Mal cheiro se dará se abrirem a barra, o fedor da lama será insuportável.

    ResponderExcluir
  24. Pergunta que gostaria de fazer ao prefeito Renato de Doquinha: o asfalto da entrada da cidade vai ficar cheio de buracos?

    ResponderExcluir
  25. O PT esteve mais de 10 anos no poder e deixou 13 milhões e 700 mil desempregados no Brasil. Como pode o partido dos trabalhadores fazerem isso com o povo brasileiro? Várias lojas fecharam as portas e muitos ficaram desempregados. Com isso aumentou a violência no país. E ainda tem gente que defende esse partido.

    ResponderExcluir
  26. Não entendo por que os petistas culpam a rede globo , bolsonaro e o juiz Sergio Moro pela prisão de Lula. Quem foi corrupto foi Lula quem aceitou dinheiro de propina foi Lula portanto não tem que ficar colocando a culpa em ninguém quem não soube ter o poder foi o PT e agora ficam procurando colocar a culpa em quem não tem .vamos ver o que Palloci vai dizer sobre Lula a principio já disse que Lula tem 2,5 bilhões em contas no exterior. Agora vamos esperar as provas. Que logo vão chegar. Só espero que não digam que é golpe por que o Palloci era braço direito de Lula ou vão dizer que Palloci também está mentindo??

    ResponderExcluir
  27. Nem rede globo nem Moro nem Bosolnaro tem culpa dos roubos do líder do PT. Não. Fiquem sendo idiotas pra o resto da vida. PT é ilusão

    ResponderExcluir
  28. Xêpa está pedindo socorro, acabou a paz orgãos publicos, policia, prefeitura, promotoria, passa das duas horas e som altissimo não existe mais leis nessa cidade para essas pessoas!!!!

    ResponderExcluir
  29. Onde está os cuidadores das tartarugas? Vejo que já não estão cuidando delas como antes tenho visto um dos membros do projeto passeando com o filho no quadriciclo inclusive levando para a escola usando o quadriciclo que é destinado a ser usado para procurar e cuidar dos ninhos das tartarugas mas infelizmente as pessoas daqui fazem uso do transporte de uma ONG para fins próprios durante a semana foi encontrado várias tartarugas mortas um pleno abandono por parte dos cuidadores acredito que alguns até trabalham mas a maioria só sabe querer nome principalmente quando vem alguém de fora participar do projeto. Nós moradores sempre estivemos dando apoio a esse projeto mas estamos observando que algumas pessoas não estão trabalhando de forma correta. Principalmente quem usa o quadriciclo para levar e pegar o filho na escola. E outros que usam para passear a noite aqyi nas ruas de Gostoso. Precisamos respeitar o que é da ONG não devemos usar o que não nos pertence.

    ResponderExcluir
  30. A ONG Anjus tem colocado sempre a culpa nas raposas será que é as raposas ou vcs estão trabalhando menos?

    ResponderExcluir
  31. Vergonha para nossa cidade sem lei e respeito ao silêncio. Os idosos que tem problema de dormir é que sofre . Meus amigos do som alto vocês um dia vão ser vovozinho

    ResponderExcluir
  32. O mais impressionante é que os cuidadores das tartarugas não gostam quando a população faz queixas sobre o trabalho deles entendo que é difícil visitar todos os ninhos mas também não se pode dar nenhum vacilo por que se sabem que naquela região tem raposa então deve-se cuidar melhor daquele ninho. Também se deve dividir melhor esse trabalho pra não sobre carregar alguns componentes da ONG. Por que tem um cidadão que só quer ter nome dentro da ONG mas não vai atrás dos ninhos por que fala que está sempre ocupado mas na hora de falar sobre a ONG é o primeiro que dar seu discurso. Acho que precisa ser feito um trabalho de conscientização nesse grupo ANJUS para que todos trabalhem em prol das tartarugas para que as pessoas não fiquem postando nas redes sociais o descaso que viram com as tartarugas

    ResponderExcluir
  33. Sobre a ANJUS hj mesmo dia 01/05 por volta das 9:30 da manhã vi o quadriciclo da ANJUS com um rapaz que faz parte da ONG passeando nas ruas entre São José e monte Alegre .isso é um abuso em usar esse meio de transporte para fins próprios.

    ResponderExcluir
  34. Eu também tenho visto o quadriciclo sendo usado para passeios aqui dentro da cidade e isso pra mim não é correto por que esse quadriciclo é para o trabalho de conservação dos ninhos de tartarugas. Mas tem gente levando o filho pra escola isso não é permitido por ser um transporte de uma ONG.

    ResponderExcluir
  35. Sobre a lagoa do cardeiro seria muito importante que as autoridades do nosso Município ou até mesmo o IDEMA não permitisse que pesquem com redes ou mangotes, pois os mangotes arrastam tudo fazendo com que matem os peixes muito pequenos, fica a qui essa dica, pois se continuarem a pescar de mangote logo logo acabará com os peixes existentes na lagoa do cardeiro.

    ResponderExcluir
  36. São Miguel do Gostoso a lei do silêncio so é aplicada para o cidadão de bem, pois para as festas de paredoes que incomada a população e comunidades não.

    ResponderExcluir
  37. Secretário de educação é vergonhoso a sua administração. Professores auxiliar com a 4° série e 6 série. Tenha um pouco de equilíbrio.

    ResponderExcluir
  38. Não é só a Xepa que sofre com som alto .Sempre tem algum mal assombrado que ainda não se acostumou às leis e às regras de boa educação.Quando vão aprender a respeitar o cidadão numa cidade onde se paga tributos altíssimos???.Acorda gente!!!

    ResponderExcluir